sábado, 16 de agosto de 2014

 BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
066: (16.08.2014) Boa Tarde para Você, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral
Não há engano quando algumas vezes fazemos nossas queixas porque nos falta no Cariri de hoje homens que se emprestem, mais que isto – que se entreguem completamente ao desenvolvimento de nossas cidades. Por isso, meu caro Huberto Cabral, trago sempre à minha lembrança a vivência de um tempo em que tanto nos orgulhávamos porque alguns destes tomavam para si o empenho na defesa intransigente desta nossa região. Não há nisto um sinal saudosista porque não enxergamos hoje o pouco de renovação que tivemos em alguns quadros, coisa ainda muito tímida para o que se faz necessário, diante desta arrancada que experimentamos e que não mais deve nos permitir o sentimento miúdo de bairrismo. Você, Huberto, sabe perfeitamente que viveram em Crato figuras notáveis como Alexandre Arrais, Tomás Osterne, Ernani Silva, José Justino, Jéferson Albuquerque, Orestes Costa, José Eurico, José Newton Alves de Sousa, Sarah Cabral, Raimundo de Oliveira Borges, Antonio Alves de Morais, Pedro Felício Cavalcante, Aderson Tavares, Raimundo Bezerra, Humberto Mendonça, e tantos outros. O que estes homens fizeram para cumprir com fidelidade a grande responsabilidade social que assumiram, algumas páginas escritas ainda não fizeram justiça à grandeza de cada um, e disto você sempre soube muito bem, pois foi o cronista que esteve de plantão, registrando no cotidiano a bravura de suas lutas. E será injusto não dizer que você, Huberto, foi e continua sendo um destes abnegados operários da construção de todas estas grandezas do Cratinho de açúcar. Nós nos habituamos a reverenciar estes líderes que honraram compromissos comunitários e não fizeram o negócio fácil que os privilegiaria em detrimento do bem comum. O tempo passou, muitos deles passaram e aos anos dourados do Crato se sucedeu um tempo difícil no seu desenvolvimento. Ainda hoje, felizmente, Huberto, a sua participação entusiasmada, constante em todos os grandes momentos dos avanços sócio-culturais e econômicos da Princesa do Cariri demonstram claramente que você é destas espécies raras que resistem heroicamente às adversidades que enfeiam os planos por uma sociedade melhor. Como reconhece Emerson Monteiro, você Huberto “é um homem talhado a preservar valores históricos e a memória social do Crato e de todo o Cariri como raros outros.” Você é a enciclopédia deste Cariri histórico, a memória viva de sua história mais recente, a quem recorremos porque você vem e está disponível ao nosso alcance, o cidadão voluntário e prestimoso por excelência. E toda a sua vida é um testemunho eloquente de um profissional que se fez autodidata desde a modesta amplificadora da cidade para se eternizar em dedicação no Rádio, na Universidade, na Diocese, no Instituto Cultural, na Prefeitura, organizando eventos e se fazendo instrumento de grande valia em toda esta trajetória. 
Sem dúvida alguma, Huberto, esta foi a maneira com a qual você se eternizou dentre os seus, porque continua a demonstrar que a missão tem que permanecer impregnada de um amor e de imensa fidelidade à sua terra. Certamente por isto é que ela lhe deve, eternamente, um agradecimento sincero, como filho tão devotado. 

PRIMEIRA UNIDADE VAPT VUPT
O município de Juazeiro do Norte inicia serviços de cidadania ofertados à população. Na última quarta-feira (13), às 10 horas, a cidade recebeu a primeira unidade do Vapt Vupt, projeto do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). O Vapt Vupt é uma central de atendimento ao cidadão que reúne diversos serviços públicos, a exemplo de emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestação de serviços. A unidade já está funcionando no Centro Multiuso de Juazeiro, ocupando todo o primeiro andar do prédio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Cada Vapt Vupt terá uma gama de serviços reunidos em uma média de 3.000 m2. A unidade fica localizada na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, no Centro de Juazeiro. São os seguintes, os órgãos e instituições que atenderão no Vapt Vupt de Juazeiro do Norte:
- Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (ARCE)
- Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado
- Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado
- Conselho Regional de Contabilidade
- Prefeitura Municipal de Juazeiro
- Secretaria da Fazenda do Estado
- Secretaria da Cultura do Estado
- Universidade Federal do Cariri
- Controladoria Geral do Estado
- Tribunal de Eleitoral do Ceará
- Defensoria Pública do Estado
- Secretaria da Receita Federal
- Perícia Forense do Estado
- Junta Comercial do Ceará
- Sine/IDT
- Cagece
- Detran
- Sebrae
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Sejus, Bianca Felippsen (ascom@sejus.ce.gov.br ) /(85) 3101.2862) 
  






























A VISITA DE EDUARDO CAMPOS
Já estávamos guardando as imagens da viagem de Eduardo Henrique Acioli Campos ao Cariri, quando em 01.06 pp esteve em Juazeiro do Norte e nas demais cidades. Mas, a tragédia de seu falecimento nos leva nesta coluna a prestar-lhe uma singela homenagem, reproduzindo aqui alguns flagrantes desta curta permanência entre nós, quando foi agraciado com o Título de Cidadão Juazeirense, em cerimônia acontecida na Faculdade Leão Sampaio, na visita que fez à Colina do Horto e uma breve passagem para um  encontro com  a turma da Praça Pe. Cícero. Através do Facebook eu anotei: “No dia 01.06.2014 estávamos na nossa animada roda na Praça, pelas 10:30 da manhã, e lá apareceu o Carlinhos Macedo, do PSB local. Disse pra todo mundo: - não saiam daqui que eu vou ali e vou trazer o nosso candidato. Não é que não demorou mais que uns 10 minutos e lá nos reapareceu o Carlinhos trazendo Eduardo Campos para que conhecêssemos. Foi no que deu: conversa breve, abraços, promessas, muitas fotografias e de quebra o Aluísio Neri Filho ainda deu um presente para o Eduardo, com esta estatueta do Frei Damião. Dizem os mais entendidos de minha fé cristã que um dia tornaremos a nos encontrar, a não ser que eu fique bolando pelo purgatório.”

PRAÇA PE.CÍCERO
Aliás, a Praça Pe. Cícero acaba de conseguir o que bem poderia ser considerado uma melhoria: Ela foi tombada como bem material do município, e declarada patrimônio cultural e material de nosso povo. É que o prefeito municipal sancionou a Lei, oriunda da iniciativa da vereadora Rita de Cássia Monteiro Gomes e aprovada na Câmara Municipal. Vejam o seu teor: 
LEI N.º 4364, DE 12 DE AGOSTO DE 2014. Declara patrimônio cultural e material do povo juazeirense a Praça Padre Cícero Romão Batista e todo o seu complexo. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, Estado do Ceará. FAÇO SABER que a CÂMARA MUNICIPAL decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1.º - Considerando o art. 15, inciso III da Lei Orgânica do Município de Juazeiro do Norte, fica declarado patrimônio cultural e material do povo juazeirense, a Praça Padre Cícero Romão Batista 
e todo o seu complexo localizado no centro urbano e comercial.
Art. 2.º - Constitui o patrimônio histórico e material o conjunto dos bens monumentais, arquitetônicos, histórico e paisagístico (arbóreo) existentes na Praça Padre Cícero Romão Batista
e torna a conservação de interesse público, quer pela sua vinculação à fatos memoráveis da história de Juazeiro do Norte, quer por seu excepcional valor histórico, cultural, material, arquitetônico e/ou
paisagismo natural e de seu arbóreo.
Art. 3.º - O tombamento a que se refere esta lei estende-se também:
a) Estátua do Padre Cícero Romão Batista em bronze e em tamanho natural inaugurada em 11 de janeiro de 1925 e que em sua placa de inauguração datada de 24 de março de 1924, que se encontra no centro da praça;
b) Colina do Horto, construída na gestão do Prefeito Coronel Francisco Neri da Costa Mourato, inaugurada em 22 de julho de 1936 e que se encontra no centro da praça;
c) As árvores de juá, plantadas na década de 1930, em toda parte da praça;
d) As palmeiras imperiais;
Art. 4.º - Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo Municipal de Juazeiro do Norte procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente.
Art. 5.º - A despesa decorrente desta Lei correrá por conta de dotações orçamentárias próprias ou suplementadas, se necessário.
Art. 6.º - A presente Lei será regulamentada por decreto no prazo de sessenta (60) dias.
Art. 7.º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio Municipal José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, aos 12 (doze) dias de agosto de 2014 (dois mil e catorze). DR. Raimundo Antonio de Macedo, Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte. Autoria: Vereadora Rita de Cássia Monteiro Gomes
OBSERVAÇÃO: Esta Lei deverá ser revista e novamente publicada, tão logo sejam modificados os termos equivocados que falam no item b) do seu Art. 3º (Colina do Horto). Efetivamente o legislador deve ter tido a intenção de mencionar a COLUNA DA HORA.