sábado, 20 de julho de 2013

UFCA: Portal e Organização Administrativa e Acadêmica

UFCA: PORTAL
Já esta no ar, mas em construção, o mais novo portal da recém criada Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sua tela principal mostrada acima. Como a UFC-Campus Cariri está sendo sucedida pela UFCA, os dados estão migrando de www.cariri.ufc.br para http://ufca.cariri.ufc.br/portal/.  Mas, não só isso, ele contem muito mais. Por exemplo, vamos encontrar ali muitos dados do trabalho dos GTs (Grupos de Trabalho) que foram criados para ir preparando a transição entre UFC e UFCA. E vários documentos estão disponíveis para que se possa acompanhar as démarches para a completa instalação da nova universidade. Aproveitando esta franquia, esta coluna já vai antecipando algumas coisas como dados sobre os novos cursos esperados.  

UFCA: POSSE DA REITORA
Foi uma belíssima festa a posse da profa. Suely Salgueiro Chacon. A comunidade presente não se furtou de aplaudir entusiasticamente todos os membros empossados nesta primeira equipe dirigente da Universidade Federal do Cariri. Um raro, marcante, histórico e emocionante momento vivido por todos aqueles que presenciaram a cerimônia inaugurativa. Pessoalmente, não deixei de comparecer pois desconfiava antecipadamente que presenciaríamos um fato impar na nossa caminhada pelo desenvolvimento da Região do Cariri. E assim foi. Lamentei profundamente a ausência do dito mundo oficial, a começar por dois dos nossos prefeitos. Lamentei também a ausência do ex-senador Reginaldo Duarte, a quem o prof. Jesualdo Pereira Farias não deixou de mencionar, num preito de gratidão pela sua iniciativa mais remota em propor a criação da UFCA, ao tempo do seu mandato no senado federal. Ele, certamente, teria gostado de ser reconhecido em sua atitude. Enfim, uma tarde-noite de grande felicidade na cidade universitária. Ainda nesta coluna damos mais algumas informações sobre a nova Universidade. Parabéns a esta nova administração, com votos de grande sucesso em sua gestão, tendo a frente os professores Suely Chacon e Ricardo Ness.  

UFCA: ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Com a posse da profa. Suely Salgueiro Chacon, a sua equipe foi anunciada e esta assim constituída: 
Órgãos Superiores:
1.Conselho Universitário: (a constituir)
2.Reitoria:
Reitora: Suely Salgueiro Chacon
Vice-Reitor: Ricardo Luiz Lange Ness
Chefe de Gabinete: Polliana Luna 
Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva: Secretária Executiva: Lia Silveira
Coordenação de Comunicação: José Anderson Freire Sandes
Coordenadora de Assuntos Internacionais: Joselina da Silva
3.Pró-Reitorias:
Pró-Reitoria de Administração: Pró-reitor: Dreno Vieira 
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento: Pró-reitor: Silvério de Paiva Freitas Junior
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Pró-reitor: Roberto Rodrigues Ramos
Pró-Reitoria de Ensino: Pró-Reitor: Ana Cândida de Almeida Prado
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação: Pró-reitor: Celme Torres Ferreira da Costa
Pró-Reitoria de Extensão: Pró-reitor: Prof. Eduardo Vivian da Cunha
Pró-Reitoria de Cultura: Pró-reitor: Prof. Ivânio Lopes de Azevedo Júnior
4.Órgãos Suplementares:
Diretora de Infra-estrutura, Obras e Projetos: Larissa Maria Argollo de Arruda Falcão
Diretora de Assistência Estudantil: Claudia Araújo Marco 
Diretor de Gestão de Serviços: Cristiano V. C. Castellão Tavares
Diretora de Acessibilidade:  Adriana Barroso Botelho
Diretor de Tecnologia da Informação: Herbert Novais Onofre
5.Órgãos Acadêmicos:
Coordenação Acadêmica:
Coordenações de Cursos: Agronomia, Biblioteconomia, Administração, 
Administração Pública, Comunicação Social/Jornalismo, Medicina, Design de Produto, Música, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Filosofia.
Bibliotecas e Laboratórios:
6.Comissões e Colegiados:
Fórum de Coordenadores
Colegiados de Cursos
Comissão Própria de Avaliação
Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)
Comitê de Ética em Pesquisa com Animais (CEPA) 

UFCA: ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
A prevista organização acadêmica da nova Universidade estará consolidada com a criação de centros de Ciências para abrigar todos os esforços nas áreas de ensino (Graduação e Pos Graduação), bem como na Pesquisa e Extensão. Explicitamente estão mencionados nos resumos de discussões acontecidas nos Grupos de Trabalho a criação dos seguintes centros
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Economia Criativa
Centro de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Centro de Ciências Agrárias e da Terra
Centro de Ciências da Natureza
Nessa conjuntura e pela que esta em funcionamento desde os momentos iniciais do Campus Cariri, provavelmente ainda será necessário criar uma Centro de dedicação a Tecnologia, para abrigar os cursos específicos como os de Engenharia e Tecnologia.

UFCA: NOVOS CURSOS
Recentemente abordamos nesta coluna as possibilidades de novos cursos na UFCA. Baseado em informações que foram se tornando conhecidas, com respeito ao sentimento que era defendido pela instituição, fizemos uma relação de varias possibilidades dos 16 novos cursos que estão sendo, aos poucos, propostos. No novo site da UFCA fomos encontrar uma primeira relação destes novos cursos. Os textos reproduzidos a seguir foram retirados de la. Os novos cursos seriam:  
BACHARELADO EM AUDIOVISUAL
O curso visa formar profissionais que possam atuar nas diversas áreas de produção e difusão de imagens. Os profissionais egressos do curso podem conceber e realizar produtos audiovisuais de múltiplos gêneros e formatos para veiculação nas diferentes mídias contemporâneas. O currículo do curso contempla a convergência de mídias e a digitalização dos processos de produção que se instalou em definitivo na área de Comunicação a partir da década de 90. Os estudantes egressos do curso de Audiovisual podem atuar na produção e circulação de conteúdo em TV, Cinema, Internet e mídias móveis de toda natureza.
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O curso objetiva contribuir para o desenvolvimento da região, através da capacitação para o exercício da profissão de Contador, com o foco principal no controle patrimonial das empresas e mensuração de seus resultados, através de demonstrativos contábeis, a fim de auxiliar na tomada de decisões. Espera-se, também, o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo das Ciências Contábeis e da Controladoria, para o aperfeiçoamento dos recursos humanos nas entidades públicas e privadas dos municípios da região metropolitana do Cariri e de outras regiões vizinhas. O curso de Ciências Contábeis possibilita a atuação em áreas diferenciadas do mercado, seja em organizações de micro, pequeno, médio ou grande porte, públicas, privadas ou do Terceiro Setor. Nestas organizações, pode atuar em diversas especificidades, tais como contador em empresas públicas e privadas, com e sem fins lucrativos; gerente contábil, controller, docência, diretor de controladoria, fiscal de tributos Federais, Estaduais ou Municipais, fiscal do trabalho, auditor Interno, auditor externo, perito da Polícia Federal, perito judicial, pesquisadores contábeis, entre outras funções.
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O curso suprirá uma necessidade de ensino, pesquisa e extensão na região do Cariri e estados vizinhos, promovendo a inserção da informática seguindo as potencialidades da vocação comercial, cultural, industrial, ecológica e religiosa da região. Contribuirá para o desenvolvimento regional e para inclusão social de alunos. O curso de computação interagirá com alguns cursos existentes na UFCA: (1) Biblioteconomia, através das sub-áreas tecnologias da informação, informática aplicada  e sistemas de informação; (2) Engenharias (Civil, Materiais) e Agronomia, através das sub-áreas cálculo matemático, física, probabilidade, estatística; (3) Design de Produto, através das sub-áreas Computação, Computação Gráfica; (4) Administração e Administração Pública, através das sub-áreas Gestão da Tecnologia da Informação, Computação Aplicada, Administração de Sistemas de Informação. A criação do curso contribuirá para o desenvolvimento tecnológico da região. Com a criação do curso de excelência no ensino, pesquisa e extensão, espera-se formar a base para a criação de um pólo tecnológico na região do Cariri, com a UFCA participando pioneiramente e em parceiras com instituições, políticas e ações públicas nos âmbitos federais (ex: IFCE, UAB), estaduais (ex: Ensino Técnico-Profissionalizante, Cinturão Digital, URCA) e municipais, assim como com a iniciativa privada.
BACHARELADO EM ENGENHARIA GEOLÓGICA
O curso deverá ser concebido seguindo duas vertentes: uma com foco na área das Geociências e outra com foco nas Engenharias. A partir destas vertentes, o Engenheiro Geológico será um profissional capaz de construir abordagens quantitativas, qualitativas e multidisciplinares das informações geológicas. Estes conhecimentos contribuirão com habilidades importantes no tocante a gestão e elaboração de projetos que envolvem recursos geológicos, na busca do desenvolvimento sustentável. Tudo isto sem deixar de entender o contexto social do local onde a engenharia será aplicada e de conhecer os direitos e propriedades intelectuais à exploração, produção e utilização de bens geológicos. Neste contexto, o curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar nas varias áreas do setor geológico, incluindo a pesquisa mineral, a lavra de minas, a mecânica das rochas, a geologia de engenharia, o beneficiamento de minérios, o desenvolvimento de tecnologias; além de formar profissionais capacitados para atuarem na paleontologia e nos estudos de impactos ambientais, mitigação e controle, abordando os aspectos envolvendo a segurança ocupacional. Para esta formação o Engenheiro Geológico deverá ter familiaridade com varias áreas das ciências exatas. 
BACHARELADO EM MUSEOLOGIA
O curso de Museologia visa formar profissionais especializados para atuar nas diversas áreas do campo da Museologia: preservação do patrimônio cultural, conservação e restauração, documentação e sistemas de informação museológica, expografia, comunicação museológica, ação educativa em museus, gestão de centros culturais, dentre outras. Também são seus objetivos atuar em processos de gestão e administração da memória e patrimônio cultural, interpretando as relações entre o homem, a cultura e a natureza, nos seus diferentes contextos espaciais e temporais, de forma a intervir, de maneira responsável, nos processos de identificação, musealização, preservação e uso do patrimônio, entendido como representação da atividade humana no tempo e no espaço.
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
O curso deverá formar profissionais para atender demandas nas áreas de Saúde Pública (Zoonoses, Endemias, Inspeção de Alimentos, Vigilância Sanitária), Indústria de Produtos de Origem Animal (Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos), Defesa Animal (Elaboração e execução de programas de combate a doenças dos rebanhos; Diagnóstico, prevenção e controle de doenças), Defesa da Fauna Silvestre, Manejo e Conservação de Espécies, Perícia Técnica, Clínica e Cirurgia de Animais de Pequeno Porte (Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos e de companhia), Administração Rural e Assistência Técnica (Prevenção e controle de doenças e infecções em propriedades rurais. Assistência técnica nas áreas de Produção, Reprodução e Sanidade Animal), Centros de Pesquisa (Pesquisa e desenvolvimento de biotecnologias em todas as áreas biomédicas e de produção de antígenos e de imunobiológicos; Tecnologia de produtos de origem animal para consumo humano), Biotecnologias de Produção Animal, Indústria de Produtos para Animais (Produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Nutrição e tecnologia de alimentos para animais).
BACHARELADO EM QUÍMICA
O curso de Bacharelado em Química é dedicado à formação de profissionais capacitados para atuar em pesquisas tecnológicas e acadêmicas, no setor de produção e desenvolvimento industrial e em atividades relacionadas à educação superior. Será priorizada a formação de profissionais capazes de desenvolver senso de responsabilidade, criatividade, iniciativa e independência necessária para superar os desafios de cada atividade, viabilizando assim sua inserção e manutenção em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Em se tratando de aspectos regionais, o curso de química pode ser orientado em 5 vertentes principais: Materiais (Calçados, acessórios e embalagens, alumínio/fundições, minerais não metálicos), Eletroquímica (Joias folheadas, Corrosão), Produtos Naturais (fitoterápicos e cosméticos), alimentos (Bebidas, Apicultura, Bovinocultura, Ovinocaprinocultura, Mandiocultura e Fruticultura) e Ambiental. A criação do curso de Química é um grande suporte para a criação de outros cursos futuramente, como, Biomedicina ou Farmácia e as Engenharias de Alimentos, Química, Ambiental, além da expansão das ênfases para Bacharelado em Química, bioquímica, biotecnológico, forense, ambiental, e a licenciatura.

UFCA - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A nova Universidade propõe a criação de um Centro de Formação de Professores, no Campus de Brejo Santo. Ele tem como justificativa formar professores que atuarão na Educação Básica (Ensino Fundamental II) capazes de agir de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas no âmbito educacional, considerando seus aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e multiculturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Para tanto, as atividades do curso devem resultar de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, capaz de dotar os discentes de discernimento e habilidades para pesquisar, propor, gerenciar e conduzir, de forma interdisciplinar, mudanças em prol do desenvolvimento da sociedade local. Propõe-se inicialmente a criação de cursos integrados junto à uma licenciatura interdisciplinar voltada à ciências da Natureza, envolvendo os cursos específicos de Física, Matemática e Química. Cursos, na área de Biologia, por exemplo, poderão ser criados posteriormente para complementar a área de Ciências da Natureza. Cursos de Licenciatura na área de Pedagogia, Letras e outras das demais áreas do conhecimento deverão ser criadas para permitir a implementação de interdisciplinaridade. 

JOVENS VALORES
Antônio Nelson Lima da Costa é juazeirense, filho de Maria do Socorro Lima da Costa e Manoel Nelson da Costa. Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Na obtenção do seu título inicial, defendeu monografia de conclusão de curso sob o título de Leucose Bovina - Forma Cutânea (Linfoma), com a orientação do prof. Marco Aurélio Ferreira Lopes. Fez o seu Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2006), defendendo a Disertação sob o título Sincronização do Estro e da Ovulação em Novilhas Girolandas: Comparação entre os Protocolos Hormonais CIDR-B" e "OVSYNCH", como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2004-2006), sob a orientação do prof. Aírton Alencar de Araújo. Está presentemente cursando o Doutorado em andamento em Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia. Universidade Federal do Ceará, UFC, onde desenvolve o projeto sob o título de - Efeito de Fatores Climáticos Sobre a Eficiência Reprodutiva de Fêmeas Bovinas Girolandas no Estado do Ceará, Criadas em Clima Semi-Árido, - sob a orientação do prof. Aírton Alencar de Araújo. O seu programa de Doutorando do Programa de Pós-Graduação integrado em Zootecnia da UFC, UFRPE e UFPB, também o fez bolsista (CNPq-CSF) de um Doutorado Sanduiche na University of Florida", em Gainesville – USA, na área de Large Animal Clinical Sciences. Atualmente é Professor Assistente III, da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sincronização do estro em bovinos com tratamento hormonal (IATF), Anatomia, Fisiologia e Parasitologia Veterinária, Genética e Zoologia. 
PRÓXIMO LANÇAMENTO (I)
Recebi do Dr. Sávio Leite Pereira, com amável autografo, o exemplar da sua ultima obra “Outra volta ao mundo dos filmes”, impresso na Gráfica Royal, Juazeiro do Norte, 2013. São 237 páginas onde são analisados sumariamente cerca de 500 filmes, escolhidos dentre os cerca de 1.500 assistidos a partir de julho de 2001, época do lançamento do seu primeiro livro. O livro, segundo seu autor, foi escrito para a apreciação de cinéfilos, e desta feita, a edição esta sendo distribuída com os clientes da Clínica Lebel (Rua Dr. Belém, 69 – Lagoa Seca), como cortesia. Expresso ao Savio os meus agradecimentos pela gentileza e com esta nota apenas registro o lançamento da obra, devendo voltar a tratar do assunto assim que fizer a sua leitura. Muitíssimo obrigado.   

CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 15.05.1949 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme Sangue e Prata. A ficha técnica da película é: Título original: Silver river; Estados Unidos, 1948; Direção: Raoul Walsh; Elenco: Errol Flynn, Thomas Mitchell, Bruce Bennett, Tom D'Andrea, Pat Flaherty, Barton MacLane, Monte Blue, Jonathan Hale, Al Bridge, Arthur Space e Ann Sheridan; Sinópse:  Injustamente expulso da cavalaria, Mike McComb (Errol Flynn) trabalha ativamente até se tornar um dos magnatas mais poderosos de prata no oeste. Um grande western, realizado por um dos mestres do genero, Raoul Walsh, sua última produção com Errol Flynn. Aqui, o ator encarna a figura de um aventureiro sem escrúpulos que, pouco e pouco, se torna senhor de uma região de minas de prata e se apaixona pela mulher do seu melhor amigo, que envia para a morte, numa variação da história bíblica de David. Seu império de mineração começa a desmoronar quando outros mineradores se combinam e se levantam contra ele e sua teimosia, fato que o leva a perder o apoio de sua esposa e velhos amigos. 
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 18.05.1949: Uma Nação em Marcha. A ficha técnica, sumariamente, é: Título original: Wells Fargo; Estados Unidos, 1937; Direção: Frank Lloyd; Elenco: Joel McCrea (Ramsay MacKay), Frances Dee (Justine MacKay), Bob Burns (Hank York), Lloyd Nolan (Dal Slade), Henry O'Neill (Henry Wells), Mary Nash (Sra. Pryor, mãe de Justine), Ralph Morgan (Sr. Pryor, pai de Justine), Johnny Mack Brown (Talbot Carter), Porter Hall (James Oliver), Robert Cummings (Dan Trimball, minerador), Harry Davenport (Sr. Ingalls, banqueiro). Sinópse: Ramsay MacKay trabalha para a Wells Fargo, uma empresa dedicada a levar correspondências e valores pelo país afora, utilizando diligências, que são veículos puxados por cavalos. Ramsay conhece e casa-se com Justine, com quem tem dois filhos. O casamento é feliz até que, com a eclosão da Guerra Civil, a companhia se vê continuamente atacada ao tentar transportar ouro para Washington. Então, Ramsay atende um pedido do presidente Lincoln e passa a colaborar com a União. Já Justine, com um irmão morto enquanto lutava entre os Confederados, esperava que Ramsay se conservasse neutro, no mínimo. Decepcionada, ela o deixa e retorna para St. Louis. Anos depois, Ramsay vai à festa de vigésimo aniversário da companhia, realizada naquela cidade, e encontra sua filha Alice, já uma moça. Com isso, abrem-se as portas para uma reconciliação. Este filme foi baseado num livro homônimo de Stuart N. Lake e a trilha sonora é do grande Victror Young.