sábado, 22 de dezembro de 2012


NOVAS RUAS E DENOMINAÇÕES

A Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou leis que dão nomes a algumas ruas e outras que oficializam nomes de artérias da cidade. Juazeiro do Norte, até entrou para o anedotário nacional pelo fato de ter consagrado muitas de suas ruas com nomes de santos. Até parecia que esta homenagem estava sendo retirada gradualmente, pois algumas das ruas mais conhecidas, como São João, Santo Antonio, já tinham tido seus patronos alterados. Agora a Câmara determina que estas novas ruas recebam os nomes de São Geraldo e Nossa Senhora do Carmo. Louvamos a iniciativa do legislador por esta iniciativa, como ao mesmo tempo e lamentavelmente, deploramos a atribuição de nomes de ruas por algumas pessoas cujos méritos são questionáveis, não por serem desconhecidos da maioria, mas porque mereceram apenas com a justificativa de que foram isto ou aquilo, características naturais de todo cidadão de bem, e nada de excepcional. Enquanto isto, muitos outros continuam esquecidos. A lista é enorme. Além do mais, continuamos lamentando e deplorando a insistência de se fazer nomear logradouros públicos, em repetidas vezes, com o nome de um único homenageado. Tem homenageado que já está lembrado em 5 vias públicas. Assim não é possível. Infelizmente não temos as biografias destes últimos homenageados. Mas reconhecemos em São Geraldo uma grande devoção de muitos juazeirenses, bem como a Nossa Senhora do Carmo. Daí porque, recorrendo à base de dados da internet, apresentamos dois textos sobre estes dois santos.
São Geraldo Magela nasceu no sul da Itália na cidade de Muro Lucano no dia 06 da abril de 1976. Filho de Domingos Majela e Benedita Galeta. Era de origem pobre, foi batizado logo em ao nascimento seguida na Igreja da Santíssima Trindade pelo sacerdote Felix Coccione isso por causa da fragilidade de sua saúde. Apesar da vida tranqüila como alfaiate, oficio aprendido com o alfaiate Pannuto, aos vinte e um anos de idade se sentia insatisfeito com sua vida e queria algo maior. Muito magro pálido e sem apetite, passava muitas horas na catedral, onde praticava rigorosas penitencias. Em duas oportunidades, tentou entrar para o convento capuchinho de Muro, mas foi lhe negado pela fragilidade de sua saúde. Na páscoa de 1749 alguns missionários redentoristas foram a muro, Geraldo após ouvir a pregação não teve duvidas que aquilo era o que lhe estava faltando. Mas novamente lhe foi negado por causa de sua saúde. Ele continuou a insistir, sua mãe chegou a fecha-lo no quarto enquanto os missionários fossem embora. Isso não adiantou pois ele fugiu pela janela deixando uma mensagem “Vou fazer-me santo”. Seguiu os missionários, insistiu tanto que recebeu uma carta apresentação para ingressar com noviciado. Já noviciado Geraldo foi provado a vários trabalhos pesados e difíceis mas seu amor fez com que ele superasse. No dia 16 de Julho de 1752 fez sua primeira profissão, sendo considerado irmão redentorista. O seu trabalho com irmão na congregação destacou pelo amor enorme que tinha a comunidade e ao povo. Sua obediência a seus superiores era uma coisa extraordinária. Os missionários sempre levavam Geraldo em suas missões, porque com sua maneira de tratar o povo e sensibilidade para conhecer os problema interiores das pessoas, era muito útil. Em 1755 sua saúde piorou e os médicos descobriram que por causa da tuberculose tinha poucos dias de vida neste ano em outubro teu um ataque pulmonar que durou 10 dias. Faleceu 16 de outubro de 1755 com 29 anos. Sendo proclamado santo pelo Papa Pio X em 1904. São Geraldo tinha vários fatos interessantes e incomuns que o rodeava como por exemplo o caso em que ele pela pobreza da familia, para comer ele digiria-se à ermida de Capodigiano, onde o Menino Jesus que deixava os braços da Imagem de Nossa Senhora lhe dava um paõzinho branco e brincava com ele, outro é o da chave da casa do Bispo Lacedônia que Geraldo retirou de um poço de água amarrando a imagem do Menino Jesus a uma corda descendo-a até o fundo do poço e assim a retirando. "São Geraldo Majela o santo redentorista mais conhecido no Brasil”

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Nossa Senhora. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.

LEI 4141 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Oficializa nome de artéria pública Rua Vereador José Xavier de Oliveira, a primeira paralela Leste à Rua Coronel Antônio Fernandes, sentido Norte/Sul, início na Rua Vereador José Rodrigues, término na Avenida Paraná, Bairro Pirajá, nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Autoria: José de Amélia Júnior; Subscrição: Maria de Fátima Ferreira Torres.

LEI 4142 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Oficializa nomes das artérias públicas: I – RUA OURIVES AMARO RODRIGUES PEREIRA, o prolongamento da artéria pública (de mesmo nome), sentido Leste/Oeste, com início entre as Quadras 01 e 04 do Loteamento Juá Ville e término na Rua Radialista José Wanderley Braz, no Bairro Romeiro Aureliano Pereira; II – RUA ARLINDA RODRIGUES PEREIRA, o prolongamento da artéria pública (de mesmo nome), sentido Leste/Oeste, com início entre as Quadras 04 e 05 do Loteamento Juá Ville e término na Rua Radialista José Wanderley Braz, no Bairro Romeiro Aureliano Pereira; III – RUA ANTÔNIA RODRIGUES PEREIRA, o prolongamento da artéria pública (de mesmo nome), sentido Leste/Oeste, com início entre as Quadras 05 e 06 do Loteamento Juá Ville e término na Rua Radialista José Wanderley Braz, no Bairro Romeiro Aureliano Pereira. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva.

LEI 4143 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Dá denominação de estacionamento para romeiros AURELIANO PEREIRA DA SILVA o logradouro público, localizado entre a Avenida do Agricultor (O/N), Rua Francisco Alves Bezerra (S) e Rua Sinhá Ribeiro Cruz (L), anexo ao Luzeiro do Sertão, no bairro Centro. Autoria: José Adauto Araújo Ramos.

LEI 4144 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Denomina de via pública a Rua VIRGÍLIO FELIX DA COSTA, a Rua “A”, primeira paralela Norte e Rua Maria Lucena de Lira, com início na Rua José Matias e término no Loteamento Blandina Sobreira, sentido Leste/Oeste, no Bairro Aeroporto. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.

LEI 4145 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Denomina de via a Rua ANTÔNIO ELIOMAR FÉLIX, a primeira paralela Oeste à Rua José Matias, com início na Avenida Valdelice Leandro de Menezes e término na Rua Valeriano Lobo de Menezes, sentido Norte/Sul, no Bairro Aeroporto. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.

LEI 4147 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Denomina de via pública a Rua NOSSA SENHORA DO CARMO, a primeira paralela Norte à Rua Nossa Senhora de Lourdes, início na Avenida Prefeito Ailton Gomes, sentido Oeste/Leste, término na Avenida José Bezerra (Bairros Franciscanos e Timbaúba), nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Autoria: José de Amélia Júnior. Coautoria: Maria de Fátima Ferreira Torres.

LEI 4148 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Denomina de via pública a Rua SÃO GERALDO, a primeira paralela Norte à Rua Nossa Senhora do Carmo, início na Rua Dom Pedro II, sentido Oeste/Leste, e término na Avenida José Bezerra (Bairros Franciscanos e Pio XII), nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Autoria: José de Amélia Júnior. Coautoria: Maria de Fátima Ferreira Torres.

UTILIDADE PÚBLICA
A egrégia Câmara Municipal da cidade de Juazeiro do Norte decretou, por diversas leis, como sendo de utilidade pública as seguintes instituições:
LEI 4146 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Reconhece como sendo de Utilidade Pública o SINDICATO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS DO ESTADO DO CEARÁ – SINVENDAS, fundado no dia 26 de julho de 2004, entidade de sociedade civil, sem fins econômicos, de natureza sindical, assistencial e de proteção aos associados, com duração por tempo indeterminado, com sede na Rua Conceição n.º 536 – sala 210 Edifício Mini Shopping – Centro – Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, registrado no 3.º Cartório RTD Registro n.º 272374, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 07.340.805/0003-95, regendo-se por seus estatutos sociais, bem como pelas leis, usos e costumes nacionais. Autoria: Firmino Neto Calú
LEI 4149 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Reconhece como sendo de Utilidade Pública a ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO CARIRI, que é uma sociedade civil, cientifica, cultural, filantrópica e beneficente, sem fins lucrativos, com sede e foro nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará e que se rege pelo seu Estatuto. Art. 2.º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 3.º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, aos 17 (dezessete) dias do mês de dezembro do ano de 2012. Autoria: Antônio Ferreira dos Santos
LEI 4150 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: Reconhece como sendo de Utilidade Pública o CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR, que é uma sociedade civil, religiosa, com sede e foro nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará e que se regerá pelo seu Estatuto. Autoria: Antônio Ferreira dos Santos

FIM DE GOVERNO
Em diversas portarias publicada na edição do Diário Oficial do Município de 21.12.2012, o Prefeito Municipal já antecipa a exoneração que só acontecerá a partir de 31.12.2012, de todo o seu gabinete, a esta altura da administração, constituído por:fiDE 2012
Procuradoria Geral do Município – PGM ; Luciano Alves Daniel
Gabinete do Prefeito – GAB: Geraldo Carreiro de Barros Filho
Secretaria de Governo – SEGOV: Tânia Maria Pereira Paiva Santana
Secretaria Municipal de Finanças – SEFIN: Marta Dulcélia Gurgel Ávila
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania – SEASTC: Alyne Rodrigues Alencar da Silva
Secretaria Municipal de Educação – SME: Greyciani Elli Oliveira Macedo
Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINE: Marisvaldo Justino da Silva
Secretaria Municipal de Administração – SEAD: Antonia Pereira Martins
Secretaria Municipal de Planejamento e DesenvolvimentoUrbano – SEPLAD: Maria Nailê Cândido Feitoza
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP: Argemiro Teófilo da Costa
Secretaria Municipal de Segurança Pública – SESP: Antonio Afonso Siqueira Gonçalves
Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB: José Edmar Pinheiro Tavares
Controladoria e Ouvidoria Pública Municipal – COPM: Luciana Nascimento Mascarenhas, interinamente
Secretaria de Esporte e Juventude – SEJU: Jeferson Machado dos Santos
Secretaria de Turismo e Romaria – SETUR: José Carlos dos Santos
Secretaria de Comunicação: Filipe Menezes Santana Bezerra
Secretaria Municipal de Saúde – SESAU: Francisca Adilfa de Oliveira Garcia
Secretaria Municipal de Cultura – SECULT: Aguinaldo Carlos de Souza