sábado, 8 de junho de 2013

Jean Nogueira: Medalha Cidade de Juazeiro

A Camara Municipal de Juazeiro do Norte presta duas homenagens, atribuindo a Medalha Cidade de Juazeiro do Norte e o Titulo de Cidadania Juazeirense.
Pela RESOLUÇÃO N.º 653 DE 16 DE MAIO DE 2013, fica concedida a Medalha Cidade de Juazeiro, Comenda do Mérito Legislativo ao Senhor JEAN NOGUEIRA RIBEIRO (Foto), pelos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade principalmente na área cultural. Autoria: Cláudio Sergei Luz e Silva. Subscrito: Antônio Alves de Almeida - João Alberto Morais Borges – José Nivaldo Cabral de Moura – Danty Bezerra Silva – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos) – José Adauto Araújo Ramos – José Tarso Magno Teixeira da Silva – Maria Calisto de Brito Pequeno - Maria de Fátima Ferreira Torres - Rita de Cássia Monteiro Gomes.

Pela RESOLUÇÃO N.º 655 DE 16 DE MAIO DE 2013, fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor JOSÉ NEUDO MACÊDO, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade. Autoria: Paulo José de Macêdo Subscrito: Danty Bezerra Silva - Cláudio Sergei Luz e Silva – João Alberto Morais Borges – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos) – José Tarso Magno Teixeira da Silva – Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha – José Ivan Beijamim de Moura – Cícero Claudionor Lima Mota - Maria Calisto de Brito Pequeno – Maria de Fátima Ferreira Torres - Rita de Cássia Monteiro Gomes.

HOMENAGENS
Dois Mestres da Cultura do Ceara, designação dada pela Secretaria de Cultura do Estado, agora são também cidadãos juazeirenses. 
Pela RESOLUÇÃO N.º 654 DE 16 DE MAIO DE 2013, ficou concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor MANOEL ANTÔNIO DA SILVA (MESTRE BIGODE) (Foto), pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade principalmente na área cultural. Autoria: Cláudio Sergei Luz e Silva. Subscrito: Antônio Alves de Almeida - João Alberto Morais Borges – José Nivaldo Cabral de Moura – Danty Bezerra Silva – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos) – José Adauto Araújo Ramos – José Tarso Magno Teixeira da Silva – Maria Calisto de Brito Pequeno – Maria de Fátima Ferreira Torres - Rita de Cássia Monteiro Gomes.
Manoel Antonio da Silva, ou Mestre Bigode (mestre da Cultura do Ceara), nasceu em 04/07/1933 e e Brincante de Maneiro-pau (Dança coletiva animada por um improvisador de repentes ao som de um pandeiro, que mimetiza um combate travado entre caboclos, utilizando cacetes). Desde os idos de 1942 iniciou brincando maneiro-pau em Juazeiro do Norte – CE com um grupo formado por 12 homens, onde interpretava músicas em reverencia ao cangaço, a Coluna Prestes, Luiz Gonzaga, dentre outras “celebridades” nordestinas. Era o maneiro-pau de Bigode que sempre alegrava as festas de padroeiras e o imaginário popular da região do Cariri. Já na década de 70, Mestre Bigode criou o grupo de bacamarteiros com sede em Juazeiro do Norte que até hoje alegra as aberturas das festas populares com grandes salvas de tiros. 

Pela RESOLUÇÃO N.º 656 DE 16 DE MAIO DE 2013, ficou concedido o Título Honorífico de Cidadã Juazeirense a Senhora MARIA MARGARIDA DA CONCEIÇÃO (MARGARIDA GUERREIRA)(Foto), pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade, principalmente na área cultural. Autoria: Cláudio Sergei Luz e Silva Subscrito: Antônio Alves de Almeida - Danty Bezerra Silva – João Alberto Morais Borges – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro - Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos) – José Tarso Magno Teixeira da Silva – José Adauto Araújo Ramos - José Nivaldo Cabral de Moura– Maria Calisto de Brito Pequeno – Maria de Fátima Ferreira Torres - Rita de Cássia Monteiro Gomes.
Maria Margarida da Conceição, ou Mestra Margarida Guerreira (mestra da Cultura do Ceara), nasceu em 21/06/1935. Brincante de Reisado (Folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo dos Reis Magos em peregrinação à Terra Santa, durante a qual faz autos, travando batalhas e apresentando espetáculos). Dona Margarida trabalha com reisado há 61 anos, na ocupação de Mestre Guerreira. Margarida Guerreira, como é mais conhecida, descobriu aos oito anos que já tinha admiração pelas brincadeiras populares que vivenciara em sua infância em Alagoas. Com a chegada de sua família a Juazeiro do Norte, movida pela fé no Padre Cícero, Margarida se depara com várias manifestações populares. A partir desse momento se encanta. Pouco depois, funda o grupo “As Guerreiras de Joana D´arc”, reisado formado só por mulheres, três treme-terra, blocos de moças com espadas, que até hoje resiste pela sua força de cantar e dançar a arte do povo nordestino. 
  
CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 03.04.1949 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme O filho do Sol. A ficha técnica da película é: Título original: The last redmen; Estados Unidos, 1947; Direção: George Sherman; Elenco principal: Jon Hall, Evelyn Ankers, Michael O´Shea, Julie Bishop, Buster Crabbe. Sinopse: Clássico baseado na legendária história O Último dos Moicanos. Durante a guerra entre os índios e franceses, tudo se complica ainda mais quando o índio Olho de Águia se apaixona pela filha do general opositor. Clássica história de amor, em versão luxuosamente colorida para a época. Uma produção surpreendente, locações inesquecíveis por praticamente toda a Califórnia e atuações extraordinárias.
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 03.04.1949: Aloma. A ficha técnica, sumariamente, é: Título original: Aloma of the South Seas; Estados Unidos, 1941; Direção: Alfred Santell; Elenco principal: Dorothy Lamour (Aloma), Jon Hall (Tanoa), Lynne Overman (Corky), Phillip Reed (Revo), Katherine DeMille (Kari), Fritz Lieber (Sumo sacerdote), Dona Drake (Nea), Esther Dale (Tarusa), Pedro de Córdoba (Raaiti), John Barclay (Ikali). Sinopse: Tanoa, herdeiro do trono de uma ilha dos Mares do Sul, não passa de uma criança quando se torna noivo de Aloma. Quando é enviado para os EUA para aprimorar sua educação, Aloma apaixona-se por seu amigo Revo. Quinze anos mais tarde, Tanoa volta para casa, esquecido da noiva, mas, ao fingir seguir as tradições locais, acaba realmente caindo de amores por Aloma e é correspondido. Enciumado, Revo torna-se inimigo mortal dos dois amantes e comete vários crimes em sua ânsia de vingança. Um vulcão, que se torna ativo de súbito, é visto pelos nativos como manifestação da ira divina, porém ele terá papel importante como instrumento da Justiça. Os destaques do filme são a erupção de um vulcão e as cenas debaixo d'água, realçados pelo uso do Technicolor. Trata-se de refilmagem da produção de 1926, com direção de Maurice Tourneur, da qual aproveitou pouco mais que o título e a ambientação. O filme recebeu duas indicações ao Oscar 1941: Melhor Fotografia (Em Cores) e Melhores Efeitos Especiais.

SOB O SOL DA TOSCANA (I)
(1) Escolher a Toscana para um roteiro de férias, com pouco tempo é uma temeridade. O que se possa imaginar de belezas naturais, historia, gastronomia, pelo menos, aqui se vai encontrar da forma mais soberba. Escolhi uma pequena cidade, pois já me pareceu, sem muita experiência, que este era o caminho acertado para um encontro inesquecível com esta civilização que remonta vários séculos antes de Cristo. O próprio nome Toscana vem da presença do povo Etrusco que se espelhou especialmente por esta região da Itália e tem em cidades como Arezzo, Siena, Cortona, e muitas mais, bem menores, um conjunto arquitetônico exuberante, apenas para falar das marcas que o tempo não conseguiu apagar totalmente, e que, felizmente, a sensibilidade de povo e governo fazem um esforço notável para preservar. Por isto, dentre tantos motivos, visitar a Toscana, e fazê-lo com vagar, parando em cada edifício, em cada piazza, traz um prazer indescritível.

(2) Um dos endereços mais comuns para esta região da Toscana é a sua capital, a cidade de Firenze. O escritor Stendahl, já em 1817, escreveu que Firenze é uma cidade que faz a gente ficar doente, pois, nenhuma cidade do mundo tem tanta obra de arte reunida. De fato, em museus, castelos, igrejas, galerias e até em ambientes abertos de praças, são incontáveis as obras para se admirar. Os marcos fundamentais de um roteiro mínimo não podem deixar de lado a Academia, o Duomo, a Ponte Vecchio, os Palazzos Pitti e de Medici, muitos museus e igrejas. E preciso ter muita disponibilidade para não ir dizendo como um amigo impaciente - Dou por visto... Foi, por exemplo, que numa destas insistências eu fui encontrar uma pequena igreja um tanto esquecida dos roteiros, a chamada Igreja de Dante, construída em louvor de Sta. Margharita, por estimulo de sua bem amada, Beatrice Portinari. 

(3) Um dos grandes charmes da Toscana é o conjunto de Designações de Origem Controlada e Garantida para seus vinhos. O solo da Toscana é prodigioso e aqui crescem algumas das varietais mais primorosas para bons vinhos, como a famosíssima Sangiovese, alem de Merlot, e os brancos Trebiano e Malvasia. Esta primeira é a grande vedete de uma indústria forte e muito vitoriosa pelo mundo. Os vinhos italianos são extremamente requisitados. De modo particular, aqui na Toscana tudo gira em torno de Chianti e dos Brunelos. Na província de Arezzo sobressaem os Chianti. A região é cheia de pequenas vinícolas que elaboram vinhos finos (mesmo os chamados comuns, de mesa, mas também os básicos, reserva, reservados e clássicos). Os Chianti, por exemplo, os mais comuns e acessíveis, a preços de 6 a 20 euros a garrafa, são especialmente os mais consumidos. Pelas estradas, fazendas, vinícolas e enotecas se multiplicam e estão cheias de turistas.

(4) Muita gente, particularmente do Brasil, esta preferindo vir para a Toscana escolhendo uma pequena vila onde se pode ficar na região urbana, em pousadas mais baratas ou ir para agro-fazendas e alugando pequenas casas, com dois ou três quartos para uma família ou grupo de amigos. Dependendo da localização, há opções de aluguel de veículos, da parte da fazenda, por conta do isolamento que isto implica. Quem prefere ficar na cidade, deve escolher bem um local que seja servido, por exemplo, por Trenitalia que tem muitas opções de horários para interligar todos os pontos de interesse do visitante. Um trajeto de uma hora, aproximadamente, em ótimo trem custa cerca de 6 euros e os horários são os mais convenientes. Cidades maiores como Siena, Arezzo, Firenze, Piza, Lucca, etc, devem, preferencialmente ser visitadas por acesso de trem. Isto porque o problema de estacionamento de veículos nesta cidade é bem problemático. Falo com propriedade por ter sofrido o problema na pele.

(5) Sempre que se fala de castelos medievais, a França é a primeira citação. Não há duvida. Mas na Itália, e particularmente nestas províncias da Toscana eles são muito freqüentes. Normalmente são menores que os grandes castelos do Val de La Loire, por exemplo. Mas, são muito charmosos. Muitos deles abrigam museus, galerias, restaurantes, ou servem de ambiente para festas e eventos. É comum que eles sejam sede de muitas vilas e, também, tenham a atividade vitivinicola como ponto de maior expressão de suas atividades atuais. Na província de Arezzo, é um caso, os Castelos do Chianti são fantásticos. Na Comune de Gaiole, para citar um caso, pode-se visitar e fazer um belíssimo programa nos Castelos de Cacchiano, Brolio, Monteluco, Meleto, Spaltena, etc. O departamento de turismo tem preparado pelo menos 4 roteiros básicos passando por estes castelos, onde há degustação e venda direta aos visitantes. Os preços mais modestos, mas de ótimos vinhos, tanto brancos, como rose e tinto, variam de 6 a 15 euros por garrafa.

(6) Muita gente vai a Cortona, ultimamente, depois que leu o livro Sob o Sol de Toscana, de Frances Mayes, ou viu o filme do mesmo nome, que também fez grande sucesso. No livro, há pelo menos um ótimo capitulo dedicado a esta bela cidade, exemplar para retratar a civilização etrusca. Pelas praças, pelas ruas, nas igrejas, nos restaurantes, e por ai, sempre se encontra alguém em qualquer língua, que esta com o livro aberto num dos seus capítulos. Frances Mayes, ao que tudo indica, hoje, ilustrada cidadã de Cortona, reside numa casa nos arredores do Tênis Clube, na direção do Giardini Parterre. Sua narrativa é uma delicia. Seguramente, foi alguma coisa que me encantou para ter abreviado esta viagem até aqui. Muito do que ela relata fomos encontrando pela caminhada nas estreitas vielas da cidade medieval, até chegar a igrejas, por vezes muito afastadas. Foi o caso de ter encontrado a de Sta. Margherita, onde, no altar mor, ainda hoje esta incorrupto o corpo da santa. Uma historia fascinante que vale a pena conhecer.

(7) O clima, nesta época do ano, esta muito satisfatório para um ótimo aproveitamento de qualquer programa de viagem a Itália. Na Toscana, por estes dias, a temperatura andou oscilando de 7 a 28 graus. Praticamente não tem caído chuva demorada. Por pouco tempo somos perturbados com pancadas de chuvas, freqüentemente acompanhado de trovoes e relâmpagos. Mas nada que afete os programas traçados. O sol esta se escondendo pelas 21 horas, permitindo que o dia seja bem longo e assim gozemos melhor de todas as ofertas pertinentes ao turismo. Para quem procede do Brasil, e especialmente do Nordeste, esta é uma fase muito boa para turismo em algumas regiões da Europa. Exatamente porque é a pé que se passa o maior tempo em percursos urbanos. Não tendo frio, e com pouquíssima chuva, a bagagem se torna mais leve e não precisa se preocupar muito. A grande maioria das pessoas em turismo pela Europa usa jeans, camiseta e tênis. Quem faz muita questão de exibir sua elegância pode abusar do guarda roupa. Fica o aviso – aqui pouca gente vai notar, a não ser os colegas de viagem.

(9) Quem visita a Toscana toma um belíssimo banho de historia e cultura. Estamos falando de civilizações que remontam a muitos séculos, a tradições muito bem sedimentadas, fatos, eventos e instituições milenares. Hoje, passando por uma joalheria na via Santo Stefano, em San Gimignano, me surpreendi fazendo as contas de que a loja já existia ali há 682 anos. Cada castelo, cada monumento, tudo, encerra uma longa historia.  É significativo o empenho governamental e até da iniciativa privada para estimular tudo que converge para este sentido de relevo em torno do reencontro com estas historias. Uma coisa muito importante é volume de informações que se pode encontrar disperso por pequenas cidades e nos escritórios de turismo. Muitas publicações disponíveis e a sinalização das vias e locais pouco deixa a desejar. Quem usa GPS estando a pé ou dirigindo um veiculo, não vai ficar perdido e achara o que pretende.

(10) Eu sempre procurei boas recomendações para empreender viagens de turismo, interno no Brasil ou ao exterior. Isso e importantíssimo. Destas recomendações vem parte do sucesso nas escolhas por transportes, hospedagem, alimentação, compras, passeios e tudo mais que importa ao bom sucesso de uma viagem com este propósito. Nada deve ser negligenciado. Assim, procure ouvir quem já viajou, sites especializados, boas publicações. E, acima de tudo, planeje. Analise custos e benefícios. Economize quando necessário, mas não deixe de fazer bons programas porque isto lhe custara alguns euros a mais. Veja e leia, principalmente, minuciosamente, sobre o que lhe aguarda. Procure cercar imprevistos para minimizar desconfortos. Esteja certo de que, pelo caminho, não faltarão aqueles que poderão atropelar seu prazer em aproveitar da melhor maneira possível a viagem dos seus sonhos.