quarta-feira, 18 de abril de 2012

18.04.2012
HAROLD ELMER REINER (II)

Uma tragédia aconteceu em 25.11.1962, quando o avião pilotado por Harold acidentou-se na pista da Missão Batista, em Juazeiro do Norte. O Jornal O Povo (Fortaleza,CE) deu cobertura nas suas edições de 26 e 27.11.1962. Na segunda-feira (26), a chamada de primeira página vinha com informações do seu correspondente na cidade, e o jornal abria a seguinte manchete: Avião da Missão Batista caiu em Juazeiro matando 3 pessoas. E publica uma foto do casal Joan e Harold, com os filhos Peter, Timothy, Joan e Darlene. A notícia, ainda muito sumária, informava a morte de duas crianças (Peter Douglas e Sandra Joanne) e da missionária Bernice Lind (chamávamos Berenice, abrasileirando). No dia seguinte (27), o mesmo jornal abre outra manchete de primeira página: Ao tentar retirar as crianças do banco de trás, o avião explodiu (Mr. Harold narra como ocorreu a tragédia). Transcrevemos: “O casal norte-americano Harold-Joan Breimer (observo, Reiner), da Missão Batista do Brasil, cujo acidente em Juazeiro do Norte comoveu o Ceará inteiro, está fora de perigo, conforme informações enviadas para O Povo, na manhã de hoje. Já refeito, Mr. Harold, em contacto com Mr. Charles Barbey, contou a verdadeira versão da trágica ocorrência de domingo último, cuja reprodução publicamos abaixo para conhecimento dos leitores do “jornal das multidões”. “- Cerca das 7 horas de domingo, juntamente com Joan, Bernile (observo, Bernice, ou Berenice) e os filhos Peter e Sandra, levantei voo normal da pista de Juazeiro com destino a Oeiras, no Piaui. Após alguns minutos verifiquei que o tempo estava “fechado” e que não conseguiria atravessar a Serra do Araripe. Sem mais delongas, fiz uma volta e retornei para o campo de pouso. Ao tentar a aterrisagem percebi que havia algo de anormal, talvez um pneu furado ou um galho enganchado, e o aparelho começou a deslizar de lado. Qual não foi o meu espanto quando se partiu um dos trens dianteiros do “piper”, sucedendo-se um enorme impacto fazendo com que a metade da hélice se enterrasse no chão. Sandra (a de apenas 4 meses) morreu instantaneamente e o medo dominava minha familia, naqueles minutos e segundos terriveis de minha vida. Descemos normalmente do aparelho, com muita rapidez e ao perceber que escorria gasolina em minha calça gritei para Joan e Bernice que corressem para longe, pois havia perigo de explosão. Infelizmente não me atenderam. Ao tentar retirar as crianças do banco traseiro, ocorreu o que esperava: o aparelho explodiu. Meu Deus! Peter tinha sido lançado longe e o fogo dominava a todos, a mim, Joan, Bernice e à minha idolatrada Sandra, já morta. Minha esposa, inexperiente como qualquer pessoa nesses casos, saiu correndo e gritando permitindo que o fogo, sempre mais lhe dominase o corpo. Por sorte, conseguimos, eu e a família por termo às chamas e subirmos no jipe com direção ao hospital. Bernice, apesar de bastante ferida, agradecia a Deus, tê-la salva do mais dificil instante de sua existência. Peter ofegava e sofria muito. Depois de os enfermeiros e médicos nos terem acolhido no Hospital, nada mais sei contar. Desmaiei e domi a sono solto, por força das injeções que me aplicaram. Voltando a si, soube da morte de miss Bernice Lind e do meu idolatrado Peter, bem como da perfeita recuperação de Joan, cuja vida devo ao Divino Pai. Que não digam nada aos meus queridos Timothy, Darle e Jo (de 6 a 10 anos e alunos da Escola Americana em Fortaleza) sobre o lamentável acidente que vitimou nossa família”.      

Em março de 1963, pelo Boletim Batista, Harold expressa num artigo o seu sentimento sobre o ocorrido. Ele foi redigido depois de três semanas do acontecido. É uma peça que revisa a sua extrema angústia vivida no ato, contendo as reflexões do reverendo Harold sobre aquele duro momento que ele experimentou. Nós não aventuramos a uma tradução e apenas transcrevemos um pequeno fragmento inicial, do original, em inglês, indicando para os que desejarem uma leitura complete de todo o texto a fonte que está no texto integral num site da internet. (http://baptistbulletin.org/wp-content/uploads/2011/07/Disaster.pdf ).

“Disaster? (By Harold Reiner). Everyone has called it a tragedy, a disaster. You have spent three weeks in the small interior hospital and now you are home - you and your wife, the only survivors of the five who crashed in the mission plane three weeks ago last Sunday. Two who were killed were your own children, Sandra and Peter. Another was Bernice Lind, one of your beloved fellow worker. You were at the controls – you were the pilot, the one responsible for the lives of your passengers. And now nearly everyone is talking "tragedy", "disaster." You've been piloting a plane for the mission for over ten years and have logged thousands of hours in missionary flying. But now you have been humbled, reduced to nothing. Three lives have been taken-two your own flesh and blood. You did your best to save them; this you know. You're reminded of the Scripture: "He must increase, but I must decrease." You hope this will be true. On your second day in the hospital they bring you the newspaper from the coast. The headline says "Disaster!" But they know nothing of the peace you and your wife, Joan, are experiencing at that very hour. There's a weight on your heart, but there's a greater peace and a knowledge that with God all is well.

O final desta história comporta algumas considerações que são necessárias à margem do que continuou a acontecer com Joan e Harold Reiner e sua família, por mais de 50 anos, até este momento mais recente da sua partida para a Casa do Pai. Voar era uma das missões de Harold Reiner, este missionário que ajudou a edificar 13 igrejas pelo Nordeste, durante mais de 60 anos de serviço exemplar. Ele costumava referir que escolheu voar porque gostaria de levar o Evangelho até mais longe do que a sua “mula” poderia ir. Harold começou a pilotar aviões a menos de 40 anos depois que eles foram inventados. Chegou a trazer quatro aeronaves para a missão, desde os Estados Unidos para o Brasil. Sua competência era frequentemente avaliada por critérios da aviação civil brasileira e americana que o fizeram brevetado para as categorias de: FAA Piloto Privado, Piloto Comercial FAA, Piloto Privado DAC, FAA A & P de classificação mecânica, Cat DAC 1 Rating Mecânica, que é a classificação de engenheiro de aviação. Era tido como tal, engenhoso e criativo. Ele detinha uma patente registrada nos Estados Unidos sobre um dispositivo de Energia Eólica. No final do seu texto acima, após o acidente, ele mesmo se questionou: "Será que Harold vai voar de novo? Será que ele vai ter a coragem?" Ja pensei nisso, muito. A resposta é simples - é de coração, dizer isso. Tudo o que Deus lhe pede para fazer, você vai fazê-lo independentemente do custo. Isso vai trazer "tragédia", "desastre"? Não! Só a perfeita vontade de Deus e a paz que o acompanha.” E assim, por mais 40 anos, continuou a usar o avião como parte indissociável do seu ministério. Ele tinha iniciado o Programa de Aviação da BMM em 1950, e só interrompeu em 2006.

De Juazeiro do Norte, Harold e sua família se transferiram para Iguatú, exercendo o ministério na Igreja Batista Iguatu , entre 1962 e 1980. Durante este tempo, eles iniciaram uma congregação em Campos Sales, e outras em Bom Succeso e Quixelô. Em 1976, trabalharam na Igreja Batista de Senador Pompeu, Ceará. Sempre usando avião, eles também missionaram em Martins, Rio Grande do Norte. Depois, transferem-se para Remanso (BA), e aí trabalharam no período de 1980 até 2010, aproximadamente. Haroldo, apesar de percorrer todo o país em suas atividades religiosas, escolheu Remanso como sua residência e local de trabalho, e não escondia o amor por aquela terra. Por várias vezes apresentou idéias junto a políticos e lideranças, no sentido de melhorar as condições de vida dos remansenses, e de modo especial aqueles da zona rural, com quem tinha excelente relacionamento. Conhecido como Mister Haroldo, ou Os americanos (com sua esposa Joana), eram muito queridos pela comunidade, e ajudaram espiritualmente a muitos, sendo sua atuação fundamental do desenvolvimento da Igreja Batista Regular de Remanso. Teve ainda uma participação decisiva na estruturação do Aeroporto de Remanso, e tentou por várias vezes trazer projetos de plantio para a região, impedido por questões técnicas ou políticas. Haroldo Reiner era exímio aviador, respeitado e reconhecido em todo o país, até mesmo por oficiais da Força Aérea Brasileira, que lhe prestavam continência. Continuou a construir igrejas, escolas, casas pastorais, acampamentos como a Ilha do Tesouro, no município de Casa Nova, e conhecia o Brasil como poucos. Mas por onde andava, falava de Remanso, com empolgação e afeto, tanto que resistiu muito em sair de lá. Ele e D. Joana diziam abertamente que preferiam Remanso aos EUA, pelo lugar e pelas pessoas. Harold e Joan tornaram-se beneméritos da cidade e foram homenageados com os títulos de Cidadão Remansense, em 25.11.2005. Durante os últimos 26 anos de ministério, que trabalhou na Igreja Batista Regular de Remanso, também supervisionou as congregações de Pilão Arcado, Pereira, e Tamboril. Simultaneamente, ele também atuou por mais de 30 anos no Conselho de Administração do Seminário Batista do Cariri. Ajudou a formar uma corporação legal no Brasil conhecido como o SEBMM e formulou o sistema de contabilidade que regia a organização segundo a legislação brasileira, a partir de 1970. Além disto, foi um dos fundadores da agência de envio de missionário brasileiro chamado MAB (Missão Auxiliar Batista). Exclusivamente, por razões de saúde, Joan e Harold retornaram aos EUA, em 2011, quando o casal se afasta de todas suas atividades missionárias e passaram a residir em Boston (NY). O repouso deste guerreiro, infelizmente durou pouco, pois faleceu em 27.06.2011. Mr. Harold Elmer Reiner foi encontrado sem vida no banheiro de sua residência, naquela segunda-feira pela manhã. Dos seus filhos, salvo algum engano de minha parte, dois deles, Timothy James Reiner (Tim, casado com Vicki) e Douglas Jay Reiner (Doug, casado com Renate) seguiram os passos dos pais, também ministeriando em Igrejas Batistas. Douglas, o mais novo dos filhos, nascido provavelmente no Cariri, poucos anos depois do acidente, foi Diretor-Tesoureiro da Sociedade Evangelizadora Baptist Mid-Missions – SEBMM, com sede na Aldeota, Fortaleza. E Timothy, e Vicki, são pastores da Igreja Batista em Petrolina. Timothy, inclusive, na sua juventude habilitou-se como piloto e exerceu o ministério do mesmo modo que o pai. Após o falecimento de Harold, sua nora Vicki escreveu, em 01.07.2011, um depoimento que não podemos deixar de reproduzir neste texto:
“Conheci um homem chamado Haroldo

Conheci um homem chamado Haroldo Reiner, sorridente, generoso e gentil
Histórias elaboradas, estocadas na memória sempre contava à mil.
Em aventuras difíceis até de imaginar, em meio a bênçãos e desafios diários,
Ele conseguia fazer o trabalho, nos seus fantásticos dias de missionário.
Alguns assuntos mexiam com ele, mas nada que desafiasse a sua inteligência e perspicácia
Consertos complexos, mesmo sem equipamento, peças ou ferramentas, para ele era tudo muito fácil.
Com lições para cada ouvinte e enfrentando oposição sem piscar,
Gostava de bancar o apologista, colocando quem quer que fosse para pensar.
Tinha um jeito de discordar, inclinando a cabeça e apertando as mãos,
Dizia “negativo” e corrigia a seu gosto ou levava a conversava em outra direção
Coração de ferro, as fraquezas nem notava e raramente amolecia
Dificuldade e perda? Servir ainda mais ao SENHOR é o que sempre resolvia.
Do seu assunto predileto, coisas da Missão, ele não desviava
Convencido que estava certo, qualquer obstáculo sempre enfrentava!
Qual palavra usaria – ocupação, vocação ou ministério? Quer discutir?
Bem, ele diria, vou te falar: se quer Deus como Chefe, esse é o emprego para seguir.
Como é que se resume esta vida? Talvez no seu otimismo, pode ser explicado.
Não há serviço tão difícil que não dê para terminar; e o trabalho só termina quando estiver realizado.
Faça o serviço, talvez pelo lado mais difícil e mesmo se você estiver sozinho.
Sem ferramenta? Fabrique! Sono tranquilo? Sem problema, com a consciência limpinha.
Nunca se preocupe, mas mostre interesse por quem você tem comunhão.
Pense andando, planeje em pé, sempre para a frente, mãos na direção.
Se Deus está nisso, o dinheiro virá e o trabalho será completo, você pode confiar.
Lembre-se que Deus em tudo vem primeiro e na Sua Palavra todas as respostas sempre buscar.
Se Haroldo Reiner pudesse, ao menos mais uma vez, falar com a gente
Certamente nos lembraria que todas essas coisas estavam na sua mente.
Mas ele está ocupadíssimo naquele lugar do céu azul, para ele bem preparado
Com a cabeça inclinada e apertando as mãos, só para comprovar que nesse novo lugar não tem nada errado.”
(Fonte: 

Ao finalizar esta resenha sobre a vida e obra de Harold Elmer Reiner, falecido aos 83 anos de idade, mostramos a seguir uma série de imagens que nos mostram a sua inteira vida dedicada à família, à igreja e à comunidade.