sábado, 3 de março de 2018


AFAJ – POSSE DA NOVA DIRETORIA
Em edição anterior demos notícia aqui da eleição que renovou a diretoria da Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte, sediada em Fortaleza. No dia 22 pp, a diretoria eleita tomou posse e na ocasião o presidente que se despedia, Odival Limeira Lima, passando a integrar o Conselho Fiscal da AFAJ, proncunciou o discurso que a seguir transcrevo. “Discurso de Transmissão de Cargos – Diretoria Biênio 2018/2019”. No início do mês de dezembro de 2017, conforme determina os estatutos da AFAJ, baixamos o edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da AFAJ, para o biênio 2018/2019, com data marcada para 19 de dezembro corrente. No entanto, durante a realização da nossa confraternização natalina, no dia 13 de dezembro de 2017, como até então não havia apresentação de nenhum candidato, e atendendo a pedido de um grupo de Diretores presentes, acolhemos a solicitação de remarcar referida Assembleia para o dia 30 de janeiro de 2018. E, assim foi feito. No dia 30 de janeiro de 2018 aconteceu a protelada eleição que elegeu a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2018/2019. Por aclamação foi declarada vencedora a chapa encabeçada por Francisco Neri Filho (NENA) – Presidente e Maria Carmélia Pereira d´Alencar, Vice-Presidente. E hoje, 22 de fevereiro de 2018, estamos aqui reunidos em Sessão Solene de Posse da Diretoria Eleita. Nesta oportunidade queremos apresentar para todos afajeanos um relato de tudo que aconteceu no decorrer desses dois anos do nosso mandato que ora termina. Iniciamos dizendo que neste biênio 2016/2017 a AFAJ cumpriu rigorosamente toda programação constante do seu calendário de eventos, porém queremos fazer destaque especial para o que se segue: 
1) A Comenda Memórias de Juazeiro/2016 em sua terra natal; 
2) O Livro “Comenda Memórias de Juazeiro” – Lançamento Oficial; e 
3) O Natal Assistencial – realizado na cidade de Juazeiro do Norte.

Foram os três momentos mais importantes dessa Gestão, tanto é que teceremos comentário especial sobre cada um deles.
1) A Comenda Memórias de Juazeiro/2016 em sua terra natal. Memórias de Juazeiro é uma Comenda idealizada e criada oficialmente pela AFAJ, personificando nosso querido Pe. Cícero, fundador da cidade de juazeiro do Norte, razão pela qual é outorgada no dia do seu nascimento, 24 de março, e foi instituída para cada ano, homenagear personalidades que construíram essa metrópole que é Juazeiro do Norte. No ano de 2016, quis o destino que a primeira Semana Santa após a reconciliação do Pe. Cícero, acontecesse nos dias 24 de março (dia do aniversário natalício do Pe. Cícero) a 27 de março (Domingo de Páscoa). Uma feliz coincidência que nos levou a decidir realizar o evento festivo de entrega da Comenda Memórias de Juazeiro/2016”, na cidade de Juazeiro do Norte. Foi uma oportunidade ímpar de, pela primeira vez, depois de 15 anos de sua criação, a solenidade de entrega da Comenda acontecer exatamente na cidade de Juazeiro do Norte, e na data do aniversário natalício do nosso patriarca Padre Cícero Romão Batista. A solenidade foi realizada nas dependências do Memorial Pe. Cícero com a presença do Prefeito Municipal, grande número de autoridades e uma imensa plateia de filhos e afilhados de Juazeiro do Norte. O sucesso do evento e a acolhida de nossos conterrâneos foi tamanha que a Diretoria da AFAJ decidiu realizar também, no ano seguinte o evento da entrega da Comenda Memórias de Juazeiro/2017, em nossa cidade Natal. E, desta feita, o evento seria enriquecido com o lançamento oficial do Livro “Comenda Memórias de Juazeiro”.

2) O “Livro Comenda Memórias de Juazeiro” – lançamento oficial. Decorridos 17 anos da criação da “Comenda Memórias de Juazeiro, instituída pela AFAJ para homenagear personalidades ilustres que tenham contribuído para o progresso e o engrandecimento de nossa terra, temos a grata satisfação de registrar em nossos anais a concessão dessa honraria a 51 personalidades que muito fizeram para o engrandecimento de nossa cidade. Em face da importância da homenagem e dos homenageados a Diretoria da AFAJ decidiu editar um livro sobre a concessão da Comenda, desde a sua instituição até o momento presente. E, este livro nos traz uma biografia, ou melhor um pequeno histórico dessas grandes personalidades que tanto fizeram para o engrandecimento e o progresso de nossa terra. E aqui queremos fazer um agradecimento especial ao nosso Diretor Cultural Renato Casimiro, brilhante pesquisador e escritor, profundo conhecedor de tudo que diz respeito às nossas origens, sem o qual jamais teria sido possível editar esta obra de tamanha importância para nossa gente e para nossa cidade de Juazeiro do Norte.

3) O Natal Assistencial em Juazeiro do Norte. Para fechar com chave de ouro a Gestão 2016/2017 a Diretoria da AFAJ decidiu realizar também, neste ano de 2017, pela primeira vez em sua história, o Natal Assistencial na cidade de Juazeiro do Norte, junto a uma instituição de benemerência, no caso a AMPARI – Associação de Amparo aos Indigentes Walter Barbosa, reconhecido como Abrigo dos Velhos, entidade existente desde 1953. Tudo aconteceu no dia 26 de dezembro de 2017 quando um grupo de diretores da AFAJ, tendo à frente Odival Limeira Lima, presidente e Maria das Graças Cruz Limeira Lima, membro efetivo do Conselho Fiscal, na companhia dos diretores Antônio Renato Casimiro, Diretor Cultural e Geraldo Moreira, Diretor Social, estiveram visitando a entidade acima mencionada, em sua sede à Rua São José Nºs. 120/126, na cidade de Juazeiro do Norte. A programação cumprida pelos diretores realizou uma ampla visitação a todos os ambientes da instituição, destacando os diversos pavilhões, apartamentos residenciais, enfermarias, clínica de fisioterapia, farmácia, cozinha e refeitório, capela, lojinha de souvenires e artigos religiosos, área administrativa, áreas de recreação e lazer, bem como todas as demais instalações do prédio histórico. Como se sabe, neste local ali residiu o Revmo. Pe. Cícero Romão Batista e sua família e demais membros agregados, até o ano de 1933, quando ele se muda para outro endereço, na mesma rua São José, onde hoje está instalado o Museu Pe. Cícero, permanecendo até 20.07.1934, quando faleceu. Lembramos, por oportuno, que a própria AFAJ, ainda no início do ano 2000 presenteou a instituição um acervo fotográfico e histórico, elaborado por Renato Casimiro e Daniel Walker, cuja apresentação se deu em setembro de 1999, numa exposição realizada no Náutico Atlético Cearense, durante uma festa de congraçamento da colônia juazeirense nesta Capital. 

Finalizamos dizendo que a visita foi coroada de pleno êxito e deixou para a AFAJ o sentimento de mais uma missão bem cumprida, especialmente porque apesar do estado de carência dos abrigados, encontramos a instituição bem cuidada e realizando o seu destino como entidade que foi criada para servir ao povo necessitado, independentemente de sua procedência e condição financeira. Eis assim um relato fiel de tudo que aconteceu nesta gestão 2016/2017. O que nos dá mais uma vez a sensação do dever cumprido e que nos permite agradecer a todos componentes da Diretoria e do Conselho Fiscal pelo muito que fizeram para o cumprimento dessa honrosa e gratificante missão de dirigir a AFAJ. Nesta ocasião gostaria de saudar e agradecer aos Diretores e Conselheiros que fizeram parte desta gestão que ora termina e que, por livre iniciativa, decidiram não mais continuar a jornada na nova Diretoria que doravante se inicia. São eles: Fausto Arselino Cabral Guimarães, Biana Aires, Itamira Aguiar Figueiredo, Nídia Maria Barros Tenório, Marlene Duarte Veloso, Fábio Rogério Moura Vasconcelos, Orivaldo Limeira Lima, Raimundo Norões Oliveira e José Ediny Araújo Silva. Gostaríamos ainda, em especial, de fazer o registro de uma menção de profunda saudade ao Conselheiro César Williams Bezerra que Deus chamou à Sua Casa, mas que em vida sempre esteve presente em todos os nossos encontros e eventos sociais, assistenciais e recreativos, comparecendo sempre com um sorriso na face e alegria no coração, contando causos e suas estórias do Padre Valdir. A nova Diretoria, que hoje toma posse, encabeçada por Francisco Neri Filho (Nena) - Presidente e Maria Carmélia Pereira d´ Alencar – Vice-Presidente, e que conta ainda com a participação de: Nilze Costa e Silva, João Reginaldo Tenório, Geraldo Moreira de Oliveira, Antônio Renato Soares de Casimiro, José Ronald Brito, Maria das Graças Cruz Limeira Lima, Carmem Lúcia de Sousa Pereira, Almiro Francisco de Castro, advindos da administração que ora se encerra, desejamos sucesso e temos confiança no seu trabalho e dedicação para que nossa AFAJ continue sua vitoriosa caminhada. E, que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. Odival Limeira Lima
Presidente da AFAJ Fortaleza (CE), 22 de fevereiro de 2018.

(Obs.: Na foto durante a reunião de posse da nova diretoria da AFAJ, são vistos da esq. para a dir., os diretores: Nilze Costa e Silva, Francisco Alcides Germano, Cel. José Ronad Brito; Odival Limeira Lima e Maria Carmélia Pereira d´Alencar.)

AFAJ – COMENDA MEMÓRIAS DE JUAZEIRO
No dia primeiro de março, recente, a nova diretoria da AFAJ esteve reunida para deliberações e a mais importante delas foi a escolha dos agraciados com a Comenda Memórias de Juazeiro, como acontece desde 2001. Nesses anos os escolhidos foram: 2001: José Geraldo da Cruz, Manoel Francisco Germano e Odílio Figueiredo; Em 2002: Antonio Fernandes Coimbra, Dário Maia Coimbra e José Monteiro de Macedo; Em 2003: Felipe Néri da Silva, Expedito Pereira e Francisco Erivano Cruz; Em 2004: Francisco Néri da Costa Morato, Mozart Cardoso de Alencar e José Bezerra de Menezes; Em 2005: Expedito Guedes, José Teófilo Machado e Antonio Corrêa Celestino; Em 2006: Samuel Wagner Marques de Almeida, Walter de Menezes Barbosa e Mons. Francisco Murilo de Sá Barreto; Em 2007: Amadeu de Carvalho Brito, Aureliano Pereira da Silva e Edgar Coelho de Alencar; Em 2008: Durval Aires de Menezes, Getúlio Grangeiro Pereira e Tarcila Cruz Alencar; Em 2009: Antonio Conserva Feitosa, Gumercindo Ferreira Lima e Francisca Pereira de Matos; Em 2010: José Perboyre Sampaio Sabiá, José Pereira Nobre e Tereza de Sousa Pereira; Em 2011: Luiz Gonçalves Casimiro, Orlando Bezerra de Menezes e Valdetário Pinheiro Mota; Em 2012: Manuel Rodrigues Veloso, Raimundo Saraiva Coelho e José Feijó de Sá. Em 2013: Expedito Ferreira Lima, João Maurício e Silva e Teodoro de Jesus Germano: Em 2014: Antônio Araújo Silva, Bartolomeu Alves Feitosa e Cel. Firmino Araújo; Em 2015: Francisco Edmilson Brito, Maria Alacoque Bezerra de Menezes e Milton Sobreira da Cruz; Em 2016: José Mauro Castello Branco Sampaio, Leandro Bezerra de Menezes e Odílio Camilo da Silva; Em 2017: José da Cruz Neves (Zeca da Cruz), Juvêncio Joaquim de Santana e Maria Assunção Gonçalves. E neste ano de 2018 serão homenageados: José Matias Júnior, Maria Zuila e Silva Morais e José Neri Rocha. 
O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE GOURMET (FJN, JUAZEIRO DO NORTE)
A Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) agora também está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri. As sessões são programadas para as terças feiras, de 13:00 às 15:00h, no Auditório do Bloco I, na Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, dentro do seu Projeto de Extensão denominado Cine Gourmet, sob a curadoria de Renato Casimiro. Informações pelo telefone: 99794.1113. No próximo dia 6, estará em cartaz, o filme DELICATESSEN (Delicatessen, França, 1991, 97min). Direção de Jean-Pierra Jeunet e Marc Caro. SINOPSE: Num mundo pós-apocalíptico em que a comida é a principal moeda de troca, Louison (Dominique Pinon), um ex-palhaço, arranja um emprego no prédio que abriga o açougue Delicatessen. Instalado na pensão do andar superior, o novo funcionário acaba se envolvendo com a violoncelista Julie (Marie-Laure Dougnac), filha do sanguinário açougueiro Clapet (Jean-Claude Dreyfus). Perseguido, o rapaz precisa escapar do pai ciumento e dos demais moradores do prédio, que têm planos macabros para sua carne.
BIBLIOCINE (FAP, JUAZEIRO DO NORTE)
A Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE) está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri, embora seja restrito aos alunos desta Faculdade. As sessões são programadas pela Coordenação do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares (NEAC), para as terças e quintas, durante este mes de Março, nos dias 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29, nos de 12:00h e 17:00h, na Sala de Vídeo da Biblioteca, na Rua da Conceição, 1228, Bairro São Miguel. Informações pelo telefone: 3512.3299. Neste mês de Março, está em cartaz, o filme CHÁ COM MUSSOLINI (Tea with Mussolini, Reino Unido/Itália, 2000, 116min). Direção de Franco Zeffirelli. SINOPSE: Luca Innocenti um garoto nascido fora dos laços do matrimônio e não-reconhecido oficialmente por seu pai, que luta por sua independência e para achar um meio onde possa desenvolver seu apreço pela arte. Os anos seguintes são uma evocação de um mundo desaparecido: o da quieta cidade de Florença beira da Segunda Guerra Mundial. Neles estão Arabella (Judi Dench), Mary (Joan Plowright) e Hester (Maggie Smith), que retratam o excêntrico, colorido e legado das senhoras britânicas e que, juntamente com uma colecionadora de arte americana (Cher) e uma arqueologista (Lily Tomlin), dividem seu tempo em debates sobre a situação do país em plena Era Mussolini.
CINE CAFÉ VOLANTE (CASA GRANDE, NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita, exibe no próximo dia 9, sexta feira, às 19 horas, o filme LADRÕES DE BICICLETA (Ladri di biciclette, Itália, 1948, 93min ). Direção de Vitório De Sica. Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe na quintas feira, dia 8, às 19:30 horas, dentro da Mostra CINEMA NOIR, o filme O GRANDE PECADOR (The Great Sinner, EUA, 1949, 110MIN). Direção de Robert Siodmak. SINOPSE: Em 1860, um escritor russo bem-sucedido, Fedor, faz uma viagem de trem do seu país até Paris. No meio do caminho, ele recebe a companhia de uma bela passageira, Pauline Ostrovsky, acompanhada de sua ama. Eles não trocam palavras e Pauline passa o tempo todo jogando Paciência. Ao chegarem em Wiesbaden, Pauline desce e pergunta o destino de Fedor. Este lhe diz e então ela parece lamentar. Fedor acha que ela se interessara por ele e resolve descer na cidade também. Ele a procura em vários lugares e acaba encontrando-a num hotel-cassino. Fedor descobre que ela e seu pai, um velho general russo, são jogadores compulsivos. E que a causa do lamento foi por ela achar que Fedor lhe dava sorte, pois ganhara no jogo de Paciência enquanto ele estivera por perto. Fedor começa a circular pelo cassino e fica intrigado com os diversos jogadores e resolve escrever um livro sobre isso. Quando descobre que Pauline deve favores para o dono do Cassino, em função das dívidas do seu pai, Fedor resolve tentar a sorte no jogo para ajudá-la a pagar as dívidas dele.
CINE CAFÉ (CCBNB, JUAZEIRO DO NORTE)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no dia 10, sábado, às 17:30 horas, o filme VESTIGIOS DA VIDA (The Remains of the day, 1994, EUA/Reino Unido, 74min). Direção de James Ivory. Sinopse: 1958. James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo. Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe na sexta feira, dia 9, às 19:30 horas, dentro da Mostra CINEMA NACIONAL, o filme CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (Brasil, 2005, 99 min). Direção de Marcelo Gomes. SINOPSE: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.
QUATRO EM UM
Em 11.07.2013 circulou com seu primeiro número o jornal Classificados da Hora.com. Ele se apresentava como “O seu Guia de Serviços e Oportunidades.” O Jornal Classificados da Hora.com era um veiculo de comunicação impresso e digital que foi criado com o intuito de representar as empresas da região do Cariri e demais localidades, trazendo uma maior visibilidade para estas mesmas, divulgando novos e antigos empreendimentos e assim os seus produtos também. Ele disponibiliza uma ferramenta feita para possibilitar a conexão entre compradores e vendedores, proporcionando oportunidades de negócios na região do Cariri. Na sua primeira fase, chegou até a edição 51, em julho de 2016. Mais recentemente, ainda sob a direção de seu fundador Herberth Arruda, ele voltou a circular com novo título: Jornal Classificados da Hora, a partir do número 52. Esta semana que passou, ele circulou com o número 77. Mas na edição anterior, ele trouxe uma novidade: gerou 3 outros jornais que passarão a ser veiculados como cadernos encartados na edição principal. Assim, nasceram e se juntam ao Jornal Classificados da Hora.com os Caderno de Imóveis, Caderno de Veículos e o EITA. Os dois primeiros são uma extensão da vocação do Classificados, específicos para os mercados imobiliários e automobilístico. O EITA é um jornal de entretenimento, com matérias sobre moda, serviços, eventos, cultural, movimento social, etc. Os três novos nasceram com numeração própria, daí a individualidade, embora encartados, e já estão circulando com seus número 2. Sejam bem vindos e bons serviços para a coletividade. Parabéns ao Herbert por mais esta iniciativa.
NOVA EDIÇÃO DO MAPA
Torno público o meu agradecimento sincero a Mário Bem Filho por mais uma edição do seu consagrado Mapa de Juazeiro. Mais que produzi-lo ele teve a gentileza de me encaminhar, mais uma vez, um exemplar dessa novíssima edição. Todos nós sabemos o enorme serviço que essa ferramenta presta ao nosso desenvolvimento. É mais uma edição, e como não se pode deixar de dizer, bem revisada e ampliada, pois a cidade não para de crescer e isso é serviço que se impõe e encontra no seu autor, mais que competência, uma dedicação inexcedível para continuar prestando esse serviço. Como engenheiro, intimamente ligado a esses sinais da expansão urbana, aliás isso deve se ampliar para o profissional que é, pois é novamente estudante, agora em curso de Arquitetura e Urbanismo, Mário Bem Filho é credor de uma grande dívida que a cidade tem para com seus serviços técnicos. Já me demorei bastante tempo sobre sua imagem e o mapa foi executado com muito requinte, até quando, como um mero observador, o entendo. Parabenizo-o, Mário por mais essa iniciativa que se junta, não só à sua função administrativa, mas também pelo técnico que já produziu livros ligados ao mesmo interesse desse nosso desenvolvimento urbano.
APOIO TURÍSTICO
Já está sendo distribuído pela região esse Mapa Turístico do Cariri. Vez por outra ele aparece por iniciativas diversas e se torna um instrumento muito útil para atender às demandas dessa vocação excepcional que o Cariri tem, para com as oportunidades de Turismo, por sinal diversificado, como o Comercial, Religioso, Ambiental, Histórico, etc. É sempre bem visto o aparecimento dessas publicações, pelas informações aí contidas. Tímido, ainda se pode dizer, em função do potencial que a região apresenta. Mas é assim mesmo, aos poucos vamos valorizando o trade turístico da região, cada vez mais descoberta por interesses múltiplos. Encerra informações dirigidas a quem deseja conhecer o Cariri nos seus múltiplos aspectos. Por isso mesmo deve ser uma publicação que contenha muitas informações, pois essa é a matéria mais desejada e valorizada por todos os que vem a esta região em busca de conhecimentos.




CORDÉIS DO ABRAÃO
Confesso que tem sido muito difícil reencontrar o amigo Abraão Batista, pessoalmente. Mas, felizmente, encontra-lo nas páginas de suas produções de cordel tem outro sabor, o que revela a sua criatividade, a ousadia, a irreverência, e uma cultura multifacetada que o leva sempre a conceber edições com gande oportunidade ele que é um observador privilegiado das cenas urbana e humana de nosso Cariri. É o que se pode ver nesses dois últimos que li, em edições sempre com o requeinte da ilustração do xilógrafo precioso. Parabéns Abraão. Vimos nascer como poeta do cordel, há mais de 47 anos e xilógrafo a mais disso. Era naquela época o jornalista, crítico de costumes e dos modismos, cidadão fiel a tradição e a lealdade do amor à terra. Defensor inrtransigente desses valores que o tornou crítico dos desvios e das estripolias daqueles que não cuidaram, até hoje, de sua terra amada. Daí o maior foco de suas atenções na literatura de cordel e no entalhe da imburana. 

POEMAS PARA A BEATA

A Beata maria de Araújo é um personagem que mais e mais vem sendo descoberta pelos leitores e estudiosos. Registro preocupações com o resgate de sua história, bem como a divulgação dos que lhe dedicam um certo fazer intelectual e até mesmo poético, como ela inspira. É o caso desse apontamento tardio pelo concurso e lançamento desse opúsculo, com os Poemas para Maria, por iniciativa da Biblioteca Pública e apoio da SECULT. Parabéns a todos. Uma leitura ótima para sentir a quantas andam a inspiração de nossos poetas e o zelo por nossa memória histórica