sexta-feira, 5 de abril de 2013

Acervo Memorial


ACERVO DO MEMORIAL
Eu dirigi a Fundação Memorial Padre Cícero, tendo este privilégio por pouco tempo, apenas sete meses. Mas eu o conhecia intimamente bem antes que o tivessem inaugurado, pois fui dos primeiros entusiastas para formar-lhe o seu acervo, o seu patrimônio material. Desconfio que também tenha contribuído bastante para que sua imagem de instituição tenha se consolidado e hoje seja um dos museus mais visitados em todo o país. Por isto, excetuando-se apenas a administração de Abraão Bezerra Batista e a recente, do prof. Chesmman (por recente e desconhecimento meu) temos uma longa pauta de queixas sobre seus serviços, patrimônio e funcionamento. Nisto, claro, eu reconheço que eventualmente esteja inteiramente inserido no meio destas críticas, pois não sou melhor ou pior que tantos outros. Falo deste assunto porque foi com certa apreensão que ouvi no Jornal da Tarde (FM Pe. Cícero, de 29.03, pp.) uma matéria relevante elaborada por Murilo Siqueira com respeito às deficiências do Memorial que praticamente não tem memória sobre tantos eventos ali acontecidos e as suas instalações padecem de diversos males. Uma coisa gravíssima já era evidente de longa data: o desaparecimento misterioso de muitas coisas que pertenciam ao acervo e dos quais se tem até registro, pois tombadas ao patrimônio da instituição. Não há mistério. O Memorial, equiparado a uma secretaria municipal, praticamente, não obstante esteja sob tutela da atual Secretaria de Cultura e Romarias, não goza de nenhuma autonomia. Nenhum secretário da administração o tem. Ele parece até ter dinheiro e caneta, e não tem nenhum dos dois. Por isto mesmo, até em consonância com as suas responsabilidades civis e do cargo que ocupa, o secretário, com o presidente da Fundação, é submetido a grandes vexames por ingerências de terceiros que, aparentemente nada tem com a linha administrativa da Fundação. Fica muito difícil (e foi isto que observei, vivenciei e sofri), assumir as dores, a defesa intransigente do órgão e realizar o que ele necessita para ser o que se propõe. Fácil, isto sim, é usá-lo como trampolim, escritório de negócios, cabide de emprego, ambiente de pose para suas vaidades pessoais, e por aí. Fazer como vi fazer o “maluco” do Abraão Batista, indispondo-se com Deus e o diabo, para por ordem na casa, para ter tudo sob controle no seu patrimônio, para não permitir que qualquer um depredasse suas instalações ou qualquer coisa que ameaçasse a sua integridade – eu mesmo, avisado a tempo e a hora, não fui capaz de imitar palidamente. Daí porque, quando se fala do que o Memorial se ressente, é de nós – os gestores que por lá passaram, inclusive eu, que se põe sob suspeição, especialmente na crença de que esta casa seja dirigida, não por outro maluco (sem aspas) que lhe apareça. Mas por alguém que consiga sensibilizar o chefe-prefeito de que aquilo é das coisas mais sérias que este município já teve o acerto em criar.         

O PAPA E O PADRE
A possível, e ainda pouco provável, atenção do pontífice Francisco com respeito à pauta existente na Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, com respeito à reabilitação histórico-eclesial de Cícero Romão Baptista continua estimulando muitas reflexões pelos jornais e pela imprensa, de um modo geral. Nas redes sociais, então, nem se fala. E isto vai durar muito, se pensarmos que em Roma o tempo é eterno. Mas os cardeais não precisam exagerar muito nesta demora. Assim esperamos (tanto do verbo esperar quanto do esperançar). Aproveito a oportunidade para expressar a minha gratidão a Cristiana e Rui Aguiar, pois estando no Vaticano, no dia da inauguração do novo Pontificado, eles passaram numa banca de revistas e me trouxeram de presente a edição especial do L´Osservatore Romano, comemorativa do Habemus Papam. Um documento precioso, para ler (não sem muita dificuldade para este ignorantão em italiano) e guardar. Vai que o Papa Francisco tem algo para nos dizer em breve... Seria uma graça!!!  

RECONHECIMENTO PÚBLICO
O Governo Municipal acaba de sancionar Leis com as quais oferece o seu reconhecimento, tornando-a de utilidade pública, às seguintes instituições, manifestação e eventos: 
ASSOCIAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO DO CARIRI CEARENSE – AGTURC (LEI Nº 4161, DE 27 DE MARÇO DE 2013), fundada em 03 de fevereiro de 2012, tembase territorial e atuação em toda região do Cariri Cearense, com sede e foro nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, é uma entidade de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, proporcional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem, independentemente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, regendo-se por seus estatutos sociais e bem como pelas leis, usos e costumes nacionais. Autoria: Paulo José de Macedo; Subscrição: Danty Bezerra Silva.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE BRASIL CAPOEIRA – EABC, (LEI Nº 4162, DE 27 DE MARÇO DE 2013), fundada em 18 de abril de 2012, sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter sócio-cultural, de duração indeterminada, com sede e foro no município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, regendo-se por seus estatutos sociais e bem como pelas leis, usos e costumes nacionais. Autoria: Rubens Darlan Lobo; Subscrição: José Tarso Magno Teixeira da Silva.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO DE FÁTIMA, (LEI Nº 4163, DE 27 DE MARÇO DE 2013), fundada em 18 de abril de 1993, entidade de sociedade civil, sem fins econômicos, de natureza assistencial e de proteção aos associados, com duração por tempo indeterminado, com sede à rua José Barbosa dos Santos, n.º 109, bairro Vila Fátima, em Juazeiro do Norte, registrada no Cartório do 2.º Ofício, Livro A-9, fls. 030/031, registro n.º 1345, protocolo n.º 41.585, inscrita no CNPJ/MF n.º 10.789.504/0001-96, regendo-se por seus estatutos sociais e bem como pelas leis, usos e costumes nacionais.
A MÚSICA GOSPEL e os eventos a ela relacionados como manifestação cultural (LEI Nº 4164, DE 27 DE MARÇO DE 2013). A Secretaria Municipal de Cultura e Romaria – SECROM fica autorizada a destinar recursos do Fundo Municipal de Cultura para a realização de projetos que atendam a música e os eventos gospel. Fica, também, criada a Semana da Expocristã com o festival Juazeirense de Música Gospel, feira de exposições de produtos do segmento, a ser realizada na 2.ª semana do mês de julho de cada ano. Institui no Município de Juazeiro do Norte, o dia 20 (vinte) de julho como o Dia do Evangelho, onde serão desenvolvidas manifestações em alusão ao Evangelho de Cristão Jesus, com apresentações culturais dentro da Semana Expocristã. Autoria: Glêdson Lima Bezerra; Coautoria: Firmino Neto Calú e José Tarso Magno Teixeira da Silva; Subscrição: Antônio Alves de Almeida, Antônio Vieira Neto, José Nivaldo Cabral de Moura, Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha, José Ivan Benjamim de Moura, Paulo José de Macedo, João Alberto Morais Borges, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Cláudio Sergei Luz e Silva, Danty Bezerra Silva, Cícero Claudionor Lima Mota, José Adauto Araújo Ramos, Ronaldo Gomes de Lira, Maria Calisto de Brito Pequeno e Rita de Cássia Monteiro Gomes.
Se não me equivoco, a quase totalidade da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deseja que o dia 20 de julho (data do falecimento de Padre Cícero), um dia em que a cidade se enche de romeiros, católicos-apostólicos-romanos, seja um dia para uma ampla programação ecumênica, com muita música, e de preferência a que romeiro não canta. Entendi tudo.

CINE ROULIEN
O que os nossos pais assistiam antigamente? Voltamos aos cartazes dos cines Roulien (Rua São Pedro, 389) e Eldorado (Rua Santa Luzia, 429) durante o ano de 1949. No dia 06.02 o Roulien exibiu em sua sessão às 19:30h o filme Simbad, o marujo. A ficha técnica da película é: Título original: Sinbad, the Sailor; Estados Unidos,1947; Direção: Richard Wallace; Elenco: Douglas Fairbanks Jr., Maureen O'Hara, Walter Slezak, Anthony Quinn, George Tobias, Jane Greer, Mike Mazurki, Sheldon Leonard, Alan Napier, John Miljan; Sinopse: Numa época de fantasia, nos tempos do califa Harun-Al-Rashid, na antiga Pérsia, o marujo Simbad (Douglas Fairbanks Jr.) narra suas aventuras espetaculares - algumas mentirosas, outras verdadeiras. Conta como salvou um navio em companhia do amigo Abbu, quando se apossou do mapa do tesouro de Alexandre o Grande. Na perigosa jornada, Simbad enfrenta Emir (Anthony Quinn) e Melik (Walter Slezak), dispostos a qualquer coisa para se apossar do tesouro. A bela Shireen também é disputada por heróis e vilões. Simbad, o Marujo é uma das maiores aventuras épicas da história do cinema, uma grandiosa produção da RKO Radio Pictures, com cenários exuberantes, figurinos deslumbrantes e uma caprichada fotografia em Technicolor. Douglas Fairbanks Jr. esbanja carisma e demonstra suas habilidades acrobáticas durante as lutas. O humor comanda a ação, mas há espaço também para as malvadezas de Anthony Quinn, no papel de um vilão árabe. A beleza estonteante da ruivíssima Maureen O´Hara também merece uma menção. Simbad é um contador de histórias que tece grandes aventuras sobre si mesmo. Se elas são verdadeiras ou não, ninguém sabe. Em sua oitava peripécia, ele conta sobre o que aconteceu num navio, durante uma viagem diferente e misteriosa. Num dia muito especial, um mapa do tesouro que mostra o caminho para as riquezas de Alexandre, O Grande, desaparece sem deixar pistas. Os suspeitos são, a bela Shireen (mulher que roubou o coração de Simbad), o diabólico Amir, obcecado pelo valioso artefato, e o mortal Melik, que fará de tudo para chegar ao tesouro, inclusive dar cabo da vida de quem o atrapalhar. Uma viagem perigosa para onde acreditam estar escondida uma das grandes riquezas deixadas pelo maior general da antiguidade.
CINE ELDORADO
O Eldorado exibia no dia 06.02.1949: A mulher de branco. A ficha técnica, sumariamente, era: Título original: The woman in white; Estados Unidos, 1948; Direção: Peter Godfrey; Elenco: Alexis Smith, Eleanor Parker, Sydney Greenstreet, Gig Young, Agnes Moorehead, John Abbott, John Emery, Curt Bois, Emma Dunn, Matthew Boulton, Anita Sharp-Bolster, Clifford Brooke; Sinopse: Um jovem pintor se depara com uma variedade de caracteres estranhos em uma propriedade Inglês onde ele foi contratado para dar aulas de arte a bela Laura Fairlie. Entre eles estão Anne Catherick, uma estranha mulher jovem vestida de branco que ele encontra na floresta e que carrega uma semelhança impressionante com Laura; astúcia Conde Fosco, que espera obter uma herança para Sir Percival Glyde nobre, a quem ele tem planos para Laura casar, o Sr. Fairlie, um hipocondríaco que não podem estar para ter alguém fazer o menor ruído, e Fosco Condessa excêntrico que tem seu próprio segredo obscuro. O artista também se sinta atraído por Marion Halcomb, um parente distante de Laura quem o Conde também tem planos para.

ENCONTRO
No próximo fim de semana, 13 e 14, vou conhecer uma das mais esquecidas cidades do interior cearense: Salitre. É que ali vai acontecer o “XI Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros”.  Espera-se a participação de centenas de comunicadores do Ceará, Pernambuco e Piauí, estarão no Cariri.  O evento acontecerá é promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI) e pelo Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará (SINCORCE). Será a oportunidade adequada para discutir questões pertinentes à categoria e a problemática regional. São palestrantes o jornalista Juciê Cunha, Júnior Pentecoste e este colunista. Também serão celebrados os 50 anos da ACEJI. Será outorgada, durante o encontro, a algumas personalidades a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira, concedida pela ACEJI. Entre os agraciados estão o governador do Ceará, Cid Gomes, o vice-governador, Domingos Filho, e o bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico. Meu conhecimento sobre a existência da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI) data de 1969. Nos dias 19 a 23 de junho a ACEJI se reuniu em Juazeiro do Norte na realização do seu V Congresso de Jornalistas do Interior, nas sede do antigo Juá Tenis Clube (antigo Clube dos Doze) tendo a organização envolvido alguns dos que militavam como correspondentes na região, e de Juazeiro, especialmente Walter Menezes Barbosa, Geraldo Menezes Barbosa, Daniel Walker Almeida Marques, Francisco Francílio Dourado, Fátima Dourado, Sílmia Sobreira, José Maurício Xavier de Oliveira, Roberto Almeida, Jucier Lima de Sousa e Pedro Bandeira Pereira de Caldas, dentre outros. Na foto acima, os jornalistas interioranos visitam as obras do Estádio Romeirão, ciceroneados pelo próprio prefeito Mauro Sampaio, dentre os que estão sendo vistos na foto, Luiz Bezerra de Sousa, José Maurício Xavier, Espedito Cornélio e Francílio Dourado. Foram visitadas outras obras, incluindo a Estátua no Horto.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI  
Na Reunião Ordinária Deliberativa da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, da Câmara Federal, o Relator do Projeto PL 2208, que cria a Universidade Federal do Cariri, o relator dep. José Nobre Guimarães apresentou Relatório e Voto favorável, sem reparos ou emendas, à criação da UFCA. Abaixo o inteiro teor dos textos lidos na Reunião:
PROJETO DE LEI Nº 2.208, DE 2011 Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri – UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará – UFC, e dá outras providências. AUTOR: Poder Executivo RELATOR: Deputado José Guimarães
I - RELATÓRIO
O Projeto de Lei nº 2.208, de 2011, cria a Universidade Federal do Cariri - UFCA, de natureza jurídica autárquica, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro no Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará.  A nova Instituição terá por escopo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante a atuação multicampi. Para tanto, passam a integrar a UFCA os campi já existentes de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará – UFC, além daqueles criados pelo presente projeto, os campi de Icó e de Brejo Santo. Conforme explicita a Exposição de Motivo Interministerial (E.M.I) nº 186/2011/MP/MEC, que acompanha a proposição, a UFCA será pautada por princípios orientadores que visam à integração da região e o desenvolvimento dos municípios da região do Cariri e entorno, destacando-se entre esses princípios o desenvolvimento regional integrado, o acesso ao ensino superior, a qualificação profissional e o compromisso de inclusão social, o desenvolvimento do ensino da pesquisa e da extensão, e a interação entre as cidades e os estados que compõem a região. A proposição tramitou pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), Comissão de Educação e Cultura (CEC) e pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) tendo sido aprovada, unanimemente, em todas as comissões.
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. No âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, onde a proposição será examinada quanto à constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa não foram apresentadas emendas durante o prazo regimental. É o relatório.
II – VOTO
O projeto de lei em exame observa os requisitos constitucionais relativos à competência legislativa da União, às atribuições do Congresso Nacional e à iniciativa parlamentar, nada havendo a obstar o prosseguimento da matéria no que concerne à sua constitucionalidade formal ou material. No que se refere à juridicidade, entendo que o projeto não diverge de princípios jurídicos que possam obstar sua aprovação por esta Comissão. Ainda, quanto á técnica legislativa, não tenho reparos a fazer. Com relação a emenda saneadora apresentada na Comissão de Finanças e Tributação, não cabe a esta comissão analisar o mérito da matéria, mas tão somente a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. À luz do exposto, sou, portanto, favorável à aprovação do projeto de Lei nº 2.208, de 2011, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri – URCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará – UFC, e da outras providências. Sala da Comissão, em 03 de abril de 2013. Deputado José Guimarães, Relator
Comentários: Mesmo eufóricos, ainda não conseguimos a UFCA. Saibam que, mesmo festejando, o que se conseguiu foi o trâmite normal. Terminada a temporada de comissões, o projeto vai para a decisão do plenário da Câmara. Se aprovado, como acreditamos, mesmo emendado, irá mudar de casa, indo para o Senado Federal, onde não deve haver surpresa, e passará pela etapa decisiva. 

CÓDIGO DE POSTURAS
Pode ser que esteja desinformado. Mas, pelas contas, já passa dos setenta e cinco anos que o Código de Posturas, à sua época, tenha tido uma publicação como merece. Mal comparando, a Constituição do Município que foi promulgada pouco depois da Constituição da República Federativa do Brasil, exatamente para se adaptar às novas normas, é o Estatuto de nossa cidadania municipal. Já o Código de Postura, por assim dizer, é o Regimento Interno do Município. Por isto mesmo, sempre que ele vier a ser alterado dever-se-ia fazer a sua respectiva publicação. Claro que no âmbito do Diário Oficial isto já acontece, mas ele é um documento que mexe com cada um de nós, munícipes. E seria desejável que ele estivesse disponível para compra por interessados, em livraria, pelo menos. Este cuja capa está mostrado, surgiu ainda no governo do prefeito José Geraldo da Cruz. Agora que o vereador Cláudio Luz está tentando sensibilizar a própria Câmara Municipal para a publicação de um volume consolidado de leis municipais, nada melhor que se esperar pela inclusão obrigatória deste Código de Posturas.  

LIVRO
Esta semana, soube pelo seu autor, amigo Mário Bem Filho, que dentro de poucos dias sairá a 4ª. Edição do seu livro, Juazeiro do Norte, seu espaço físico (1ª. Edição, 1999, Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote Ltda., 176p; 2ª. Edição, 2001, Fortaleza: ABC Editora, 296p; 3ª. Edição, 2007, Fortaleza: ABC Editora, 208p). Este trabalho de Mário é um documento precioso para o acompanhamento do expressivo crescimento de nossa cidade. Ele é do ramo. Engenheiro de profissão, sempre ligado a obras públicas, faz questão de que esta nova edição se apresente atualizadíssima, incluindo os quatro novos bairros criados e, inclusive, o que está em planejamento, Alacoque Bezerra, que deverá compreender as áreas de Salgadinho e Logradouro, dentre outras. Saúdo, portanto, com grande entusiasmo, a continuação deste esforço fabuloso do engenheiro Mário Bem Filho em dotar Juazeiro do Norte de um instrumento muito efetivo na hora do planejamento urbano desta cidade. Um livro que deve ser uma espécie de Vade mecum do urbanismo juazeirense. Nossos parabéns, e a nossa disposição para divulgar o seu valioso trabalho.

BENJAMIM ABRAHÃO BOTTO
Na biografia de Benjamim Abrahão Botto, recentemente lançada pelo escritor Frederico Pernambucano de Melo, este secretário do Padre Cícero é apresentado como um espertalhão, por ter se locupletado com a amizade e o cargo de confiança que ocupou na casa do padre. E é uma verdade. No início já havia uma mentira, pois ele dissera na apresentação que nascera na terra de Jesus. Em verdade, Benjamim nasceu no Líbano, na cidade de Zahle. Mas, julgue o leitor ao conhecer um pouco mais desta figura. Benjamim tinha negócios em Juazeiro, como um jornal e uma loja de tecidos. Também era proprietário de um rancho para romeiros. Veja o que ele diz neste boletim de publicidade que estampamos acima. “CASA DOS ROMEIROS DO PADRE CÍCERO, de Benjamim Abrahão. Antiga Casa São Jorge. Aviso a todos os romeiros que a Casa dos Romeiros do Padre Cícero, não trata de negócio, pois foi aberta por ordem do Padre Cícero, exclusivamente para receber os Romeiros pobres e ricos, dar-lhes ranchos asseados e facilitar-lhes a entrada na casa do mesmo Padre, grátis, e sem nenhum interesse, respondendo as suas cartas, com a máxima brevidade. O encarregado desta casa é amigo íntimo do Padre Cícero, residindo ou morando com ele. Portanto, os Romeiros devem procurar a Casa dos Romeiros do Padre Cícero que serão bem servidos. Os Romeiros não devem iludirem-se com certas pessoas suspeitas que fazem pelas estradas propaganda contra esta casa que é a única que não explora ninguém, e é amiga de todos os romeiros. Encarregado geral: Benjamim Abrahão, Escrivão do Padre Cícero, Joazeiro-Ceará.” Deu para entender aí, ou querem que eu explique? Interessante que na lateral do boletim está a expressão: Para evitar disgosto, a casa não acceita pessoas com moléstias contagiosas. 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA (I)
De vez em quando nos aparece uma fotografia nova do Padre Cícero. Ou sozinho, ou em grupo. É o caso desta que me chegou através de uma cópia muito precária. Nela, sem data, mas pela fisionomia do Padre e as vestimentas dos figurantes, pode-se dizer que ela deve ser dos primeiros anos do século 20. Talvez da década de 10. Nela, só identificamos dona Joana Tertulina de Jesus, a beata Mocinha. Se algum leitor souber quem é o casal, seus três filhos e a babá, agradecemos por uma notícia. Pode ser que seja alguma família em visita a Juazeiro, e não uma família aí residente.     

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA (II)
A primeira oportunidade que tive para conversar com Rachel de Queiroz foi no ano de 1970, quando participei de uma equipe que celebrou, no Seminário da Prainha, o centenário de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Baptista. O Mons. Azarias Sobreira me pedira que eu a atualizasse acerca das pesquisas que se faziam sobre novos documentos sobre diversas questões ligadas à vida do Patriarca de Juazeiro. E foi só, uma tarde na Sala de História Eclesiástica da Prainha.  Depois, só uns trinta anos mais tarde me foi possível reencontrá-la durante um evento cultural em Fortaleza, ligado à realização do Cine Ceará, quando ela foi homenageada. E não é que ela se lembrava disto... Foram uns poucos minutos, deliciosos, com aquela mulher extraordinária que eu tanto admirava. Não pense o leitor que o copão de cerveja à frente era meu. A Rachelzinha tomou depressa este aí e eu chamei o garçom para servir um outro. E ela aceitou de bom grado.