IDEB
2011
Talvez esteja fazendo uma leitura um
pouco retardada com o último resultado do Ideb aplicado à rede pública
municipal de Juazeiro do Norte. Contudo, acho que sobre esta notícia recente é
oportuno fazer breves comentários para um melhor conhecimento de sua valia. O
Ministério da Educação fez a seguinte avaliação dos resultados, divulgados na
última terça feira, dia 14:
A educação brasileira avançou nos últimos anos. É o
que aponta o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2011. O
Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as
etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e
ensino médio. Nos anos iniciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não
só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9.
Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que
concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos
iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222
municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%). Em 2005,
quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das crianças nos anos
iniciais estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com
avaliação abaixo de 3,8 — média nacional de então. Com a evolução consistente
do indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011. Em 2005,
mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo
(até 3,8). Esse número caiu para 1,9 milhão em 2011. Com relação aos índices de avaliação mais
elevados, ainda nos anos iniciais, consideradas as matrículas de redes
municipais com Ideb acima da meta de 5,0, o registro era de 2,87% das crianças
(cerca de 350 mil matrículas). Em 2011, o percentual saltou para 38,04%, com
4,2 milhões de estudantes acima da meta estabelecida. Finais — Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional
atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada
tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a
meta, de 3,7. Assim como nos anos iniciais, a evolução constante do Ideb nos
anos finais do ensino fundamental garante o aumento da proporção de matrículas
nas faixas de índice mais elevado. Em 2005, 56,20% dos estudantes da rede
pública (7,5 milhões) concentravam-se em faixas de Ideb inferiores a 3,4. Em 2011,
o percentual caiu para 26,59% (3,2 milhões de matrículas). Redes com Ideb acima
de 4,5 atendiam pouco mais de 300 mil estudantes (2,44%). Agora, abrangem mais
de 2 milhões (17,17% do total de matriculados). De todos os municípios (cerca
de 4,3 mil) submetidos à avaliação do Ideb para os anos finais do ensino
fundamental, 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as
regiões do país. Médio — Em
termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada em 2011 a
meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação
percentual. (Assessoria de Comunicação Social)
Neste contexto e com os dados
disponíveis no site do Ministério, tanto o Ceará, quanto Juazeiro do Norte, sem
muito alarde, atingiram as metas preconizadas nos últimos exames (2007, 2009 e
2011). Em 2011, a média do Estado foi 4,7, enquanto Juazeiro do Norte atingiu
apenas 4,2. No Cariri, apenas os municípios de Aurora e Barro não cumpriram em
2011 as metas estabelecidas. No geral, dos 184 municípios cearenses, Juazeiro
do Norte ficou entre os 35 piores, pois 149 tiveram melhores notas.
Comparando-se 2011 com 2009, 17 (34 %) continuaram atingindo as metas; 6 (12
%)passaram a atingir metas; 21 (42%) continuaram sem atingir metas; 6 (12%)
tinham atingido metas em 2009 e perderam em 2011. Proporcionalmente às escolas
avaliadas, o número de escolas que não atingem a meta cresceu de 48,9 para
54,0%. Uma pena.
Quando se verifica por escola da
rede municipal, uma menção particular deve ser feita à Escola Leão Sampaio. Nas
últimas 3 avaliações a que foi submetida a escola, a sua nota foi das mais
elevadas, sendo em 2009 e 2011 a de melhor desempenho. Parabéns a todos,
dirigentes, servidores, professores e, especialmente, seus alunos porque,
literalmente, “souberam fazer o dever de casa”.