sexta-feira, 23 de março de 2012

Este Portal tem o entusiasmo de continuar monitorando o exuberante desempenho do nosso Aeroporto Regional do Cariri. Sempre que a Infraero divulga as suas estatísticas de movimentos de aeronaves e passageiros em aeroportos brasileiros, lá vamos nós em busca dos números oficiais para tecer alguns comentários. Este mês de Março de 2012 teve como marco fundamental o encerramento da longa novela que culminou com a transferência em definitivo deste aeroporto para o acervo da companhia. O Portal faz uma menção especial ao longo e diligente trabalho do vice-prefeito José Roberto Barreto Celestino que empreendeu uma longa trajetória de luta para a obtenção deste status atual que tanto engrandece, não só o Juazeiro do Norte, mas toda a região do Cariri. Anteriormente, em opinião exarada em 23.01.2012, falamos sobre o desempenho do Regional para mostrar o número assustador de crescimento da demanda pelos serviços de transporte aéreo na região. Ao fechar 2011, Juazeiro do Norte já aparecia como o 41º. Aeroporto do Brasil, e em relação a 2010 o seu crescimento foi de 40,11%, lhe colocando numa posição privilegiada de oitavo dentre os congêneres. Em fevereiro passado, verificamos que a posição se mantinha e que novamente o pulo por esta demanda culminou com o impressionante índice de 97%, comparando-se janeiro de 2011 e janeiro de 2012. Com os números de Fevereiro, recentemente divulgados na página da Infraero, constatamos uma nova e expressiva conquista. Dentre os seus congêneres, o Aeroporto Regional do Cariri sai da OITAVA posição para se situar na QUARTA posição (Veja a tabela). Com estes números, parece não existir nenhuma dúvida de que em Dezembro próximo, fecharemos o anos de 2012 com a expressiva cifra de cerca de meio milhão de passageiros transitando no Aeroporto Regional do Cariri. Vejam que este mês de Fevereiro foi marcado por três fatos da conjuntura de mercado que alterariam para baixo o desempenho dos aeroportos, em geral: um mês de dois dias a menos que janeiro, um vôo a menos na sua oferta, e o início da baixa estação, com o final de férias, particularmente pelo reinício de aulas do ensino fundamental/médio. Contudo, o Regional se manteve apresentou números que mostram o seu elevado desempenho. E o futuro, como se desenha? O mercado está exigindo basicamente: novas opções de vôos, especialmente com a regionalização das atenções das companhias, para facilitar o acesso, particularmente das capitais nordestinas; novas empresas operadoras de destinos nacionais, companhias que pratiquem tarifas e atenções com os usuários no tocante a equipamentos modernos e horários de grande conveniência; os usuários estão aguardando pacientemente que a Infraero, agora proprietária do grande latifúndio produtivo, consiga implementar a atualização do terminal e de todas as instalações que garantam segurança, conforto e eficiência de suas operações; os usuários do nosso aeroporto, de qualquer procedência, esperam que os governos, em qualquer esfera, mas especialmente o municipal, façam o dever de casa com respeito ao acesso do aeroporto, dotando de vias que facilitem o trânsito para os que demandam embarque e desembarque, bem como a infraestrutura dedicada a espaços de estacionamento e circulação; não se pode deixar de por nesta pauta a internacionalização do aeroporto, como forma de agregar um mais largo espectro de operações que satisfação, não somente o fluxo de passageiros, mas especialmente a sua utilização como terminal de carga para os negócios de comércio exterior. Enfim, chegamos à conclusão que todo este entusiasmo ainda vai desembocando na realidade de que muito há ainda por fazer e que isto deve contar, especialmente com a boa vontade de todas as nossas lideranças comunitárias que continuem a fazer gestões para todas estas conquistas que esperamos empreender em torno deste que é um dos mais importantes equipamentos do nosso desenvolvimento. Parabéns ao povo do Cariri, parabéns aos seus líderes que se dedicam a esta luta, parabéns à Infraero pelo esforço em realizar a sua parte, solidária aos nossos sonhos.
(*) Nesta tabela estamos computando apenas alguns dos aeroportos domésticos (excetuando os que se situam em capitais brasileiras e os internacionais, de qualquer porte. Esta tentativa não configura nenhuma simulação falaciosa, mas procura inserir o Aeroporto Regional do Cariri numa tipologia de aeroporto interiorano, de cidade de porte médio, em região com grande expressão econômica, social e turística).