sábado, 15 de julho de 2017



BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que semanalmente estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de quartas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
262: (12.07.2017) Boa Tarde para Você, Mons. Amilton Manoel da Silva.

Não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, Monsenhor Amilton, e apenas o vi pela web Tv Mãe das Dores, na celebração da santa missa da última segunda feira à noite na Basílica Santuário da Paróquia Centenária de Nossa Senhora das Dores. 

Gostaria de cumprimentar lhe nessa tarde, por sua visita à nossa terra, em romaria que se declarou pública, homem de mente e coração abertos, às vésperas de novas e importantes funções.

Dou uma olhada na internet para dali colher informações básicas sobre sua pessoa, sacerdote em Cristo, aos 54 anos de idade, nascido paulista, no território da Diocese de Marília, e com vinte anos de ministério sacerdotal, na sua Congregação da Paixão de Jesus Cristo, nomeada Passionistas.

Leio na súmula biográfica, Monsenhor, que vossa reverendíssima cursou Filosofia, Teologia, História e Psicologia, na Universidade Federal do Paraná, tendo recebido os graus acadêmicos de bacharelado e licenciatura nessas matérias. 

Fez a sua primeira profissão religiosa em 1997 e foi ordenado presbítero no ano 2000, em cerimônia presidida pela extraordinária figura de Dom Luciano Mendes de Almeida.

Como presbítero, coordenou a equipe de espiritualidade da Família Passionista do Brasil, secretário dos Superiores Maiores Passionistas da América Latina, vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, Paraná. 

Foi ainda formador dos postulantes, mestre dos noviços, conselheiro provincial de sua Ordem, e é superior provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral dos Passionistas, tendo neste ano, assumido o paroquiado de São Paulo da Cruz, da Arquidiocese de São Paulo.

Também foi Assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pregador de exercícios espirituais e vigário paroquial em Ponta Grossa, Paraná. 

Por último, a menção mais recente foi o comunicado do Vaticano, numa dessas quartas, de sua escolha para a missão de bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, nomeado pelo Papa Francisco. 

Para tanto, no dia 19 de agosto próximo, na Igreja Matriz de sua terra natal, Oswaldo Cruz, em São Paulo, vossa reverendíssima terá a sua ordenação episcopal presidida por D. José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, acolitado pelo cardeal emérito de São Paulo, D. Cláudio Hummes.

A missa de acolhida em Curitiba, dos dois bispos auxiliares que acabam de ser nomeados será realizada no dia 8 de setembro, Dia da Padroeira da Arquidiocese de Curitiba, na bela Catedral Metropolitana que eu visitei anos atrás para abraçar o amigo Pe. Helcion Ribeiro.

Seu lema episcopal será: “Gloriar-se na Cruz de Cristo”, pela inspiração que nos vem da Carta aos irmãos das Igrejas da Galácia: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.”

Então, Monsenhor Amilton, achei muito bonita a sua confissão na homilia, pelo gesto de ter deixado a sua terra, nessa hora de preparações e ter vindo à terra do Patriarca dos Sertões para recarregar seu ânimo diante dos novos caminhos, partilhando conosco no altar da Mãe das Dores.

Essa devoção que celebramos há exatos cento e noventa anos, com o amor e a fidelidade que verdadeiramente há entre filhos e a mãe amada, será comemorada aqui na semana em que vossa reverendíssima estará se reencontrando como novo bispo, com todos os seus, gente curitibana.

Pessoalmente, farei minhas preces para o sucesso de sua missão, relembrando que também suas orações entre nós se fizeram ao socorro da Mãe das Dores e do nosso santo Padrinho Cícero, instâncias seguras, também para o nosso socorro às portas de graves e importantes decisões.

Assim somos, Monsenhor, gente sofrida dessa nordestinada terra, degredados filhos de secas e das vontades dos homens e dos céus, gente penitente e temente a Deus, crentes na grandeza do Reino, povo operoso, romeiros do porvir, corações, mentes e braços de uma messe imensa.

Também viemos nós pelas estradas cheias de pedras e areia, percorridas pelos que nos precederam, em busca dos lenitivos que nos fortaleceram ao longo dessa grande jornada, construindo esse templo que também é parte da mais estupenda demonstração de amor à humanidade. 

Acolhemos e saudamos o peregrino, filho de São Paulo da Cruz, como um irmão dileto, aquele que vem em nome do Senhor, e a quem abraçamos para desejar-lhe felicidades na sua nova missão.
(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 12.07.2017)
O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE CAFÉ VOLANTE (URCA, MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (urca, Campus Missão Velha, Rua Cel. José Dantas, 932 – Centro), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 20, quinta feira, às 19 horas, o filme SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (Sex, Lies and Videotape, EUA, 1989, 99min). Direção de Steven Soderbergh, Sinopse: O advogado John Mullany (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher, Ann Bishop Mullany (Andie MacDowell), e, ao mesmo tempo, tem um caso com a cunhada, Cynthia Patrice Bishop (Laura San Giacomo). Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, Graham Dalton (James Spader), que grava em vídeo o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.
CINE CAFÉ VOLANTE (CASA GRANDE, NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 21, sexta feira, às 19 horas, o filme O PATRIOTA (The Patriot, EUA, 2000, 175 min). Direção de Roland Emmerich. Sinopse: Na emocionante aventura O Patriota, o vencedor do Oscar Mel Gibson estrela como Benjamin Martin, um herói do terrível conflito francês e indígena, que havia renunciado lutar para criar sua família em paz. Mas quando os ingleses chegam a seu lar e ameaçam seus sete filhos, Martin pega em armas ao lado do filho idealista, Gabriel (Heath Ledger, de 10 Coisas que Eu Odeio em Você), e lidera uma brava milícia numa batalha contra o incansável e esmagador exército inglês. No processo, ele descobre que a única maneira de proteger sua família é lutar pela liberdade de uma jovem nação.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no dia 21, sexta feira, às 19 horas, dentro do Festival de Filmes Inesquecíveis, o filme PAGINAS DA VIDA (O. Henry´s Full House, EUA, 1952, 117min). Direção de Henry Hathaway, Howard Hawks, Henry King, Henry Koster e Jean Negulesco. Sinopse: Obras-Primas do Cinema apresenta Páginas da Vida, antológico filme hollywoodiano, composto por cinco histórias baseados nos contos de O. Henry. Produzido por André Hakim e dirigido por cinco grandes mestres da época, Henry Hathaway, Howard Hawks, Henry King, Henry Koster, Jean Negulesco. A trilha sonora foi composta por Alfred Newman e o filme é narrado pelo autor John Steinbeck, que faz uma rara aparição em câmera para introduzir cada história. - O Policial e o Hino (The Cop and the Anthem) Direção: Henry Koster - Estrelando: Charles Laughton, Marilyn Monroe e David Wayne. Um sem-teto fica frustrado pelas inúmeras tentativas de ser preso e encarcerado por 90 dias em uma cela quente ao invés de enfrentar os rigores de um inverno de Nova Iorque. - O Toque do Clarim (The Clarion Call) Direção: Henry Hathaway - Estrelando: Dale Robertson e Richard Widmark Um detetive da Policia de Nova Iorque tem uma crise de consciência quando fica dividido entre o dever de prender um amigo de infância por um crime que só ele sabe e a dívida de honra que ainda tem para com o amigo. - A Última Folha (The Last Leaf) Direção: Jean Negulesco - Estrelando: Anne Baxter, Jean Peters e Gregory Ratoff. Uma jovem ingênua pega pneumonia depois de ser seduzida e abandonada por ator venal. Quando perde a vontade de viver, sua irmã e um excêntrico artista de Greenwich Village tentam ajudá-la a sobreviver. - O Resgate do Chefe Vermelho (The Ransom of Red Chief) Direção: Howard Hawks - Estrelando: Fred Allen, Oscar Levant e Lee Aaker. Dois vigaristas trapalhões sequestram o filho de um xerife rural, mas começam a achar que pegaram mais do que podem lidar. - O Presente dos Reis Magos (The Gift of the Magi) Direção: Henry King - Estrelando: Jeanne Crain e Farley Granger. Um jovem casal pobre luta para pagar presentes de Natal dignos de seu amor.
CINE CAFÉ (CCBNB, JUAZEIRO DO NORTE)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no dia 22, sábado, às 17:30 horas, o filme O GRANDE DITADOR (The Great Dictator, EUA, 1940, 124min). Direção Charles Chaplin. Sinopse: Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.
DONA ALAÍDE
Registro com pesar o falecimento de dona Alaíde Bezerra, no início da semana que passou, por causa ignorada. Era uma pessoa bem recolhida à sua vivência familiar e doméstica. Daí porque não sabemos a causa mortis. Ao que parece, a sua última aparição mais festiva foi durante a celebração do centenário do centenário de Juazeiro do Norte. Com a participação de luzida comitiva de Ilheus, BA, nosso conterrâneo José Leite de Sousa capitaneou a inauguração de um busto de Floro Bartolomeu da Costa, exatamente na Av. Dr. Floro. Dona Alaíde, como a moradora mais antiga aí residente participou e fez apreciado discurso saudando o evento e as iniciativas da PMJN e do conterrâneo Zé Leite. Pessoalmente, eu escrevi um texto que foi publicado nessa Coluna, em homenagem a Dona Alaide. Por diversas vezes marque para ir fazer-lhe uma visita e, infelizmente fui surpreendido com seu falecimento. Rezo por seu descanso eterno.
rocinha
ACADÊMICOS DA ROCINHA, 2018
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha (ou simplesmente Acadêmicos da Rocinha) foi fundada em 1988 no bairro de São Conrado. No seu Enredo para o Carnaval de 2018 ela está trabalhando o tema Madeira Matriz (o título de um livro do Gilmar de Carvalho). Eis a súmula do enredo, de autoria de M. Ferreira.” Pelas campinas sob o vento quente do agreste pernambucano. Céu esculpido por baixas nuvens emoldura muros xilogravados de histórias vividas na memória de populares. A pequena São José dos Bezerros, entrelaçada por animais passantes, eterniza em desenhos a sua história em preto e branco. Passa seus ensinamentos a mãos de seus filhos de fibra. Chão de inúmeros artistas que preenchem paredes vazias com suas lições. Luzir da criação! Trato o taco de umburana, vindo de Caruaru. Corto com um formão, cavo com uma goivinha e risco com um buril (meio troncho). Traço em matriz a “xilogravida” de um matuto que deu certo por esse mundo afora. De reinos baianos, os primeiros símbolos gravados em cartas de jogar, ato perpetuado na feira ecológica da minha Bezerrinhos. Penduricalhos. Barracaria: palhaços-vendedores com balões; frutas nordestinas exalando doce-mel; gaiolas repletas de galinhas e cabrinhas; piões esculpidos em louro-canela; o colorido rubro-terroso da cerâmica dos grandes mestres do Alto do Moura, mesmo barro que tinge águas margeantes do Ipojuca. A gritaria dos folheteiros em barracas de cordel estampadas com o tempo de nossa não fácil vida. Esboço a aridez do chão em tapete verde que resiste e adoça a vida em cor. Florir da palma, meio a seca castigada pelo Monstro do Sertão, nosso alimento em tempos árduos… Mesmas mãos de arte na lida colheita da cana, da quebra do milho, na acolhida aos ovos frescos da manhã ou no afago do algodão. A mula traceja um caminhar de caçuás repletos de girassol-flor e rosas da linda donzela sertaneja. Findo à tarde. Vejo distante pés ao chão e a vida na cabeça, são muitos fujindo (com j mesmo) da terra seca… Solitária, ao alto, acompanha-os: Asa Branca. Primeiras estrelinhas raiadas ao fundo, em azul tênue do céu. Valei-me meu querido Juazeiro do Norte! Sigo o aviso de Frei Damião: ser um bom romeiro a tantas santidades católicas por mim gravadas, em especial São José, nosso padroeiro protetor. A São Francisco, proteja-me às passaradas. A São Jorge, não me vença os dragões. A Padim Ciço, os primeiros pingos de esperança. Fé e picardia não podem faltar! O diabo e a mulher andam de mãos dadas. A prostituta boa, quem diria, barganhou com charme sua vaga aos céus. O carcará em voo perpétuo sobrevoa o bando de Lampião que, ao chegar ao inferno, avista o casamento de seu supremo maior: Anjo-Mau. Areal iluminado por linhas tracejantes de gambiarras, pequenos pontos de luz. Ouço a rude batucada e cânticos de louvor a Xangô na fina areia do agreste. Devagar. Brejeiros, os primeiros acordes do pífano rural no forró da Serra Negra. Ordeno o som da embolada para as donzelas do Coco e Ciranda. Nas cheganças, lindo cortejo de fitas e flores franzidas no balancê do Bumba-meu-boi e Cavalo-marinho. Passo cruzado, brilhante perucaria da corte do Maracatu Rural. Nas pequenas sacadas, Papangus comem xerém ao som do frevo e cantoria. Os hômi se esconde das muié na sua rouparia. Baile armado: compasso minha alegria! Escavo a minha inspiração e moldo a máscara em papel colè. Marco o debrum negro de formas aladas. Pingo antenas com auréola. Faço uma fúlia (digo folia) com a borboleta encantada, pedacinho do meu Agreste… Pincelo o verde, azul e deixo o branco como base. Entalho, assim, essa história e a minha história, Rocinha!”
JOSÉ MARROCOS
Ninguém ainda fez a biografia mais completa do professor José Marrocos. Vez por outra vemos, a partir de informações esparsas que essa biografia é uma construção demorada pela ausência de dados. Mas, os dados vão aparecendo, como agora ao encontrar um texto de Gustavo Barroso, de 1956 na revista O Cruzeiro, no qual menciona a atividade docente de José Marrocos em Icó. Como ilustração a matéria traz essa foto de um sobrado muito amplo no qual Marrocos, segundo se diz, “onde residiu durante muito tempo e ensinou”. Interessante observar que uma das atividades de Marrocos nos primeiros anos 80 do século XIX foi por diversas cidades interioranas, com respeito à abolição da escravatura, atividade essa que se estendia à capital, Fortaleza e arredores (especialmente Redenção), mas que teve na região do Jaguaribe também uma grande efervescência. E aí estava Marrocos, certamente. Uma coisa relevante é que o próprio jornal Libertador (Fortaleza), da Sociedade Cearense Libertadora publicou ainda em 1883 o seguinte texto: “Glória e louvor ao povo cidadão do Icó! A primeira cidade livre do Império. O Ceará como estado foi pioneiro, então, mas em 1884 e o Brasil, como um todo, pela Lei Áurea, só em 1888. O sobrado em questão é uma edificação em estilo colonial, com três pavimentos. No terceiro, conforme a foto, há um Mirante, com oito janelas, duas em cada lado, segundo consta, por exigência das necessidades da época, devido as grandes agitações sociais nordestinas. Do mirante, proporciona-se uma vista panorâmica geral da cidade e das várzeas mais distantes, contornadas pelas serras e cortada pelo rio salgado. Faz parte do Patrimônio Histórico Nacional. Mas o seu dono atual, conforme texto encontrado numa edição do Diário do Nordeste, “morador e comerciante do Centro Histórico de Icó, Damon Magalhães, decidiu vender o imóvel, o Sobrado do Mirante, sob o argumento de não suportar mais as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com informações de amigos, Damon Magalhães teria feito uma reforma interna no imóvel e colocado uma viga de concreto, mas o Iphan exigiria de um certo tipo de madeira, que teria custo elevado. O proprietário agora deve desfazer a obra de reforma orçada em cerca de R$ 50 mil. “Ele está revoltado, é um morador antigo, mas diz que resolveu ir embora da cidade”, contou um amigo comum. O Centro Histórico de Icó foi tombado pelo Iphan na segunda metade da década de 1990. O sítio histórico recebeu recursos do Projeto Monumental do Ministério da Cultura. Qualquer intervenção nos imóveis públicos e privados precisa de autorização e projeto aprovado pelo Iphan.

UNINASSAU JUAZEIRO DO NORTE
A partir do próximo semestre, 2017.2, a Faculdade UNINASSAU, que funcionará no Colégio São Francisco – Franciscanos, dará início as suas atividades acadêmicas na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. A instituição irá ofertar 19 cursos entre graduações convencionais e tecnológicas nas modalidades presencial e EAD. São os seguintes os seus cursos: Presencial/EAD: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Logística e Segurança no Trabalho. EAD: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Aeronáuticas, Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Letras, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.

NOVO LIVRO DE IRMÃ ANNETTE
No próximo dia 19, no Círculo Operário São José (rua Pe. Cícero, próximo da Basóilica), haverá o lançamento do mais novo livro de Ir. Anne Dumoulin, sob o título Padre Cícero, santo dos pobres, santo da Igreja - Revisões históricas e reconciliação. A própria editora, Paulinas (SP) nos apresenta uma sinopse do livro, em suas 264 páginas. “O livro que o leitor tem em mãos é mais que uma simples biografia. É um estudo inédito, cuidadoso e apaixonado que apresenta a vida de Padre Cícero Romão por meio de documentos históricos pouco conhecidos e a partir de uma hermenêutica de fé, esperança e caridade. Padre Cícero é interpretado pelas vias da fé e da razão pela estudiosa-devota que adotou o personagem de Juazeiro como causa de sua vida acadêmica e pastoral há mais de quarenta anos. A autora, psicóloga e religiosa, é profunda conhecedora da história do grande santo popular, das devoções vivenciadas pelos romeiros nos dias de hoje nas romarias a Juazeiro do Norte, além de defensora da "reconciliação" da Igreja com o patriarca dos pobres do sertão nordestino. O estudo feito por ela contribui de forma lúcida com a construção de uma nova etapa na vida do "padrinho dos pobres". Seja ele canonizado ou não pela Igreja, encontra-se agora legitimado pelas palavras do Papa Francisco como virtuoso homem de Deus, defensor dos pobres e instrumento da ação de Deus. O leitor se surpreenderá com este livro. O estudo realizado interessa tanto a estudiosos do assunto quanto a devotos curiosos em conhecer mais profundamente a vida do santo de Juazeiro. A linguagem simples comunica fatos complexos e esclarece os processos históricos e os limites humanos que envolveram a vida de Padre Cícero no contexto histórico, político e eclesial em que viveu. O percurso da exposição e da reflexão permite encontrar um santo em meio à seca, um protetor dos pobres, um místico que suporta os sofrimentos com resignação e um injustiçado que aguarda por justiça.”

NOVO LIVRO DE SÁVIO EDWIGES

Agradeço o convite e me empenharei ao máximo para não perder esse evento importante com o lançamento do livro de Sávio Edwiges, sob o título de História de Juazeiro do Norte e a vida de Padre Cícero. Isso acontecerá no próximo dia 20, às 18:30h no Centro Cultural do BNB, no centro de Juazeiro do Norte. Aproveito para convidar todos os meus leitores.