sábado, 22 de outubro de 2016


LIVROS (I)
Tudo o que Gilmar de Carvalho escreve é bem feito e logo vira sucesso que se traduz pelas reedições que se sucedem, pela leitura obrigatória de seus textos e pela grande utilização que fazemos de suas fontes, de suas pesquisas. Foi assim também com estes dois pequenos-grandes livros. Um deles sobre a xilogravura em Juazeiro e o outro sobre a Lira Nordestina, a tipografia de folhetos de cordel da família de José Bernardo da Silva. Estas duas obras estão numa das coleções do Museu do Ceará. Leitura obrigatória para nós aqui na terrinha. 


LIVROS (II)
No dia 11 de outubro, próximo, Cícero Pereira de Sousa estará ingressando no seleto clube dos septuagenários. Para marcar este ingresso memorável, ele estará em Bonito de Santa Fé para lançar o seu livro Capitão Timotheo, o cangaço e os Viriatos. Desejo agradecer-lhe pois antes da viagem ele teve a gentileza de me enviar com amável dedicatória um exemplar dessa obra. O livro tem a co-autoria de Francisco Timóteo Filho, aos 94 anos, penúltimo dos filhos do capitão Francisco Timotheo de Sousa (*1850 / +1939), fundador da cidade de Bonito de Santa Fé, PB. Segundo o autor, “o foco principal da obra são as ações e rações heroicas que envolveram a figura legendária do Cap. Timotheo, no combate às investidas dos cangaceiros e do grupo dos Viriatos que desestabililzavam a ordem pública no sertão nordestino, ao tempo em que a região ainda estava à margem da tutela governamental”.
LIVROS (III)
Alberto Farias lançou em Fortaleza no mês de setembro, pp, a terceira de seu conceituado livro O Pe. Cícero e a invenção do Juazeiro. Certamente entre este mês de outubro ou logo mais em novembro, teremos a oportunidade de encontra-lo aqui para o mesmo lançamento.
LIVROS (IV)
Literatura de Cordel, xilogravura e poesia continua sendo o maior empenho de João Pedro Carvalho Neto, o João Pedro do Juazeiro, apesar de nascido em Ipaumirim. Mas, artisticamente aqui se fez e adotou a terrinha, mesmo afastado dela, há muitos anos residindo em Fortaleza. Ali tem gráfica, oficina de gravura e tem muitas ocupações como ilustrador. Tem uma produção muito vasta e dela acaba de sair estas duas reedições.

FOLHETOS DE SEU LUNGA
Os folhetos sobre Seu Lunga continuam “bombando”. Essa ilustração da coluna é uma pequena mostra do que continua sendo vendido em Fortaleza e em diversas cidades do Ceará e pelo Brasil. Há desses folhetos que já se aproximam de 20 edições consecutivas. A temática continua sendo a mesma: o anedotário em torno do homem ignorante que detestava perguntas idiotas. O número de títulos e autores que se ocupam deste ciclo da literatura de cordel continua crescendo e já está próximo de uma centena de títulos.
DENOMINAÇÕES DE LOGRADOUROS
LEI Nº 4663, DE 16.09.2016. Art. 1º – Fica denominada de RUA JOSÉ ALVES BEZERRA (Dedé da Civil), a primeira rua paralela norte à rua Maria Auricélia Oliveira, com início na rua José Tavares Anastácio, sentido leste/oeste e término na rua Matilde Ferreira, entre as Quadras “38-A” e “38-B”, do Loteamento Lagoa Seca – B, nesta cidade. AUTORIA: Vereadores Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – José Nivaldo Cabral de Moura COAUTORIA: Vereadores João Alberto Morais Borges – Danty Bezerra Silva;

LEI Nº 4664, DE 16.09.2016. Art. 1º – Fica denominada de RUA CÍCERO MIGUEL DA SILVA (antiga rua Santo Amâncio), a rua projetada entre as Quadras “A e B” do Desmembramento Francisco Alberto de Morais Borges, com início na rua Afonso Dias Guimarães, sentido oeste/leste, bairro Tiradentes, nesta cidade. AUTORIA: Vereador – Cláudio Sergei Luz e Silva;

LEI Nº 4666, DE 22.09.2016. Art. 1º – Fica revogada a Lei Municipal nº 1676, de 19 de novembro de 1991, que denomina a artéria pública de Rua Levy Benício Leite, tendo início na Avenida Humberto Bezerra, sentido leste, com final na Avenida Manoel Coelho Alencar, bairros Leandro Bezerra/Aeroporto. Art. 2º – Com a revogação da referida Lei, a rua supramencionada será denominada de AVENIDA INDUSTRIAL JOSÉ AMÂNCIO DE SOUSA. Art. 3º – Sobre a disposição desta Lei, será oficiado à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Art. 4º – A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através de seu órgão competente deverá tomar providências quanto a mudança de nomenclatura da via pública junto ao Cadastro Imobiliário Municipal para fins do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Art. 5º – Será oficializado a Companhia Energética do Ceará – COELCE, para os efeitos relacionados ao novo endereçamento das correspondências e a não alteração do registro e numeração das mesmas. Art. 6º - Será igualmente oficializado a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE., para os efeitos relacionados ao novo endereçamento das correspondências e a não alteração do registro e numeração das mesmas. AUTORIA; Vereadora Maria Calisto de Brito Pequeno COAUTORIA: Vereador Paulo José de Macedo. 

OBSERVAÇÃO: Em boa hora seria necessário estender os dispositivos contidos nos Artigos 4º, 5º e 6º para toda a qualquer LEI municipal sobre designação de novas ruas e alterações como nesse caso. A CAGECE, por exemplo, se recusa a fazer alteração, por maior que seja a evidência, de nomes inseridos erroneamente em suas contas. Por exemplo: há pessoas residentes na Rua Raimunda Gonçalves de Santana (Lagoa Seca), em cuja conta de água consta Rua Prof. Raimundo Gonçalves de Santana. Casualmente são, respectivamente, mãe e filho homenageados. Mas isso só muda, dizem eles, se a PMJN tomar a iniciativa de esclarecer e enviar correspondência com comprovantes. Bem assim seria o caso de alterar nomes errados. Já nem falo das besteiras como nomear o indivíduo homenageado com um título qualquer, como pintor, tabelião, artista, cantor, fiscal, etc, etc.
CIDADÃO JUAZEIRENSE
RESOLUÇÃO N.º 837 DE 06 DE OUTUBRO DE 2016 Art. 1.º - Fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor RAIMUNDO GOMES DE MATOS, pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva Coautoria: Paulo José de Macêdo, Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro e João Alberto Morais Borges. Subscrição: Cícero Claudionor Lima Mota, José Nivaldo Cabral de Moura, José Adauto Araújo Ramos, Firmino Neto Calú, Francisco Alberto da Costa, José Ivan Beijamim de Moura, Glêdson Lima Bezerra, Danty Bezerra Silva e pelas Vereadoras Maria de Fátima Ferreira Torres, Rita de Cássia Monteiro Gomes, Auricélia Bezerra e Maria Calixto de Brito Pequeno. Para uma consulta à biografia deste homenageado, verifique o link: 

"A REDENÇÃO DE PADRE CÍCERO"
A rádio FM Assembleia (96,7 MHz) apresenta, na terça-feira (25/10), durante o programa Narcélio Limaverde, a segunda parte da Reportagem Especial “A Redenção de Padre Cícero". A primeira foi ao ar nesta sexta-feira (21/10) e está disponível no site da AL. Ao todo, serão cinco matérias. A reportagem retrata a vida do religioso. Há mais de 120 anos, grandes romarias multiplicam a população em Juazeiro do Norte, no Ceará. Em outubro, os romeiros participam de celebração dedicada a São Francisco de Assis. Também começam as movimentações para uma das maiores romarias da cidade, no Dia de Finados, em 2 de novembro. A Reportagem Especial ouviu pesquisadores que se dedicam a compreender a vida e o trabalho de Padre Cícero. A fé dos romeiros no sacerdote atrai estrangeiros e brasileiros das mais diversas regiões a Juazeiro do Norte. A devoção a Padre Cícero, cuja trajetória é tão difundida, tornou-se um mito. Participam da produção o bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico; o professor Olavo Colares; o historiador do Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto, Paulo Marques; o professor do departamento de história da Universidade Federal do Ceará, Régis Lopes, entre outros. Reportagem Especial é uma produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, com edição de Nabucodonosor Queiroz, Ronildo Lins e direção de Ronaldo César. Escute pelo link: 
O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE SESC (CRATO)
O Cine SESC (Teatro Adalberto Vamozi, SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 24, segunda feira, às 19 horas, o filme AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU (Les Vacances du Petit Nicolas, França, 2014, 97min). Direção de Laurent Tirard. Sinopse: Termina o ano letivo. Nicolau (Mathéo Boisselier), seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle (Erja Malatier), que ele acredita ser sua futura esposa.

CINE SESC (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine SESC (Teatro Patativa do Assaré, SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 26, quarta feira, às 19 horas, o filme O CONGRESSO FUTURISTA (Le Copngrés, EUA/França, 2013, 122min). Direção de Ari Folman. Sinopse: O Congresso Futurista conta a história de Robin Wright, uma atriz de Hollywood, já na meia idade que, em sua juventude, teve uma promissora carreira. Certo dia, Robin recebe a proposta inesperada: scannear sua imagem tornando-se uma atriz virtual, mantendo-se assim jovem para sempre. No futuro, O Congresso vai tentar convencer Robin a se render de vez ao mundo da fantasia.

CINE CAFÉ VOLANTE (MARQUISE BRANCA, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café Volante, na cidade de Juazeiro do Norte, no Teatro Marquise Branca, Av. Pe. Cícero, s/n – Santa Teresa, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 28, sexta feira, às 19 horas, o filme OS SONHADORES (The Dreamers, França/Itália/Reino Unido, 2003, 115min). Direção de Bernardo Bertolucci. Sinopse: Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 29, sábado, às 17:30 horas, o filme MILK – A VOZ DA IGUALDADE (Milk, EUA, 2008, 128min). Direção de Gus Van Sant. Sinopse: Início dos nos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos. 

RECEBENDO BRÁULIO BESSA
O velho Lula, rei do baião, ficou conhecido no Brasil e no exterior por levar a cultura do Nordeste por onde andou. Muita coisa mudou do tempo de Luiz Gonzaga até hoje, mas o que prevalece no nordestino - isso ninguém tira - é o sentimento de orgulho de onde nasceu. Com fala mansa e sotaque carregado, o nordestino arretado Bráulio Bessa, transformou sua trajetória na defesa da cultura regional nas redes sociais em palestras, contando em forma de causos, sua história desde criança no sertão do Ceará. Bráulio Bessa Uchoa, cearense de Alto Santo na região do Jaguaribe, 30 anos, neto de Dedé Sapateiro, é escritor, poeta e cordelista desde os 14 anos, empreendedor social e cultural e palestrante. É o criador do projeto "Nação Nordestina" com mais de 1 milhão de fãs e seguidores e um alcance médio de 10 milhões de pessoas por mês. É considerado hoje o maior ativista da cultura nordestina nas redes sociais, usando a internet para promover um verdadeiro resgate da literatura de cordel através das novas mídias. Seus vídeos com declamações já ultrapassaram a marca de 20 milhões de visualizações e sua poesia com rapadura hoje chega a casa e aos corações de milhões de pessoas, como integrante da equipe do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo de Televisão. Bráulio Bessa esteve em Juazeiro do Norte no último dia 19 para a conferência de abertura da VIII Semana de Iniciação Cientifica, evento que teve a presidência desta colunista. Na foto, o Bráulio é recepcionado por mim e pelo André Luiz Pinheiro Ferreira, coordenador do Curso de Arquitetura da FJN.
RECONHECIMENTO PÚBLICO
LEI Nº 4665, DE 20.09.2016. Art. 1º – Fica reconhecida de utilidade pública a ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DA PAZ, criada no ano de 2009, como organização religiosa que tem como objetivo desenvolver trabalhos espirituais e sociais de evangelização junto à comunidade, com acompanhamento doutrinário, com sede nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, regendo-se por seus estatutos sociais, bem como pelas leis, usos e costumes nacionais. Autoria: Vereador Glêdson Lima Bezerra Coautoria: Vereador João Alberto Morais Borges