domingo, 22 de abril de 2012

22.04.2012
NOVAS EDIÇÕES

Recebi com a atenção desmedida de Gilmar de Carvalho, as mais novas edições dentro da Coleção Outras Histórias, do Museu do Ceará (dirigido por Cristina Rodrigues Holanda), em co-edição com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Associação de Amigos do Museu do Ceará (presidida pela professora Teresinha Alencar). Esta Coleção, conforme registra a Diretora Cristina Holanda, “...tem como objetivo divulgar a produção das ciências humanas sobre o Ceará, em linguagem e preço acessível, mas sem a perda do rigor acadêmico. Por esta iniciativa, a Coleção reebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro (conferido em 2007, pelo IPHAN), o Prêmio Manoel Coelho Raposo, de Publicação de Selo Editorial (da Secretaria de Cultura do Ceará, 2010), e agora o Prêmio Mais Cultura de Literatura 2010 – Edição Patativa do Assaré (do Ministério da Cultura), que possibilitou a reedição de quatro títulos, esgotados, objetos de procura por pesquisadores de todo o Brasil. O  Museu do Ceará, por intermédio da ASMUSCE (Associação dos Amigos do Museu do Ceará), compartilha os resultados dessa premiação com o público. Afinal, esses trabalhos valorizam e difundem a literatura de cordel e a xilogravura, a partir de pesquisas sérias, que evidenciam lugares, personagens, e acontecimentos do Ceará, mantendo-se dentro dos parâmetros que norteiam e fortalecem o perfil Editorial da Coleção.”

Como foi salientado por Cristina Holanda, estes títulos são reedições que se impuseram à continuidade, muito dinâmica da Coleção. Particularmente estão aqui referidas porque no conjunto elas revisão a importância da cultura popular juazeirense, naquilo em que encerra a reflexão acadêmica sobre os temas recorrentes, e indissociáveis – diremos, da xilogravura e da literatura de cordel. Os títulos são:

CARVALHO, Gilmar. – 2011 – Xilogravura. Doze escritos na madeira. Coleção Outras Histórias, vol. 05. 2ª. Edição. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 112p, il.

KUNZ, Martine. – 2011 – Cordel. A voz do verso. Coleção Outras Histórias, vol. 06. 2ª. Edição. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 111p, il.

CARVALHO, Gilmar. – 2011 – Patativa do Assaré. Pássaro liberto. Coleção Outras Histórias, vol. 11. 2ª. Edição. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 176p, il.

CARVALHO, Gilmar. – 2011 – Lyra popular. Coleção Outras Histórias, vol. 37. 2ª. Edição. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 94pl.