Acaba de ser
divulgado no site da Infraero os resultados oficiais do desempenho dos 66
aeroportos brasileiros administrados pela Infraestrutura Aeroportuária. Sempre
com o nosso interesse sobre a performance do Aeroporto Regional do Cariri
Deputado Orlando Bezerra, damos abaixo, como de costume, os números deste
posicionamento, tendo em vista a movimentação de passageiros naquele terminal.
Na primeira tabela se pode ver que, com base no número de passageiros em
embarques e desembarques, a acumulada de janeiro a setembro é praticamente
igual a todo o período de 2011. Isto significa que fecharemos o final do ano
com 25 a 30% mais que o ano anterior. Entre agosto e setembro, a variação foi
de 11,25%. Comparando-se os períodos janeiro-setembro, entre 2011 e 2012 o
crescimento da demanda foi de 42,23%. Um senhor prestígio. Veja nas tabelas abaixo
os mais recentes números do desempenho do nosso aeroporto, frente aos demais,
segundo os quais as posições relativas não foram alteradas desde a nossa
constatação de Agosto.
MOVIMENTO DOS AEROPORTOS
DOMÉSTICOS BRASILEIROS (*) (2010/2012)
Posição
(2012)
|
Aeroporto / (Posição 2011)
|
Passageiros
|
||
2010
(Jan-Dez)
|
2011
(Jan-Dez)
|
2012
(Jan-Set)
|
||
1º
|
Londrina
(PR) / (1º.)
|
732.433
|
961.902
|
819.820
|
2º
|
Uberlândia
(MG) / (2º.)
|
765.395
|
907.169
|
756.493
|
3º
|
Ilhéus
(BA) / (3º.)
|
412.572
|
513.095
|
409.976
|
4º
|
Santarém
(PA) / (5º.)
|
405.122
|
461.212
|
361.488
|
5º
|
Petrolina
(PE) / (7º.)
|
254.161
|
372.056
|
349.567
|
6º
|
Juazeiro do
Norte (CE) / (8º.)
|
244.780
|
342.958
|
342.908
|
7º
|
Joinville
(SC) / (4º.)
|
289.161
|
484.742
|
324.869
|
8º
|
Macaé
(RJ) / (6º.)
|
410.145
|
454.959
|
323.830
|
9º
|
Marabá
(PA) / (9º.)
|
242.415
|
322.388
|
284.305
|
10º
|
Montes
Claros (MG) / (12º.)
|
121.140
|
224.660
|
246.390
|
11º
|
Imperatriz
(MA) / (10º.)
|
234.295
|
240.156
|
215.098
|
12º
|
São
José dos Campos (SP) / (11º.)
|
84.176
|
236.084
|
157.653
|
13º
|
Uberaba
(MG) / (13º.)
|
75.389
|
133.652
|
141.535
|
14º
|
Carajás
(PA) / (14º.)
|
68.618
|
105.589
|
112.813
|
15º
|
Altamira
(PA) / (15º.)
|
81.565
|
104.842
|
110.279
|
16º
|
Campina
Grande (PB) / (16º.)
|
114.258
|
104.744
|
97.871
|
17º
|
Tefé
(AM) / (17º.)
|
32.209
|
86.277
|
65.445
|
18º
|
Campos
dos Goytacazes (RJ) / (19º.)
|
10.004
|
17.469
|
47.148
|
19º
|
Criciúma/Forquilhinha
(SC) / (18º.)
|
23.213
|
24.874
|
27.215
|
(*) Nesta tabela estamos
computando apenas alguns dos aeroportos domésticos (excetuando os que se situam
em capitais brasileiras e os internacionais, de qualquer porte). Esta tentativa
não configura nenhuma simulação falaciosa, mas procura inserir o Aeroporto
Regional do Cariri numa tipologia de aeroporto interiorano, de cidade de porte
médio, em região com grande expressão econômica, social e turística. Fonte: www.infraero.gov.br
POSIÇÕES
DO AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI (SET., 2012)
Área de Análise
|
Total
|
Posição
|
BRASIL
(Todos os Aeroportos Brasileiros)
|
66
|
37º
|
BRASIL
(Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos)
|
34
|
14º
|
BRASIL
(Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos, Interior)
|
21
|
6º
|
NORTE/NORD.(Todos
os Aeroportos Brasileiros)
|
30
|
17º
|
NORTE/NORD.(Todos
os Aeroportos Brasileiros Domésticos)
|
14
|
6º
|
NORTE/NORD.Todos
os Aeroportos Brasileiros Domésticos, Interior)
|
11
|
4º
|
Aeroporto de Juazeiro
Obras ainda sem prazo
para conclusão
22.09.2012
O Aeroporto Orlando
Bezerra de Menezes, neste Município, continua sem empresa responsável para
conclusão dos Módulos Operacionais Provisórios (Mops). A obra foi iniciada no
ano passado, pela Eurobravi, e está com apenas 20% do projeto concluído. A
expectativa estava na nova licitação, em que apenas uma empresa se propôs a
realizar os serviços, mas não atendeu a todos os requisitos exigidos. A Gmiesk,
de São Paulo, ainda poderá recorrer. A obra dos módulos operacionais amplia a
capacidade do equipamento, atualmente de 100 mil passageiros por ano, para 500
mil. Serão construídas novas áreas de embarque e desembarque e haverá melhor
infraestrutura de atendimento e novos banheiros, com o projeto aprovado pela
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ano passado, no
valor de R$ 2,8 milhões. Depois de reivindicações da população, empresários
locais, e interferência do Ministério Público Federal e Estadual, para melhoria
do aeroporto, em virtude do aumento da demanda de passageiros a cada ano, o
empreendimento teve a área repassada do Estado para o órgão federal. O mais
provável agora, segundo o gerente do aeroporto, Roberto Germano, é que ocorra a
nova licitação, após a homologação, que ainda não chegou a ser concluída, em
todos os procedimentos legais.
Caso tivesse concluído o processo licitatório, a previsão era de que as obras fossem retomadas em outubro próximo. A conclusão dos Mops aconteceria no primeiro semestre de 2013. Os módulos operacionais ampliam a área do aeroporto em 1000m², com embarque de 600m² e desembarque de 400m². O projeto mais que duplica o espaço atual, de 950m². A média de fluxo diário chega a ser de 3.600 usuários. De acordo com a gerência local, até o final do ano, a expectativa é fechar a movimentação de embarque e desembarque em cerca de 450 mil pessoas. O que deverá corresponder, em média, a 50% do número de usuários em relação ao ano de 2011. Com o fechamento da movimentação de agosto, esse número chega a 46,71%, com 306.624 pessoas.
Algumas adequações do espaço já existente foram necessárias para comportar a quantidade de passageiros dos voos de pouco mais de 100 pessoas. As áreas de estacionamento também não têm atendido à demanda de usuários do aeroporto. Ontem, foi realizada a Campanha Nacional da Multa Moral, no intuito de sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
No início deste ano, o aeroporto contava com o dobro de voos relacionados ao mesmo período do ano passado. O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital.
Adaptação
Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal. O que acarretará num valor acima do previsto inicialmente na obra dos módulos.
O aeroporto regional já realizou algumas reformas para adequar o equipamento, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque, com ampliação da área interna e a inserção de empresas como as de locação de veículos, com boxes na área externa. O local hoje recebe nove voos diários. A cada voo o aeroporto fica com lotação esgotada. De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa.
Caso tivesse concluído o processo licitatório, a previsão era de que as obras fossem retomadas em outubro próximo. A conclusão dos Mops aconteceria no primeiro semestre de 2013. Os módulos operacionais ampliam a área do aeroporto em 1000m², com embarque de 600m² e desembarque de 400m². O projeto mais que duplica o espaço atual, de 950m². A média de fluxo diário chega a ser de 3.600 usuários. De acordo com a gerência local, até o final do ano, a expectativa é fechar a movimentação de embarque e desembarque em cerca de 450 mil pessoas. O que deverá corresponder, em média, a 50% do número de usuários em relação ao ano de 2011. Com o fechamento da movimentação de agosto, esse número chega a 46,71%, com 306.624 pessoas.
Algumas adequações do espaço já existente foram necessárias para comportar a quantidade de passageiros dos voos de pouco mais de 100 pessoas. As áreas de estacionamento também não têm atendido à demanda de usuários do aeroporto. Ontem, foi realizada a Campanha Nacional da Multa Moral, no intuito de sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
No início deste ano, o aeroporto contava com o dobro de voos relacionados ao mesmo período do ano passado. O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital.
Adaptação
Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal. O que acarretará num valor acima do previsto inicialmente na obra dos módulos.
O aeroporto regional já realizou algumas reformas para adequar o equipamento, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque, com ampliação da área interna e a inserção de empresas como as de locação de veículos, com boxes na área externa. O local hoje recebe nove voos diários. A cada voo o aeroporto fica com lotação esgotada. De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa.
Movimentação
46,7 pontos percentuais mostram o crescimento do número de embarques e desembarques até agosto deste ano, em relação a igual período do ano passado (ELIZÂNGELA SANTOS)
46,7 pontos percentuais mostram o crescimento do número de embarques e desembarques até agosto deste ano, em relação a igual período do ano passado (ELIZÂNGELA SANTOS)
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