sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Retomamos a nossa tarefa prazerosa de revelar competências, por vezes, “enclausuradas” intra-muros universitários, e de pouco conhecimento da grande maioria de todos nós. Hoje, estamos expondo aqui dados do curriculum vitae desta professora que presentemente está realizando o seu curso de Doutoramento em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Segundo dados por ela mesma informados, “Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Crato (1970) atual Universidade Regional do Cariri (URCA), graduação - Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia de Caruaru (1983), Especialização em Educação Brasileira - UECE-1991, Especialização em Alfabetização - UFC-1993, Especialização em Supervisão Escolar pela PUC de Belo Horizonte - 1996, Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2003) a partir de 2010 é doutoranda em Educação pela UFC. Foi professora da Faculdade Latino-Americana de Educação, do curso de Pedagogia no período de 2003 a 2009, foi Coordenadora Pedagógica e atualmente é Professora do Curso de Especialização - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, e formação profissional.” Do seu curriculum Lattes destacamos:

FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
1. Graduação em Licenciatura em Pedagogia (1966 – 1970);Faculdade de Filosofia do Crato. 
Título: Supervisão: Uma Proposta para a Escola de 1º e 2º Graus; Orientador: José Leão Falcão Filho.

2. Graduação em Licenciatura em Letras (1980 – 1983);Faculdade de Filosofia de Caruaru, Pernambuco.

3. Aperfeiçoamento em Capacitação dos Responsáveis Pela Formação de Alfa. (Carga Horária: 192h). 
Universidade Federal do Ceará (1990 – 1991); Título: Capacitação dos Responsáveis pela Formação de Alfabetização. Ano de finalização: 1991; Orientador: Maria de Jesus Sá Correia.

4. Aperfeiçoamento em O Mercado de Trabalho e Seu Funcionamento Noções G. (Carga Horária: 180h) (1999 – 2000); Centro de Treinamento e Desenvolvimento; Título: Análise Exploratória do Nível Ortográfico em Produções Espontâneas e dirigidas de alunos de 1ª a 4ª série do 1º Grau. Ano de finalização: 2000; Orientador: Maria Elias Soares.

5. Especialização em Educação Brasileira. (Carga Horária: 360h) (1989 – 1991); Universidade Estadual do Ceará; Título: A Didática e os Períodos da História da Educação Brasileira; Orientador: Neda Maria Carneiro Leão Matos.

6. Especialização em Especialização em Alfabetização (1991 – 1993); Universidade Federal do Ceará; Título: Análise Exploratoria do Nível Ortográfico em Produções Espontâneas e Dirigidas de alunos de 1 a 4 série do 1 grau; Orientador: Maria Elias Soares.

7. Especialização em Supervisão Educacional. (Carga Horária: 360h) (1996 – 1996); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Título: Supervisão- Uma Proposta para a Escola de 1º Grau e/ou 2º Graus; Orientador: José Leão Falcão Filho.

8. Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (2001 - 2003); Universidade Estadual do Ceará; Título: As Repercussões das Novas Políticas na Formação Profissional do Aluno no CEFETCE e na sua inserção no mercado de trabalho cearense, Ano de Obtenção: 2004; Orientador: Francisca Rejane Bezerra Andrade.

9. Doutoranda em Educação (2010 – 2012), Universidade Federal do Ceará.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
1. Escola de 1º Grau José Bezerra, Juazeiro do Norte (1967 – 1972) Atividade de Magistério na Educação Infantil.

2. Centro Educacional Prof. Moreira de Sousa, Juazeiro do Norte (1969 – 1975) Direção e administração/Coordenadora Pedagógica do Ensino de 2º Grau.

3. Ginásio Municipal Antônio Xavier de Oliveira, Juazeiro do Norte (1970 – 1973). Atividade de Magistério.

4. Colégio do 2º Grau Joaquim Nogueira, Foraleza (1987 – 1994) Atividade de Magistério.

5. Centro Federal de Educação Tecnológica, Fortaleza. (1993 – 2012) Atividade de Magistério/ Coordenação.

6. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. (1994 – 1995) Atividade de Magistério.

7. Faculdade Latino-Americana de Educação, Fortaleza. (2003 – 2012) Atividade de Magistério.

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

A-CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
1. Dias, Ramalho, Veiga Fernandes ; LEAL, M. L. G. . Proposta de análise do desempenho dos egressos dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do IFCE. In: Ana Maria Iorio Dias; Betania Lleite Ramalho; Ilma Passos Alencastro Veiga; Zenilda Botti Fernandes. (Org.). Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior entre redes e sentidos. Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior entre redes e sentidos. Fortaleza: UFC, 2009, v. , p. 11-452. 

B-TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS
1. LEAL, M. L. G. . Avaliação do Projeto Curricular do PROEJA do IFCE segundo a percepção dos alunos. In: V Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2011, João Pessoa. Avaliação das Políticas Curriculares da educação básica ao ensino superior. João Pessoa: Dráfica Enterprise, 2011.

2. LEAL, M. L. G. . O Proeja Do Ifce E A Possibilidade Da Formaçâo Discente Na Perspectiva Emancipatoria E Crítica. In: X Encontro De Pesquisa E Pós-Graduação Do Ifce, 2011, Fortaleza. X Encontro De Pesquisa E Pós-Graduação Do Ifce. Fortaleza, 2011.

3. LEAL, M. L. G. . O PROJETO CURRICULAR DO PROEJA: Uma Análise segundo a percepção dos alunos do curso de Telecomunicações. In: X ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCE, 2011, fORTALEZA. X ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCE. FORTALEZA, 2011.

4. LEAL, M. L. G. ; HOLANDA, P. H. C. . Ensino Técnico Integrado ao Ensino Medio à Educação Profissional como possibilidade de formação discente na perspectiva emancipatoria e crítica. In: XII Seminario sobre Trabalho e Educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e Educação na Amazonia, 2011, Belém. VII Seminario sobre trabalho e Educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e Educação na Amazonia, 2011.

5. LEAL, M. L. G. ; HOLANDA, P. H. C. . Revendo a evolução do Ensino Técnico Profissional no Brasi: Do período de 1809 - 2004. In: X CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 2011, Juazeiro do Norte. Discursos, Ritos e Práticas: A Educação Popular, Cívica, Midiática e Religiosa na Perspectiva Comparada, 2011.

6. HOLANDA, P. H. C. ; LEAL, M. L. G. Programa De Educação Técnica Integrada À Modalidade De Educação De Jovens E Adultos (Proeja): Análise Das Concepções E Metodologias De Avaliação Da Aprendizagem Utilizadas Pelos(As) Docentes. In: I Congresso Internacional Da Cátedra Unesco De Educação De Jovens E Adultos, 2010, João Pessoa. I Congresso Internacional Da Cátedra Unesco De Educação De Jovens E Adultos. João Pessoa: Editora Universitária Ufpb, 2010.

7. LEAL, M. L. G. ; Maria Nubia Barbosa. Análise Das Concepções E Práticas Avaliativas Adotadas No Curso De Telecomunicações Programa De Educação Técnica Integrada Á Modalidade De Educação De Jovens E Adultos (Proeja). In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza Ceará. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Comunicação oral e pôster. Fortaleza: IMPRECE, 2010.

8. LEAL, M. L. G. . Análise das concepções da metodologia da avaliação adotada pelos docentes do curso de Telecomunicações do programa de educação técnica integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFCE. In: VI Congresso Iberoamericano de Docencia Universitaria, 2010, Lima. VI Congresso Iberoamericano de Docencia Universitaria La opción por la interdisciplinariedade. El estudiante como protagonista. Lima, 2010.

9. LEAL, M. L. G. . A Formação Profissional e a Questão Ambiental no Conhecimento e Aplicação de Tecnologias. In: IX Encontro de Pesquisa e Pós-graduação - IX ENPPG / IX Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - IX ENICIT / III Simpósio de Inovação Tecnológica - III SIMPIT, 2009, Fortaleza. Anais do IX Encontro de Pesquisa e Pós-graduação - IX ENPPG / IX Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - IX ENICIT / III Simpósio de Inovação Tecnológica - III SIMPIT, 2009.

10. LEAL, M. L. G. . As Políticas da Educação Profissional e a Questão Ambiental no Conhecimento e Aplicação de Tecnologias. In: IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - IV CONNEPI, 2009, Belém. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - IV CONNEPI, 2009.

11. LEAL, M. L. G. . Avaliação do Projeto Curricular dos Cursos de Licenciatura Ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. In: IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - IV CONNEPI, 2009, Belém. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - IV CONNEPI, 2009.

12. LEAL, M. L. G. . O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: Possibilidades e Desafios. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - 19º EPENN, 2009, João Pessoa. Anais do 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - 19º EPENN, 2009.

13. LEAL, M. L. G. . O Currículo voltado para a Construção e Reconstrução dos Saberes da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. In: III Congresso De Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (III CONNEPI) / VIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação (VIII ENPPG)/ VIII Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica ( VIII ENICIT)/II Simpósio de Inovação Tecnol, 2008, Fortaleza-Ceará. III Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica 2008 em Fortaleza, 2008.

14. LEAL, M. L. G. . O Docente Especialista em Eja e a Aprendizagem dos Alunos. In: IIª Jornada Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2007, Sâo Luís. Anais da IIª Jornada Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. São Luís do Maranhão, 2007.

15. LEAL, M. L. G. . "As Transformações no Mundo do Trabalho: O Per e a Formação do Trabalhador. In: VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFETCE, 2006, Fortaleza. Anais do VI Encontro de Pesquisa e de Pós-Graduação. Fortaleza, 2006.

16. LEAL, M. L. G. . A Formação Profissional no Brasil: Qualificação, Competências e Empregabilidade. In: V Encontro de Pesquisa e de Pós-graduação do CEFETCE, 2005, Fortaleza. Anais do V ENPPG do CEFETCE. Fortaleza, 2005.

17. LEAL, M. L. G. . Investigação sobre os impactos que as políticas relativas ao ensino técnico de nível médio vêm ocasionando na formação do trabalhador. In: IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação / IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-CE, 2004, Fortaleza. IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação / IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-CE. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2004. v. 04. p. 47-47.

C-RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS
1. LEAL, M. L. G. . As repercussões das novas políticas educacionais na formação profissional do aluno do CEFET/CE e na sua inserção no mercado de trabalho cearense. In: I Encontro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Exclusão Social, 2003, Fortaleza. I Encontro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Exclusão Social, 2003.

2. LEAL, M. L. G. . Mudanças no Mundo do Trabalho e a Formação do Trabalhador por Competências. In: X Encontro de Iniciação Científica da UECE, 2001, Fortaleza, 2001.

D-APRESENTAÇÕES DE TRABALHO
1. LEAL, M. L. G. . "As Transformações no Mundo do Trabalho: O Perfil e a Formação do Trabalhador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.LEAL, M. L. G. . A Formação Profissional no Brasil: Qualificação, Competências e Empregabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3. LEAL, M. L. G. . Investigação sobre os impactos que as políticas relativas ao ensino Técnico de Nível Médio vem ocasionando na formação do trabalhador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.LEAL, M. L. G. . As repercussões das novas políticas educacionais na formação do trabalhador e a sua inserção no mercado de trabalho cearense. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.LEAL, M. L. G. . Mudanças no Mundo do Trabalho e a Formação do Trabalhador por Competências. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

E-OUTRAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
1. LEAL, M. L. G. . Proposta de Análise do Desempenho dos Egressos dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática do CEFET-CE. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009 (ARTIGO).

F-TRABALHOS TÉCNICOS
1. LEAL, M. L. G. . Palestra I Seminário Integrador: Políticas Públicas de educação de Jovens e adultos: Sistema Prisional, Escolarização e Formação de Professores. 2011.

2. LEAL, M. L. G. . Proposta do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará. 2008.

3. LEAL, M. L. G. . Anteprojeto de Estruturação Administrativa e Pedagógica da Universidade Federal tecnológica do Ceará. 2007.

4. LEAL, M. L. G. . Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do CEFETCE. 2006.

5. LEAL, M. L. G. . Projeto da reorganização Curricular do Ensino Médio/Técnico (Decreto Lei nº 5154/2004. 2005.

6. LEAL, M. L. G. . Avaliadora ad hoc de artigos da área de Educação. 2001.

7. LEAL, M. L. G. . Proposta de Conteúdo Curriculares de Didática Geral. 1992.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Participou de 34 Bancas examinadoras de apresentação de Monografias de Especialização e Aperfeiçoamento; Participou de 20 outras Bancas examinadoras de Concursos Públicos; Ministrou 9 cursos de Extensão na sua área de competência; Participou de dezenas de eventos tais como reuniões técnicas, congressos, simpósios, etc; Orientou 22 estudantes na elaboração de suas monografias de conclusão de graduação, aperfeiçoamento e especialização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário