sábado, 3 de junho de 2017


 

BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que semanalmente estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de quartas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.

257: (31.05.2017) Boa Tarde para Você, Severino Francisco da Silva

Uma das minhas mais antigas admirações por todos aqueles que nos ajudaram a construir a grandeza de nossa cidade reside na reverência que faço aos homens que estabeleceram a força de nosso comércio, a partir de velhos e emblemáticos bodegueiros até o empresariado da atualidade.

Muitos, como os conhecemos, não eram e ainda não o são dentre os nascidos aqui, ligados umbilicalmente às nossas origens caririenses, mas sim, gente romeira atraída secularmente por certa prédica patriarcal, algo que os encantou e os rememora na figura de nosso padrinho.

É o seu caso, meu caro Bill das Baterias, esse pernambucano de Belo Jardim, das beiradas do Ipojuca, de quem me contam histórias semelhantes, como romeiro, filho e neto de romeiros, aportado aqui há quase cinquenta anos, estabelecido na Rua São Pedro.

Será necessário celebrar isso, relembrando aquele 14 de janeiro de 1968, quando você aqui fincou os pés para montar seu negócio comercial, único em todos esses anos, e que mesmo a despeito de outros endereços, se conservou fiel ao mesmo ponto onde ainda hoje o encontramos.

É notável lembrar que em todos esses anos sua pessoa seja referida como um cidadão decente que veio para nos servir como um desbravador dessa florescente cidade que a todos prometia e ainda hoje promete a alguém que está no verdor dos seus 18 anos, como você quando aqui chegou.

Essa data de sua chegada entre nós, Bill, coincide, se assim posso dizer, com a evolução de uma certa crista da onda que promoveu boa parte do nosso sucesso atual, como centro irradiador de desenvolvimento, porque aqui já havia se consolidado uma base forte de sustentação.

Depois da morte do Pe. Cícero, a cidade experimentou um longo período onde se configurava algo letárgico, como aquele forte sentimento de orfandade que nos deixou angustiados como a nos perguntar “E agora, o que fazer?”.

Sorte nossa que tivemos daqui, e para as nossas atividades econômicas, principalmente, o concurso de grandes lideranças que lutaram bravamente por conquistas grandiosas, na esteira do que já faziam os adventícios, romeiros, desde as lutas pela emancipação.

O comércio, Bill, esse mesmo ao qual você se filiou, deu grandes exemplos para tudo quanto temos hoje, especialmente na sua disponibilidade, para não existir apenas como ponto de negócio e venda de mercadorias, e para assegurar essa modernidade, glamourosa e vista aos olhos de hoje. 

A eletrificação, nascida ainda nos anos 50, por exemplo, conquista maior para essa onda a que me refiro, já nos anos 60 e que, seguramente, foi parte da atração exercida para arrebatar o seu concurso, foi o marco fundante, resultado prático de uma luta do comércio e de seus líderes. 

Quando você chegou para somar conosco, Bill, felizmente já contávamos com a exuberância de alguns desses ganhos de batalha, como rede bancária, associações, um comércio muito ativo e de grande relacionamento regional, imprensa, comunicações, enfim, uma logística exemplar.

Permita-me o trocadilho se lhe digo que literalmente você veio para nos recarregar as baterias, para nos encher de mais energia para essas lutas, porque felizmente não temos descansado sobre louros e continuamos mergulhados nessa destinação que nos incomoda, de servir e sempre melhor.

Juazeiro do Norte é parte dessa nossa nacionalidade – e ninguém se aventuraria a dizer diferente, daí porque não somos infensos às crises, venham de onde vierem, daí porque o comércio é parte indissociável desses indicadores que as tornam cíclicas.

É o que sentimos nesse tempo, meu caro Bill, olhando para tantas portas fechadas ao longo de sua vizinhança na Rua São Pedro, tempo onde se revelam tragédias, anunciadas com esses velhos fatos novos da corrupção de uma casta imunda que tão pouco produz às nossas expectativas. 

Imagino que a você também venha sendo pesaroso encarar essa dolorosa fase de nossa vida, especialmente pelo lado da vida do comércio que tanto emprega, gerando renda e riqueza.

Paro e penso um pouco sobre as razões que já o levaram, em data tão remota, a abrir esse filão de negócio, desse nicho de mercado, reciclando baterias, que já era parte do que hoje dizemos “ecologicamente correto”, para louvar lhe na resistência e criatividade no serviço que presta.

Por isso mesmo, Bill das Baterias, dedico-lhe nessa tarde esse palavreado simplório, à guisa de uma saudação efusiva, para celebrar a sua existência, o seu sucesso e o seu amor a esse Juazeiro.

(Crônica remetida para leitura no Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 31.05.2017)
O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

 
ARTE RETIRANTE (SESSÃO CURUMIM, CARIRIAÇÚ)
O Centro Cultural BNB promove de forma itinerante (Arte Retirante) uma sessão de cinema para crianças, denominada Sessão Curumim, em diversas cidades do Cariri, com entrada gratuita, exibe no próximo dia 8, quinta feira, às 8 horas, na E. E. F. Julita Farias, em Caririaçua, o filme MADAGASCAR(Madagascar, EUA, 2005, 86min). Direção de Eric Darnell & Tom MacGrath. Sinopse: O leão Alex (Ben Stiller) é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e a hipopótamo Gloria (Jada Pinkett Smith), sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoo, Marty decide fugir e explorar o mundo. Ao perceberem, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Embarcados em um navio rumo à África, eles acabam na ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.
ARTE RETIRANTE (SESSÃO CURUMIM, JUAZEIRO DO NORTE)

A Sessão Curumim, do projeto Arte Retirante também ocorre no próximo dia 9, sexta feira, às 14 horas, no Orfanato Jesus Maria José, em Juazeiro do Norte, com o mesmo filme MADAGASCAR, referido acima.
CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (URCA Campus Missão Velha, Rua Cel. José Dantas, 932 – Centro), com entrada gratuita, exibe no próximo dia 8, quinta feira, às 19 horas, o filme O CONFORMISTA (Il Conformista, ITA/GER/FRA, 1970, 107 min.). Direção de Bernardo Bertolucci. Sinopse: Roma, 1938. Marcello (Jean-Louis Trintignant) é o mais novo funcionário de Mussollini e flerta com a bela Giulia (Stefania Sandrelli). Casados, os dois vão para Paris em lua de mel. Lá Marcello deve cumprir uma missão designada por seus chefes: eliminar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder.
 
CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 9, sexta feira, às 19 horas, o filme A QUEDA - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (Der Untergang, ALE/ITA/AUS, 2004, 155 min.). Direção de Oliver Hirschbiegel. Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima. 
CINE ELDORADO (JN)


O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 9, sexta feira, às 19 horas, dentro do Festival Mazzaropi, o filme JECA E A FREIRA (Brasil, 1967, 102min). Direção de Amácio Mazzaropi. Sinopse: Numa fazenda do interior do Brasil no século XIX, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um dos seus colonos, a ela afeiçoando-se como se fosse sua própria filha. Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o despótico fazendeiro tudo faz para que ela não reconheça seus verdadeiros pais. Culta, educada e bonita, a moça atrai naturalmente a atenção dos rapazes da vizinhança, provocando a fúria do senhor. A freira é obrigada a intervir nos acontecimentos, tentando solucionar a situação criada entre as famílias do lugar.

CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 10, sábado, às 17:30 horas, o filme NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA (Broadcast News, EUA, 1987, 133min.). Direção de James L. Brooks,. Sinopse: Em Washington D.C. Jane Craig (Holly Hunter), produtora do telejornal de uma grande rede, tenta manter o alto padrão de qualidade, mas precisa lidar com a promoção do charmoso novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia. O desprezo e a desconfiança, porém, logo transformam-se em outra coisa, destruindo a autoestima de Aaron Altman (Albert Brooks), competente e dedicado profissional que nutre uma paixão secreta pela melhor amiga Jane.
JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
Solidarizo-me com Armando Lopes Rafael pela bela homenagem que ele presta a um dos homens mais extraordinários que esse Cariri deve honrar-se de possuir. Trata-se do prof. José Newton Alves de Sousa que, pela oportunidade dos seus 95 anos, (depois de amanhã, dia 05.06) merecendo a atenção do articulista em ótima remissão biográfica, publicada no Blog do Crato. Tomo a liberdade de reproduzi-la nesta Coluna, com a devida vênia do amigo Armando, gesto com o qual me associo a todas as homenagens que se tenham feito, bem imagino, a tão ilustre cratense, um autêntico civilizador do Cariri, desde os tempos de sua dedicada carreira educacional à frente de colégios e da Faculdade de Filosofia do Crato, e ainda hoje, como intelectual de largo prestígio em muitas associações e convivio. Na foto que ilustra esse tópico, o professor José Newton Alves de Sousa e sua esposa Maria Ruth Barreto. Eis o texto:

“No próximo dia 5 de junho, o Prof. José Newton Alves de Sousa chega aos 95 anos de idade. Na galeria dos cratenses ilustres ele figura com destaque, graças as suas ações de mestre renomado, chefe-de-família exemplar, cidadão digno, pessoa dotada de vasta cultura e, principalmente, sua postura de católico autêntico. No início deste século, ou seja, no ano 2000, o nome do Prof. José Newton chegou a ser lembrado entre os candidatos ao título de “Cearense do Século”, pleito ao final vencido pelo Padre Cícero Romão Batista. A bem dizer, a longa existência do Prof. José Newton Alves de Sousa se constitui, para quem o conhece, numa bela lição de vida. Lição que deveria ser divulgada especialmente nestes tempos atuais. Escusado é dizer que vivemos tempos medíocres e calamitosos, cujos reflexos trouxeram e continuam a trazer imensos prejuízos para a perplexa população deste nosso querido e infelicitado Brasil.

Certamente as novas gerações de cratenses desconhecem quem é o professor José Newton Alves de Sousa. Permitam-me, pois, um rápido retrospecto sobre a caminhada dele. Nascido em Crato, em 5 de junho de 1922, José Newton Alves de Sousa veio ao mundo no seio de uma família modesta, mas profundamente imbuída dos princípios da fé Católica. Àquela época, outros eram os tempos. Outras eram as pessoas.

Depois dos primeiros estudos feitos na sua cidade natal, o jovem José Newton Alves de Sousa conseguiu – superando, provavelmente, previsíveis dificuldades – a graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Salvador, na Bahia. Dr. José Newton foi um fundador de escolas. Como exemplos poderíamos citar o Ginásio Pio XII, em Salvador na Bahia e o Colégio São João Bosco, na cidade de Crato. Partiu dele, também, a ideia da criação do Ginásio Prof. Bezerra de Brito, da Ponta da Serra, na época que ele ocupava o cargo de Secretário de Educação do município de Crato.

Fundada a Faculdade de Filosofia do Crato, em 1959, o Prof. José Newton foi seu primeiro diretor. Lá, por mais de uma década, deu o melhor de si, levando aquela instituição de ensino superior a destacar-se na história da educação no interior do Ceará. A Faculdade de Filosofia de Crato foi o embrião da atual Universidade Regional do Cariri–URCA. Aliás, a sigla URCA foi criação do Prof. José Newton.

Lembro-me de um fato da minha adolescência. Eram os primeiros anos da década 60, quando fui, certa tarde, à residência do Prof. José Newton a fim de cumprimentá-lo por ele ter sido agraciado – pelo Papa de então – com o título honorífico de Comendador da Ordem Equestre de São Silvestre Papa. Modesto – humilde mesmo – o professor José Newton Alves de Sousa nunca deu publicidade daquela honraria que lhe fora concedida pelo Vaticano, por indicação do terceiro bispo de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. Outras honrarias certamente ela recebeu posteriormente. Talvez foram guardadas na gaveta do esquecimento. É o seu estilo de vida!

Ao lado de suas profícuas atividades pedagógicas, o professor José Newton manteve extensa agenda intelectual. Desde a juventude foi reconhecido como um dos bons poetas da sua geração. Foi também jornalista e escreveu diversos livros. Talentoso, e com vasta produção cultural, deve-se também a ele a criação da revista “Hihyté”, a qual – por muitos anos – publicou a produção acadêmica e as pesquisas de docentes da Faculdade de Filosofia de Crato.

Na sua longa existência, o professor José Newton não foi apenas fundador de escolas, colégios e faculdades. Da sua bagagem de publicações – entre densos livros e breves monografias, contabilizam-se cerca de cem obras. Dr. José Newton é sócio do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, do Instituto do Ceará e do Instituto Cultural do Cariri, mercê o valor de seus escritos, com destaque para a produção de artigos e crônicas, publicadas em revistas e jornais, além de muitos opúsculos e plaquetes de sua autoria. Foi por sua iniciativa que surgiu a Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, em Salvador da Bahia.

Para mim, no entanto, o lado mais fascinante da personalidade do Dr. José Newton Alves de Sousa é a sua postura e coerência de um verdadeiro Católico, Apostólico, plenamente Romano. Ele e sua esposa, Maria Ruth, já falecida (Ela foi o único e grande amor da sua vida) formavam um casal exemplar, no que diz respeito às exigências e testemunhos de uma família autenticamente cristã.

Pelos frutos se conhecem as árvores, disse Nosso Senhor Jesus Cristo!

Neste sábado, 3 de junho de 2017 (com dois dias de antecedência), os filhos, genros, noras, netos e bisnetos do professor José Newton Alves de Sousa celebrarão os 95 anos de sua exemplar vida. Será tudo muito simples. Constará apenas da celebração de uma Santa Missa, seguida do lançamento de um livro da lavra do ilustre aniversariante e de sua amada esposa. Título da Obra: “Uma História de Amor e Fé: José Newton e Maria Ruth”.

Antes de aceitar essa comemoração o Prof. José Newton fez apenas uma exigência: que os convidados não trouxessem nenhum presente para o aniversariante. Quem quiser poderá adquirir o livro por 50 reais. E toda a renda da venda do livro será revertida em benefício das Obras Sociais da Beata Irmã Dulce dos Pobres... O estilo é o homem!

COMENDA DO MÉRITO DR. MAURO SAMPAIO
Jaqueline Cavalcante Sampaio e Célia Maria e Silva Morais, por seus méritos e dedicação à educação de Juazeiro do Norte se tornaram merecedoras da primeira concessão da Comenda do Mérito Dr. Mauro Sampaio, recentemente instituída no âmbito do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, em ato assinado por seu presidente, prof. José Marcondes Macedo Landim e já publicado no Diário Oficial do Município, em 23.05.2017. Eis os termos da RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CME Nº 005/2017. Ementa: “Institui a COMENDA DO MÉRITO DR. MAURO SAMPAIO e dá outras providências.” O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE, no uso das suas atribuições, institui a Comenda do Mérito DR MAURO SAMPAIO, destinado a homenagear personalidades e profissionais vinculados à Educação e que tenham prestado relevantes serviços na sociedade Juazeirense, Carirense, Cearense e Nacional. RESOLVE: Art. 1º - Fica instituída a COMENDA DO MÉRITO DR MAURO SAMPAIO, que será conferida a personalidades e profissionais da área de educação que tenham se destacado pelos serviços prestados, por meio de atividades relacionadas com: I-O desenvolvimento de pesquisas educacionais, pioneiras e relevantes. II-Contribuições literárias de expressividade para a educação brasileira. III-Premiação de relevância obtida no Brasil ou no exterior referente a obras educacionais, culturais e sociais, de sua autoria. IV-Reconhecimento municipal, ou estadual, ou nacional e ou internacional como personalidade de alto valor para educação. Art. 2º - A Comenda do Mérito DR MAURO SAMPAIO, oriunda das Comemorações dos vinte anos do CME de Juazeiro do Norte, será concedida bianualmente nos anos ímpares, a partir deste ano de 2017. Art. 3º - O processo de escolha dos nomes a serem agraciados pela Comenda do Mérito DR MAURO SAMPAIO deverá cumprir as seguintes etapas: I – Bianualmente, nos anos ímpares, a Presidência do CME criará Comissão de Avaliação dos nomes à Comenda, a qual funcionará no período de março a junho, com regulamento próprio. II – Os nomes dos candidatos à Comenda serão apresentados pelos conselheiros à Comissão, mediante requerimento em que constem justificativas dos destacados serviços prestados por cada candidato e currículo da sua trajetória profissional. III – Previsão de Reunião do Conselho com data e hora em que se dará a escolha dos nomes pelo conjunto dos conselheiros em reunião convocada para este fim. §1º - Excepcionalmente no ano de 2017, a indicação dos nomes e escolha, ocorrerá em reunião plenária dos conselheiros para aprovação da presente Resolução, ficando indicado as seguintes personalidades: a) Jaqueline Cavalcante Sampaio, ex-secretária municipal de educação de Juazeiro do Norte. b) Célia Maria e Silva Morais, educadora, fundadora da Escolinha Juju. §2º - A eleição dos homenageados será limitada a um máximo de dois por biênio §3º - Só haverá a outorga da Comenda se tiveram sido identificados candidatos com mérito sufi cientes para justificá-la. §4º - A outorga da Comenda será feita em solenidade festiva e pública, com data e local estabelecidos e com ampla divulgação. /Art. 4º - A Comenda será representada: I – Por uma insígnia de medalha dourada, tendo na face principal, ao centro, em relevo, a efígie de DR MAURO SAMPAIO e o Símbolo do CME, circundado pela legenda “Comenda do Mérito DR MAURO SAMPAIO”. No verso, constará o nome do agraciado e o número crescente pela ordem de recebimento da distinção. A presilha será substituída por fita em cores optativas. II – Por um diploma em pergaminho retangular, medindo 0,30x0,20 centímetros, tendo no fundo, tipo marca de água, o símbolo do CME e reprodução da insígnia, contendo os seguintes dizeres impressos: Diploma da Comenda do Mérito DR MAURO SAMPAIO. Art. 5º - Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência do CME juntamente com os outros membros da Comissão de Avaliação da Comenda. Art. 6º - Esta Resolução entra em vigor após sua aprovação e publicação. Juazeiro do Norte, aos 17 de maio de 2017. José Marcondes Macedo Landim Presidente do CME – Juazeiro do Norte

TEATRO ATRIZ MARQUISE BRANCA
Depois de muitos anos, parece ter sido verificado um “vácuo legislativo” com respeito à denominação do que vinhamos chamando Teatro Municipal Marquise Branca. Por iniciativa do vereador Tarso Magno, o prefeito Zé Arnon sancionou Lei Municipal com a qual denomina oficialmente o equipamento Teatro Atriz Marquise Branca. Eis os termos:

LEI Nº 4722, DE 18 DE MAIO DE 2017 Oficializa nome de Teatro Atriz Marquise Branca, o Próprio que indica e adota outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, Estado do Ceará. FAÇO SABER que a CÂMARA MUNICIPAL decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º - Fica oficializado o TEATRO ATRIZ MARQUISE BRANCA, O Próprio municipal situado à Praça Aderson Tavares Bezerra, no cruzamento das Avenidas Padre Cícero com Paulo Maia, no bairro Salesianos, nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Art. 2º – A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário. Paço Municipal José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, aos 18 (dezoito) dias do mês de maio do ano de 2017. José Arnon Cruz Bezerra de Menezes, Prefeito de Juazeiro do Norte. Autoria: Vereador José Tarso Magno Teixeira da Silva.