quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A FORÇA ELEITORAL DOS BAIRROS

Estive às voltas com dados para avaliar a força que cada bairro de Juazeiro do Norte tem nesta próxima refrega pelo voto. Recorro a um site da internet (http://issuu.com/oclientequer/docs/mapa_juazeiro), com os dados de 2010, fornecidos pelo TSE e o relatório do TRE-CE, de 25.06.2012, com a situação atualizada dos aptos a votar em outubro próximo, urna por urna. Entre 2010 e 2012, o perfil da distribuição deste eleitorado não foi alterado substancialmente. Na tabela vê-se claramente o óbvio, diria, de que pela sua elevada urbanização, o que deixa a zona rural em apenas 5% do contingente populacional, constata-se que é muito pequena a força de todo o conjunto de distritos, sítios e outras pequenas localidades do município. Aparentemente, uma força inferior na competição. A eleição está resolvida com o eleitorado entre o Pirajá (bairro de maior densidade eleitoral, na sede do município) e a Vila Fátima (o de menor densidade na zona urbana). Dos 42 “bairros”, a força decisiva parece se concentrar em apenas 19 deles, com cerca de 88,51% dos aptos a votar em todo o município. Talvez seja esta uma expressão apressada, pois o sentimento é que muito provavelmente a polarização que já se observa nas duas candidaturas mais expressivas, frente às alternativas de oposição, possam deixar margem a que um eleitorado de cerca de 11,49% venha a contribuir para uma decisão mais favorável a um dos candidatos. Restará apenas, ao desenrolar da campanha, uma boa estratégia baseada em metas que unifiquem as expectativas destas comunidades rurais, essencialmente. É preciso escutá-las e procurar trazer ao seu projeto de governo um alento novo para apressar aquilo que seria a gradual urbanização destas zonas, já que a Juazeiro do Norte não restará maior expectativa dentro do seu exíguo espaço territorial. Apenas para ler um pouco mais sobre os números do TRE, comparando-se as últimas eleições de 2010 e o quadro de votantes aptos para este ano, verifica-se que houve pequena modificação de posições relativas entre alguns dos mais expressivos colégios. Por exemplo, os que mais cresceram na área urbana foram, pela ordem: Tiradentes(19,77%) > Antonio Vieira > Triângulo > Lagoa Seca > Frei Damião > Limoeiro > Novo Juazeiro > Timbaúba > Horto>
Salesianos>Vila Fátima>Pirajá>Romeirão>Pio XII>Santa Tereza>Franciscanos>São Miguel (0,32%). Os dois outros, Centro(-0,69%)>Rodoviária(-8,32%), como se vê, tiveram diminuição de eleitores. Já para o peso eleitoral, houve um acentuado desprestígio de bairros tradicionais, em detrimento de novas áreas emergentes. Dentre os que ganharam prestígio a ordem decrescente dos diversos bairros está na seguinte sequência (Veja os números na tabela): Tiradentes (11,75%)>Antonio Vieira>Triângulo>Lagoa Seca>Frei Damião>Limoeiro>Timbaúba (0,42%). Todos os demais, da zona urbana, tiveram o seu peso político reduzido. Isto quer dizer: perderam eleitores, proporcionalmente, no cômputo geral.  Um fato inusitado, mas decorrente desta gradual urbanização é a incorporação do bairro do Aeroporto, que foi o que mais se distinguiu por apresentar um desempenho de crescimento de eleitores (43,08%) e, consequentemente, de peso eleitoral (1,15% - sendo de 33,49% a marcha desta conquista de peso eleitoral). Enfim, estes números provavelmente servirão para que se possa desenhar, mesmo que timidamente, algum resultado diante desta campanha pelo voto. Particularmente sobre as candidaturas a vereador, quase sempre bem setorizada por bairros, tal é a expectativa de uma representação na Câmara, como caminho mais próximo de solução para os seus problemas. Ao observador mais atento eles falarão de alguma coisa que os candidatos e eleitores devem saber para onde estamos indo. Cada um dos nossos bairros deve fazer o seu exercício para que o próximo executivo e legislativo no Juazeiro do Norte tenha um mínimo compromisso de responsabilidade social com sua cidade.

Obs. O contingente de eleitores aptos ao voto em outubro próximo, conforme divulgação do TRE-CE é de 165.406. Há informações desencontradas pela internet em diversos sites. Tomei o relatório que está no site oficial do TRE-CE (http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-quantitativo-de-eleitores-aptos-por-secao) e por ele, o número diverge, sendo de 164.666 eleitores. É necessário explicar o que houve com as seções que existiram em 2010, nos locais Educar SESC, EEF Irmã Iva, Orfanato Jesus Maria José, Centro Comunitário Pe. Cícero e Juizado de Menores, e que não constam no relatório mencionado. Outro desencontro é com respeito a eliminação da seção no Amaro Coelho (Escola Senhor Callou) passando à EMEI Profa. Chiquita Callou.