sábado, 6 de julho de 2013

DOIS IRMÃOS NA CORTE

Em quase 200 anos de história da Corte de Justiça do Estado do Ceará, é esta a primeira vez que dois irmãos participam do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nas mesmas funções de Desembargador: Drs. Teodoro Silva Santos e Raimundo Nonato Silva Santos. Anteriormente, o Dr. Teodoro Silva Santos foi escolhido para o cargo de Desembargador, onde tomou posse em 29 de abril de 2011. Seu irmão, Raimundo Nonato Silva Santos, também nasceu em Juazeiro do Norte. Ingressou na magistratura no dia 27 de março de 1992, como juiz substituto da Comarca de Jaguaretama. Atuou ainda nas comarcas de Juazeiro do Norte, Crato, Russas e Sobral, sendo promovido em 1997, por merecimento. Na Capital, iniciou na 2ª Vara do Juri, tendo sido transferido no ano seguinte para a 26ª Vara Cível, onde está atualmente. Também desempenhou funções em outras varas de Fortaleza, presidiu junta eleitoral e atuou como juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Ele também é Juiz Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e presidente do Colégio de Ouvidores. De família humilde, sua mãe - Dona Alaide, comerciante do mercado central de Juazeiro do Norte, os educou com grandes dificuldades todos os 18 filhos e outros dois filhos adotivos. Uma história de vida que é realçada com muita dignidade. 
CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 29.04.1949 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme Neste Mundo e no Outro. A ficha técnica da película é: Título original: A matter of life and death; Inglaterra, 1946; Direção: Direção:  Michael Powell / Emeric Pressburger; Elenco Principal: David Niven (Peter Carter), Kim Hunter (June), Robert Coote (Bob Trubshawe), Kathleen Byron (An Angel), Richard Attenborough (Piloto inglês), Bonar Colleano (Piloto Americano e Bonor Colleano), Roger Livesey (Frank Reeves), Bob Roberts (Dr. Gaertler), Edwin Max (Dr. McEwen), Betty Potter (Sra. Tucker), Abraham Sofaer (o juiz), Raymond Massey (Abraham Farlan), Tommy Duggan (Patrick Aloyusius Mahoney), Roger Snowden (James Monahan). Sinopse: Neste Mundo e no Outro, um dos maiores clássicos da história do cinema e a obra máxima da dupla de cineastas britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger, os visionários criadores de Sapatinhos Vermelhos e Narciso Negro. Segunda Guerra. Enquanto seu avião está caindo, o piloto Peter (David Niven, de Os Canhões de Navarone) conhece pelo rádio a enfermeira June, por quem se apaixona. Ele sobrevive à queda, mas logo descobre que deveria ter morrido e ido para o Céu. Agora, precisará convencer uma corte celestial que deve continuar vivo para poder encontrar a amada.
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 01.05.1949: Jassy. A ficha técnica, sumariamente, é: Título original: Jassy; Inglaterra, 1947; Direção: Bernard Knowles;  Elenco:  Margaret Lockwood (Jassy Woodroofe),  Patricia Roc (Dilys Helmar),  Dennis Price (Christopher Hatton),  Basil Sydney (Nick Helmar),  Dermot Walsh (Barney Hatton),  Cathleen Nesbitt (Elizabeth Twisdale),  Linden Travers (Beatrice Helmar),  Nora Swinburne (Sra. Hatton), Ernest Thesiger as Sir Edward Follesmark Lindy Wicks (Esma Cannon), Ernest Thesiger (Sir Edward Follesmark),  Jean Cadell (Meggie),  John Laurie (Tom Woodroofe),  Bryan Coleman (Sedley, o arquiteto),  Clive Morton (Sir William Fennell),  Torin Thatcher (Bob Wicks),  Beatrice Varley (Sra. Wicks),  Eliot Makeham (Muda, o mordomo),  Maurice Denham (Jim Stoner),  Alan Wheatley (Sir Edward Walker),  Hugh Pryse (Sir John Penty). Sinopse: Jassy Woodroofe (Margaret Lockwood), uma cigana com o dom de vidência, faz amizade com um jovem da classe alta, Barney Hatton (Dermot Walsh). A família de Barney está vivendo dias difíceis por causa de seu pai, Christopher Hatton (Dennis Price), que perdera no jogo a sua propriedade para Nick Helmar (Basil Sydney), homem violento responsável pela morte do pai de Jassy, cruel com os seus arrendatários e abusivo com sua esposa e filha. O pai de Barney suicida-se após perder de novo no jôgo. Jassy vai trabalhar para a família de Barney, mas é despedida pela mãe do rapaz (Nora Swinburne), que não aprova a amizade da cigana com o seu filho. Procurando emprego num colégio para moças, Jassy conhece Dilys (Patrícia Roc), a filha de Nick, que leva a nova amiga para sua casa. Nick ficou viúvo e simpatiza com Jassy, que lhe ensina como administrar o seu lar. Jassy aceita o pedido de casamento de Nick com uma condição: ele deve passar a casa para seu nome antes deles se casarem. Depois do casamento, Jassy repele os avanços sexuais de Nick. Num acesso de raiva, Nick sai a cavalo e leva uma queda, machucando-se seriamente. Jassy cuida dele com a ajuda de uma criada, Lindy Wicks (Esma Cannon), que havia sido brutalizada pelo pai e ficou muda. Linda envenena Nick e no momento em que Jassy vai ser condenada pela morte de seu marido, ela recobra a voz, assume a responsabilidade pelo crime e morre. Jassy passa a casa para o nome de Barney e os dois planejam se casar.
UMA NOVA UNIVERSIDADE
O Cariri é, verdadeiramente, um dos mentores mais importantes do desenvolvimento do meio universitário do Ceará. Só para citar figuras exponenciais desta cruzada, iniciaríamos por referir a figura do médico Antonio Xavier de Oliveira, a quem o prof. Antonio Martins Filho atribui a credencial de ter feito, formalmente, a proposta de criação de uma universidade federal no Ceará. Tendo sido o prof. Martins Filho o criador desta universidade, e também de outras mais, é agora esta instituição a continuadora desta semeadura em terras do Ceará. Atualmente, dirigindo a UFC, devemos com imenso respeito, atribuir ao prof. Jesualdo Pereira Farias os gestos concretos da tutela, que implicará na criação de fato da nova Universidade Federal do Cariri. Homem de grandes valores intelectuais e morais, o prof. Jesualdo, nem bem descansa sob os louros desta grande vitória e já se põe a caminho para nova empreitada. Leiam, a seguir, o que ele mesmo escreveu sobre esta conjuntura recente e que envolve sua gestão acadêmica, sobre a qual não devo acrescentar mais nada, para dividir consigo, meus leitores, a mesma e surpreendente sensação de tê-lo como um referencial intranferível do nosso pleno desenvolvimento. “Depois de desempenhar papel fundamental na criação da Unilab, tutorando seu nascimento e acompanhando os primeiros passos, a UFC colhe mais uma vitória, ao anunciar-se a criação da Universidade Federal do Cariri. A UFCA resulta de uma década de esforços desenvolvidos pelos sucessores de Martins Filho. A nova instituição herdará não apenas o campus caririense da UFC, mas também seu padrão de qualidade e sua vocação para o regional. Vocação que a "matriz" continua exercitando, uma vez que, com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Educação, já se prepara para instalar dois novos campi – um em Russas, outro em Crateús – contemplando regiões situadas em pontos opostos de nosso Estado. A capacidade da UFC de contribuir para o progresso do Ceará não se esgota aí, uma vez que, na Reitoria do Benfica, começam os preparativos objetivando desmembrar-se também o Campus de Sobral, de modo a originar mais uma IFES em terras cearenses.” (Jesualdo Farias, em www.ufc.br) 
REVISTA INTERFACES
No dia 23 de fevereiro, a Faculdade Leão Sampaio realizou a cerimônia de lançamento da Revista Científica Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. A Revista que cobre as áreas de Saúde, Humanas e Tecnologia é destinada à publicação de manuscritos originais sob forma de artigos inéditos e a ser indexada em bancos de dados nacionais e internacionais. Contribuir para a ampliação e consolidação das Ciências no Brasil, através da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos no país, viabilizando, assim, a difusão de conhecimentos nas diversas áreas de conhecimento. A revista usa o Open Journal Systems (OJS 2.3.8.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí¬fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Dados da Revista: Data de Circulação (Primeiro Número): 03.2013; Editores - José Galberto Martins da Costa, (Faculdade Leão Sampaio-FLS), Cicero Magerbio Torres, (URCA); Editores de Seção - Cristiane Marinho Uchoa Lopes, (FLS),  Ivancildo Costa Ferreira, (FLS),  Thiago Bessa Pontes, (FLS); Corpo Revisor – Área Saúde -  Alessandra Bezerra de Brito, (FLS),  Ana Paula Ribeiro de Castro, (FLS),  Ana Ruth Grangeiro, (FLS),  Andréa Couto Feitosa, (FLS),  Cássio Medeiros, (FLS),  Cristiane Marinho Uchoa Lopes, (FLS),  Edigê Felipe Santos, (FLS),  Elayne Fabricia Dantas, (FLS),  Erine Dantas Bezerra, (FLS),  Fernando Gonçalves Rodrigues, (FLS),  Francisco Lucchesi Sandrini, (FLS),  Gardenia Maria Martins de Oliveira, (FLS),  Gleice Adriana Araujo Gonçalves, (URCA),  João Paulo Martins de Lima, (FLS),  José Galberto Martins da Costa, (FLS),  Raul Max Lucas da Costa, (FLS),  Roberto Flávio Junior, (FLS),  Rodrigo Dutra Murrer, (FLS), Corpo Revisor – Área Humanas -  Cicero Magerbio Torres, (URCA),  Natalie Brito Araripe, (FLS), Cicero Ricardo Cavalcante, (FLS),  Angela Linard Carneiro, (FLS),  Fernanda Silva Luna Agra, (FLS),  Dairton Pinheiro Leandro, (FLS),  Ivancildo Costa Ferreira, (FLS),  José Carlos Ferreira Esmeraldo, (FLS),  Ítalo Emanuel Pinheiro de Lima, (FLS),  Manuella Aleixo Costa (FLS),  Marcos Artur Oliveira, (FLS),  Marcus Cezar Belmino, (FLS),  Mauricélia Cordeira da Silva, (FLS),  Patricya Karla Silva, (FLS),  Luciano Moreira de Lima, (FLS),  Paulo Rogério Pimental Brayner, (FLS), Polyanne Maria Coimbra, (FLS),  Rita Fabiana Nascimento, (FLS), Romão Soares Filho, (FLS),  Sheyla Alves Dias, (FLS),  Waléria Maria Alencar, (FLS); Corpo Revisor – Área Gestão e Tecnologia - Fernanda Silva Luna Agra, (FLS),  Luciano Moreira de Lima, (FLS),  Thiago Bessa Pontes, (FLS), Yaskara Socorro Rocha Cardoso, (FLS); Revisores Externos - Adriana Almeida Sales de Melo, Universidade de Brasília; Antonio Clecio Fontelles Thomaz, Universidade Estadual do Ceará – UECE; Carlos Augusto Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Nacional de Direito, Jefferson Bernardes, Universidade Federal de Alagoas, Paulo Renato Alves Firmino, Universidade Federal Rural de Pernambuco; Secretariado -  Vanderlan Nogueira Holanda, (FLS). Endereço: Faculdade Leão Sampaio, Campus da Lagoa Seca; Dimensões: 21,0cm x 29,7cm; Periodicidade: semestral; Já foram editados dois números referentes ao Volume I: I(1): mar.2013, 50p e I(2): jun.2013, 219p).
O DE NÚMERO 500
Ao realizar o inventário da imprensa de Juazeiro do Norte, desde 1909, chegamos hoje a registrar o título de número 500, devidamente registrado. Não temos o exemplar ainda, mas pela internet, embora com atraso, encontramos disponível em arquivo em pdf o primeiro número do jornal Objetivo em Notícias. Ele é o informativo do Colégio Objetivo. O jornal é apresentado “como espaço socializador de todas as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, que procura efetivar uma educação de qualidade que atenda aos anseios de uma geração em constante transformação.” Circulou com seu número de estreia, Ano I, número 1, em abril passado, mas já tem uma segunda edição com data de junho. Sua equipe é constituída por: Produção: Adriana Moura Maia e Israel Ribeiro; Projeto Gráfico e Diagramação: Israel Ribeiro; Impressão: Gráfica HB; Revisão: Adriana Moura Maia, Israel Ribeiro e Valéria Freire; Colaboradores: Gestores, coordenadores, professores e alunos. A Redação fica na sede do Colégio, à Av. Dr. Floro, 778. A Impressão foi da Gráfica Ecoprint. As suas dimensões, são, aparentemente, 21,5cm x 29,5cm, contendo 8 páginas. A periodicidade é bimestral. A tiragem inicial foi de 10.000 exemplares. Quem desejar lê-lo pela internet, poderá acessar o endereço do Colégio: www.objetivojuazeiro.com.br Nossos parabéns a todos pela iniciativa.
ARQUIVO DA ASSEMBLEIA
A propósito de breves comentários sobre a questão dos arquivos públicos, na edição passada, bateu-me a ideia de ir verificar a disponibilidade de dados na biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que guarda a memória da instituição. Levado ao acervo, lamentei as grandes lacunas existentes pela ausência de um grande número de volumes de atas de sessões do legislativo cearense, especialmente nos primeiros anos do século passado. O bibliotecário, sem maiores explicações tentou justificar que mesmo sendo obras cativas do acervo (apenas consulta local), teriam sido levadas por alguém, em tempo incerto e por destino ignorado. Detive-me, apenas, em dois volumes que contem parcialmente as anotações de sessões dos anos 1910 e 1912. 

EMANCIPAÇÃO DE JOAZEIRO
No tocante a emancipação do então povoado, apenas transcrevo fragmentos de duas atas que foram encontradas com menção explicita. Na primeira, a formalidade de proposta para a emancipação, patrocinada pelos dois deputados, e na segunda a iniciativa da consulta sobre as questões de limites da nova vila, o que necessariamente incluía a cessão de parte do território dos quatro municípios vizinhos. E nada mais. Uma pena.
Ata da 44ª. Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 24.08.1910. Projeto 26: subscrito por Benjamim Accioly e Lourenço Feitosa, elevando à categoria de Villa a povoação de Joazeiro e fixando os respectivos limites. Julgado objeto de deliberação, foi enviado esse projeto à comissão de Camaras e Negócios Municipaes, a requerimento do Sr. Oscar Feital.
Ata da 49ª. Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 30.08.1910. Parecer nº 19, da Comissão de Camaras e Negócios Municipaes concluindo por que sejam enviadas, por intermédio do Exmo. Sr. Presidente do Estado, as Camaras dos municípios de Crato, Barbalha, Missão Velha e São Pedro, a respeito do Projeto nº 26 que fora remetido à mesma comissão. Submetido a votação foi approvado, sem debate, o parecer que acaba de ser lido.

OUTROS ASSUNTOS
Apenas dois outros assuntos são referidos em parte das sessões do ano 1912, conforme a transcrição dos fragmentos, abaixo. Na primeira, um fato pitoresco: o comerciante pede a indenização pelo prejuízo (diferença entre o avaliado e o arrematado) de bens repassados pela Igreja local – então Capela de Nossa Senhora das Dores, recebidos dos fiéis como dízimo, de miuças (gêneros miúdos como galinhas, ovos, leitões, caprinos e ovinos). O plenário da Assembleia remete para a câmara competente. Na segunda, uma das formalidade de investidura de cargo pelo Padre Cicero, que jamais saiu da Villa para ser empossado.   
Ata da 13ª. Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 24.07.1912. Petição de José Eleutherio de Figueiredo, comerciante da Villa de Joazeiro, impetrando a indenização de 1.104$000 de prejuízos que soffreu na arrematação dos dízimos de miuças da referida Villa. À Comissão de Fazenda e Orçamento.
Ata da 38ª. Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 22.08.1912. Procuração do Padre Cicero Romão Baptista constituindo o Sr. deputado Antonio Luiz seu procurador nesta capital para assinar o termo de posse de 3º vice-presidente do Estado. Sciente. Esgotado o expediente, o Revmo. Padre Cicero Romão Baptista, por seu procurador deputado Antonio Luiz, tomou posse do cargo de 3º vice-presidente do Estado.
(Na foto que ilustra este tópico, o Coronel Lourenço Alves Feitosa de Castro, um dos dois deputados que patrocinaram formalmente a emancipação de Joazeiro, aparece entre as suas duas únicas filhas: Maria de Lourdes e Maria das Mercês. Ele, de família fundadora da cidade de Tauá, foi um dos maiores políticos do Ceará. Viveu no século XIX e XX, foi prefeito, deputado e lutou na Guerra do Paraguai. (Fonte: Foto do Acervo de Anamelia Mota, no http://laprovitera.blogspot.com.br/2012/01/coronel-lourenco-feitosa.html, acessado em 30.06.2013)
INFORMATIVO YOSO
Numa edição do ano passado, mencionei o aparecimento deste Informativo do Grupo Yoso. Alguns números foram obtidos em lojas e pontos de distribuição. De modo que não deixamos de registrá-lo na História da Imprensa de Juazeiro do Norte. Por estes dias, em resposta a um e-mail nosso a um dos seus editores, Silândio Oliveira, recebemos e muito agradecemos, os arquivos eletrônicos de suas 12 edições. Continuaremos a registra-lo no inventário, pois nada dispensamos para maior integralidade desta pesquisa. O Informativo, como já divulgamos, é da iniciativa de um grupo de jovens da Escola Municipal Dona Maria Amélia Bezerra. A proposta é difundir na Região a cultura japonesa, a partir de todas as manifestações culturais,m especialmente animes e mangás. Data de Circulação (Primeiro Número):06.06.2012; Equipe: Karlos, Italo, Leônidas, Rivelino e Silândio Oliveira; Redação: Av. Castelo Branco; Dimensões: 21,0cm x 29,6cm; Periodicidade: mensal; Tiragem: não informada; ANO (I): (12 edições: I(1):06.06.2012 a I(12):20.05.2013): I(1):06.06.2012, 2p; I(2):11.07.2012, 2p; I(3):10.08.2012, 2p; I(4):20.09.2012, 2p; I(5):18.10.2012, 2p; I(6):21.11.2012, 2p; I(7):18.12.2012, 2p; I(8):19.01.2013, 2p;  (9):15.02.2013, 2p; I(10):19.03.2013, 2p; I(11):22.04.2013, 2p; I(12):20.05.2013, 2p.
REITORA
O Ministro de Estado da Educação, através da Portaria 570, de 28.06.2013, já publicada no Diário Oficial da União, nomeou a profa. Dra. Suely Salgueiro Chacon, reitora pró-tempore da Universidade Federal do Cariri – UFCA. A data da posse da Reitoria ainda não foi definida e deverá ser agendada junto ao Ministério da Educação pelo Reitor da UFC, prof. Jesualdo Pereira Farias. A previsão é de que isso ocorra ainda neste mês de julho. Pouco se divulgou, mas a professora Suely foi escolhida a partir de lista tríplice elaborada na comunidade da UFC-Cariri, e que foi composta também pelos professores Ricardo Luiz Lange Ness e Celme Torres Ferreira da Costa. Caríssima Reitora, que agradabilíssima surpresa! Desejo para si, e em meio a estas novas responsabilidades, um grande sucesso, como de fato já é a sua vida acadêmica. Meus parabéns.

CARTA
Corre pela internet, a propósito destas manifestações em desagravo pelos elevados custos das obras para a próxima Copa do Mundo (2014) a exumação de uma carta do imperador Vespasiano ao seu filho Tito. Uma carta curiosa. Procurei pelo original e não encontrei. Mas isto não me impede de reproduzi-la aqui, pela curiosidade e identidade ao momento em que vivemos. Não deixo de mencionar que a tradução parece incorporar um certo clima do protesto em que está o caso inserido. Também seria razoável estranhar a presença de algumas palavras, como “jornalistas”
“Roma, 22 de junho de 79 d.C. Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou. Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti ao lado de Júpiter.”
ATENÇÃO: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com cem dias de festa. Tanto o pai  quanto o filho foi endeusado pelo senado romano. E para quem não sabe: Clunis são nádegas, em latim.
MEMÓRIA (I)
Sempre que se refere à ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Baptista, se fala do Seminário Episcopal de Fortaleza, mais conhecido como Seminário da Prainha. Dá-se a entender que ele teria sido ordenado em cerimônia acontecida na Igreja anexa, a de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro da Prainha, em 30.11.1870. Na verdade, isto aconteceu na manhã de uma quarta feira, na velha catedral, cuja imagem reproduzimos acima.  Pe. Cícero foi ordenado, juntamente com os outros novos sacerdotes: Antônio Bezerra de Menezes, de Crato; Cincinato do Carmo Chaves, de Aracaty; Floriano Belmiro da Costa e Silva, de Penedo(AL); Francisco Raymundo da Cunha Pedrosa, de Pernambuco; João Augusto do Nascimento, de Pernambuco; João Paulo Barbosa, de Aracaty; Joaquim Antunes d´Oliveira, de Aracaty; Joaquim Rodrigues de Menezes e Silva, de Russas; Joaquim Romualdo de Holanda, de Fortaleza; José Bemvindo de Vasconcellos, de Acarahu; José Ferreira da Silva, de São João do Rio do Peixe (PB); José Lourenço da Costa Aguiar, de Sobral; José Silvino Maria de Vasconcelos, de Acarahu; Manoel José Martins Carvalho, de Olinda (PE); Raymundo da Costa Moreira, de Icó; Sebastião Constantino de Medeiros, Seridó (RN); e Veríssimo da Silva Pinheiro, de Penedo (AL). 
Obs.: A antiga capela-mor de Fortaleza, de 1795, se converteu em Sé Catedral da Diocese do Ceará, quando da nomeação do primeiro bispo, D. Luis Antonio dos Santos, em 26.09.1861. Em 1939 ela foi demolida pelo então bispo D. Antonio de Almeida Lustosa e foi iniciada a construção da nova catedral, somente inaugurada em 22.12.1978, por D. Aloisio Lorscheider.
MEMÓRIA (II)
De todos estes 17 irmãos no sacerdócio, colegas de Seminário que o Padre Cícero teve, salvo melhor juízo, somente José Lourenço da Costa Aguiar chegou a ter projeção por ascender à hierarquia da Igreja Católica, como o primeiro bispo da Diocese do Amazonas. D. José Lourenço, nascido em Sobral, em 09.08.1947, ordenou-se, portanto, aos 23 anos. Logo após a ordenação, permaneceu em Fortaleza e foi o vigário da Sé Catedral, até 1876. D. Macedo Costa o convidou para o Pará e o nomeou para vigário da catedral paraense. Foi também vigário geral do Amazonas, na época dependente do Pará. Fez estudos em direito civil e canônico em Roma e retornando ao Brasil, em junho de 1893, foi nomeado o primeiro Bispo da recém criada Diocese do Amazonas. Faleceu em Lisboa, em 05.06.1905, aos 57 anos. 
MEMÓRIA (III)
Outro colega do Padre Cícero no Seminário da Prainha foi o Padre Sebastião Constantino de Medeiros. Ele nasceu a 20 de janeiro de 1847, foi batizado na Fazenda Umari, a 8 de fevereiro seguinte, teve por padrinhos o avô materno, Cosme Pereira da Costa, e avó paterna, Maria Joaquina dos Prazeres. Estudou no Seminário de Fortaleza, ordenando-se sacerdote com 23 anos, a 30 de novembro de 1870. Homem de profunda piedade e agudíssima inteligência, iniciou sua curta carreira eclesiástica como Vigário de Serra Negra, passando logo a servir na sede diocesana, em Olinda. Quando, em 1875, aconteceu a célebre Questão Religiosa, de que resultou a prisão de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, Bispo de Olinda, e de Dom Antônio de Macedo Costa, Bispo da Diocese de Belém do Pará, foi constituída uma comissão integrada por três sacerdotes para o exercício do governo da Diocese de Olinda, e o Padre Sebastião Constantino foi um dos seus membros. Estava com apenas 28 anos de idade e cinco de sacerdócio. Logo depois, ele se transferiu para Roma, onde faleceu a 24 de abril de 1886, aos 39 anos de idade. Foi registrado pelo meu tio Coronel Kyval da Cunha Medeiros, em seu excelente "Cinco Gerações. O Coronel Ambrósio de Medeiros e sua Descendência", que o Padre Sebastião, ao falecer, havia ingressado e professado seus votos na Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) e servia no Colégio Pio Latino-Americano, recém instalado. Aliás, seu irmão Manuel Augusto de Medeiros, dedicou a sua "These apresentada à Faculdade de Medicina da Bahia em 24 de junho de 1884 para Doutoramento em Medicina", entre outras pessoas, "A meu irmão e verdadeiro amigo o Padre Jesuíta Sebastião Constantino de Medeiros".
IV SIMPÓSIO
Entre os dias 19 e 24 de maio de 2014, Juazeiro do Norte (CE) sediará o IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, promovido pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Em sintonia com os eventos precedentes, realizados nos anos de 1988, 1989 e 2004, a proposta deste Simpósio é contribuir para as reflexões acerca desse personagem – e de tudo que à sua volta se aglutina – que, ao longo da história, vem sendo alvo de contínuas apropriações: sociais, políticas, econômicas, intelectuais, religiosas e culturais. “E... onde está ele?” será o eixo norteador das discussões, considerando a necessidade de pensar também em termos nacionais e globais , à luz da presença e das diversas interpretações do e sobre o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a Região do Cariri. Pretende-se ampliar os debates realizados pelos outros Simpósios. Em 2014 serão comemorados os 100 anos da morte da Beata Maria de Araujo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, assim como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato, fatos extremamente significativos que não se restringiram apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como polo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, bem como polo de desenvolvimento nos sertões nordestinos. Esses fatos também construíram o Padre Cícero que se projetou e foi projetado como personagem para uns, ícone para outros, sendo assimilado por diferentes grupos de atores sociais e analisado sob diferentes prismas disciplinares. A temática do evento será contemplada através de quatro eixos temáticos: 
1) O contexto histórico, que visará rever a história a partir de novos documentos sobre a questão religiosa de Juazeiro e explicitar suas repercussões no cenário local, regional e global;
2) Os personagens, cujo objetivo é apreender a presença dos/as beatos/as, romeiros/as, da população do Juazeiro e do Cariri e demais sujeitos sociais - também de outras regiões do país - e como se articulam na dimensão maior do fenômeno Padre Cícero;
3) Padre Cícero e o Cariri, que pretende analisar as tessituras da relação do Padre Cícero com a região do Vale do Cariri no espaço e no tempo, bem como sua manifestação através de diversas linguagens artísticas e culturais;
4) Beata Maria de Araújo, que objetiva compreender a relevância dessa figura na história, a desvelar as novas interpretações acerca do milagre, do martírio e de seu papel político na formação do movimento sócio-religioso de Juazeiro do Norte.
As discussões têm por finalidade analisar e compreender “onde está” o Padre Cícero e “onde estão” os sujeitos sociais – beatos/as, romeiros/as, cantadores, poetas, etc – nos mais diversos lugares: geográficos, religiosos, educacionais, econômicos, históricos, políticos e culturais, no âmbito local, regional, nacional e global.  O evento constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas. A Universidade Regional do Cariri - URCA, através da comissão encarregada de organizar este IV Simpósio sobre o Padre Cícero – E... onde está ele? convida e saúda antecipadamente todos os participantes, no ensejo de que as reflexões e debates possam contribuir para a construção de um olhar ainda mais plural e denso sobre o Padre Cícero e a  realidade em que todos estamos inseridos. 
Antonia Otonite Cortez de Oliveira
Reitora da URCA
Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra
Pró-Reitora de Extensão 
CENTEC
Não tinha ainda percebido a circulação local do Informativo do Instituto CENTEC, mantenedor da FATEC – Faculdade de Tecnologia CENTEC, instituição de ensino que oferece cursos regulares para a formação de técnicos de nível médio e de tecnólogos de nível superior nas áreas de tecnologia em agronegócio, eletromecânica, irrigação e drenagem, saneamento ambiental e tecnologia de alimentos e cursos de educação profissional técnica de nível médio em agricultura, eletroeletrônica, mecânica, eletrotécnica e meio ambiente. Endereço: Rua Silva Jardim, 515 – Bairro José Bonifácio – Fortaleza / Rua Amália Xavier de Oliveira, s/n – Triângulo – Juazeiro do Norte; Equipe: Assessoria de Marketing e Comunicação; Edição: João Amaral; Jornalista: Ana Freire; Projeto Gráfico: Enéas Luiz; Coordenação: Gerardo Newton de Oliveira; Dimensões: 21,0cm x 29,5cm; Periodicidade: mensal; ANO (I): (4 edições: I(1):10.2011, 1p; I(2):10.2011, 1p; I(3):11.2011, 1p; I(4):12.2011, 1p; ANO (II): (4 edições: II(5):02.2012, 1p; II(6):03.2012, 1p; II(7):04.2012, 1p; II(8):05.2012, 1p; II(9):05.2012, 1p; II(10):06.2012, 1p; II(11):07.2012, 1p; II(12):07.2012, 1p; II(13):08.2012, 1p.
CIDADÃ JUAZEIRENSE
Através da Resolução nº 660, de 25.06.2013, a Câmara Municipal concedeu o Título Honorífico de Cidadã Juazeirense a Senhora Kátia Regina Vieira da Cunha Lopes, pelos relevantes serviços prestados na área social, à nossa comunidade. O projeto foi de autoria de: Rita de Cássia Monteiro Gomes; Coautoria de: José Tarso Magno Teixeira da Silva e José de Amélia Júnior; e Subscrito: João Alberto Morais Borges, Paulo José de Macêdo, José Ivan Beijamim de Moura, José Adauto Araújo Ramos, Firmino Neto Calú, Glêdson Lima Bezerra, Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos), Antônio Vieira Neto, Antônio Alves de Almeida, Pedro Bertrand Alves Montezuma Rocha, Cláudio Sergei Luz e Silva, Cícero Claudionor Lima Mota, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Maria Calisto de Brito Pequeno, Maria de Fátima Ferreira Torres. A homenageada é Assistente Social, com cargo efetivo na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, membro titular do Conselho Municipal de Assistência Social, para o biênio 2013/2014, representando os trabalhadores da área de Assistência. Ela é pernambucana, de Recife, casada com Antonio Arnaud Lopes. Como técnica especializada, anteriormente, já desenvolveu atividades nas secretarias de Educação, Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Secretaria de Saúde, e hoje tem cargo comissionado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho – SEDEST.

RUA DA MATRIZ
Quando as avenidas Humberto Bezerra e Castelo Branco foram abertas, elas pareciam antecipar a necessidade do que já se sentia na pele pelo crescimento de Juazeiro do Norte, preparando-lhe um anel viário, cuja realização está, portanto muito atrasado. Recentemente, a partir do primeiro trecho projetado e assumido pelo Governo do Estado (Av. Paulo Maia – Rodovia Pe. Cícero), novos elementos estão impondo urgência na obra. Por isso mesmo, vejo com surpresa, a partir de nota da assessoria de imprensa da municipalidade que a pretensa abertura da Rua da Matriz é vista como um novo segmento deste anel. Quero crer que há algo de equivocado na proposta. Tudo bem quie a Rua da Matriz seja aberta, mas a configuração do Anel Viário não pode, absolutamente, envolver aquela via pelo fato relevante de que, mesmo naquela área, é necessário afastar um pouco o trânsito de uma paralela da Av. Dr. Floro, e principalmente porque dada a localização do aeroporto, isto tem a ver com a saída para os municípios de Caririaçu, Grangeiro, Varzea Alegre, Cedro e Lavras. Penso que se não tivermos cuidado de planejar bem este anel, ele já vai se constituir num embaraço para o crescimento da cidade, exatamente para a área mais marginal aos terrenos da região nordeste do município. Realmente a abertura da Rua da Matriz, como de fato pensava Mons. Murilo, tem a ver com o acesso mais imediato à Basílica, e não para o tráfego. Outro equívoco é imaginar que a Rua São Benedito faz parte deste circuito. A sua função e já bem estrangulada, é da ligação com o velho centro da cidade e nada mais, pois nem mesmo ela tem um binário com qualquer outra paralela.
ROSÁRIO
A cordelista Maria do Rosário Lustosa da Cruz me manda exemplares do seu último trabalho: Adauto e Humberto Bezerra no Balanço do Cordel (Edição comemorativa aos seus 87 anos de vida), Juazeiro do Norte: Gráfica HB, 19p. A apresentação da obra está excelente, a cargo de Armando Lopes Rafael, que tribuna a sua autora o talento de uma poetisa de cordel já bem consagrada no Cariri e por além dele. E é assim que revisando a biografia destes dois grandes políticos que o Juazeiro do Norte emprestou ao Ceará, Rosário passeou comodamente, a verso solto e fluido, para referir, especialmente esta vinculação atávica dos personagens e de sua família aos velhos patriarcas do Cariri. É gostoso de se ler, é bem humorado e é sobretudo generoso no reconhecimento do papel que estes homens cumpriram ao assumir a causa pública no nosso Estado. Pequeno detalhe de menor valia: Não sei se isto é fruto da confusão que muitos de nós fazemos com Adauto e Humberto, por serem gêmeos idênticos, mas as fotos que ilustram a capa parecem reforçar esta ideia: aí só tem foto de Adauto. Há muito folclore sobre esta identidade fisionômica, e não raro aparecem histórias que remontam ao tempo em que, na sua juventude teriam tido até uma mesma namorada. Verdade ou não, isto mostra um aspecto desta fraterna e bem realizada vida de dois irmãos que nasceram tão juntos e assim permanecem ativos e admirados por grande legião.

TURISMO RELIGIOSO
Conforme foi lido na imprensa local, “Os destinos de turismo religioso no Ceará serão apresentados aos fiéis brasileiros e estrangeiros que forem ao Rio de Janeiro acompanhar os eventos que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contará com a presença do papa Francisco. A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) vai promover uma exposição interativa durante o FÉstival Internacional do Turismo Religioso. Entre os roteiros de fé cearenses que serão exibidos estão Canindé, que tem a maior romaria franciscana do Brasil; Juazeiro do Norte, com a devoção à Nossa Senhora das Candeias e ao Padre Cícero, que reúne anualmente milhões de sertanejos; Barbalha, com a festa do Pau da Bandeira e as homenagens a Santo Antônio; São Benedito, com romarias para Nossa Senhora de Fátima, e Quixadá, que abriga o Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão. Estes destinos serão apresentados em um estande interativo, com 100 m², e painéis informativos com a tecnologia touch screen. O espaço do Ceará será montado a partir de uma parceria entre a Setur e o Ministério do Turismo (MTur). O FÉstival começa no próximo dia 20 e vai até o dia 26, promovendo destinos de peregrinação de todo o mundo. Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas e agências de viagens, além de empresas de suporte ao turismo especializadas. Já a JMJ acontece entre os dias 23 e 28 de julho, devendo receber 2,5 milhões de visitantes de vários países.” (Fonte: Diário do Nordeste 03.07). Com este tom, os interesses locais se dividem: de um lado as atenções da municipalidade que ainda reconhece o grande potencial da religiosidade popular como um dos grandes atrativos ao desenvolvimento da cidade. De outro, as apreensões da Pastoral da Romaria que insiste em firmar que Romaria não tem nada a ver com Turismo Religioso. Pessoalmente, firmo o meu sentimento e opinião de que Juazeiro do Norte e suas grandes motivações, seja por Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero, Nossa Senhora das Candeias, São Francisco, Maria de Araújo e outras devoções bem sedimentadas na consciência religiosa do povo nordestino, especialmente, é destino consagrado de Romaria, de Peregrinação. Aqui não cabe, mesmo, oba-oba de Turismo Religioso que, como se viu acima, no tocante a cidade de Barbalha, por exemplo, valoriza mais a festa do Pau da Bandeira que a devoção ao santo do lugar. É desejável que saibamos diferençar bem o que a terra do santo e o santo da terra. (As minhas desculpas, se alguém não pediu a minha opinião).