domingo, 15 de julho de 2012


NOVOS REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS

Estamos voltando a divulgar novas edições bibliográficas de interesse de Juazeiro do Norte, principalmente. São principalmente autores, temas e edições locais. Algumas destas edições já tem vários anos de divulgados, mas para o nosso registro ainda não tinham sido comentadas.

ARAÚJO, Raimundo – 2012 – Questionário histórico. Juazeiro do Norte: Gráfica e Editora Royal Ltda., 112p, ilus.
Quando ainda redigia um jornal da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, o autor fez publicar naquele periódico uma coluna mensal que denominou Questionário Histórico, onde procurava apresentar uma síntese biográfica de personagens da nossa história, através de uma entrevista. Para este livro, o autor reuniu entrevistas com doze figuras de real grandeza da história de Juazeiro do Norte. 

ARRAES, Maria Eunice – 2012 – História de um casal. Publicação comemorativa dos 40 anos de casamento de Daniel Walker e Tereza Neuma. Juazeiro do Norte: Gráfica e Editora Royal Ltda., 20p, ilus.
A amiga do casal, poetisa, compôs 64 estrofes com as quais ela percorre o namoro e o casamento dos seus amigos, procurando realçar fases muito importantes da trajetória que empreenderam juntos, especialmente a partir do dia 09.02, entre 1972 a 2012. O trabalho está devidamente ilustrado com flagrantes fotográficos dosa momentos mais felizes do querido casal.

BEDOYA, Luis Eduardo Torres (Org.) – 2012 – Milagre, Martírio, Protagonismo da Tradição Religiosa Popular de Juazeiro: Padre Cícero, Beata Maria de Araújo, Romeiros/as e Romarias. Fortaleza: Edições UFC, 188p.
A obra encerra os Anais do I Seminário Estadual em Ciências da Religião, acontecido no Instituto de Ciências Religiosas (ICRE), no antigo Seminário da Prainha, no período de 1º a 3 de outubro de 2008, oportunidade em que se desenvolveu uma programação intensa de conferências, seminários temáticos e oficinas ministradas por conhecidos pesquisadores da área.

COMISSÃO DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE – 2012 – Cordéis Clássicos, Volume 1. Fortaleza: Editora IMEPH.
COMISSÃO DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE – 2012 – Cordéis Clássicos, Volume 2. Fortaleza: Editora IMEPH.
COMISSÃO DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE – 2012 – Cordéis Contemporâneos, Volume 3. Fortaleza: Editora IMEPH.
COMISSÃO DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE – 2012 – Cordéis Contemporâneos, Volume 4. Fortaleza: Editora IMEPH.
A Coleção Centenário, concebida para a celebração do Centenário de Juazeiro do Norte, prossegue lançando obras, como estas 4 aí citadas, no próximo dia 20 de julho, fechando as comemorações. Nos dois primeiros volumes estão contemplados folhetos de literatura de cordel que se tornaram textos clássicos do gênero. Em cada volume estão contidos 25 folhetos diversos, sobre temas os mais importantes, especialmente de romances. Nos volumes 3 e 4 estão folhetos recentes, nos quais seus autores tratam de Juazeiro contemporâneo, sua história, fatos e personagens

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC) – 2012 - Carta Mensal. Rio de Janeiro: Gráfica Ultraset, 100p.
Trata-se de uma primeira publicação da citada Confederação, reunindo Conferências pronunciadas nas reuniões semanais do Conselho Técnico da Confederação. Uma destas conferências, inserida no volume em apreço, é a pronunciada pelo ex-embaixador e historiador Vasco Mariz, sobre a Reabilitação do Padre Cícero. Nela o autor rebusca fatos históricos e traz a atualidade do debate.

FACÓ, Rui – 2009 – Cangaceiros e fanáticos. Gênese e lutas. 10ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 248p.
É a décima edição de uma obra clássica sobre as questões da violência e do fanatismo religioso, especialmente no Nordeste brasileiro, obra de referência fundamental para um sincero estudo sobre a sociologia do Nordeste. A primeira é de 1963, logo após o falecimento do autor, um texto excelente e esclarecedor, com ilustrações que, lamentavelmente, não mais foram postas nestas suas seguidas edições. Nela o autor analisa os fenômenos sociais em Canudos e Juazeiro.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ – COGERH – 2010 – Vamos conhecer o Salgado. Bacia hidrográfica do Salgado. Fortaleza: s. Ed., 24p, ilus.
É uma cartilha, em segunda edição, com a qual a Gerência Regional da Sub-Bacia do Rio Salgado, procura reunir informações sobre a Sub-Bacia do Rio Salgado para a compreensão da problemática existente, como a bacia é afetada e como se pode encaminhar soluções para a melhoria do gerenciamento e do monitoramento dos recursos hídricos que integram a bacia.

GRANGEIRO, Mano (Org. & CRUZ, Maria do Rosário Lustosa da – 2010 – Guaribas. Juazeiro do Norte: HB Gráfica, 25p.
O trabalho procura reconstituir histórica e poeticamente o fogo de Guaribas, uma verdadeira epopéia sertaneja, destacando temas como cangaço, banditismo e a violência no Nordeste Brasileiro. O episódio aconteceu no município de Porteiras, em Fevereiro de 1927 e envolveu a figura lendária de Chico Chicote, Francisco Pereira de Lucena, morto estupidamente num dos mais violentos cercos policiais já realizado no sertão. 

LOPES, Regis – 2011 – Caldeirão. 2ª. Ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 220p, ilus.
Este é um dos mais conceituados livros sobre a história do Caldeirão. A comunidade liderada pelo beato José Lourenço Gomes da Silva começou a ser formada em 1926, como uma terra onde tudo era de todos e nada era de ninguém, para usar uma expressão de uma das suas remanescentes. Forças policiais do Ceará o destruíram, em 1936, sob a alegação de que era um Novo Canudos. Belo trabalho de pesquisa do seu autor, de fértil vida acadêmica.

MONTENEGRO, Abelardo Fernando – 2011 – Fanáticos e cangaceiros. 2ª. Ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 424p.
O livro reedita a condensação de TRE outros livros importantíssimos do autor: Antonio Conselheiro, História do Fanatismo Religioso no Ceará e História do Cangaceirismo no Ceará.  Nestas obras o autor procura analisar a presença destes tipos, fanáticos e cangaceiros, como fruto da ignorância, da pobreza, da impunidade, dos clãs e dos chefes políticos que sintetizam as injustiças sociais perpetradas pelos sertões, a ponto de justificar porque cangaço e misticismo são dois fenômenos importantíssimos na cena dos sertões.

OLIVEIRA, Israel e outros – Joaseiro. (Sem informações de editora e data, 56p)
Revista em quadrinho, estilo mangá, que é uma homenagem do Grupo Katsu ao centenário de Juazeiro do Norte. Para tanto, suas páginas se dedicam a contar, de forma divertida e atraente, a história da fundação de Juazeiro do Norte, bem como a vida de seu principal personagem, o Pe. Cícero Romão Baptista. O grupo Katsu contou com o apoio do SESC – Juazeiro.    

PAIVA, Melquíades Pinto – 2012 – Cangaço: uma ampla bibliografia comentada. Fortaleza: Editora IMEPH, 392p, ilus.
É uma obra de grande fôlego que vem sendo construída e atualizada em muitos anos de vivência do autor com fontes bibliográficas brasileiras e estrangeiras, especificamente sobre o fenômeno do cangaço. Não bastasse o primor de seu texto, a obra se apresenta como um requinte de execução editorial e gráfica. O seu conteúdo está prefaciado pela profa. Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros, Antropóloga, professora da UERJ, Doutora em Ciências Sociais, com Pós-doutorado em Antropologia.

PIMENTEL, José (Nobre) Sen. – 2011 – Homenagem ao Centenário de Juazeiro do Norte.  Brasilia: Gráfica do Senado Federal, 8p.
Discurso pronunciado pelo senador no plenário do Senado Federal, em 12.07.2011, através do qual o senador destaca a simbologia das palavras do Pe. Cícero e a importância da fé e do trabalho, base da formação de Juazeiro do Norte. Pois foi exatamente por isto que a cidade se tornou uma das mais importantes do Estado do Ceará.

SANDES, José Anderson Sandes – 2005 – Diálogos com Pedro Nava. A Sedução da Palavra na Literatura, na História e no Jornalismo. Fortaleza: Ed. Omni, 160p.
O trabalho analisa a obra de Pedro Nava no contexto de um novo momento da literatura brasileira. A análise empreendida compreende a obra memorialística de Nava e diversas entrevistas concedidas entre o primeiro livro publicado (Baú de Ossos, em 1972) e o último (O Círio Perfeito, em 1983).

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC – 2012 – Programação Junho 2012. Fortaleza: s. Ed., 32p.
Catálogo mensal da programação mensal da unidade de Juazeiro do Norte, nas áreas de Educação, Saúde, Capacitação, Cultura, Lazer e Assistência.

SOBREIRA, Geová Magalhães – 2012 – Xilógrafos do Juazeiro. Coleção Geová Sobreira. Fortaleza: Expressão Gráfica, 48p, ilus.
Catálogo da Exposição de mesmo nome do Museu do Ceará, no período de 21.05 a 21.08.2012. Nesta mostra, sob a curadoria de Gilmar de Carvalho, são expostas peças da Coleção particular de Geová Sobreira, autor de um livro sobre a xilogravura juazeirense. A colção conta com peças de Antonio Batista da Silva, João Pereira da Silva, Inocêncio da Costa Nick (Mestre Noza, e Walderedo Gonçalves.

VICENTE, Severino – 2010 – Folclore e cultura popular nas práticas pedagógicas. Fortaleza; Editora IMEPH, 228, ilus.
Este é um trabalho de atualização dos conhecimentos do Folclore e da Cultura Popular frente ao mundo globalizado, para assim salvaguardar todas as formas do nosso pertencimento nesta importantíssima área de conhecimento sociocultural.

Obs.: O livro de Melquíades Pinto Paiva já está disponível para encomendas, para qualquer parte do Brasil, através de Francisco Pereira Lima, (franpelima@bol.com.br), Tels. (83) 3531.7352 / (83) 9911.8286 (Tim) / (83) 8706.2819 (OI), a quem os pedidos devem ser encaminhados.