domingo, 17 de junho de 2012



AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI: 
DESEMPENHO DE MAIO DE 2012
Acaba de ser divulgado o relatório com dados estatísticos com os quais a Infraero posiciona os 66 aeroportos brasileiros sob sua administração, com respeito ao movimento de aeronaves, passageiro e cargas, no período de Janeiro a Maio deste ano. Mês a mês temos feito esta verificação e estabelecemos seis níveis para avaliar a situação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Assim, comparamos os dados encontrados em resultados oficiais (Infraero) nos seguintes níveis Brasil e Norte-Nordeste (Todos, Domésticos, Interior). Domésticos são todos, menos os Internacionais. Interior, evidentemente, são os que estão fora das regiões metropolitanas dos seus estados. Neste período, nenhuma alteração se verificou quando comparamos à avaliação passada (Janeiro/Abril). O Aeroporto de Juazeiro se mantém com ótimo desempenho operacional, como abaixo mostram as tabelas.

 (*) Nesta tabela estamos computando apenas alguns dos aeroportos domésticos (excetuando os que se situam em capitais brasileiras e os internacionais, de qualquer porte. Esta tentativa não configura nenhuma simulação falaciosa, mas procura inserir o Aeroporto Regional do Cariri numa tipologia de aeroporto interiorano, de cidade de porte médio, em região com grande expressão econômica, social e turística)
Fonte: www.infraero.gov.br














A propósito de Infraero, reproduzimos notícia divulgada pela sua Assessoria de Imprensa nos termos abaixo:
15.06.2012 – Aeroporto de Juazeiro do Norte capacita profissionais em curso de acessibilidade 
O Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE) concluiu nesta sexta-feira (15/6) o Curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais da comunidade aeroportuária para garantir o acesso pleno desses passageiros e usuários aos serviços e informações. A capacitação, que faz parte da Política de Acessibilidade da Infraero, e acontece em diversos aeroportos da Rede, teve duração de uma semana e capacitou 72 participantes, entre empregados da empresa, terceirizados, órgãos atuantes no aeroporto, companhias aéreas e concessionárias. Ministrado por uma equipe de instrutores da Infraero, as aulas trataram de temas como legislação e direitos humanos, técnicas de atendimento e transferência, dentre outros. O superintendente em exercício do aeroporto, Fernando Alves Carneiro, falou da importância da ação, destacando a contribuição dos instrutores: "O treinamento atingiu o seu objetivo quando todos os participantes puderam compreender que todos são iguais, mesmo nas diferenças. Ele serviu também para derrubar barreiras, pois todos aqueles que participaram deste evento poderão usar o que aprenderam para ajudar quem realmente precisa. Parabenizo os instrutores pela capacidade de ensinar e mudar as pessoas para melhor”, disse. "Sentimos na pele o que pessoas que tem alguma deficiência sofrem no dia a dia com ambientes e profissionais não preparados para ajudá-los. Foi possível fazer uma autoavaliação do que é possível ser feito para melhorar o ambiente e seus profissionais, e assim, praticar a igualdade entre todos”, disse a participante Liana Geraldo. Para finalizar o curso, os alunos simularam situações enfrentadas por uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Eles percorreram diversas áreas do aeroporto, testando os conhecimentos adquiridos no treinamento e os recursos disponibilizados para esses usuários. Testemunhos e uma apresentação artística com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/JN) também fizeram parte do encerramento das atividades.
(Assessoria de Imprensa - Infraeroimprensa@infraero.gov.br)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.twitter.com/canalinfraero