domingo, 25 de setembro de 2016

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE SESC (CRATO)
O Cine SESC (Teatro Adalberto Vamozi, SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 26, segunda feira, às 19 horas, o filme LA SAPIENZA (La Sapienza, França/Itália, 2014, 118min). Direção de Eugene Green. Sinopse: Alexandre Schmid (Fabrizio Rongione) é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor (Christelle Prot), decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo (Ludovico Succio) e Lavinia (Arianna Nastro), os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.
CINE SESC (JUAZEIRO DO NORTE)
O Teatro Patativa do Assaré, SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 28, quarta feira, às 19 horas, o filme VIVER É FÁCIL COM OS OLHOS FECHADOS (Vivir es Fácil com los Ojos Cerrados, Espanha, 2013, 107min). Direção de David Trueba. Sinopse: Ídolos são sempre fonte de inspiração, seja pelo que produzem (nas artes, no esporte, na vida) quanto pelo que dizem. Poucos são aqueles com a sabedoria necessária para, conhecedores do poder que têm em mãos, usá-lo de forma a realmente fazer a diferença. John Lennon é um destes casos, não apenas pela excelência musical produzida no período dos Beatles mas também pelas mensagens de paz e união que transmitia - como esquecer a belíssima "Imagine"? Viver é Fácil Com os Olhos Fechados, candidato da Espanha ao Oscar 2015 de melhor filme estrangeiro, se apropria do perfil de Lennon para compor uma história de fundo real, quando ele se arriscou como ator em Como Eu Ganhei a Guerra. Em plena ditadura de Franco, Lennon & cia se mudaram para a cidade espanhola de Almería para rodar o longa-metragem, não sem antes os Beatles enfrentarem problemas de cunho moral devido a shows recentes que fiz... 
CINE CAFÉ VOLANTE (TEATRO MARQUISE BRANCA, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, também promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Juazeiro do Norte (Teatro Marquise Branca, Av. Pe. Cícero, Santa Teresa), com entrada gratuita e exibe no próximo dia 30, sexta feira, às 19 horas, o filme CORAÇÃO SELVAGEM (Wild at Heart, EUA, 1990, 98min). Direção de David Lynch. Sinopse: Marietta Pace Fortune (Diane Ladd) é uma sulista rica e de comportamento instável que não aceitava que Sailor Ripley (Nicolas Cage) namorasse sua filha Lula Fortune (Laura Dern), mas não por se preocupar com ela e sim pelo simples fato de que Marietta queria tanto transar com Sailor que foi ao banheiro masculino para tentar seduzi-lo. Mas como ele a repudiou categoricamente, ela imediatamente mandou Bob Ray Lemmon (Gregg Dandridge), um capanga, para cumprir uma ameaça dita no banheiro. Entretanto, Sailor reagiu prontamente e, com as mãos limpas, matou Bob Ray. Quase dois anos depois ele foi posto em liberdade e, juntamente com Lula, viaja para a Califórnia, fazendo com que Ripley quebre sua condicional. Durante o trajeto ele dá vazão à fixação que tem por Elvis Presley, eaquanto Lula tem obsessão por "O Mágico de Oz". Enquanto a viagem transcorre eles fazem muito sexo, compartilham seus passados, são perseguidos por Marcello Santos (J.E. Freeman), um assassino contratado por Marietta, e conhecem diversos tipos bizarros, mas principalmente conhecem Bobby Peru (Willem Dafoe), um ex-fuzileiro naval que convence Sailor a participar de um assalto a banco.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 30, sexta feira, às 20 horas, um lançamento recente da cinematografia, mas o título não foi divulgado.
CINE SESC (JUAZEIRO DO NORTE)


O Cine SESC (Teatro Patativa do Assaré, SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, realiza no próximo dia 04 de otubro, terça feira, às 19 horas, o lançamento da Edição 36 da SÉTIMA – REVISTA DE CINEMA, com apresentações e sorteios. Imperdível.

CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 30, sexta feira, às 19 horas, o filme SPARTACUS (Spartacus, EUA, 1960, 184min). Direção de Stanley Kubrick. Sinopse: Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Apesar de não ter muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Só que seu destino é mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o compra para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma com suas esposas, que pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar. 
DENOMINAÇÕES DE VIA PÚBLICA E HOMENAGENS
A municipalidade juazeirense, com atos já publicados no Diário Oficial do Município, prestou as seguintes homenas em seus bens públicos: 

LEI Nº 4652, de 08.09.2016: Art. 1º – Denomina de RUA ROMANA RODRIGUES DE MATOS, a rua projetada 04 do LOTEAMENTO VALE DAS TIMBAÚBAS, com início na rua projetada 08 e término no prolongamento da Avenida Humberto Bezerra, sentido norte/sul, bairro Aeroporto, nesta cidade. Autoria: Vereador DANTY BEZERRA SILVA. Coautoria: Vereador ANTÔNIO CLEDMILSON VIEIRA PINHEIRO.

LEI Nº 4653, de 08.09.2016: Art. 1º – Fica denominado de OFICINA DE PRÓTESES RADIALISTA ENOQUE SILVA, o Próprio municipal que está sendo construído na Avenida Maria Edinir de Mendonça, no Parque Ecológico das Timbaúbas, nesta cidade. Autoria: Vereadora MARIA DE FÁTIMA FERREIRA TORRES. Coautoria: Vereadores NORMANDO SÓRACLES GONÇALVES DAMASCENA, JOSÉ IVAN BEIJAMIM DE MOURA e RITA DE CÁSSIA MONTEIRO GOMES. Subscriçõ: Vereador PEDRO BERTRAND ALENCAR MONTEZUMA ROCHA.

LEI Nº 4654, de 08.09.2016: Art. 1º – Fica denominado de GINÁSIO COBERTO FRANCISCO HYANN DE MORAIS DAMASCENO, o próprio municipal que está sendo construído na Praça da Juventude, no bairro Frei Damião, nesta cidade. Autoria: Vereadora MARIA DE FÁTIMA FERREIRA TORRES. Coautoria: Veeador PAULO JOSÉ DE MACEDO.

LEI Nº 4655, de 08.09.2016: Art. 1º – Fica denominado de ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL – EMEI ANA ESTER JUCÁ MAIA SOARES, o Próprio municipal localizado Anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Professora Tarcila Cruz Alencar, na rua Júlia Nogueira, entre as Avenidas Antônio Sales e Presidente Castelo Branco, no bairro Novo Juazeiro, nesta cidade. Autoria: Vereadora MARIA DE FÁTIMA FERREIRA TORRES. Coautoria: Vereador PAULO JOSÉ DE MACEDO.

LEI Nº 4656, de 08.09.2016: Art. 1º – Fica denominado de CENTRO DE REABILITAÇÃO ARQUITETO ROBERTO ARAÚJO BEZERRA, o próprio municipal localizado à Avenida Ednir Bezerra de Mendonça, no Parque Ecológico das Timbaúbas, nesta cidade. Autoria: Vereadora MARIA DE FÁTIMA FERREIRA TORRES. Coautoria: Vereador PAULO JOSÉ DE MACEDO.