sábado, 23 de novembro de 2013

HOMENAGENS E NOVOS TÍTULOS DE CIDADANIA JUAZEIRENSE

O Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou e promulgou a RESOLUÇÃO N.º 673 DE 17 DE OUTUBRO DE 2013, que concede a Medalha Cidade de Juazeiro, Comenda do Mérito Legislativo ao Ex-Vereador e Ex-Presidente do Poder Legislativo FRANCISCO VIEIRA DA SILVA pelos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade. Autoria: Francisco Alberto da Costa; Coautoria: Cláudio Sergei Luz e Silva; Subscrição: Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha – Firmino Neto Calú – José Adauto Araújo Ramos – José Ivan Beijamim de Moura – José Nivaldo Cabral de Moura – Normando Soracles Gonçalves Damascena – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Paulo José de Macêdo – José Duarte Pereira Júnior – Rubens Darlan de Morais Lobo – José Tarso Magno Teixeira da Silva – João Alberto Morais Borges – Maria Calisto de Brito Pequeno e Rita de Cássia Monteiro Gomes.
O Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte também aprovou e promulgou a RESOLUÇÃO N.º 675 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2013, que concedeu Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor José Américo Paz Lima. Autoria: João Alberto Morais Borges; Coautoria: Danty Bezerra Silva; Subscrição: Francisco Alberto da Costa – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Normando Sóracles Gonçalves Damascena – José Ivan Beijamim de Moura – Cláudio Sergei Luz e Silva – José Tarso Magno Teixeira da Silva – José Nivaldo Cabral de Moura – Firmino Neto Calu – Rubens Darlan de Morais Lobo – Antônio Vieira Neto – Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha – Maria Calisto de Brito Pequeno – Maria de Fátima Ferreira Torres. E também a RESOLUÇÃO N.º 676 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2013, também concedendo o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor Francisco Josimar de Melo. Autoria: João Alberto Morais Borges Coautoria: Danty Bezerra Silva; Subscrição: Francisco Alberto da Costa – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Normando Sóracles Gonçalves Damascena – José Ivan Beijamim de Moura – Cláudio Sergei Luz e Silva – José Tarso Magno Teixeira da Silva – José Nivaldo Cabral de Moura – Firmino Neto Calu – Rubens Darlan de Morais Lobo – Antônio Vieira Neto –Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha – Maria Calisto de Brito Pequeno – Maria de Fátima Ferreira Torres – Rita de Cássia Monteiro Gomes.
REVISTA AVIANCA
Está no Cariri uma equipe da produção da Revista de bordo da Avianca, preparando a edição que circulará em dezembro. Serão 8 páginas dedicadas a este importante mercado da companhia, e que inclui Juazeiro do Norte, em razão do seu ponto de pouso, bem como as demais cidades da região. Alguns aspectos serão intransferíveis na abordagem, como a religiosidade, o turismo, as oportunidades de negócios,. A proximidade com a Chapada do Araripe, e a sua riqueza cultural. Já tínhamos observado que as revistas de bordo, especialmente nesta fase mais recente do Aeroporto, vinham ignorando a força desta região. Felizmente, a Avianca, hoje detentora da maior fatia de negócios como destino de turismo e negócios, acerta em cheio para contemplar esta demanda que há muito se impunha. Parabéns.
AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE
Atualmente, o aeroporto de Juazeiro do Norte está operando com cerca de 14 pousos/decolagens diários, de 4 companhias aéreas (no total, são 593 mensais, levando-se em conta a aviação executiva de pequenas aeronaves). A supressão de algumas operações (rotas/companhias) fizeram ainda repercutir a diminuição dos números da movimentação de passageiros (33.832 passageiros, iniciando ao que se observa, uma pequena recuperação dos números baixos de outros meses). Contudo, o aeroporto, no confronto que sempre temos feito (Brasil e Norte-Nordeste) tem se mantido nas mesmas posições relativas conforme mostram as tabelas a seguir, com os resultados oficiais expedidos pela Infraero. Ou seja, Se tomarmos todos os movimentos de aeroportos brasileiros, Juazeiro do Norte continua sendo o 36º lugar em 63 aeroportos, incluindo-se os internacionais. Dentre os domésticos, é 16º e domésticos do interior, o 8º. Já nas regiões Norte-Nordeste, na mesma sequência, Juazeiro do Norte é, respectivamente, o 18º, 7º e 5º. Estas posições são as mesmas dos últimos meses. Daí porque este aeroporto se apresenta com enorme potencial frente aos congêneres (mesma categoria) para ainda alçar ótimas posições, mercê da intensa atividade econômica da região do Cariri e áreas sob a sua influência. Continuam as obras do trecho inicial da Av. Virgilio Távora, entre a Manoel Alencar e o terminal. Com isto se dará uma solução intermediária para a viabilização de um binário, que inclui uma paralela à Virgilio Távora, entre a Humberto Bezerra e a Manoel Alencar. Não se tem uma data certa para a conclusão. Enquanto isto, também prossegue a finalização das obras de implantação do Módulos Operacionais que em parte dará algum alento para melhor serviço de embarque/desembarque dos usuários.









CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 14.09.1949 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme Uma Noite em Casablanca. A ficha técnica da película é: Título original: A night in Casablanca; Estados Unidos, 1946; Direção: Archie Mayo; Elenco: Harpo Marx, Chico Marx, Charles Drake, Lois Collier, Sig Ruman, Lisette Verea, Lewis Russell¹, Dan Seymour, Frederick Giermann, Harro Mellor, David Hoffman, Paul Harvey, Mary Dees, Ruth Roman; Sinopse: Em Casablanca, no pós-guerra, Ronald Kornblow é contratado para gerir um hotel cujos anteriores gerentes acabaram assassinados. O soldado francês Pierre suspeita de envolvimento de ex-nazis, especialmente do Conde Pfefferman, que na verdade é o mal-afamado Heinrich Stubel. Mas o próprio Pierre é acusado de cooperar com o inimigo, e tenta limpar seu nome com a ajuda de sua namorada e seu cauteloso amigo Corbaccio. Eles conseguem a ajuda de seu sitiado criado mudo, Rusty, e descobrem uma horda de butins de guerra que os nazistas têm no hotel.
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 15.09.1949: A Faca traiçoeira. A ficha técnica, sumariamente, é: Título original: Marshal of Reno; Estados Unidos, 1944; Direção:Wallace Grissell; Elenco: Bill Elliott, Bobby Blake; Sinopse: A história se passa em Blue Springs que disputa com Rockland o direito de ter uma corte de justiça para julgar os malfeitores. Porém o editor John Palmer (Herbert Rawlinson) juntamente com Faro Carson (LeRoy Mason) tentam destruir as chances de Blue Springs. Quando os jovens Danny Boyd (Jay Kirby) e Lee (Blake Edwards) chegam a Blue Springs surge uma oportunidade de um crime pois Lee é assassinado e esse fato impedirá a instalação do tribunal na cidade. A dupla Palmer-Carson acreditam que continuarão na impunidade, porém não contavam com a intervenção de Red Ryder (Bill Elliott) e seus companheiros Gabby (George Gabby Hayes) e Filhote de Castor (Bobby Blake). Red Ryder se faz passar por um bandido e desvenda o crime, não sem antes passar por momentos difíceis nas mãos dos homens de Palmer e Carson. A fórmula de fazer o mocinho se passar por bandido para descobrir os planos dos vilões é uma das mais usadas nos roteiros dos faroestes B. O que diferencia “Faca Traiçoeira” de outros westerns parecidos é a excelente direção de Wallace Grissell, imprimido ótimo andamento ao filme que contou com a comicidade de Gabby Hayes e muita ação da melhor qualidade.
Obs.: Por não ter mais informações sobre a programação dos cinemas no ano de 1949, damos por encerrada esta revisão dos cartazes em exibição nos cines Roulien e Eldorado. Proximamente usaremos dados referentes aos anos 60 e voltaremos a esta seção. Grato.