sexta-feira, 1 de junho de 2012


JESUALDO FARIAS FOI INDICADO
PARA NOVO MANDATO

Transcrevemos abaixo a comunicação realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, com respeito à consulta para novo mandato de reitor na UFC

Chapa Jesualdo – Henry obtém 85,48% dos votos em consulta
para Reitor da UFC  (
01-Jun-2012)

A chapa formada pelos professores Jesualdo Pereira Farias e Henry de Holanda Campos obteve 85,48% do total bruto de votos na consulta à comunidade universitária para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará. O resultado foi divulgado por volta das 23h de ontem (31 de maio). Foram contabilizados 3.438 votos nos campi da UFC na Capital e no Interior do Estado – desses, 2.939 foram destinados à chapa. Houve, ainda, 324 votos nulos e 175 em branco. De acordo com dados da Comissão Eleitoral, um total de 1.179 professores foi às urnas, sendo que 90,4% deles votaram na chapa Jesualdo - Henry. Também 1.684 estudantes participaram da consulta – com 83,76% dos votos destinados à chapa. Entre os servidores técnico-administrativos, 575 se manifestaram, sendo que 81,5% optaram pela dupla. Este ano, apenas uma chapa se inscreveu para a consulta.

Próximos passos

O resultado da consulta deverá ser homologado, na próxima semana, em reunião do Conselho Universitário. Serão votados os nomes que comporão uma lista tríplice, a ser enviada à Presidenta Dilma Rousseff. É dela a prerrogativa de indicar reitores e vice-reitores das universidades federais. A nova gestão da UFC, com duração de quatro anos, terá início em outubro deste ano. O Reitor em exercício, Henry Campos, destacou uma série de desafios para os próximos quatro anos, a começar pela necessidade de uma "reestruturação administrativa" na UFC. "A Universidade é, hoje, 67% maior em área física que há três anos. Foi praticamente uma outra universidade que surgiu, com 28 novos cursos de graduação e 20 novos doutorados. Isso exige um reforço nessa estrutura administrativa. Precisamos readequar a máquina ao tamanho da casa", explicou. Outro ponto considerado prioritário é a recuperação do quadro funcional, com a contratação de novos servidores. O Prof. Henry Campos destacou a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei que cria 70 mil novas vagas de servidor nas universidades, o que poderá ajudar a UFC a superar o déficit de funcionários. "A UFC cresceu muito e, atualmente, temos pelo menos um terço de funcionários a menos do que tínhamos há 15 anos. Essa é outra luta: reposição de trabalho", garantiu. Tudo isso sem contar com a atenção que deverá ser dedicada à conclusão de obras importantes, como a do Instituto de Cultura e Arte (ICA), ao processo de continuidade de expansão da UFC, à consolidação dos campi de Russas e de Crateús, bem como a internacionalização da Universidade, que já está presente em 97 países através do intercâmbio acadêmico.

Confira abaixo o resultado da consulta.