domingo, 14 de maio de 2017

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (Auditório do Campus da URCA, à Rua Cel. José Dantas, Centro), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 18, quinta feira, às 19 horas, o filme O JARDINEIRO FIEL (The Constant Gardener, Direção de Fernando Meirelles, 2005, EUA,129min). Sinopse: Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.
SESSÃO CURUMIM (JUAZEIRO DO NORTE)
O Centro Cultural BNB promove de forma itinerante (Arte Retirante) uma sessão de cinema para crianças, denominada Sessão Curumim, em diversas cidades do Cariri, com entrada gratuita. Em Juazeiro do Norte, NO Orfanato Jesus Maria José, exibe no próximo dia 19, sexta feira, às 14 horas, o filme OS INCRÍVEIS (The Incredibles, EUA, 2004, 123min). Direção de Brad Bird. Sinopse: Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.
CINEMA NORDESTE (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões de cinema dentro de sua programação de CINEMA NORDESTE, apresenta curtas metragens do Cinema do Cariri, com entrada gratuita. E exibe no próximo dia 19, sexta feira, a partir de 14:00h os documentários: DONA CIÇA DO BARRO CRU e PATATIVA DO ASSARÉ: UM POETA DO POVO. Sinopses: DONA CIÇA DO BARRO CRU (1979, 10min). Direção de Jefferson Albuquerque Jr. Documenta a arte de Ciça, famosa artesã de Juazeiro do Norte - CE que, em suas frágeis peças de barro (não levadas ao forno), recria, com extrema originalidade, todo o universo ccaririense. No filme, Patativa do Assaré e a Banda Cabaçal dos Aniceto fazem rápida aparição, ressaltando o elo cultural dos diversos artistas da região. PATATIVA DO ASSARÉ – UM POETA DO POVO (1984, 12min). Direção de Jefferson Albuquerque Jr.e Rosemberg Cariry. Rodado em 16mm e, depois, ampliado para 35mm; em cores. Locações no Ceará e em São Paulo. Também é calcado diretamente na música e poesia de Patativa. O filme conquistou vários prêmios em Brasília e na Bahia, um dos quais o de “melhor trabalho de pesquisa sociológica e antropológica”. Oportuno acrescentar que a arte do poeta também foi registrada em vídeo produzido por alunos do curso de Comunicação da UFC.
CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 19, sexta feira, às 19 horas, o filme O PIANISTA (The Pianist, Direção de Roman Polanski, FRA/ALE/R.U./POL, 2002, 150min). Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
CINE ELDORADO (JN)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 19, sexta feira, às 19 horas, dentro do Festival de Filmes Inesquecíveis, CANDELABRO ITALIANO (Rome adventure, EUA, 1962, 119min). Direção de Delmer Daves. Sinopse: Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália se tornou um dos cenários preferidos para muitos cineastas. Suas ruas e monumentos foram mostrados em diversos filmes, como A Princesa e o Plebeu de William Wyler e foi tema de A doce vida, do mestre Federico Fellini. Katharine Hepburn foi uma solteirona que viaja para curtir as férias no país, em Summertime (1955). E em 1962, Delmer Daves (Tarde Demais para Esquecer e Prisioneiro do Passado) dirigiria O Candelabro Italiano (Rome Adventure). A beleza de Candelabro Italiano é restrita às belas paisagens. O filme foi uma adaptação do romance “Lovers Must Learn”, de Irving Fineman. Lançado em 1962, trazia um elenco de jovens artistas que incluía Troy Donahue (A Summer Place) e o italiano Rossano Brazzi, figurinha fácil em filmes ambientados na Itália. Candelabro Italiano traz a história de Prudence Bell (Suzanne Pleshette), uma jovem professora que decide ir embora para Roma, local que ela acredita que está rodeado de pessoas que entendem o significado do amor. A jovem tem medo de se tornar uma solteirona e embarca cheia de esperanças e medos para sua viagem à Itália. Durante o percurso ela conhece Roberto Orlandi (Rossano Brazzi), um homem maduro que parece ser o perfeito amante e que lhe dá muitos conselhos sobre como agir. Já em Roma Prudence consegue um emprego em uma pequena livraria. É lá que ela conhece Don (Troy Donahue), um rapaz que tinha acabado de terminar um romance. Os dois se aproximam e entre idas e vindas iniciam um romance. É interessante saber que os atores Troy Donahue e Suzanne Pleshette se deram tão bem durante as filmagens que acabaram por se casar. O casamento não durou muito mas serviu para criar uma áurea de romance entre os dois durante as filmagens.
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 20, sábado, às 17:30 horas, o filme MUITO ALÉM DO JARDIM (Being there, Direção de Hal Ashby, Alemanha/EUA/Reino Unido, 1979, 130min). Sinopse: Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance.