sábado, 14 de abril de 2012

14.04.2012
NOVOS LIVROS

Já referimos aqui que a biblioteca juazeirenses, que trata de assuntos pertinentes a questões locais, quase exclusivamente, contempla, basicamente, edições de autores da terra ou de onde forem, sobre a terra, seu povo e seus temas, editados na terra ou em qualquer local do universo. Daí porque, com esta amplitude, sempre temos muita coisa a ir anotando, especialmente em novos lançamentos. É o caso da coluna de hoje, quando tratamos de registrar a bibliografia que se acresceu recentemente para o nosso interesse e leitura.
 BARBOSA, Franco – 2012 – O poeta Pedro Bandeira mostra Juazeiro ao mundo. Juazeiro do Norte: HB Gráfica, 135p, ilus.
Coletânea da produção poética de Pedro Bandeira Pereira de Caldas, organizada por Franco Barbosa, onde aí está incluída uma seleção criteriosa de seus poemas, na sua maioria extraída de centenas de folhetos de cordel editados pelo poeta. O livro inclui diversos depoimentos de intelectuais acerca das atividades do poeta, procurando relevar a sua importância para o cenário cultural da região, de modo particular da terra que adotou para viver em mais de 50 anos, procurando exaltar seu desenvolvimento e a figura de seu patriarca, o Pe. Cícero Romão Batista.

BONFIM, João Antonio – 2011? - Um pouco da história de Juazeiro. Juazeiro do Norte(?): s. editor, 36p.
Livreto de produção poética, de autor desconhecido na bibliografia, revisando os fatos e suas datas mais importantes para a evolução social, religiosa, política, cultural e econômica de Juazeiro do Norte.

CORDEIRO, Domingos Sávio – 2011 – Narradores do Padre Cícero: muito mais a contar. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 216p, ilus.
Ao celebrar o centenário de Juazeiro do Norte, o autor presenteia sua cidade com uma bela peça de reflexão sobre os marcos fundantes da civilização romeira, através das narrativas de seu próprio povo, em torno do fenômeno do Padre Cícero e da cidade de Juazeiro do Norte. Na apresentação da obra, faz-se referência a grande contribuição do autor para as ciências sociais, ao abordar questões de tão grande valia para o entendimento da devoção ao Pe. Cícero e como este fato influiu e tem influído na vida de sua cidade até nossos dias.

MAGALHÃES, Ivan (Fernandes) – 2012 – Maria de Araújo, a santa de Juazeiro. Juazeiro do Norte: Gráfica e Editora Royal Ltda., 90p.
Belo trabalho do poeta Ivan Magalhães que resolveu biografar, em 62 sonetos históricos, Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo – beata Maria de Araújo, a beata do Milagre de Juazeiro. Como apêndice, um anexo de grande valia, o autor junta o Auto de Perguntas a que foi submetida Maria de Araújo, a título de depoimento durante a realização de audiência da Primeira Comissão de Inquérito, estabelecida pelo bispo do Ceará, DF. Joaquim José Vieira, e conduzida pelos Pes. Clycério da Costa Lobo e Francisco Ferreira Antero.  

MOREIRA (de Oliveira), Francisco – 2012? – A extraordinária coragem de Pedro Sebasto, fiel romeiro do Padre Cícero – Inesquecíveis episódios de indomável bravura de um valoroso nordestino. Netas adotivas do Padre Cícero, Cicinha e Romana. Juazeiro do Norte: Gráfica Royal Ltda., 116p, ilus.
É uma obra de cunho emientemente biográfico, está salientado na sua apresentação. Um depoimento de família acerca do personagem-título da obra – um feirante,vendedor de cordel, sogrodo autor, pai de sua esposa – CíceraMoreira, uma das, assim consideradas, netas adotivas do Pe. Cícero.

SILVA, Carlos Ari César Germano (comandante) – 2008 – O rastro da bruxa. História da aviação comercial brasileira no século XX, através de seus acidentes – 1928-1996. 2ª. Edição. Porto Alegre: EdiPUCRS, 381p, ilus.
O livro trata, essencialmente, de registrar cerca de 74 acidentes aéreos no período de 1928 a 1996. Um belo trabalho de jornalismo investigativo, realizado por um comandante da aviação civil que trás à reflexão as questões mais angustiantes destas ocorrências, baseadas em inquéritos estabelecidos pelas autoridades da aeronáutica brasileira. Este livro está aqui mencionado porque relata com detalhes a ocorrência de um acidente em 24.06.1960, quando perdeu a vida, dentre as suas 53 vítimas, o empresário juazeirense Felipe Neri da Silva. A aeronave  sinistrada mergulhou na Baia de Guanabara no início daquela noite.