terça-feira, 19 de agosto de 2014

 BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
067: (18.08.2014) Boa Tarde para Você, Pedro Francelino Duarte
Entre 1963 e 1964, com o apoio decisivo do então diretor, Pe. Gino Moratelli, Daniel Walker, Wellington Amorim, Vital Tavares, João Marques, Jucier Cunha e eu criamos no Ginásio Salesiano um pequeno empreendimento radiofônico. Ele era denominado SADS – Serviço de Auto Divulgação Salesiana. Este foi o ponto de partida para a vida profissional de vários destes na radiofonia de Juazeiro do Norte. Emitia, em horários limitados e diurnos, opinião, comentários, informações e música. O que é oportuno lhe dizer, Pedro Francelino Duarte, é que uma parte desta juventude, saída do Ginásio, foi encontrá-lo no SACI, o Serviço de Alto Falantes Cicerópolis, que você e Gilberto Sobreira haviam fundado por esta época. Você e alguns daqueles jovens percorreram a radiofonia caririense, passando por outros serviços e emissoras. O que eu não sabia, Pedro Duarte, é que você já havia se iniciado seis anos antes, em 1957, no Cineton, o serviço de amplificadora que funcionava nos altos do Cine Eldorado e a ele servia, gerenciado pelo inesquecível Pompílio de Castro Medeiros, passando depois para os irmãos Otacílio e José Almeida. Esta experiência de vida, iniciada por você tão precocemente, aos 11 anos de idade, serviu depois para uma sequência muito longa de empreendimentos, confirmando a sua vocação que, felizmente, ainda hoje, nas ondas do rádio, continua a nos demonstrar a grandeza de sua vida profissional. Você foi o mestre, o professor de toda uma geração. E por sua escola passou uma gente como: João Eudes Bernardo Lima, Geraldo Batista, Wellington Amorim, Ferreira Lima, Daniel Walker, Erivan Xavier, João Bosco Sobreira, Valmir Lima, João Bosco Alves (há pouco falecido), Carlos Alberto Miranda, Cícero Roberto Sobreira, Geraldo Magela, Ronaldo Gonzaga Pinto, Fábio Gonzaga, José Lima, Carlos Alencar, Barbosa Santos, Franciel Taveira e outros mais.
O serviço de alto falantes foi, por uma época dourada, o instrumento mais eficiente de nossa então modesta mídia eletrônica, precursora da radiofonia que hoje temos, e onde pontificava o velho CRP, desde os tempos de Lourival de Melo Marques, Coelho Alves e Dário Maia Coimbra. Por isto mesmo, Pedro, esta atividade lhe permitiu transitar por esta evolução que vivenciamos, através da Rádio Iracema, onde você ficou dedicado entre 1964 e 1987, para também se notabilizar na Rádio Cultura de Penaforte, na Rádio Progresso de Juazeiro do Norte e, até hoje, na Rádio Verde Vale. Graças a Deus, e com ótima vitalidade, suas atividades continuam sendo múltiplas na área de comunicação, tendo exercido assessoria de imprensa, rádio, jornal, agência de publicidade e se mantendo no microfone, sempre aos domingos, ao lado de Cícero Roberto Sobreira, com o apreciado programa Geração Saudade. No âmago disto tudo, quero aqui louvar os seus predicados éticos e morais de grande envergadura, com os quais construiu uma trajetória feliz e honrada, protegido familiarmente por dona Francinete, seus oito filhos e netos. Não é mesmo para lhe dizer, como diz o Luiz Carlos Palmeira, que você, de fato é um homem abençoado? 

CINEMATOGRAPHO
Estamos divulgando a programação para o restante do mes de Agosto, do Cinematographo, no SESC de Juazeiro do Norte, sempre nas noites de quartas feiras.
Dia 20: Pina (Alemanha, 2011); e
Dia 27: Adeus, Lenin! (Alemanha, 2003).

PROPAGANDA ELEITORAL
No site:http://issuu.com/cearanews7/docs/tre-ce-publicacao-2014-folder-propa pode-se consultar o que o TRE do Ceará já disciplinou sobre Propaganda Eleitoral. Confira lá. Aliás, com base na legislação, no dia 14 pp o TRE-CE expediu comunicação notificando inúmeros candidatos das autuações que o órgão está fazendo, em decorrência de infrações cometidas por eles. Na lista do TRE não se salvou nem a senhora Dilma Vana Roussef, que foi multada porque a sua propaganda não está nos conformes. Isso mesmo. Dura lex, sed lex. Dureza neles.