domingo, 10 de agosto de 2014


BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
063: (08.08.2014) Boa Tarde para Vocês, Glória, Alice e Valdênia
No dia 14 de março deste ano eu iniciei nesta emissora uma participação no seu Jornal da Tarde, em atenção à sugestão de seu editor, prof. João Hilário, redigindo alguns comentários, cujo corpo se assemelharia a uma crônica, com o destino certo para homenagear alguém cujos méritos seriam flagrantes. Sem muita vocação, aceitei, mas acreditava que isto não iria muito longe. Pouco a pouco, eu fui percebendo que o mérito da empreitada não residia na minha modesta habilidade de reunir algumas palavras, algumas um tanto indigestas para este horário da refeição. Felizmente, Glória e Alice, sinto-me hoje muito mais à vontade para continuar juntando palavras e derramando sobre elas algumas emoções que as circunstâncias nos permitem, homenageando pessoas dos nossos melhores afetos. Por isto mesmo, surpreso com a presença de vocês em nossos estúdios, ontem não pude ter, senão este conforto de que se torna extremamente gratificante que alguém possa sintonizar com esta ideia e dela fazer uso na espontaneidade da sua fala, como o outro precisa ouvir de nós.
Vocês, Gloria e Alice, me encheram as medidas do que poderia sentir, agradecido, que uma ideia tão simples como esta se pode usar cotidianamente para homenagear, para por em evidência aquilo que de tão caro nos vem do coração. Foi isso que senti e, certamente, os nossos ouvintes viveram, na graça e encantamento de suas presenças, redação e leitura, a tão expressiva homenagem que se fez para dona Valdênia, no dia dos seus anos, meio século vivido, também na graça das filhas que tem. Não se preocupem, Glória e Alice, nada tenho a reparar no texto delicioso que vocês elaboraram para a homenagem deste dia, corretíssimo no que escreveram e emocionante no que transmitiram. Exatamente porque o destino certo era esta figura irretocável da mãe que vocês tanto amam e que nós ficamos sabendo que existe bem ao lado de cada uma de vocês, por esta maravilhosa declaração de amor que fizeram. Vez por outra, meninas, eu escuto que se fala em algo que conspira para a destruição da família, esta instituição sagrada que vive da harmonia, do afeto e do amor que há entre Glórias, Alices e Valdênias. Como pode existir alguém ou propósito tão demoníaco que insiste em negar as evidências desta felicidade que se assenta nestas relações onde se reconhece a grandeza desta humanidade? Não dá para compreender, simplesmente, porque nascemos, vivemos e vamos findar na certeza de que, dentre os valores que realçamos na vida o amor é o sentimento mais belo que há, pois sem ele, que futuro se enxerga? O que vocês nos disseram ontem, aqui, de viva voz, só se traduz como aquilo que confirma o velho pensador: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.” Abraço-as, a vocês três, Glória, Alice e Valdênia, filhas e mãe, na certeza que o faço, simbolicamente, como a tantas, pelas esperanças que renovam neste velho mundo que pretendem transformar. E que Deus as recompense, regiamente.

DORALICE VASCONCELOS NERY BEZERRA
Na próxima segunda-feira, dia 11.08. será celebrada a missa de sétimo dia da nossa querida e inesquecível Doralice Vasconcelos Nery Bezerra (Dona Dora), na Igreja do Menino Jesus de Praga às 19:30 horas. A família sentir-se-á honrada e confortada pela presença dos seus amigos e desde já agradece a todos que puderem comparecer.



CINE ELDORADO
Venha comemorar os 125 anos de nascimento de Cora Coralina dia 20 de agosto às 20 horas no Cine Eldorado com a exibição de um curta "Caminho de Pedras" e um documentário "Cora Coralina: vida e obra". Parceria: Cine Eldorado-Secretaria de Cultura de Goiás Velho, GO. Segundo Alexandre Cavarzan, “o curta-metragem Caminho de Pedras tem, assim, o seu mérito, ao ser a primeira ficção baseada na obra da poetisa mais famosa do Estado de Goiás. E nos caminhos de Aninha, por entre becos e outras histórias. Um roteiro bem escrito. Imagens exuberantes, montagem interessante, ângulos inusitados. Tudo pensado e feito com bastante cuidado e paixão pelo diretor Lázaro Ribeiro. O curta-metragem Caminho de Pedras estreou em dezembro de 2011 no Cine-Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. O filme, produzido com incentivo da Lei Goyazes, é uma ficção baseada nas descrições e narrações poéticas de Cora Coralina e na obra Cora Coragem Cora poesia, da filha caçula da poetisa, Vicência Brêtas Tahan. O projeto é estrelado por Samara Felippo (como Ana Lins – Cora Coralina quando jovem) e Mario Cardona (Cantídio Brêtas), além dos atores goianos Adriana Brito, Dionízio Bombinha, Waldemar Vieira, Cristiane Alves, Yanca Leandra, Marly Mendanha, Maria Jubé, Glória Teixeira, Ana Luiza, Huiara Almeida, Elenizia da Mata e Divina Paiva. Há participação especial de Luiz Chaffin e Maria Eugênia, que assinam a trilha sonora junto a Alzira Espíndola, Tetê Espíndola, Fernado Cupertino e Consuelo Quireze. 

CAP. JOÃO DE PINHO PEREIRA
Em razão das alterações de regime político acontecido no Brasil, depois da Revolução de 30, no qual se caracterizaram, nos municípios, um Ciclo de Interventorias, também em Juazeiro do Norte isto foi verificado, com relação aos gestores municipais que seriam Interventores/Prefeitos , entre 10.10.1930 e 23.03.1936. Neste Ciclo tivemos os seguintes interventores (7 mandatos): José Geraldo da Cruz (dois mandatos), Cel. Porfírio Lima Filho (dois mandatos), Tem. Zacarias Alves de Albuquerque, Cap. João de Pinho Pereira, e Cel. Francisco Nery da Costa Morato (um mandato cada). Damos abaixo um quadro no qual detalhamos este mandatos. No nosso esforço de registrar, inclusive as suas imagens, já temos publicado nesta Coluna as fotografias de quase todos eles. Por estes dias conseguimos com familiares a imagem do Capitão João de Pinho Pereira que fixamos nas ilustrações da coluna de hoje. A particularidade é que seu mandato durou apenas 18 dias, o mais curto de todos os gestores. Ainda teremos algum trabalho para localizar a imagem do Tenente Zacarias Alves de Albuquerque, para completar esta galeria dos Interventores.

Primeiro Ciclo dos Interventores Getulistas 
(De 10.10.1930 a 23.03.1936)
Gestor Municipal Mandato
Ordem Titular Início Final Duração
10º José Geraldo da Cruz 
(1º. Mandato) 10.10.1930 31.12.1932 2 anos, 2 meses
21 dias
11º 1º. Ten. Zacarias Alves de Albuquerque (Único Mandato) 31.12.1932 23/06/1933 5 meses, 23 dias
12º Cel. Porfírio Lima Filho 
(1º. Mandato) 23.06.1933 28.07.1933 1 mês, 
cinco dias
13º Cap. João de Pinho 
Pereira (Único Mandato) 28.07.1933 16.08.1933 18 dias
14º Cel. Porfírio Lima Filho 
(2º. Mandato) 16.08.1933 08.10.1934 1 ano, um mês
24 dias
15º José Geraldo da Cruz 
(2º. Mandato) 08.10.1934 01.06.1935 7 meses, 23 dias
16º Cel. Francisco Neri da Costa 
Morato (Único Mandato) 01.06.1935 29.03.1936 9 meses, 21 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário