domingo, 15 de maio de 2016

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI
CINEMARANA (SESC, CRATO)
O Cinemarana (Teatro Adalberto Vamozi, SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 16, segunda feira, às 19 horas, o filme PALAVRA (EM)CANTADA (Brasil, 2009, 84min). Direção de Helena Solberg. Sinopse: Documentário sobre a canção brasileira e sua estreita relação com a poesia e com as artes escritas em geral, narrado com a ajuda dos depoimentos e pensamentos de grandes nomes da música popular brasileira. O rap, a poesia, o samba, a bossa nova e todas as vertentes que compõem o cânone da música popular nacional... Palavras cantadas.

CINEMATÓGRAPHO (SESC, JN)
O Cinematógrapho (Teatro Patativa do Assaré, SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, não exibe nenhum filme em particular neste dia 18, quarta feira, às 19 horas. Mas, o Grupo de Cinema, coordenado por Elvis Pinheiro fará uma programação especial, aberta ao público, para conversar sobre AS TRILHAS SONORAS DO CINEMA.
CINE CAFÉ VOLANTE (BARBALHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Barbalha (Auditório do Centro de Esportes e Artes Unificados Mestre Juca Mulato, Parque da Cidade, Parque da Cidade), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 20, sexta feira, às 19 horas, o filme A MULHER FAZ O HOMEM (Mrs. Smith goes to Washington, EUA, 1939, 129min). Direção de Frank Capra. Sinopse: Jefferson Smith (James Stewart) é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama. Apesar de Smith ser um homem simples, ele não se acovarda perante aos outros, como quando depois de sofrer falsas acusações, fez um discurso de várias horas que o esgotou completamente. No meio dessa sujeira toda, o que ele acreditava em relação a bondade e ao caráter dos governantes fica totalmente ameaçado.
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 21, sábado, às 17:30 horas, o filme AS BRUXAS DE SALEM (Salem Witch Trials, EUA, 1996, 124min). Direção de Nicholas Rytner. Elenco: Sinopse: 1691, Salem, Colônia de Massachusetts. 71 anos antes que os peregrinos chegassem a Plymouth, a Inglaterra ainda não tinha assinado estatutos formais e o novo mundo era ainda uma fronteira selvagem, sem um governo organizado. Os invernos eram rígidos, pois havia pouca comida e madeira seca para queimar, sendo que osíndios ameaçavam este pequeno avanço dos colonos. A única lei era da Igreja Puritana, que exigia que os pecados fossem purgados através da humilhação pública. Algumas garotas, movidas por um fanático sentimento religioso, iniciaram um período de terror enorme quando dissera, que padeciam de sofrimentos demoníacos. A comunidade assustada acreditou rapidamente na explicação das meninas, que diziam que foram "possuídas" por bruxas que viviam dentro na comunidade puritana, onde todos moravam. O reverendo Samuel Parris (Henry Czerny) e vários outros líderes comunitários começam uma inumana caça às bruxas, para purgar a cidade deles e a região. Logo ninguém estava livre de suspeitas, mas só mulheres do povoado foram acusadas. Ann Putnam (Kirstie Alley), a esposa do influente Thomas Putnam (Jay O. Sanders), seguiu os passos da sua filha, Annie (Katie Boland), que aparentemente foi tomada por visões estranhas e publicamente acusou de bruxaria uns vizinhos. Rebecca Nurse (Shirley MacLaine), uma religiosa fervorosa e uma amável anciã da comunidade, é um das mulheres que foi vítima das acusações de Ann. Entretanto Rebecca não foi a primeira nem seria a última deste tribunal, que agora também condenava homens para serem enforcados, pelo simples fato de terem se oposto aos métodos usados para apurar a 'verdade'.
RECONHECIMENTO PÚBLICO
A Prefeitura Municipal reconheceu como de Utilidade Pública duas instituições conforme os atos: LEI Nº 4598, de 04.05.2016: Art. 1º – Fica reconhecida de utilidade pública o CENTRO TERAPÊUTICO RENASCER, constituído em 18 de março de 2016, sociedade civil de direito privado, inscrita no CNPJ/MF nº 24.405.717/0001-81, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, que tem por finalidade recuperar pessoas adultas de todas as idades, de ambos os sexos viciadas em drogas, bebidas alcoólicas e dependentes de substâncias tóxicas de qualquer natureza, regendo-se por seu estatuto social, bem como pelas Leis, usos e costumes nacionais. AUTORIA: Vereadora Rita de Cássia Monteiro Gomes. 

LEI Nº 4599, de 04.05.2016: Art. 1º – Fica reconhecida de utilidade pública o INSTITUTO DE SABERES E FAZERES (ISF) de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, fundado em 02 de julho de 2002, sendo uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educativo, recreativo e cultural, de duração ilimitada, regendo-se por seu estatuto social, bem como pelas Leis, usos e costumes nacionais. AUTORIA: Vereador Paulo José de Macedo; SUBSCRIÇÃO: Vereador Cícero Claudionor Lima Mota.

SEMANA DO INVENTOR
Por iniciativa dos vereadores Normando Sóracles e Cláudio Luz, a PMJN sancionou lei que cria a SEMANA DO INVENTOR. Vejam os o ato: LEI Nº 4600, de 04.05.2016. Art. 1º – Fica criada a Semana do Inventor destinada à exposição de inventos no município de Juazeiro do Norte, a ser celebrada na semana que se inicia no dia 04 (quatro) de novembro, quando se comemora o “Dia do Inventor”. Art. 2º – A semana do Inventor de que trata o ar. 1º desta Lei terá as seguintes finalidades: I – fomentar a apresentação de projetos inovadores; II – incentivar e orientar os visitantes da cidade quanto a criação, desenvolvimento, proteção e patente de novos produtos; III – promover a aproximação desses inventores com o meio empresarial; IV – divulgar a cidade de Juazeiro do Norte como precursora desse tipo de atividade; V – estimular a participação dos melhores inventos da cidade na Feira Nacional de inventores. Art. 3º – Na Semana de que trata o artigo primeiro desta Lei, haverá Feira de Exposição de Inventos aberta ao público. § 1º – A normatização que regulamentará todo o processo de montagem, divulgação e execução da feira dessa exposição ficará sob a incumbência do Poder Executivo que indicará quais as secretarias responsáveis. § 2º – A fim de viabilizar a execução do evento, o Poder Executivo poderá firmar convênio com a Agência Nacional dos Inventores – ANI. Art. 4º – As despesas decorrentes da execução da presente Lei correr4ão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. AUTORIA: Vereador Normando Sóracles Gonçalves Damascena COAUTORIA: Vereador Cláudio Sergei Luz e Silva