sexta-feira, 18 de maio de 2012

AMAJU
O prefeito municipal sancionou a LEI COMPLEMENTAR Nº 85, DE 10 DE MAIO DE 2012, criando no âmbito do Município de Juazeiro do Norte, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – AMAJU, vinculada a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos - SEMASP e dando outras providências. Isto se deu porque a AMAJU deve integrar o Sistema Nacional de Meio Ambiente como órgão local, nos termos da Lei Federal nº 6.938 de 31 de agosto de 1981, como responsável pelo controle, fiscalização e licenciamento ambiental em todo o município e ainda determinado pelo Art. 6º da resolução CONAMA 237 de 19 de dezembro de 1997, art. 23 da Constituição Federal, Lei Complementar 140 de 08 de dezembro de 2011 e demais legislação ambiental pertinente. Este Autarquia deverá onerar o cofre público em cerca de um milhão de reais, uma vez que nasce com um quadro de comissionados da ordem de mais de meio milhão de reais por ano (Vide quadro abaixo). Para a instalação da AMAJU, a PMJN já destinou recurso de 200 mil reais. O assunto é muito importante e pode ser consultado pelos pobres mortais na página da prefeitura, com a leitura do Diário Oficial do Município, do dia 14.05.2012.
 
NOVAS RUAS
Duas leis municipais entraram em vigor para denominar novas ruas: RUA RAIMUNDA GONÇALVES DE SANTANA (viúva do ex-vereador Gumercindo Ferreira Lima), a artéria com início na rua Dão Almeida e término na rua Coronel José Gonçalves Santana, no Loteamento Lagoa Seca, nesta cidade de Juazeiro do Norte (LEI Nº 3952, DE 27 DE MARÇO DE 2012, de autoria do vereador Domingos Sávio Morais Borges) e RUA ABINADABE BEZERRA JÚNIOR, a rua localizada ao norte, onde se limita com a Rua Coronel José Gonçalves Santana; ao sul, com a Rua Dão Almeida; ao oeste, com a Rua Raimunda Gonçalves de Santana Ferreira e ao leste, com a Rua do Loteamento Novo Horizonte III, no bairro Lagoa Seca (LEI Nº 3953, DE 27 DE MARÇO DE 2012, de autoria do vereador Domingos Sávio Morais Borges).

XILÓGRAFOS DO JUAZEIRO
No próximo dia 21 de maio, às 18:30h, o Museu do Ceará (Antigo Edifício da Assembléia do Estado do Ceará, à Rua São Paulo, Centro, Fortaleza) estará abrindo a Exposição Xilógrafos do Juazeiro - Coleção Geová Sobreira, com a Curadoria de Gilmar de Carvalho. Na oportunidade da abertura desta exposição, haverá o concerto "Raízes Nordestinas da Música Brasileira" e que será seguido com um coquetel. A propósito deste evento, a diretora do Museu, e igualmente, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Cristina Rodrigues Holanda, escreveu: “Nesse janeiro de 2012, o Museu do Ceará, primeira instituição museológica criada pelo governo do Estado, acabou de completar 80 anos, perfazendo uma história de reveses, conquistas e desafios ao longo de sua trajetória. Esse é um momento de comemorar sua vitalidade, apesar dos percalços, e de planejar o futuro, com o intuito de garantir uma existência longeva e criativa, promotora da reflexão crítica acerca dos caminhos da sociedade cearense, que contribua para o respeito à diversidade cultural que nos caracteriza, mas nem sempre nos aproxima dos outros e de nós mesmos. Como parte desse momento comemorativo, mas também de auto-análise, recebemos a mostra Xilógrafos do Juazeiro - Coleção Geová Sobreira, como um grande presente de aniversário. As “pérolas” recolhidas por esse colecionador cearense, antes restritas aos que chegavam a sua casa em Brasília ou aos que percorriam as páginas do livro homônimo que lançou, com duas edições, podem ser vistas nas vitrines de um museu pela primeira vez, como também no catálogo que ora temos em mãos, acompanhadas de textos muito elucidativos sobre a produção xilográfica no Ceará, elaborados pelo curador Gilmar de Carvalho, o próprio Sobreira e pelos professores Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes e Paulo Elpídio de Menezes Neto.  Os tacos e impressões dessa coleção nos permitem adentrar e refletir sobre o imaginário sertanejo, do qual os cearenses são parte, pelas mãos habilidosas dos velhos mestres como Inocêncio Medeiros da Costa (Noza), João Pereira da Silva, Antônio Batista da Silva, Walderêdo Gonçalves, Damásio Paulo de Oliveira e Manuel Santeiro. A nós, da equipe do Museu do Ceará, cabe-nos receber esse belo presente e agradecê-lo ao compartilhá-lo com o público.”