terça-feira, 14 de agosto de 2012


REITOR EMPOSSA SERVIDORES PARA OS CAMPI DE FORTALEZA, CARIRI E SOBRAL
 O Reitor Jesualdo Farias empossou, na manhã de hoje (10), 27 servidores recém-nomeados, dos quais 10 são docentes e 17, técnico-administrativos, a serem lotados nos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, Cariri e Sobral. Em sua fala de boas vindas, o Reitor fez questão de destacar as nomeações de Thelma Leite de Araujo e Ronaldo de Albuquerque Ribeiro como professores titulares, o mais alto nível da carreira docente. Eles são, respectivamente, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina, e do Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). O Prof. Jesualdo Farias fez alusão ao dia em que também foi nomeado como titular, mas em momento bem diferente deste, porque apenas recebeu um documento da Superintendência de Recursos Humanos, em seu gabinete de trabalho, e não havia ninguém para abraçá-lo e comemorar com ele. “Naquela época, a Universidade não fazia este tipo de acolhida”, lamentou. Em seguida, em nome de todos os professores presentes, saudou o Prof. Renato Casimiro, estudioso e pesquisador da cultura cearense, e muito especificamente, as manifestações culturais do Cariri e, naquela região, a de Juazeiro do Norte. A solenidade começou com a leitura do Termo de Posse seguida de chamada de todos os nomeados que recebiam sua documentação das mãos do Reitor Jesualdo Farias. Fazem parte agora do quadro de docentes da Instituição: Ada Beatriz Gallicchio Kroef, do Instituto de Cultura e Arte; André Casimiro de Macedo, do Departamento de Engenharia Química; Antoniella Souza Gomes Duarte, do Departamento de Morfologia, da Faculdade de Medicina; Daniel Dantas, do Instituto de Cultura e Arte; Edwin dos Santos Carvalho, do Campus do Cariri; Jeferson Leandro Klug, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Joelma Marques de Carvalho, do Instituto de Cultura e Arte; Raul Carneiro Nepomuceno, do Departamento de Direito Público, da Faculdade de Direito, além dos dois professores titulares já citados. São os seguintes os servidores técnico-administrativos empossados: Ana Cristina Caminha Viana Lopes, Ana Graziela Ramiro Alves, Elton John de Almeida Silva, Emanuella Lustosa Bandeira, Fabíola Fernandes Heredia, Francisca Gondiane Andrade Matos, Geórgia Camila Muniz Fonseca, Iara Moreira Rodrigues, Lidia Cyntia Coelho de Farias, Luciana Albuquerque Cavalcante, Nara Fabíola Costa Brito, Paulo Sávio Maciel Vasconcelos, Rodrigo Fernandes Dantas de Menezes, Salomão Jonas Agustinho Nunes, Thiago Dias de Vasconcelos Araújo – todos para os campi de Fortaleza – e ainda Thiago Pereira Maranhão, para o Campus de Sobral, e José Dulivardo Florêncio de Oliveira, para o Campus do Cariri. 
O Prof. Jesualdo Farias mostrou, em números, a dimensão da Universidade Federal do Ceará, que é o terceiro maior orçamento do Estado e se equipara a uma cidade de cerca de 50 mil habitantes, contando: seus 40 mil estudantes, entre os de graduação, pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira; os 1.840 professores; e os servidores técnico-administrativos. Admitindo não estarmos vivendo um bom momento, pois há conflitos que precisam ser resolvidos, o Reitor destacou o esforço feito nos últimos anos para fortalecer o ensino público universitário. Ao finalizar, ressaltou o compromisso social que a Universidade tem com a sociedade e pediu para que todos se engajassem nesse compromisso.
Transcrito da Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC (http://www.ufc.br)

Nota da Editoria: Conforme a nota acima, na última sexta feira voltei à UFC para assistir a posse de novos professores e técnicos para os diversos campi, incluindo-se o Cariri. Foi muito agradável conversar e ouvir a longa exposição do prof. Jesualdo Pereira Farias, na saudação aos novos valores que vem somar à grandeza da nossa Universidade.  A UFC já está chegando, pertinho, de 2 mil professores, 1.200 dos quais já com nível de doutoramento. O reitor administra um orçamento de 1,1 bilhão de reais, inferior, apenas, ao Estado do Ceará, como um todo. Conhecendo, como conhecemos, a missão desta instituição, bem se vê a responsabilidade social que lhe recai, sob o comando sereno e competente do prof. Jesualdo. Depois de discorrer longamente sobre o que é esta instituição hoje, o reitor posicionou os novos docentes e funcionários sobre o horizonte de consolidação da UNILAB (Redenção e Maciço de Baturité), os novos campi (Crateús e Russas), bem como a implantação da UFCA (Universidade Federal do Cariri). A mim, particularmente, revelou a sua crença no sentido de que os gestores municipais de Crato, Juazeiro e Barbalha continuem a empenhar-se no sentido de garantir a necessária infraestrutura para as ações da UFC-Cariri e no futuro para a UFCA. Isto recai, principalmente sobre as necessidades de obras viárias e terrenos para a expansão do campus na sede de Juazeiro do Norte. O prof. Jesualdo também tem grande preocupação com respeito à tramitação do Projeto de Lei que está na Câmara Federal, confiando que o empenho da representação política se confirme para que até 2014 a UFCA seja implantada, de fato.