sábado, 2 de junho de 2012

NOVOS CIDADÃOS JUAZEIRENSES

O Diário Oficial do Município de Juazeiro do Norte publicou as Resoluções N.º 617 e 618, de 15 de Maio de 2012, que concede os Títulos Honorífico de Cidadão Juazeirense a José Wilson de Melo e ao Tenente Coronel Hervano Macêdo Júnior, pelos relevantes serviços prestados à comunidade Juazeirense.
Para Wilson Melo, a autoria da proposição é de Glêdson Lima Bezerra, com Subscrição de: José de Amélia Júnior, Domingos Sávio de Morais Borges, José Tarso Magno Teixeira da Silva, Firmino Neto Calú, José Adauto Araújo Ramos, Antônio Ferreira dos Santos, Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos), Cícero Roberto Sampaio de Lima, Maria de Fátima Ferreira Torres, Francisca Delian Pinheiro Matos. José Wilson de Melo, nasceu em 29.07.1966. Seu nome artistico é Wilson Melo. Ele é radialista desde 24 junho 1985, registrado no DRT, sob o número 1979. Já trabalhou nas seguintes emissoras de Rádio e Tv: Cidade de Iguatú, Jornal Centro Sul. Acopiara: Vale do Quincôe. Cedro: Montividéo. Tianguá: Rádio Santana. Fortaleza: Verdes Mares AM. TV COM. TV Diário. TV Jangadeiro -Repórter e Produtor. Brejo Santo: Jangdeiro FM - Locutor e Diretor. Quixadá: Locutor e Diretor. Há 5 anos em Juazeiro do Norte como apresentador e por duas vezes, Diretor de Jornalismo e programação da TV Verde Vale. Apresenta e produz o Cidade Urgente de segunda a sexta das 11:30 às 13:00 sendo a maior audiência no horário de televisão.
  
Para o Tenente Coronel Hervano Macêdo Júnior, então Comandante do 2.º BPM, a autoria é de Ronaldo Gomes de Lira; Coautoria: Glêdson Lima Bezerra e Cícero Roberto Sampaio de Lima; Subscrição: José de Amélia Júnior, Domingos Sávio de Morais Borges, José Tarso Magno Teixeira da Silva, Firmino Neto Calú, José Nivaldo Cabral de Moura, José Adauto Araújo Ramos, Antônio Ferreira dos Santos, Rubens Darlan de Morais Lobo, Maria de Fátima Ferreira Torres e Mirantércia Rodrigues Castelo Branco Sampaio.
Obs.: A Polícia Militar do Estado do Ceará transferiu o Cel. PM Hervano Macêdo Júnior  para o Comando de Policiamento do Interior. Antes, o oficial comandava o 2º BPM (Juazeiro do Norte). O 2º BPM (Juazeiro do Norte) já está sendo comandado pelo Ten-Cel Arlindo da Cunha Medina Neto. A passagem de comando ocorreu na quarta-feira (30), às 9h, no quartel de Juazeiro do Norte.
JOASEIRO NO MAPA
Certa vez empreendi uma busca para identificar a presença mais remota do povoamento de Joaseiro em algum mapa da Província ou do Estado do Ceará. Agora sei deste novo achado que está, conforme registra Armando Lopes Rafael, em sua apreciada coluna no Blog do Crato, em “Trabalhos da Sociedade Vellosiana”, publicado em 1851 – pela Sociedade Vellosiana do Rio de Janeiro, e que inclui o trabalho “Descripção dos terrenos carboniferos da Comarca do Crato”, tendo ao final o “Mapa topographico da Comarca do Crato - Província do Ceará”. Lá está registrado o Joaseiro. Pelo menos 24 anos depois daquele 15.09.1827.





SALESIANO E ESCOLA NORMAL

Conforme a informação de Núbia Ferreira Almeida,  “A Comissão Científica de Organização do IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema “Rituais, Espaços e Patrimonios Escolares”, que se realizará no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, de 12 a 15 de Julho de 2012, aceitou o artigo “O COLÉGIO SALESIANO EM JUAZEIRO DO NORTE E O PROJETO EDUCACIONAL DO PADRE CÍCERO: DE 1939 AOS ANOS DE 1970”. Também foi aprovado para este mesmo evento, um artigo elaborado por  Quitéria Lúcia Ferreira Almeida sobre a “Sala da Memória AMÁLIA XAVIER DE OLIVEIRA” – cujo propósito é tornar visível a “sala” para que mais tarde o prédio seja tombado e transformado em instituição de pesquisa e museu da educação de juazeiro. Carmen Tomaz Bezerra participará do evento representando a escola – ela é diretora pedagógica da escola e a única que ainda luta para não acabar o curso normal (pedagógico).

II SEMANA FREIRIANA DO CARIRI

Recebemos para divulgação: Caríssimos e caríssimas. A Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa, também designada pela sigla EPUCA, é uma organização não-governamental, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade do Crato, no Cariri cearense, que se caracteriza como organização plural, autônoma e independente de qualquer instituição partidária, governamental ou religiosa, podendo estabelecer parceria ou convênio com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, e delas receber quaisquer tipos de doações que venham a atender as suas finalidades e não firam o seu caráter autônomo. Ademais, as ações da EPUCA estarão sempre fundamentadas na promoção do desenvolvimento local sustentável e na permanente atualização das formas de pensar, perceber, valorar e agir humanas. Em 2011 uma das nossas grandes conquistas foi a realização da I Semana Freiriana do Cariri. Um evento de sete dias de duração que, dentre outras coisas, contou com a participação da educadora Fátima Freire, do educador popular Tião Rocha (CPCD) e do educador João Figueiredo, este último da Universidade Federal do Ceará. Para saber mais sobre a Semana sugerimos a visita ao blog oficial do evento no endereço www.semanafreiriana.wordpress.com. O sucesso da primeira edição e a necessidade de mantermos acesa a chama do diálogo permanente sobre a construção de uma nova educação - pautada numa ética solidária, cuidadosa e inclusiva - e da ressignificação de nossas relações (conosco mesmos, com os outros e com o planeta-mãe Terra) nos impulsionam a realizar a segunda edição da Semana, tendo por base o formato da edição anterior (Rodas de Conversa, Festival de Saberes, Sabores, Sons e Cores da Gente, Mostra de Vídeo e Oficinas Pedagógicas), agora ampliado e aprimorado pela experiência de 2011. Vale destacar que a Semana Freiriana não é um evento sobre Paulo Freire, mas um momento de diálogo sobre educação, para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida de Paulo Freire. A dinâmica do evento poderá ser conferida nas fotos e vídeos postados no blog oficial já informado acima. Assim, a segunda edição do evento, programada para o período de 17 a 22 de setembro de 2012, contará com as presenças já confirmadas da diretora do Instituto Paulo Freire, Francisca Pini, e do idealizador da Escola da Ponte (Portugal), professor José Pacheco. Colocamo-nos à inteira disposição para quaisquer informações adicionais.
Joelmir Pinho - Diretor Geral da EPUCA
www.epuca.wordpress.com
epuca2010@hotmail.com
www.semanafreiriana.wordpress.com
semanafreiriana@hotmail.com
www.joelmirpinho.wordpress.com
joelmirpinho@hotmail.com
Skype: joelmirpinho
88 9953-0610 | 88 8110-4321