sábado, 7 de julho de 2012



NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Em nossa coluna de ontem, neste Portal, fizemos alguns comentários e expusemos dados de uma notícia sobre a presença de mais uma instituição de ensino superior do Sudeste, em nossa cidade, interessada em montar um curso de Medicina. Hoje, uma informação colhida no caderno Regional do Diário do Nordeste trás novos dados de outra iniciativa na área de pós-graduação. É o que reproduzimos a seguir: 
O Cariri irá sediar em setembro o I Congresso Norte-Nordeste de Medicina na Interface com a Saúde Pública. O evento, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, foi anunciado durante o lançamento dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, neste Município, na última quarta-feira. A implantação dos cursos, que serão iniciados em agosto deste ano, aconteceu no Verdes Vales Hotel. A ação é uma parceria do Centro de Educação Lindaura Pinheiro (Celp) e a Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. Participaram do lançamento profissionais de saúde do Cariri e cidades da Paraíba, como Campina Grande e Cajazeiras, áreas mais próximas da região do Cariri onde estão implantados cursos na área da saúde, como Faculdades de Medicina. No Cariri, estão implantados dois cursos de Medicina, um particular e outro privado. De acordo com a coordenadora do Celp, Lindaura Pinheiro, a proposta de implantação dos cursos vem possibilitar que profissionais da saúde possam ter acesso ao mestrado e doutorado na própria região, sem ter que deslocar para centros maiores. Além disso, colocar em prática a afetividade no campo educacional, com mais humanização no desempenho profissional, a exemplo da área médica.
Essas ofertas, de acordo com a coordenadora, foram avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4 e, segundo a Faculdade de Medicina do ABC, passarão por nova avaliação para obtenção da nota cinco. As inscrições dos candidatos começam em 15 dias. O processo de avaliação, a depender do número de inscritos, será curricular, mas os coordenadores garantem rigor no processo de escolha dos alunos. Serão destinadas 25 vagas para o mestrado e mais cinco para o doutorado. Os alunos poderão participar das aulas presenciais em Juazeiro do Norte. Segundo Lindaura Pinheiro, a exigência dos coordenadores, em São Paulo, é de que as aulas sejam ministradas em um hospital. A possibilidade inicial era de que fossem no Hospital Regional do Cariri (HRC), mas ainda está sendo negociada a proposta. Segundo o professor da Faculdade de Medicina do ABC, Luiz Carlos de Abreu, da coordenação da Pós-Graduação da Faculdade, em São Paulo, a proposta é fazer no Cariri um campus avançado da instituição. Ele enfatiza o rigor das avaliações e diz que os alunos do centro, atualmente, têm acesso a 13 hospitais, para desenvolver os seus trabalhos. A coordenadora do mestrado, a geneticista Denise Maria Christofolini, destacou o histórico das novas ofertas desde a sua criação, dentro da necessidade de implantação para os alunos da própria faculdade, que concluíam a graduação na área da saúde. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina do ABC, começou em 1999, iniciando com o mestrado, com conceito três pela Capes. Segundo ela, o conceito quatro veio logo depois, com nova avaliação. A médica destaca que as avaliações para o ingresso dos novos alunos da região, serão feitas de acordo com o número de inscritos. Se for o caso, será realizada um teste de proficiência em língua inglesa, pela Cultura Inglesa, para avaliação dos alunos. Mais informações: Centro Empresarial Lagoa Seca - Av. Ailton Gomes, 4.131 Lagoa Seca, salas 1-2 Juazeiro do Norte- Cariri Telefone: (88) 3085.3250 (Fonte: Elizângela Santos, Diário do Nordeste, 07.07.2012)

Portanto, esta oferta de cursos que se anuncia é respaldada pela Faculdade de Medicina do ABC, cuja experiência em Pós-Graduação é atestada pela manutenção de diversos cursos Pós-Graduação Stricto Sensu nos níveis de MESTRADO e DOUTORADO em Ciências da Saúde para profissionais da saúde nas Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisas abaixo relacionadas:

MESTRADO E DOUTORADO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO      LINHA DE PESQUISA
Investigação Clínica                           Alternativas Biológicas ou Reconstrutivas nas Afecções Neuro-Osteo-Musculares
Consumo de Substâncias Psicoativas e Criminalidade
Distúrbios da Função Sexual e Reprodutiva Masculina
Doenças Alérgicas e Imunológicas
Efeitos Teciduais dos Hormônios Esteróides Sexuais
Fatores Prognósticos do Aparelho Geniturinário
Investigação da Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento das Síndromes Dispépticas
Metabolismo e Nutrição
Proteção Miocárdica
Reprodução Humana
Medicina Celular e Molecular           Biologia Molecular e Celular das Neoplasias
Controle Neural da Circulação
Histofisiologia do tecido conjuntivo no sistema reprodutor feminino
Participação do hormônio tireoideano no controle da expressão de genes no cérebro e coração
Saúde Coletiva                                  Determinantes Sociais da Saúde e Políticas Públicas
Epidemiologia Ambiental

Outros Cursos de Pós Graduação                        

- Aperfeiçoamento em Dislexia e Tdah; - Atendimento Pré-Hospitalar; - Audiologia; - Auditoria em Saúde – Ekatriny; - Avançado em Teoria e Clínica Psicanalítica; - Dependência Química; - Dermatocosmiatria; - Direito Médico; - Enfermagem Cardiovascular; - Enfermagem em Cuidados Críticos; - Enfermagem Pediátrica e Neonatal; - Estomaterapia; - Exames Complementares; - Exercicio Fisico E Reabilitação Cardiorrespiratória; - Fisiologia Humana; - Fisioterapia Cardiorrespiratória; - Fisioterapia Neonatal e Pediátrica; - Formação de Docentes; - Gestão Em Saúde; - Microcirurgia; - Motricidade Orofacial; - Neurociências; - Neuropsicologia; - Nutrição Clinica com Ênfase em Pediatria; - Psicologia Hospitalar; - Reabilitação Geronto-Geriátrica; - Saúde Mental e Psiquiatria; - Tecnologia Assistiva; - Teoria E Clínica Psicanalítica; - Transtornos Alimentares; - Videohisteroscopia Cirúrgica; - Videohisteroscopia Diagnóstica; - Videolaparoscopia Ginecológica.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC foi idealizado em 1999. Iniciou-se com a identificação dos pesquisadores da Faculdade com perfil para orientadores de pós-graduação e organização dos respectivos grupos de pesquisa, que se encontravam dispersos em vários departamentos, objetivando formar um grupo multidisciplinar coerente e coeso. Após intensa discussão na comunidade científica da FMABC, com a ajuda de avaliadores externos, formou-se o primeiro grupo de 12 orientadores que foi apresentado à CAPES recebendo  credenciamento em 2003 com nota três. Desde o início o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FMABC tem fortes características regionais, isto é, inclui vários projetos que investigam questões pertinentes ao grande ABC. Até este momento não existem outros Programas de Pós-graduação senso estrito credenciados pela CAPES na área da Saúde nesta região, consequentemente, este programa visa qualificar o corpo docente da FMABC e os profissionais de saúde dos Hospitais da FUABC. Alguns marcos importantes na história do Programa:
* 2005  - Primeira quota institucional PIBIC/CNPq
* 2006 - Início do programa de formação acelerada de mestres (MD-MSc)
* 2007 - Elevação da nota na Avaliação Trienal CAPES (nota 4)
* 2009 - Recomendação da CAPES para abertura de Curso de Doutorado (nota 4)
* 2010 - Início do Curso de Doutorado
Melhores informações através de http://www.fmabc.br