quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ELETRIFICAÇÃO DO CARIRI
Há alguns anos eu me danei a levantar informações para escrever um denso capítulo sobre a Eletrificação do Cariri, a começar pelo que aconteceu aqui em nossa cidade. Pretendo que isto um dia chegue a algum livro. O trabalho preliminar já foi dado a conhecer nesta página, onde comentei fatos acontecidos nesta cidade, desde quando ainda o seu prefeito era um cidadão de vergonha, e primava por oferecer aos moradores desta vila o melhor que lhe parecia. Tratava-se de Cícero Romão Baptista que montou a primeira instalação geradora de eletricidade. Bom, a história é longa, mas muito interessante, até que uns outros honrados cidadãos, resolveram propor à Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, que em 1953 estava inaugurando a primeira etapa, com a primeira turbina em funcionamento. Um grupo foi lá, em Paulo Afonso, encontrou-se com o então presidente Getúlio Vargas e o convenceu a determinar que o projeto que interessava ao Ceará era aquele mais barato, onde os fios passariam pelo sul do Estado, estabelecendo-se uma estação abaixadora em Milagres. Esta defesa intransigente dos juazeirenses (Hildegardo Belém de Figueiredo, José Maria de Figueiredo, Antonio Correa Celestino, Felipe Neri da Silva, Gregório Callou de Sá Barreto, e outros) batia de frente com o projeto de Virgilio Távora que preconizava a eletrificação do Ceará através de um linhão que viria por Campina Grande. Obra bem mais cara, com a qual não concordavam os técnicos da CHESF. E foi isto. Nesta data ganhou o bom senso e o Cariri. Isto para lhes dizer que estou novamente na estrada para narrar a luta destes homens. Para tanto, estive visitando para conhecer o CDOC-CHESF, em San Martin, Recife. Fui recebido com muita gentileza pelo seu coordenador, prof. Salim Seabra, que me facultou o início destas pesquisas. Por uma sorte que até me emocionou, encontrei em arquivo eletrônico esta imagem do momento em que estão estas três figuras importantes para a nossa página: o presidente Vargas, o engenheiro Antonio José Alves de Sousa e o empresário juazeirense Felipe Neri da Silva. E a foto é desta momento de que lhes falei. Mais para diante vou dando mais detalhes deste capítulo.


LIVRO (I)
Recebi de Raimundo Araújo o exemplar do seu mais novo livro: Fatos sem fotos (Juazeiro do Norte: Gráfica e Editora Royal Ltda., 2014, 101p). O livro é uma miscelânea de bons textos, especialmente como crônicas que o autor resolveu enfeixar, sem ilustrações, reunindo também anotações biográficas e algumas homenagens (uma das quais a mim, sem maior merecimento). O lançamento deve acontecer em breve, em algum dos nossos espaços culturais, quando o Raimundo vai assinar com seu autógrafo este seu mais recente contributo à cultura da terra. Parabéns e muito obrigado, também, pelo convite que me faz para a prazerosa apresentação do livro, qualquer dia destes.








LIVRO (II)
Sigo a produção livresca de muito autores caririenses. E dentre estes o amigo Jota Alcides. O seu último livro é “Mestre da bola no ar”. Ele trata de “um dos ícones da crônica esportiva pernambucana e brasileira, o ex-comentarista da Rádio Jornal Luis Cavalcante tem uma voz – e uma postura – que todos os fãs do futebol conhecem. Para contemplar os 84 anos de vida do comentarista nascido em Ilhéus (BA) e radicado do Recife, o jornalista e escritor Jota Alcides lançou seu mais recente livro, Mestre da bola no ar (112 páginas), no último dia 21/08), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Este é o quinto livro de Alcides sobre figuras fundamentais para a história do rádio no Brasil – recentemente, ele publicou O último Repórter Esso, sobre o programa de rádio e a vida de Edson de Almeida. Luis Cavalcante o interessou como temática por ser o decano na crônica esportiva nacional – está há 62 anos em atividade sem pausas, o maior período entre os profissionais da atualidade. Sobre o seu biografado, Jota nos diz “Sua vida é marcada pela ética e pela moral, ele é um exemplo para os cronistas esportivos. O futebol é um ambiente de paixões e explosões, com muitos interesses em jogo. Não é fácil manter a ética nesse ambiente, mas Luis Cavalcante tem uma trajetória irretocável”. Mestre da bola no ar ainda revela a formação cultural do comentarista. Sempre buscando que a atividade fosse respeitada, Luis Cavalcante também procurou se pautar pela formação cultural e incentivou que seus colegas fizessem o mesmo. Diz ainda o Jota, “Ele leu todas as obras de José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Nelson Rodrigues, por exemplo”. 

CORDEL
Por onde eu ando, vou ouvindo histórias de Seu Lunga. E mais ainda vou dando de cara com a venda de folhetos de cordel sobre suas histórias. Por isso mesmo, mantenho a curiosidade ativa, lendo e colecionando estas publicações. Em recente viagem ao Recife, eis aí o resultado da colheita, em pontos de vendas da Casa da Cultura. Destas publicações, relevo nova edição de Jotabê, sobre o mau humor de Lunga, no tempo em que foi bicheiro (E foi?); as reedições de folhetos de José do jati, falando de Lunga, para ele, o campeão do mau humor; e dois folhetos que não conhecia, de um autor novo nesta empreitada, chamado de Davi Teixeira. Voltando de viagem, atualizei o inventário dos folhetos sobre Seu Lunga: já são 96 títulos, de 46 autores.  







NOVOS LOGRADOUROS DA CIDADE (I)
Pela Lei Nº 4373, de 10.09.2014, o poder público municipal denominou PRAÇA ADERSON TAVARES BEZERRA, o logradouro em fase de construção, localizado defronte ao Teatro Marquise Branca, área pública encravada entre as Avenidas Paulo Maia, Padre Cícero e Rua Fiscal José Izidório, no bairro Salesianos. AUTORIA: Vereador Glêdson Lima Bezerra. COAUTORIA: Vereadores Paulo José de Macedo e José Tarso Magno Teixeira da Silva. SUBSCRIÇÃO: Vereadores Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Cícero Claudionor Lima Mota, Danty Bezerra Silva, Francisco Alberto Costa, Alberto Morais Borges, José Adauto Araújo Ramos, José Ivan Beijamim de Moura, Auricélia Bezerra, Maria Calisto de Brito Pequeno, Maria de Fátima Ferreira Torres e Rita de Cássia Monteiro Gomes.


NOVOS LOGRADOUROS DA CIDADE (II)
Pela Lei Nº 4374, de 10.09.2014, o município de Juazeiro do Norte denominou RUA HAYANN DE MORAIS DAMASCENO, a primeira rua paralela oeste à Rua José Ribeiro Fontes, com início na Avenida Padre Cícero e término na Linha da RFFSA, sentido norte/sul, no bairro São José, neste Município. AUTORIA: Vereador Glêdson Lima Bezerra. Obs.: O jovem Francisco Rayann de Morais Damasceno, de 22 anos, faleceu em um acidente na rodovia estadual que dá acesso ao município de Exu (PE), O estudante Hayann de Morais Damasceno era filho do conhecido comerciante do Mercado Central de Juazeiro do Norte, Toni das Bolsas, e viajava com destino ao município de Picos (PI). O rapaz saiu por volta das 9 horas de Juazeiro com a missão de deixar o veículo Prisma de cor prata para uma irmã sua que é comerciante e reside em Picos. Ele morava na Rua Antonio Nunes de Alencar (Bairro Tiradentes) e viajava sozinho. Provavelmente o pneu dianteiro do carro estourou e ele perdeu o controle do mesmo capotando na PE que liga Crato e Exu já naquele município pernambucano. O jovem Hayann era recém-casado com Taynah Mauriz Sales, de 20 anos, a qual ganhou bebê há um mês. Os pais da vítima residem na Rua São Bento (Bairro Franciscanos) e souberam da notícia por meio da nora após esta ter recebido a ligação de um policial. O estudante ainda foi levado com vida para o hospital de Exu, mas faleceu pouco tempo após dar entrada. O corpo foi necropsiado no IML de Ouricuri (PE) e fopi sepultado em Juazeiro do Norte.

NOVOS LOGRADOUROS DA CIDADE (III)
Pela Lei Nº 4378, de 17.09.2014 a municipalidade juazeirense denominou de RUA ALFREDO DE
OLIVEIRA CAMPOS, a rua projetada 15, no sentido leste/oeste, começando entre as quadras “P” e “L” e término na rua projetada 12, ao sul das quadras “S”, “R”, “P” e “Q” e ao norte, com as quadras “O”, “N”, “M”, e “L”, do Conjunto Habitacional Manoel Raimundo de Santana Filho.
AUTORIA: Vereador Paulo José de Macedo. SUBSCRIÇÃO: Vereador José Nilvaldo Cabral de Moura. Também por ato da municipalidade, Lei Nº 4379, de 17.09.2014, fica denominada de TRAVESSA COLIBRIS, a artéria com início na praça sem denominação, localizada ao norte, entre as quadras A e B com terrenos de outros proprietários; ao sul, com a praça sem denominação, ao leste com a quadra A e ao oeste, com a quadra B do bairro Brejo Seco, nesta cidade. Art. 2º - Fica denominada de RUA SOLDADINHO DO ARARIPE, a rua localizada ao Norte, seguindo pelas quadras B e E, com terrenos de outros proprietários; ao Sul, seguindo pelas quadras B e E e a praça sem denominação do bairro Brejo Seco, nesta cidade. Art. 3º - Fica denominada de AVENIDA SABIÁ, a artéria pública com início na rua João Romão de Sá Barreto, seguindo às margens da Praça sem denominação e término na Rua Soldadinho do Araripe; ao norte com as quadras A e B; ao sul, com as quadras C e D, ao leste com a rua Soldadinho do Araripe e ao oeste, com a rua João Romão de Sá Barreto, no bairro Brejo Seco, nesta cidade. AUTORIA: Vereador José Tarso Magno Teixeira da Silva. Igualmente, por lei municipal, Nº 4380, de 17.09.2014, fica denominada de RUA HAMILTON MONTEIRO, a rua projetada 03, início ao sul, com a rua projetada 08 e término ao norte, com a rua projetada 07; ao oeste, com a rua projetada 02 e ao leste, com a rua projetada 04, no Conjunto Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta urbe. Art. 2º - Fica denominada de RUA DIOLINDA MONTEIRO DE MACEDO, a rua projetada 04, início ao sul, com a rua projetada 08 e término ao norte, com a rua projetada 07; ao oeste, com a rua projetada 03 e ao leste, com a rua projetada 04, no Conjunto Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta urbe. Art. 3º - Fica denominada de RUA MARIA CLÉA LIRA RAMOS, a rua projetada 05, início ao sul, com a rua projetada 08 e término ao norte, com a rua projetada 07; ao oeste, com a rua projetada 04 e ao leste, com a rua projetada 06, no Conjunto Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta urbe. Art. 4º - Fica denominada de RUA LEONARDO MORAES, a rua projetada 06, início ao sul, com a rua projetada 08 e término ao norte, com a rua projetada 07; ao oeste, com a rua projetada 05 e ao leste, com as áreas institucional e verde, do Conjunto Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta urbe. AUTORIA: Vereador Rita de Cássia Monteiro Gomes.
  
INTERNET: USOS E ABUSOS
Boa notícia: A Justiça determina retirada de fotos de crianças do aplicativo Secret. As fotos comprometem a criança e possuem conotação sexual, segundo a 2° Promotoria Cível de Juazeiro do Norte. Autor da postagem deve ser identificado. Secret permite que usuários contem segredos e compartilhem fotos de forma anônima. A comarca de Juazeiro do Norte, 493,4 km, determinou a retirada imediata de fotografias de uma criança de 11 anos do aplicativo Secret, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. As notificações para as empresas Google Brasil Internet Ltda., Apple Computer Brasil Ltda. e Microsoft Informática Ltda., foram enviadas na última semana. Identidade do autor da postagem também deve ser informada, devido ao cunho sexual das fotos. Segundo o promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, as fotos comprometem a criança e possuem conotação sexual. “O acusado, que expõe a menina, deve responder pelos crimes de exposição de sexual criança, além de reparar os danos morais sofridos pela vítima e família dela”, detalha. A retirada das fotografias foi determinado pelo juiz Gúcio Carvalho Coelho, “uma vez que ficou confirmada a situação de risco em que se encontra a jovem”. O Conselho Tutelar de Juazeiro também foi acionado para acompanhar o caso e evitar o bullyng escolar. “Eles dizem que não há como identificar o autor das postagens, mas nós sabemos que isso é possível, pois é preciso um cadastro prévio no Facebook. A criança parou de frequentar a escola e a família dela também sofre com a exposição, que configura risco grave ligado à dignidade, ao respeito, à personalidade, à sexualidade, à imagem, à intimidade e à honra”, explica José Carlos.  A ação foi encaminhada pelo Ministério Público do Ceará, que se baseou no direito constitucional à intimidade e à vida privada, do Código Civil e Lei 8.069/90. A demanda individual em proteção da adolescente foi encaminhada em agosto, através de uma “Ação Ordinária de Condenação em Obrigação de Fazer com Pedido de Antecipação de Tutela”. O POVO Online tentou entrar em contato com as três empresas através de endereços fornecidos pela Promotoria, mas as ligações ainda não foram atendidas.  Segundo o promotor, a menina foi roubada por seis pessoas desconhecidas, há cerca de dois meses, que levaram seu celular com foto dela e de parentes. Em agosto, as fotos da criança vestindo apenas calcinha e sutiã começaram a ser veiculadas na Internet, através do app para smartphones. “Isso se caracteriza como um total desrespeito e descaso à sua peculiar condição especial de pessoa em desenvolvimento, o que é vedado incondicionalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, completa.  O app Secret permite que usuários contem segredos e compartilhem fotos de forma anônima para os contatos do Facebook. Os outros usuários também podem comentar e curtir os “secrets” sem serem identificados. (Fonte: O POVO Online)

NEM TUDO É AZUL
A AZUL vai incluir mais um destino para os usuários do Aeroporto de Juazeiro do Norte: Petrolina. A notícia recente diz que a Azul iniciará voos circulares entre Campinas e quatro destinos no Nordeste. Uma das operações será com Juazeiro do Norte e Petrolina, enquanto a outra será com Campina Grande e João Pessoa. Petrolina e Campina Grande passarão a contar com primeira ligação direta para Campinas. Para atender a ainda mais Clientes, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciará a oferta de dois novos voos circulares diários a partir de Campinas, o principal hub da companhia. Uma das operações será com Juazeiro do Norte e Petrolina, enquanto a outra frequência será em conjunto com Campina Grande e João Pessoa. Quando aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os novos voos deverão ter início em 20 de outubro. O atual voo direto já operado pela companhia entre Campinas e Juazeiro do Norte passará a contar com escala em Petrolina, que ganha uma ligação direta com o destino paulista. João Pessoa ganha uma segunda frequência para Campinas, assim como Campina Grande passa a ter a primeira linha sem conexões ou escalas com o principal hub da companhia. “Com os novos voos circulares, ofereceremos opções mais cômodas e rápidas principalmente aos Clientes de Juazeiro do Norte, Petrolina e Campina Grande que querem chegar a Campinas. A mudança no atendimento a estes destinos é estratégica para que possamos atender ainda mais Clientes e obter resultados ainda melhores. A adição de uma frequência entre Campinas e João Pessoa é uma maneira de a companhia melhor atender aos Clientes que viajam a estas cidades e garantir maior flexibilidade de horários”, comenta Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul. Em Campinas, os Clientes terão todas as facilidades de conexão para mais de 50 destinos para todo o Brasil em voos diretos. Confira abaixo os novos horários dos voos, diários, entre Campinas e Juazeiro do Norte: Campinas(23h20)–Juazeiro do Norte(1h10-1h40)–Petrolina(2h30-3h00)–Campinas: Campinas(6h41). A Azul oferece os seguintes destinos: Aracaju, Araraquara, Araçatuba, Porto Seguro, Brasília, Bonito, Cascavel, Criciúma, Cabo Frio, Cuiabá, Campo Grande, Caldas Novas, Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Curitiba, Caxias do Sul, Dourados, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Goiânia, Foz do Iguaçu, Ilhéus, Juiz de Fora (Zona da Mata), Juazeiro do Norte, Joinville, Ji-Paraná, Bauru, Londrina, Manaus, Maceió, Macaé, Maringá, Marília, Natal, Navegantes, Patos de Minas, Passo Fundo, Petrolina, Porto Alegre, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Recife, Rio Verde, São José do Rio Preto, Salvador, Três Lagoas, Teresina, Uberaba, Uberlândia, Vitória e Chapecó. A companhia iniciou suas operações em Campinas em 25 de fevereiro de 2000. E a companhia iniciou as operações em Juazeiro do Norte em 15 de junho de 2011. Atualmente, um voo diário é operado para Campinas, sem escalas ou conexões. Sobre a Azul A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 143 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, 850 voos diários, 103 destinos servidos e cerca de 30% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Em 2014 foi eleita pela quarta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats. Neste mesmo ano, a companhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation. Saiba mais em www.voeazul.com.br.
Enquanto isto, A GOL vai suspender o voo Recife-Juazeiro do Norte-Recife, em frequência diária, no período da tarde, e aparentemente bem sucedido. Aguardaremos a revisão deste caso para que o Cariri não fique sem esta opção para Recife, aliás, a única direta. 

  
CINE CAFÉ
O Cine Café estará exibindo no próximo dia 4, sábado, no Centro Cultural BNB, às 17:30 horas, o filme O Verão de Sam (Summer of Sam, 1999) é um filme americano, do gênero drama dirigido por Spike Lee. Roteiro do diretor,  junto com Victor Colicchio e Michael Imperioli. Baseado na história real do serial killer David Berkowitz conhecido como o "Filho de Sam". Elenco: John Leguizamo (Vinny), Adrien Brody (Richie), Mira Sorvino (Dionna), Jennifer Esposito (Ruby), Michael Rispoli (Joey T.), Bebe Neuwirth (Glória), Patti LuPone (Helen), Mike Starr (Eddie), Anthony LaPaglia (Detetive Lou Petrocelli), Ben Gazzara (Luigi), Michael Badalucco (David Berkowitz/Filho de Sam), Spike Lee (John Jeffries), Michael Imperioli (Midnite), Kim Director (Dee), Jimmy Breslin (ele mesmo), John Turturro (Demônio(voz), Keith Jackson (em foto de anúncio da Excursão Mundial de 1977), Phil Rizzuto (Em anúncio de rádio), Willie Mays (em foto de 1954 jogando na Série Mundial), Elvis Presley (em foto por ocasião do anúncio da sua morte). Sinopse: Durante o verão americano de 1977, um grupo de pessoas conhecidas entre si e que moravam no Bronx de Nova Iorque vivenciaram diversas situações-limite sob o impacto dos vários crimes cometidos nos arredores pelo maníaco sanguinário então à solta e que se autodenominava "Filho de Sam" (David Berkowitz). Conforme a narrativa, pelas descrições das vítimas sobreviventes a comunidade ítalo-americana do bairro sabe que o criminoso é um deles. Um grupo de pequenos mafiosos-traficantes que trabalham para o chefão Luigi resolve vigiar os "suspeitos" da vizinhança a partir de uma lista preparada por eles. Desconfiam sobretudo de Ritchie, um entusiasta do movimento "punk" e que assusta a todos quando aparece com suas roupas exóticas e seu cabelo moicano. Ritchie leva uma vida secreta, dançando em bares noturnos de má fama, para conseguir ganhar dinheiro e manter a sua banda. Esse segredo aumenta as desconfianças dos mafiosos, que acham que ele entrou para alguma "seita satânica". O melhor amigo de Ritchie é Vinny, uma cabeleireiro promíscuo e que não consegue viver bem com sua esposa, a insegura e trabalhadora Dionna. Vinny tem a lealdade a seu amigo colocada à prova quando os mafiosos pedem sua ajuda para prepararem uma armadilha e "assustarem" Ritchie.