domingo, 18 de março de 2012

18.03.2012
LAVRADORAS DE MEMÓRIAS

Durante a abertura das atividades do Curso de Mestrado em Educação, do Centro de Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, em Fortaleza, 6 e 7.03, pp) foi apresentado o vídeo Lavradoras de Memórias - A Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, com Produção e Direção do prof. Antonio Germano Magalhães Júnior. Este audiovisual é um dos resultados sobre a longa pesquisa que aquele núcleo de ensino e pesquisa sobre educação vem realizando em torno da experiência exitosa da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, fundada como a primeira do Brasil, em 13.06.1934.  Esta linha de trabalho já gerou diversas monografias, artigos científicos, participações e apresentações em congressos nacionais e estrangeiros, dissertações, teses de doutoramento, além da digitalização de toda a coleção de O Lavrador (jornal da ENR, entre 1934 e 1973), revisão de peças documentais de diversos arquivos, além da catalogação das imagens fotográficas das atividades da ENR. O vídeo é também uma Homenagem a Doralice Soares Casimiro e Maria Germano Magalhães, duas das alunas da segunda turma de professorandas, em 1938. Com duração de 21:05 minutos, o vídeo reúne depoimentos de professores e ex-alunos da ENR: Maria Assunção Gonçalves, Valba Gondim Sousa, Fátima Leitão, Renato Casimiro, Daniel Walker, Pedro Ferreira Barros, Marlene Rodrigues Melo Alves, Socorro Lucena Lima, Auxiliadora Sousa Dantas e Vicentina Noca Lima, além das participações de Quitéria Lúcia e Mirelle Araújo. Na medida do possível, este vídeo estará à disposição de interessados, podendo ser copiado livremente, pois é do interesse de seus produtores a maior divulgação, em Juazeiro do Norte, para firmar o agradecimento da equipe pela colaboração de todos.
 Foto 1: Abertura do vídeo; Tela de homenagem a Doralice Soares Casimiro e Maria das Dores Germano Magalhães; Maria Assunção Gonçalves e Valba Gondim de Sousa.
Foto 2: Fátima Leitão, Renato Casimiro, Daniel Walker, Pedro Ferreira Barros, Marlene Melo, Socorro Lucena, Auxiliadora Sousa Dantas e Vicentina Noca Lima.