sexta-feira, 17 de agosto de 2012


IDEB 2011

Talvez esteja fazendo uma leitura um pouco retardada com o último resultado do Ideb aplicado à rede pública municipal de Juazeiro do Norte. Contudo, acho que sobre esta notícia recente é oportuno fazer breves comentários para um melhor conhecimento de sua valia. O Ministério da Educação fez a seguinte avaliação dos resultados, divulgados na última terça feira, dia 14:
A educação brasileira avançou nos últimos anos. É o que aponta o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2011. O Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Nos anos iniciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%). Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,8 — média nacional de então. Com a evolução consistente do indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011. Em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse número caiu para 1,9 milhão em 2011.  Com relação aos índices de avaliação mais elevados, ainda nos anos iniciais, consideradas as matrículas de redes municipais com Ideb acima da meta de 5,0, o registro era de 2,87% das crianças (cerca de 350 mil matrículas). Em 2011, o percentual saltou para 38,04%, com 4,2 milhões de estudantes acima da meta estabelecida. Finais — Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a meta, de 3,7. Assim como nos anos iniciais, a evolução constante do Ideb nos anos finais do ensino fundamental garante o aumento da proporção de matrículas nas faixas de índice mais elevado. Em 2005, 56,20% dos estudantes da rede pública (7,5 milhões) concentravam-se em faixas de Ideb inferiores a 3,4. Em 2011, o percentual caiu para 26,59% (3,2 milhões de matrículas). Redes com Ideb acima de 4,5 atendiam pouco mais de 300 mil estudantes (2,44%). Agora, abrangem mais de 2 milhões (17,17% do total de matriculados). De todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos à avaliação do Ideb para os anos finais do ensino fundamental, 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país. Médio — Em termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada em 2011 a meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. (Assessoria de Comunicação Social)

Neste contexto e com os dados disponíveis no site do Ministério, tanto o Ceará, quanto Juazeiro do Norte, sem muito alarde, atingiram as metas preconizadas nos últimos exames (2007, 2009 e 2011). Em 2011, a média do Estado foi 4,7, enquanto Juazeiro do Norte atingiu apenas 4,2. No Cariri, apenas os municípios de Aurora e Barro não cumpriram em 2011 as metas estabelecidas. No geral, dos 184 municípios cearenses, Juazeiro do Norte ficou entre os 35 piores, pois 149 tiveram melhores notas. Comparando-se 2011 com 2009, 17 (34 %) continuaram atingindo as metas; 6 (12 %)passaram a atingir metas; 21 (42%) continuaram sem atingir metas; 6 (12%) tinham atingido metas em 2009 e perderam em 2011. Proporcionalmente às escolas avaliadas, o número de escolas que não atingem a meta cresceu de 48,9 para 54,0%. Uma pena.
Quando se verifica por escola da rede municipal, uma menção particular deve ser feita à Escola Leão Sampaio. Nas últimas 3 avaliações a que foi submetida a escola, a sua nota foi das mais elevadas, sendo em 2009 e 2011 a de melhor desempenho. Parabéns a todos, dirigentes, servidores, professores e, especialmente, seus alunos porque, literalmente, “souberam fazer o dever de casa”.