sábado, 20 de outubro de 2012

AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI: DESEMPENHO SETEMBRO, 2012


Acaba de ser divulgado no site da Infraero os resultados oficiais do desempenho dos 66 aeroportos brasileiros administrados pela Infraestrutura Aeroportuária. Sempre com o nosso interesse sobre a performance do Aeroporto Regional do Cariri Deputado Orlando Bezerra, damos abaixo, como de costume, os números deste posicionamento, tendo em vista a movimentação de passageiros naquele terminal. Na primeira tabela se pode ver que, com base no número de passageiros em embarques e desembarques, a acumulada de janeiro a setembro é praticamente igual a todo o período de 2011. Isto significa que fecharemos o final do ano com 25 a 30% mais que o ano anterior. Entre agosto e setembro, a variação foi de 11,25%. Comparando-se os períodos janeiro-setembro, entre 2011 e 2012 o crescimento da demanda foi de 42,23%. Um senhor prestígio. Veja nas tabelas abaixo os mais recentes números do desempenho do nosso aeroporto, frente aos demais, segundo os quais as posições relativas não foram alteradas desde a nossa constatação de Agosto.

MOVIMENTO DOS AEROPORTOS DOMÉSTICOS BRASILEIROS (*) (2010/2012)
Posição
(2012)
Aeroporto / (Posição 2011)
Passageiros
2010
(Jan-Dez)
2011
(Jan-Dez)
2012
(Jan-Set)
Londrina (PR) / (1º.)
732.433
961.902
819.820
Uberlândia (MG) / (2º.)
765.395
907.169
756.493
Ilhéus (BA) / (3º.)
412.572
513.095
409.976
Santarém (PA) / (5º.)
405.122
461.212
361.488
Petrolina (PE) / (7º.)
254.161
372.056
349.567
Juazeiro do Norte (CE) / (8º.)
244.780
342.958
342.908
Joinville (SC) / (4º.)
289.161
484.742
324.869
Macaé (RJ) / (6º.)
410.145
454.959
323.830
Marabá (PA) / (9º.)
242.415
322.388
284.305
10º
Montes Claros (MG) / (12º.)
121.140
224.660
246.390
11º
Imperatriz (MA) / (10º.)
234.295
240.156
215.098
12º
São José dos Campos (SP) / (11º.)
84.176
236.084
157.653
13º
Uberaba (MG) / (13º.)
75.389
133.652
141.535
14º
Carajás (PA) / (14º.)
68.618
105.589
112.813
15º
Altamira (PA) / (15º.)
81.565
104.842
110.279
16º
Campina Grande (PB) / (16º.)
114.258
104.744
97.871
17º
Tefé (AM) / (17º.)
32.209
86.277
65.445
18º
Campos dos Goytacazes (RJ) / (19º.)
10.004
17.469
47.148
19º
Criciúma/Forquilhinha (SC) / (18º.)
23.213
24.874
27.215

(*) Nesta tabela estamos computando apenas alguns dos aeroportos domésticos (excetuando os que se situam em capitais brasileiras e os internacionais, de qualquer porte). Esta tentativa não configura nenhuma simulação falaciosa, mas procura inserir o Aeroporto Regional do Cariri numa tipologia de aeroporto interiorano, de cidade de porte médio, em região com grande expressão econômica, social e turística. Fonte: www.infraero.gov.br

POSIÇÕES DO AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI (SET., 2012)

Área de Análise
Total
Posição
BRASIL (Todos os Aeroportos Brasileiros)
66
37º
BRASIL (Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos)
34
14º
BRASIL (Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos, Interior)
21
NORTE/NORD.(Todos os Aeroportos Brasileiros)
30
17º
NORTE/NORD.(Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos)
14
NORTE/NORD.Todos os Aeroportos Brasileiros Domésticos, Interior)
11


 Aeroporto de Juazeiro
Obras ainda sem prazo para conclusão
22.09.2012
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, continua sem empresa responsável para conclusão dos Módulos Operacionais Provisórios (Mops). A obra foi iniciada no ano passado, pela Eurobravi, e está com apenas 20% do projeto concluído. A expectativa estava na nova licitação, em que apenas uma empresa se propôs a realizar os serviços, mas não atendeu a todos os requisitos exigidos. A Gmiesk, de São Paulo, ainda poderá recorrer. A obra dos módulos operacionais amplia a capacidade do equipamento, atualmente de 100 mil passageiros por ano, para 500 mil. Serão construídas novas áreas de embarque e desembarque e haverá melhor infraestrutura de atendimento e novos banheiros, com o projeto aprovado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ano passado, no valor de R$ 2,8 milhões. Depois de reivindicações da população, empresários locais, e interferência do Ministério Público Federal e Estadual, para melhoria do aeroporto, em virtude do aumento da demanda de passageiros a cada ano, o empreendimento teve a área repassada do Estado para o órgão federal. O mais provável agora, segundo o gerente do aeroporto, Roberto Germano, é que ocorra a nova licitação, após a homologação, que ainda não chegou a ser concluída, em todos os procedimentos legais.
Caso tivesse concluído o processo licitatório, a previsão era de que as obras fossem retomadas em outubro próximo. A conclusão dos Mops aconteceria no primeiro semestre de 2013. Os módulos operacionais ampliam a área do aeroporto em 1000m², com embarque de 600m² e desembarque de 400m². O projeto mais que duplica o espaço atual, de 950m². A média de fluxo diário chega a ser de 3.600 usuários. De acordo com a gerência local, até o final do ano, a expectativa é fechar a movimentação de embarque e desembarque em cerca de 450 mil pessoas. O que deverá corresponder, em média, a 50% do número de usuários em relação ao ano de 2011. Com o fechamento da movimentação de agosto, esse número chega a 46,71%, com 306.624 pessoas.
Algumas adequações do espaço já existente foram necessárias para comportar a quantidade de passageiros dos voos de pouco mais de 100 pessoas. As áreas de estacionamento também não têm atendido à demanda de usuários do aeroporto. Ontem, foi realizada a Campanha Nacional da Multa Moral, no intuito de sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
No início deste ano, o aeroporto contava com o dobro de voos relacionados ao mesmo período do ano passado. O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital.
Adaptação
Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal. O que acarretará num valor acima do previsto inicialmente na obra dos módulos.
O aeroporto regional já realizou algumas reformas para adequar o equipamento, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque, com ampliação da área interna e a inserção de empresas como as de locação de veículos, com boxes na área externa. O local hoje recebe nove voos diários. A cada voo o aeroporto fica com lotação esgotada. De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa.
Movimentação
46,7 pontos percentuais mostram o crescimento do número de embarques e desembarques até agosto deste ano, em relação a igual período do ano passado (ELIZÂNGELA SANTOS)