quarta-feira, 19 de setembro de 2012


MUSEU VIRTUAL DE JUAZEIRO

No dia de 30 de agosto, esta coluna postou uma informação ainda pouco consistente com respeito ao Projeto de um Museu Virtual de Juazeiro do Norte, empreendido pelo Jornal O POVO. Hoje voltamos ao assunto com melhores informações. E começamos transcrevendo parte de dados que nos foram enviados, acrescidos de matéria veiculada na edição deste dia 19, nas páginas do mesmo O Povo.

JUAZEIRO 100 ANOS
Resumo:
O Projeto “Juazeiro 100 anos”, é um projeto de cunho cultural e histórico, o qual tem como principal objetivo resgatar e manter viva a história de um povo que com perseverança e determinação conseguiram escrever na trajetória de uma cidade sua própria história. Consiste em um conjunto de ações que foram desenvolvidas em prol do centenário da Cidade de Juazeiro do Norte. Sendo uma das mais importantes cidades do Estado do Ceará, Juazeiro do Norte, tornou-se um dos pólos mais desenvolvidos do Estado. São diversos fatores que tornam Juazeiro do Norte em um referencial. Seja na economia, na cultura, na geografia, na sua história ou na sua religiosidade, temos uma história de grande importância a ser preservada. O projeto Juazeiro 100 anos está estruturado em três ações:
1) Almanaque Juazeiro 100 Anos.
Um registro iconográfico do primeiro século de vida do mais importante centro religioso do Nordeste. Desde a paróquia do Padre Cícero até tornar-se o maior pólo de desenvolvimento do interior do Ceará. A publicação tem capa dura, 180 páginas impressas em papel de alta qualidade.
Foi lançado no Congresso Nacional em 2011.
2) Documentário - A Cidade de Cícero.
Um registro da trajetória do fundador de Juazeiro. Uma história que se confunde com a própria história do lugar. O documentário foi exibido na TV O POVO e TVs públicas e incluso no Almanaque Juazeiro 100 anos.
3) Museu Virtual de Juazeiro.
Uma construção coletiva da memória feita pela própria comunidade. Um patrimônio formado pelo acervo particular da população. As pessoas levarão a uma ilha digital fotos de festas populares, religiosas, edificações e paisagens durante 1 mês.  A ilha ficará em locais estratégicos da cidade para facilitar a população de levar seu acervo. Os originais voltam para as mãos das famílias e as melhores 1.500 imagens serão disponibilizadas através do site www.museuvirtualjuazeiro.com.br, onde as pessoas terão todo acesso. Trata-se de um grande abraço das lembranças particulares no sentimento maior de coletividade da população. Uma ação integrada entre a emoção, mobilização e sentimento de pertença.

http://app.opovo.com.br/access/noticia_132346504881/2922341/142/eq.gifTERCEIRA FASE DE PROJETO 19/09/2012
MUSEU VIRTUAL DE JUAZEIRO VAI SELECIONAR
1,5 MIL FOTOS

Quem foi ou mora em Juazeiro do Norte, município distante 493 km de Fortaleza (Cariri cearense) certamente possui algum registro fotográfico, seja próximo à estatua de Padre Cícero, registros de festas religiosas, populares, edificações ou paisagens. O Projeto “Juazeiro 100 anos” desenvolvido pelo O POVO e Fundação Demócrito Rocha, chega à terceira fase e convida o público a ajudar a construir o Museu Virtual de Juazeiro. A última fase do projeto – o Museu Virtual de Juazeiro – é uma construção coletiva da memória feita pela própria comunidade. Um patrimônio formado pelo acervo particular da população. Para isso, foi montada uma ilha, que passará por 10 locais estratégicos (ver lista completa no site www.museuvirtualjuazeiro.com.br) para receber as imagens, que podem ser impressas ou digitais. As impressas serão devolvidas aos autores e o prazo termina no dia 10 de outubro. Serão selecionadas 1.500 imagens, onde conterrâneos, parentes ou visitantes poderão reviver momentos, por meio das fotos. A seleção será feita pelo historiador Herson Miranda e pela fotógrafa do O POVO, Ethi Arcanjo. Eles levarão em conta a relevância histórica, a qualidade da imagem e ângulos. As fotos serão tratadas pela design Rebeca Sousa a fim de padronizá-las e, em seguida, identificadas pelas bibliotecárias Maria Teresa Lima e Kelly Pereira. 
Calendário dos locais

Dia
Local
Horário
17-19.09
Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN.
Rua Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel

De Seg. a Sex.:
9:00 às 15:00h;

Aos Sábados:
8:00 a 14:00h.

20-22.09
Memorial Padre Cícero
Av. Leandro Bezerra, s/n, Bairro Socorro
24-26.09
Biblioteca Municipal
Rua Santo Agostinho, s/n, Bairro Centro
27-29/09
Centro Social Urbano (CSU)
Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n - Bairro Franciscano
01-03/10
Parque Ecológico das Timbaúbas
Av. Ailton Gomes, s/n, Bairro José Geraldo da Cruz
04-06/10
Secretaria de Planej. e Desenvol. Econômico (Seplad)
Rua Padre Cícero, 1318, Bairro Salesiano
08-10/10
Faculdade de Tecnologia (Centec)
Rua Amália Xavier de Oliveira, s/n, Bairro Triângulo
(Fonte: O POVO 19.09.2012)