sábado, 27 de abril de 2013

Rosemberg Cariri



Há uns dias passados, em face de combinado anterior, esteve aqui em casa o cineasta Rosemberg Cariry, querido amigo, que me solicitou um depoimento sobre a vida do Pe. Cícero, alguma coisa sobre a relação com Lampião e minha amizade a Mons. Murilo de Sá Barreto. A gravação foi longa e muito prazerosa. Rosemberg está coletando material para uma nova produção com a qual deseja continuar o seu trabalho de documentarista com respeito à terra do padre Cícero. Não esgotamos tudo o que se poderia anotar como de grande interesse para sua curiosidade e mesmo para atender a todo o seu planejamento. Brevemente voltaremos a dedicar mais algum tempo, retomando os temas e procurando atender o amigo que é uma figura extraordinária de juazeirense emérito, incansável no registro de nossas manifestações populares, romarias e a cultura. Eu é que agradeço, e muito, a todo este desprendimento deste grande cineasta e produtor. 

VIAS PÚBLICAS: NOMENCLATURA E PROLONGAMENTOS
O Diário Oficial do Município publicou mais alguns atos com os quais o poder executivo dá nova nomenclatura a algumas novas vias públicas, bem como toma providências para o prolongamento de outras ruas, conforme a relação de Leis abaixo.
LEI Nº 4170, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Fica denominada de RUA JOSÉ DOURADO CABRAL, a primeira rua paralela norte à rua Vereador Francisco Vasques Landim e primeira rua paralela sul à rua Juazeiro, com início nos fundos do PSF (USBF) do bairro Timbaúbas, da Avenida Virgílio Távora e término na Travessa Moisés Fernandes (rua do Capim), localizada no bairro Timbaúbas. Autoria: Rubens Darlan de Morais Lobo; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos.
LEI Nº 4171, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Oficializa o nome da RUA JUAZEIRO, a primeira rua paralela sul à Avenida José Bezerra, com início na Avenida Virgílio Távora, com sentido leste/oeste e término na Travessa Moisés Fernandes (rua do Capim), localizada no bairro Timbaúbas. Autoria: Rubens Darlan de Morais Lobo; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos.
LEI Nº 4173, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Fica denominada de RUA FRANCISCA FAUSTINO FRANÇA, a primeira rua paralela sul, à rua Antônio de Sousa, com início na rua Joaquim Leandro de Souza, sentido oeste/leste, no bairro Pedrinhas. Autoria: José de Amélia Júnior; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos.
LEI Nº 4174, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Fica denominada de RUA MARIA ODETE FEITOSA, a primeira rua paralela leste, à rua Raimundo Alves de Sousa, com início na Avenida Castelo Branco, sentido norte/sul e término n Rua José Sabiá, no bairro Tiradentes. Autoria: Glêdson Lima Bezerra.
LEI Nº 4169, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a fazer o prolongamento da Rua Vereador Francisco Vasques Landim, a partir da Avenida Virgílio Távora, no sentido leste/oeste, até a Travessa Moisés Fernandes (Rua do Capim), localizada no bairro Timbaúbas. Autoria: Rubens Darlan de Morais Lobo; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos.
LEI Nº 4172, DE 08 DE ABRIL DE 2013: Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a fazer o prolongamento da Rua Cônego Climério, a partir da Rua João Paulo I, no sentido sul/norte, até a Rua Juazeiro, localizada no bairro Timbaúbas. Autoria: Rubens Darlan de Morais Lobo; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos.

CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 13.03 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme A Sinfonia Pastoral. A ficha técnica da película é: Título original: La Symphonie Pastorale; França, 1946; Direção: Jean Delannoy; Elenco principal: Pierre Blanchard, Michele Morgan, Line Noro, Andrè Clemènt, Rosine Luquet; Sinopse: Criança cega é criada por um pastor, ainda que contra a vontade de sua esposa. Já crescida, ela torna-se uma bela mulher, faz uma cirurgia e volta a enxergar. Mas agora terá de lidar com uma situação delicada que envolve amor e ódio. A Sinfonia Pastoral é um clássico do cinema, assim considerado pelos amantes do cinema pelo mundo, que discute o problema da cegueira. É um daqueles poucos filmes na história do cinema francês, com o qual algumas das personalidades mais importantes da cultura francesa têm sido relacionados. Pode-se citar os nomes de Michèle Morgan, André Gide e Jean Delannoy. Este filme é uma adaptação honesta do livro de André Gide "La Symphonie Pastorale". Jean Delannoy o realizou maravilhosamente, com uma atriz talentosa e charmosa, Michèle Morgan. É verdade que o amor e suas implicações é o tema principal do filme, mas também temos a chance de ver outros sentimentos como ciúme e inocência. Após ver este filme, dificilmente alguém não teria sido influenciado pela figura heróica da protagonista Gertrude. É uma maravilha que este filme eo livro têm permanecido livre de controvérsias, apesar da presença da religião.
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 14.03: Miragem Dourada. A ficha técnica, sumariamente, é: Título original: Variety Girl; Estados Unidos, 1947; Direção: George Marshall; Elenco principal: Dorothy Lamour, William Holden, Gary Cooper, Alan Ladd e Paulette Goddard. Bing Crosby e Bob Hope; Sinopse: Miragem Dourada é um filme do gênero comédia musical, produção que mostra a galeria de astros da Paramount Pictures em participações especiais. Apesar de feito em preto e branco, o filme apresenta uma sequência com os Puppetoons de George Pal rodada em Technicolor. As sete canções mostradas na tela foram compostas por Frank Loesser, Jimmy Van Heusen-Johnny Burke e outros. O filme serviu de grande propaganda para o Variety Club, uma entidade internacional que prestava assistência a crianças e que agia no meio do show business. No enredo, Catherine Brown, uma jovem de origem humilde, chega a Hollywood disposta a tornar-se estrela. Ela encontra uma companheira, Amber La Vonne, que deseja a mesma coisa. Juntas, elas invadem os estúdios da Paramount, na tentativa de impressionar todas as personalidades que cruzam seus caminhos. 

BILHETE DE ARMANDO LOPES RAFAEL
Bilhete aberto a Renato Casimiro, por Armando Lopes Rafael. Meu caro Renato: Quando soube que você ia assumir a direção do Memorial Padre Cícero, ocorreu-me um pensamento: Você possuía as qualidades exigidas para tal mister, mas a política no Brasil –– aí incluído o exercício de cargos político-administrativos –– virou atividade marginal. Você seria um estranho ao ninho... Não deu outra. Acredito que as decepções foram bem maiores do que aquele seu desejo (primícias do seu ideal de vida) onde pontifica servir desinteressadamente a sua terra natal e à causa do Pe. Cícero. Entretanto, e perdoe-me a franqueza, não gostei quando você escreveu: “Vão ter que me pagar, nem que seja no inferno, onde deveremos estar todos juntos”. “Ad majores res tu est”! (Você é chamado a coisas mais importantes). Tanto por seu reconhecido preparo intelectual, sua generosidade, a correção de suas atitudes, dentre outros atributos que ornam a sua personalidade.  O mundo e as criaturas humanas – no seu sentido mais amplo  - não são ruins, até porque saíram das mãos de Deus. Somos criaturas d’Ele. E porque “Deus olhou para sua criação e viu que tudo era muito bom” (Genesis 1,7). A rigor não mereceríamos o Céu, pois todos nós – sem exceção – somos dotados de imperfeições, as mais variadas. Somos nós, também, quem torna ruim e feio – com nossos pecados e atitudes opostas aos planos de Deus – este mundo tão maltratado dos dias atuais. No entanto – como afirmou recentemente o Papa Francisco – “Deus não nos cansa de perdoar. Nós é que cansamos de pedir perdão”. Daí porque temos razões, motivos e garantias de que podemos aspirar esperançosamente ao Céu... E, como bem disse São Josémaria Escrivá: “Deus nos espera, e está conosco, todo dia: no laboratório, na cátedra da universidade, na fábrica, na oficina, no seio do lar, e em todo o imenso panorama das nossas atividades”.  Mais do que isso: “O Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:20-21). Isso é a garantia da filiação divina, da dignidade de Filhos de Deus que todos possuímos. E finalmente digo eu: Temos que ser sempre otimistas na esperança de irmos para o Céu. O indescritível sofrimento do calvário, advindo do sacrifício da Cruz, aceito voluntariamente por Cristo, para nos salvar a todos, indistintamente, nos anima a acreditar que alcançaremos essa meta.  A constante intercessão da Vigem Santíssima, a melhor de todas as mães, é outra garantia de que se salva a quem a Ela recorre. É este o nosso caso. Nos encontraremos no Céu. No momento e na hora que Deus assim determinar... Cordial abraço. Conte sempre com a admiração e apreço de Armando Lopes Rafael. 
Comentários: Hesitei em publicar este bilhete nesta coluna. Afinal, em sendo um desabafo, a quem interessaria? Contudo, pesou o sentido da solidariedade manifestada e por isto resolvi publicá-lo. Agradeço a Armando Lopes Rafael a sua manifestação. E não discordo da sua observação pelo destempero que misturou coisas às quais estão intimamente relacionadas à Fé que professo e da qual não desejo me afastar. Evidente que muito naturalmente a imagem que fazemos do Inferno relaciona-se à concepção de que a maldade, parta de quem partir, habita estas trevas e é a imagem da exclusão para aqueles que não tiveram a iluminação para se sentirem nos braços do Pai. Não há como aceitar, nem por brincadeira, que este é o fim de quem se reconhece filho de Deus. Por muitos anos na minha existência, eu me considero um homem temente a Deus, alguém que dedica sua vida a um testemunho pela conversão. Não é correto, portanto, que este destempero abusado persista na falsa impressão que aí está expresso com fidelidade aquilo que realmente eu desejo. É persistir no pecado, com a mesma violência com a qual se teria sido vítima. Mas, por que esta pressa em julgar?  Meus agradecimentos sinceros por sua reflexão e a franqueza de sua amizade, tão estimada.

CIDADÃO JUAZEIRENSE
Através da RESOLUÇÃO N.º 650, DE 18 DE ABRIL DE 2013, a municipalidade concedeu o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Reverendíssimo Padre Adolfo Serripierro, pelos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade. A autoria da propositura foi de: Glêdson Lima Bezerra, com Subscrição de: José Tarso Magno Teixeira da Silva, Cícero Claudionor Lima Mota, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, João Alberto Morais Borges, Paulo José de Macêdo, José Adauto Araújo Ramos, José Ivan Beijamim de Moura, Rubens Darlan de Morais Lobo, José Nivaldo Cabral de Moura, Antônio Alves de Almeida, Maria Calisto de Brito Pequeno.
O homenageado nasceu na cidade de Verona, na Itália no dia 03 de junho de 1938. Padre Adolfo Serripierro graduou-se em Filosofia, em 1958 e em Medicina, em 1962, ambos pela Universidade de Pádua, na Itália. Especializou-se em Pediatria pela Universidade de Verona, em 1971 e em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de Pádua. No período de 1975 a 1976, já no Brasil, cumpriu residência em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal de Minas Gerais. No ano de 1978, conquistou o título de Mestre em Ginecologia e Obstetrícia. Padre Adolfo pós-graduou-se em Infertilidade, em Ecografia e Obstetrícia - Ginecológica e em Gestação de Alto Risco e Tococardiografia, todos os cursos realizados na Universidade LAVAL de Quebec, no Canadá, no período de 1979/1981, 1982/1983 e 1983, respectivamente. Dentre os diversos cursos, podemos destacar o de Ecomamografia, pela Universidade de Verona, em 1991; Dopplerfluxometria, pela Universidade de Milão, em 1991 e o de Ecografia - Ginecologia e Obstetrícia, também pela Universidade de Milão, em 1991. Sobre as experiências profissionais, ressaltamos as seguintes: Sacerdote pertencente à Província Camiliana Brasileira;  Diretor da Maternidade do Hospital Escola São Camilo e São Luis de Macapá, no período de 1972 a 1989;  Responsável pelo Serviço de Medicina materno-fetal do Hospital Cura D´Ars de Fortaleza, desde dezembro de 1989, e, Responsável pelo Serviço de Ultrassonografia e Tococardiografia do Hospital Cura D´Ars de Fortaleza, desde o ano de 1989, até a presente data. Dentre os conhecimentos linguísticos, podemos citar o Italiano, Português, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Latim. Vários seminários tiveram a participação de Padre Adolfo. Dentre muitos citamos o Seminário Sobre Prostituição Infantil, realizado em Fortaleza, em 1993; Seminário Sobre Prostituição Infantil, realizado na cidade de Salvador, em 1995 e depoimentos na CPI da Prostituição Infantil em Fortaleza. Todas essas atividades o crendenciaram a fazer parte do Pacto e do Fórum contra a Prostituição Infantil;  membro da American Infertility Society e do AIUM - American Institute Ultrasound in Medicine. Padre Adolfo, ao longo de todo esse período, vem prestando relevantes serviços à população cearense, especialmente às crianças e adolescentes em situação de risco através da Associação Maria Mãe da Vida, da qual foi fundador e é atualmente o Presidente. Através daquela instituição são oferecidos cursos profissionalizantes, cursos de orientação sexual e atendimento a adolescentes e crianças grávidas abandonadas pelas famílias tóxico-dependentes, vítimas de abuso sexual, portadores do vírus HIV e de doenças sexualmente transmitidas. O homenageado, sem sombra de dúvidas revelou-se com um incansável defensor e educador de crianças e adolescentes em situação de risco, seja nas ruas, nas praças, favelas e zonas de prostituição.

AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE
Mais uma vez voltamos a apresentar os dados oficiais da Infraero, de embarques e desembarques de passageiros em aeroportos brasileiros, especialmente em Juazeiro do Norte. Temos feito este pequeno repertório de dados para permitir a nossa compreensão com o desenvolvimento dos serviços de transporte aeroviário de passageiros, procurando avaliar as perspectivas de crescimento do movimento em nosso aeroporto, ainda pequeno e tão carente de investimentos. Felizmente, nas últimas semana algumas notícias foram particularmente importantes. Em primeiro lugar a informação de que a Infraero assume definitivamente o ônus das desapropriações que permitirão a ampliação da área do aeroporto. Outro fato relevante foi o entendimento da municipalidade para que Juazeiro do Norte abrigue um terminal da Rede Postal dos Correios, com construção de uma base nas proximidades do aeroporto, uma vez que o transporte deste tipo de carga se fará por aeronaves de propriedade dos Correios. Outros fatos relevantes foram as informações de companhias com respeito a novos voos da Avianca, o início de operações da Trip e o provável retorno de operações da Passaredo. Mas, enquanto isto não acontece, o desempenho do aeroporto de Juazeiro do Norte andou perdendo posições anteriormente alcançadas. Continuamos a fazer a nossa avaliação incluindo o nosso aeroporto dentre os 63 administrados pela Infraero, e constantes do seu relatório mensal (março, 2013), disponível em www.infraero.gov.br, procurando enxergar a sua participação dentre todos (internacionais e domésticos) e domésticos, tanto no Brasil, como na Região Norte/Nordeste.