quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BOA TARDE
085: (19.11.2014) Boa Tarde para Você, Maria de Fátima Morais Pinho

Aos nossos olhos, recai sobre si na atualidade a grave responsabilidade de manter e dirigir o IPESC, Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais, da Universidade Regional do Cariri.

Em novembro de 1987, professora Fátima Pinho, a Delegacia Regional de Ensino sediada em Juazeiro do Norte, promoveu o Seminário “URCA, seu Papel, seu Espaço”, tratando da Regionalização da Universidade, cuja preocupação emergia na sociedade caririense.

Convidado a participar do evento, eu me pronunciei sobre a nossa preocupação em tornar a URCA um forte instrumento de modernização e desenvolvimento do Cariri, a partir de uma maior presença nas demais cidades, além da sede da Reitoria.

Eu propus, por exemplo, que diversos órgãos suplementares fossem criados para estimular esta participação dos municípios, sobretudo por não se poder realizar naquele momento, e como se desejava, a implantação de cursos e faculdades nas diversas comunidades.

Deste modo, Fátima, havíamos pensado em criar em Juazeiro do Norte um Centro de Documentação, ou um Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais que encerrasse núcleos de preservação da memória histórica, arquivos, biblioteca, hemeroteca, salão de exposições e outras atividades correlatas para dinamizar o que tínhamos mais evidente como o folclore, o artesanato, a literatura de cordel e a religiosidade popular.

Em 12 de maio de 1989, perante o Conselho Universitário presidido pelo seu reitor, o Prof. Dr. José Teodoro Soares, apresentamos formalmente a proposta de criação do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais do Cariri - IPESC.

Entre 17 e 20 de abril de 1988, a URCA havia realizado com êxito o I Simpósio Internacional sobre Pe. Cícero e os Romeiros de Juazeiro do Norte.

E em vista do que já se consolidara desde o Seminário de 1987 e as recomendações da síntese conclusiva do I Simpósio Internacional, para nossa imensa alegria, Fátima, a Reitoria baixou uma Resolução do Conselho Universitário, em 23 de maio de 1989, criando o IPESC, com sede em Juazeiro do Norte.

Na mesma data, uma Portaria designava os professores José Boaventura de Sousa, Peterus Antonius Tegenbosch, Francisca Fernanda Anselmo, Edmilson Martins Lima, Daniel Walker Almeida Marques, Antonio Renato Soares de Casimiro, José Bendimar de Lima e Francisco Hélio Germano, para sob a presidência de Boaventura, formar a Comissão que efetivamente implantou o novo órgão.

Vinte e cinco anos decorridos, dos quais nos lembraremos eternamente, pelo imenso serviço prestado ao Cariri, o IPESC continua no nosso imaginário a representar uma grande esperança no nosso desenvolvimento continuado e sustentável, a partir de seus objetivos maiores.

E nisto, Fátima, em fase áurea, primamos pela realização de atividades científicas e culturais, pela recuperação e constituição de acervos documentais, pela produção e disseminação de conhecimentos; conjugamos suas atividades de pesquisa e extensão cultural às atividades implementadas pelos cursos ministrados na URCA; captamos recursos de fontes financiadoras para projetos de pesquisa; mantivemos as áreas de extensão cultural, de documentação e de editoração; realizamos cursos, seminários, simpósios e ciclos de estudos; firmamos convênios com entidades do país e do exterior para intercâmbio cultural e executamos programas de treinamento de pessoal nas áreas de pesquisa objetivando a melhor qualificação de graduados da URCA.

Finalmente, professora Fátima, reconhecemos em si esta responsabilidade histórica sobre o acervo que você herdou. Esperamos, sinceramente, que esta seja também uma permanente luta em sua vida profissional, como foi para cada um daqueles que um dia tiveram a ideia de criar o IPESC e mantê-lo até quando foi possível, pois já era uma grande missão.

(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 19.11.2014)