sábado, 5 de dezembro de 2015


BOA TARDE (I)
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
206: (04.12.2015) Boa Tarde para Você, Pe. Francisco Murilo de Sá Barreto
Se algo nos une definitivamente, meu querido amigo Pe. Murilo, a essência está na nossa crença no Ressuscitado e a certeza que a nossa fé, como li há pouco num dos seus escritos, é o que nos ajuda a servir a humanidade, certos de que é a melhor obra de uma vida. O dia de hoje, dez anos passados – certamente um daqueles dias que melhor não tivesse existido, não nos impôs apenas um sofrimento incomum, desses que doi e lateja pelos anos porque não marcou apenas a passagem de um desses filhos amados dos céus por nossas vidas, senão a dura realidade de consequências inimagináveis, com as quais ainda pelejamos hoje em dia. Perdoe-me e me permita que sobre isto alguma coisa aqui se reflita à luz dessa esperança que a vida nos reserva, para lhe falar das imensas saudades que ficaram ao nosso lado, de lembranças eternas de seu sorriso franco, de sua palavra amiga, de seu gesto forte, de sua atenção desmedida. Como somos gratos, Murilo, por sua existência e o que fazemos nós para agradecer a Deus, a Pácifer e a Laudelina, tanto amor, revelado na existência de mais de 75 anos entre nós e nesses outros dez mais, quando sentimos a sua presença familiar, por uma palavra viva e constante. Por esses dias, à noitinha, no Círculo Operário São José, voltamos a nos reunir para considerar estes elementos fortes de sua presença, de suas obras, especialmente pelo grande exemplo legado em quase tudo o que nos ocorreu, e não foi pouco, entre 1958 e 2005. Temos falado de sua vida familiar, leve e amorosa no reconhecimento de irmãs amadas, de colaboradores da casa paroquial e das funções religiosas na Igreja-Matriz, como o grande marco da Pastoral de Romaria, sem faltar nisso tudo a presença de alguns amigos mais chegados, em histórias deliciosas, temperadas por um bom humor que revela, principalmente, pureza e descontração. Às vezes nos bate a incerteza, quando a nós mesmos indagamos se lhe seria agradável ouvir estas memórias, expor esta intimidade que mais nos encantou, revelações de uma grande alma. Temos falado de muitas coisas porque, sem engano, sua vida foi e continua sendo um manancial enorme de dignidade, de competência, de disponibilidade à sociedade que você serviu. Você, Murilo, foi um grande privilégio para a nossa Igreja, essa mesma Santa Madre Igreja, hierárquica e povo de Deus que consumiu toda a sua existência, no devotamente inexcedível pelo clamor do que você sintetizou com tão rara felicidade – a Nação Romeira. E temos falado também de um poeta que agora se revela, com escritos de grande impressão, preciso e rigoroso na métrica e na rima, como era o estilo sonetista de então, e que se fez anotando e sofrendo em livrinhos das vivências nos velhos Seminário do Crato e da Prainha, a partir de 1949. Talvez eu tenha cometido a imprudência de revelar esta intimidade, e me perdoe, rebuscando guardados de tantos anos, para ler em público o que foi, por exemplo, o seu grande sofrimento com a orfandade, ao recitar estes versos: 

Minha Mãe
Morta sublime! Oh! Minha santa morta...
Há quanto tempo já que te pranteio,
Que o teu carinho me não mais conforta,
Nem mais me abrigas no teu casto seio!

Ah! Lembro-me ainda bem, segundo creio,
Pequenino, eu brincava ao pé da porta.
E, ao ver-te no caixão de flores cheio,
Mãe, nem sonhava que estivesses morta!...

Mas um dia passou, um mês, um ano,
E dois e três e mais e oh! desengano,
Nunca mais me beijou teu lábio amigo.

Não te vi nunca mais; e, na orfandade,
Clamo agora nas trevas com saudade,
Mãe, por que foi que não morri contigo?

(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 04.12.2015)

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINEMARANA (SESC, CRATO)
O Cinemarana (Teatro Adalberto Vamozi, SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 7, segunda feira, às 19 horas, o filme HOLY MOTORS (Holy Motors, França/Alemanha, 2012, 115min). Direção de Leos Carax. Elenco: Denis Lavant (Senhor Oscar / Banqueiro / Pedinte na rua / Especialista em motion capture / Senhor Merda / Pai ); Edith Scob (Céline); Eva Mendes (Kay M.); Kylie Minogue (Eva / Jean); Michel Piccoli ( O homem com a marca de nascença); Jeanne Disson (Angèle); Leos Carax (O sonhador); Annabelle Dexter-Jones (Assistente do fotógrafo); Jean-François Balmer; Elise Caron; Corinne Yam; Matthew Gledhill; Camille Rutherford. Sinopse: Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai... Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.
BIBLIOCINE (FAP, JN)
A Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE), está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri, embora seja restrito aos alunos desta Faculdade. As sessões são programadas para as terças e quintas feiras, de 12:00 às 14:00h, na Sala de Vídeo da Biblioteca, na Rua da Conceição, 1228, Bairro São Miguel. Informações pelo telefone: 3512.3299. Neste mês de Dezembro, em razão do recesso escolar, não haverá exibições.

CINE ELDORADO (JN)
O Cine Eldorado (Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 11, sexta feira, às 20 horas, o filme GAROTAS E SAMBA (Brasil, 1957, 105min). Direção de Carlos Manga. Elenco: Francisco Carlos (Sérgio Carlos); Sônia Mamede (Zizi); Adelaide Chiozzo (Didi); Renata Fronzi (Nana); Isaurinha Garcia; Zé Trindade; Jece Valadão (Belmiro Cheiroso); Zezé Macedo (Inocência); Pituca; Ivon Curi (Charlô); Berta Loran (Ninon Ervilha); Cyl Farney. Sinopse: A pensão da Dona Inocência é agitada com a chegada de três novas inquilinas que vão dividir o mesmo quarto e se tornarem amigas: Zizi, que fugiu de um casamento arranjado; Didi, que sonha em cantar no rádio; e Naná, que deseja se casar com um velho milionário. Enquanto Zizi consegue um contrato de vedete na boate do cantor Charlô, Didi é enganada pelo vigarista Belmiro e Naná seduz um empresário baiano milionário, pai do cantor Sérgio Carlos. Enredo do filme com variação de um tema constante nos filmes, a chegada de moças do interior em busca de fama e sucesso nas rádios cariocas, nesse caso, Adelaide Chiozzo e Sônia Mamede; produzido pela Atlântida e dirigido por Carlos Manga, o elenco conta com Zé Trindade, como sempre, impagável, Cyll Farney, Renata Fronzi (em grande atuação como Naná, uma vigarista companheira de quarto das jovens interioranas, que paquera Zé Trindade, casado com Jocelina/Susy Kirby), Zezé Macedo, César Ladeira, Jece Valadão, Francisco Carlos, a miss Brasil, Terezinha Morango e diversos outros. Números musicais por conta de Emilinha Borba, César de Alencar, Joel de Almeida, Isaurinha Garcia, Jorge Goulart, Nora Ney, Venílton Santos e Ruy Rey.
Chanchada clássica.
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 12, sábado, às 17:30 horas, o filme SEM NOTÍCIAS DE DEUS (Sin noticias de Dios, França/Itália/Espanha/México, 2001, 115min). Direção de Agustin Dias Yanes. Elenco: Demian Bichir (Many Chaves); Victoria Abril (Lola Nevado); Penélope Cruz (Carmen Ramos); Fanny Ardant (Marina D'Angelo); Gael Garcia Bernal (Davenport); Juan Echanove (diretor); Javier Bardem (Tony Graco); Gemma Jones (Nancy). Sinopse: O céu está vazio, o inferno está cheio. Cada alma é disputada com unhas e dentes pelos dois espectros. Quando parece que uma contusão no cérebro vai encerrar a vida do boxeador mexicano Manny (Demián Bichir), duas agentes sobrenaturais são enviadas para tentar conquistar sua alma: uma é um anjo de um céu que se parece exatamente com o melhor de Paris e onde todos falam francês. A outra é uma garçonete do inferno, enviada para seduzi-lo a passar o resto da eternidade numa prisão pintada de vermelho, onde todos falam inglês.
CIDADÃO JUAZEIRENSE
Acaba de ser agraciada uma personalidade com o título de Cidadão Juazeirense. Vejam o ato: RESOLUÇÃO N.º 801 de 19.11.2015: Art. 1.º - Fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor MARCOS LUIZ DOS SANTOS, pelos inestimáveis serviços prestados a comunidade juazeirense. Autoria: Cícero Claudionor Lima Mota; Coautoria: Danty Bezerra Silva; Subscrição: José Adauto Araújo Ramos, José Tarso Magno Teixeira da Silva, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha, José Nivaldo Cabral de Moura, Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Paulo José de Macêdo, Francisco Alberto da Costa, Antônio Vieira Neto, Rubens Darlan de Morais Lobo, João Alberto Morais Borges e pela Vereadora Auricélia Bezerra.
CCBNB CARIRI
O mes de dezembro tem grandes atrações na programação do Centro Cultural do BNB Cariri, em Juazeiro do Norte. Infelizmente sua programação ainda não está disponível na portaria do Centro, como de costume, mas ele pode ser acessado pelo site:

JORNAIZINHOS
Continuamos de olho para manter atualizado o nosso inventário sobre a Imprensa Juazeirense, desde 1909 quando circulou entre nós o primeiro jornal – O Rebate. Com enorme atraso, mas exatamente porque é um jornalzinho de circulação restrita, nos caiu na mão a mais recente edição do Jornalzinho das Mães Cristãs, associação ligada à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. A edição em questão é a décima primeira já no seu sexto ano. Também circulou por estes dias o Jornal do Cotidiano, em meio à celebração dos 10 anos de falecimento do Mons. Murilo. A SECROM, secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro o editou em duas páginas, como Ano I e primeira edição. O título é uma lembrança do nome de um programa radiofônico mantido pelo Pe. Murilo, por muitos anos, na Rádio Progresso, denominado Dimensões do Cotidiano. 

MONS. MURILO (I)
No segundo dia do Triduo com rodas de conversas para lembrar Mons. Murilo, Cildo Menezes lançou o seu livro Pe. Murilo, fiel até o fim. 



MONS. MURILO (II)
Os poetas de cordel não deixaram a data passar em branco e homenagearam Mons. Murilo. Foi o caso do poeta barbalhense Ernane Tavares que lançou o seu folheto com o mote: São dez anos sem Murilo, eita meu Deus que saudade”, por ocasião do tríduo no Círculo Operário na noite da sexta feira passada. Também o poeta Pedro Ernesto, membro da Academia dos Cordelistas do Crato lançou o seu com o título de: Quem não lembra a palavra de Murilo, campeando o poder das multidões.

MONS. MURILO (III)
Circulou com número especial o informativo Romaria, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, com homenagem a Mons. Murilo, na oportunidade da celebração da esperança, pela passagem dos dez anos de seu falecimento. Os interessados poderão apanhar seu exemplar que está disponível na Paróquia, no Museu, ou sendo distribuído em alguns horários das missas regulares da Paróquia. 

ABRASEL CARIRI
A Abrasel - Cariri, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, secção do Cariri, já tinha lançado em anos anteriores o seu Guia Cariri, com o qual prestas um serviço para localizar o que a região tem de melhor neste tipo de serviço. A segunda edição saiu com data de 2015 e está muito boa, com o prestígio de grandes empresas do setor. Está de parabéns a associação e o seu presidente José Bezerra Feitosa Júnior. 









CENTENÁRIO DA PARÓQUIA
Esta imagem que aí está, datada de 1922, da primeira igreja de Juazeiro do Norte, após a reforma que o Pe. Cícero realizou a partir de 1875 é praticamente a mesma quando esta mesma igreja recebeu a dignidade de primeira paróquia da cidade, em 1917. Agora, neste fim de 2015, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores está tomando providências para celebrar condignamente o seu primeiro centenário. Imagino que a atenção da Diocese, do pároco e de seus vigários se voltam para uma grande festa. Neste sentido, recebi com muito prazer a convocação para uma primeira reunião com o objetivo de preparar esta festividade. Ela será realizada no dia 16 de dezembro, às 19 horas no Círculo Operário São José. A convocação aberta aos paroquianos, agentes de pastoral e romeiros é assinada pelo Pároco Pe. Cícero José da Silva, e secundado pelo Pe. Aureliano de Sousa Gondim, como Coordenador do Ano Centenário, e por Francisca Silva Sampaio, Coordenadora do Ano Centenário.
COMENDA JOSÉ FAUSTO GUIMNARÃES
Recebi com imensa alegria a comunicação da Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos nº 085, fundada nesta cidade em 07.09.1935, com a qual a instituição me informa que decidiu outorgar a Comenda José Fausto Guimarães (foto) a minha pessoa, em cerimônia que será realizada na Fundação Antonio Fernandes Coimbra – FAFEC, localizada na Rua Dr. João Tavares Neves, s/n – Aeroporto, às 20 horas do próximo dia 19 de dezembro. O comunicado é assinado pelo Venerável Mestre Edilberto Alves Grangeiro, e por Cícero Gerciano Andrade de Souza, secretário. Antecipadamente expresso a minha gratidão por esta distinção que me fazem, sem nem mesmo saber se a mereço, partindo de quem parte. Meus agradecimentos. 

POLÍCIA FEDERAL
Tomei susto (rsrsrsrsssss) quando recebi esta semana um e-mail do Departamento de Polícia Federal. Felizmente, ao abri-lo, se tratava de um comunicado lembrando que o meu Passaporte está a quase seis meses do seu vencimento e apela para que não deixe para o último prazo a sua renovação. Acho ótimo quando estas coisas acontecem, como foi recentemente para a renovação da habilitação de motorista. Faz parte da nossa cidadania este respeito que os órgãos devem manifestar para com os nossos interesses. Só tenho elogios para tais atitudes. A própria DPF, no corpo do e-mail, para que não haja dúvida, informa que é uma mensagem automática e não aceita resposta; só enviam e-mails aos requerentes que informaram seu endereço eletrônico durante a solicitação de documento de viagem, e que não enviam e-mails com hyperlinks.
TAM E VOOS BARATOS
A TAM está remetendo comunicado aos seus cliente informando uma série de novos voos em algumas das velhas rotas, ligando algumas cidades interioranas aos pontos estratégicos, como São Paulo, Brasilia, Recife. Casualmente, neste roteiro está Juazeiro do Norte, onde a TAM opera para a ligação Brasilia-Juazeiro do Norte-Recife, e volta. Agora esperamos que a TAM reconheça o desempenho do mercado caririense e nos favoreça com outras opções. Atualmente, os preços das viagens não estão animando muito. Um voo de Juazeiro do Norte para Natal, ida e volta por mais de três mil reais não pode ser chamada de barato. Enquanto isto, para Fortaleza está na média a 280,00, um pouco sem propósito se para São Paulo está sendo ofertado a 440,00, e Porto Alegre a 800,00.

CALENDÁRIO NOVO
Já está sendo distribuído o novo calendário da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, para o próximo ano de 2016, ano em que se vai preparar a Paróquia para a grande festa de seu primeiro centenário. Foi bem produzido e magnificamente executado, ricamente apresentado em belíssimas fotos, além de alguns textos que nos apresentam frases e expressões do Pe. Cícero. Vá lá reservar o seu, antes que acabe.