sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GRANDE HOMENAGEM
 
A municipalidade juazeirense acaba sancionar a Lei Nº 4386, de 07.10.2014, com a qual fica denominada de Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF DRA. ELIZABETE BERNARDO DE OLIVEIRA, a UBSF localizada na Rua Clotilde Norões Mota, entre as Ruas Engenheiro José Batista e Geralda Feitosa, no bairro Triângulo. O ato foi da iniciativa do vereador Paulo José de Macedo, Coautoria de Glêdson Lima Bezerra e José Tarso Magno Teixeira, com Subscrição de Rita de Cássia Monteiro Gomes e Maria de Fátima Ferreira Torres.

  


CINE CAFÉ
O Cine Café estará exibindo no próximo dia 13, sábado, no Centro Cultural BNB, às 17:30 horas, o filme  O Oposto do sexo, 1998. Elenco: Christina Ricci  (Dede Truitt), Martin Donovan (Bill Truitt), Lisa Kudrow  (Lucia DeLury), Lyle Lovett  (Sheriff Carl Tippett), Johnny Galecki  (Jason Bock), William Lee Scott (Randy 'One Ball' Cates). Sinópse: Aos 16 anos, Dedee (Christina Ricci) sabe muito da vida... talvez até demais, não sendo propriamente o modelo de rapariga que imaginamos. Para fugir à sua vida rotineira em Louisiana, Dedee resolve visitar o seu meio-irmão Bill, que vive em Indiana. Após se apaixonar pelo "amigo" de Bill, Dedee rouba 10 mil dólares a Bill, escapando-se para Los Angeles à frente de um grupo de duvidosos personagens. Na perseguição frenética que se segue, Bill virá a encontrar respostas para os problemas de Dedee e descobrir o que esta chama de o "oposto de sexo"!
  
CINE ELDORADO
O Cine Eldorado estará exibindo hoje, sexta feira, no seu endereço da Rua Pe. Cícero, às 20:00 horas, o filme Terra dos Deuses (The Good Earth, USA, 1937, dirigido por Sidney Franklin. Elenco: Paul Muni (Wang Lung), Luise Rainer (O-Lan), Walter Connolly (Tio), Tilly Losch (Lotus), Jessie Ralph (Cuckoo), Soo Yong (Tia), Yong Soo (Aunt), Keye Luke (Elder Son), Roland Lui (Younger Son), Suzanna Kim (Little Fool), Ching Wa Lee (Ching), Harold Huber (Cousin), Olaf Hytten (Liu), William Law (The gateman), Mary Wong (Little Bride). Sinopse: O pobre camponês Chinês Wang (Paul Muni) casa-se com Olan (Luise Rainer), uma escrava da "Grande Casa", e começa a criar uma nova família. Quando a fome passa a assolar seu povo, ele leva a sua família para o sul da cidade à procura de trabalho. O-Lan fica ao seu lado durante os tempos difíceis, e a revolução chega para ajudá-los a conseguir dinheiro o suficiente para que retornem ao seu povoado, no norte do país. Ao retornarem o trabalho árduo continua, mas Wang passa a torna-se uma fazendeiro próspero. Neste momento, seus olhos caem sobre uma bela jovem, e Wang acaba apaixonando-se pela moça. As indiscrições da jovem em relação ao filho de Wang, agora um belo e crescido moço, causam rixas familiares, mas sua esposa O-Lan permanece devota. Quando a vida parece tomar um caminho certo, uma nova ameaça aparece: Uma praga de gafanhotos…O filme venceu os seguintes prêmios: Oscar 1938 (EUA): Venceu nas categorias de melhor atriz (Luise Rainer) e melhor cinematografia e Recebeu outras três indicações: melhor filme, melhor direção (Sidney Franklin) e melhor edição. Curiosidades:Último filme produzido por Irving G. Thalberg, que morreu antes do projeto estar completo. Irving G. Thalberg tinha a intenção de apenas escalar atores chineses para The Good Earth, mas teve que desistir da idéia devido ao fato de não ter encontrado atores suficiente nos Estados Unidos. Ao ganhar o oscar por The Good Earth, Luise Rainer se tornou a primeira intérprete a ganhar duas estatuetas na premiação e também a primeiro a ganhar dois Oscar em dois anos seguidos. O orçamento de The Good Earth foi de US$2,8 milhões. James Stewart, que trabalhava sob contrato na década de 1930 quase atuou como um dos chineses dos filme. Inicialmente seriam rodadas cenas na própria China, pelo diretor George W. Hill, o que apenas não ocorreu devido ao falecimento do diretor. Luise Rainer foi obrigada a comparecer na festa do Oscar por Louis B. Mayer. Devido à guerra sino-japonesa, que ocorria na época, o governo da China ameaçou proibir a exibição de The Good Earth em seu território caso o elenco tivesse algum ator japonês. inicialmente Anna May Wong seria O-Lan mas foi recusada para o papel. Irving Thalberg emprestou Clark Gable e Leslie Howard à Warner Bros. por ter emprestado por Paul Muni para o filme.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FJN
A Direção da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN está convidando a comunidade para participar da VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, que acontecerá no período de 23 a 25 de outubro de 2014. A necessidade e pertinência de produção de conhecimentos, compartilhando diferentes saberes, justificam-se mediante trabalho interdisciplinar; ação que requer negação e superação das fronteiras disciplinares e, acima de tudo, ética. É sob essa perspectiva que a Faculdade de Juazeiro do Norte, para este ano de 2014, lança a VI Semana de Iniciação Científica com o tema: “Integridade e Interdisciplinaridade em pesquisa: a ética e os diversos saberes na produção do pensamento científico”.  A Semana de Iniciação Científica é um evento que se encontra inserido no calendário acadêmico desta instituição, que tem como objetivo divulgar e disseminar conhecimentos produzidos nas áreas exatas, humanas e saúde, assim como gerar uma maior integração entre professores, alunos e a comunidade local, através de conferências, palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. A Semana de Iniciação Científica surge para proporcionar uma oportunidade de formação científica aos alunos em graduação visando despertar a importância para as atividades de pesquisa e extensão com ampla divulgação para a comunidade acadêmica, científica e em geral. O evento proporcionará significativas oportunidades de troca de experiências e informações entre profissionais, estudantes, pesquisadores, IES, órgãos colegiados e a comunidade em geral, articulando o processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades de capacitação, tais como: palestras, roda de conversa, minicursos e apresentação de trabalhos científicos com ênfase na pesquisa e extensão. Neste ano de 2014, inserido na VI Semana de Iniciação acontecerá o I Simpósio de Extensão da Faculdade de Juazeiro do Norte “As responsabilidades acadêmicas e social”, espaço de apresentação e divulgação dos projetos de extensão desenvolvidos na IES.

MEMÓRIA DA IMPRENSA
Mais um jornalzinho que se junta ao inventário da imprensa juazeirense. Trata-se do Folha Dominical, que servia como jornal da missa aos domingos na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. O jornalzinho era editado sob a responsabilidade do Pároco Pe. Francisco Murilo de Sá Barreto, tinha apenas 4 paginas para conter o roteiro da missa, incluindo os textos para a leitura.

CIDADÃOS JUAZEIRENSES
Dois novos cidadãos juazeirenses foram proclamados por atos da Câmara Municipal: a Senhora Maria Calisto de Brito Pequeno e o Senhor Eugênio Marcos dos Santos. Vejam as respectivas Resoluções:
RESOLUÇÃO N.º 730 DE 09 DE OUTUBRO DE 2014, Art. 1.º - Fica concedido o Título Honorífico de Cidadã Juazeirense a Senhora Maria Calisto de Brito Pequeno, pelos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade. Autoria: José Ivan Beijamim de Moura e Auricélia Bezerra
Coautoria: João Alberto Morais Borges Subscrição: José Nivaldo Cabral de Moura – José Adauto Araújo Ramos – Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro – Normando Sóracles Gonçalves Damascena - Cícero Claudionor Lima Mota – Firmino Neto Calú – Rubens Darlan de Morais Lobo – Glêdson Lima Bezerra – José Tarso Magno Teixeira da Silva – Antônio Vieira Neto – Maria de Fátima Ferreira Torres e Rita de Cássia Monteiro Gomes.
RESOLUÇÃO N.º 731 DE 09 DE OUTUBRO DE 2014, Art. 1.º - Fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor Eugênio Marcos dos Santos, pelos estimáveis serviços prestados à nossa comunidade. Autoria: Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro Coautoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva Subscrição: João Alberto Morais Borges - José Nivaldo Cabral de Moura – José Adauto Araújo Ramos – Cláudio Sergei Luz e Silva - Normando Sóracles Gonçalves Damascena - Cícero Claudionor Lima Mota – Firmino Neto Calú – Rubens Darlan de Morais Lobo – Antônio Vieira Neto - José Ivan Beijamim de Moura – Maria de  Fátima Ferreira Torres – Rita de Cássia Monteiro Gomes e Auricélia Bezerra.