sábado, 6 de agosto de 2016

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE SESC (SESC, CRATO)
No Teatro Adalberto Vamozi, Unidade SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 08.08, segunda feira, às 19 horas, o filme AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO (It Came from Outer Space, EUA, 1953, 80min). Direção de Jack Arnold. Sinopse: John Putnam e sua namorada Ellen vivem em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Certa noite, enquanto espiavam as estrelas através de um telescópio, veem uma grande bola de fogo caindo perto de sua casa. Ao investigar o que era, John acaba se deparando com uma nave alienígena e tenta alertar o povo de sua cidade, mas até que eles acreditem pode ser tarde demais.

CINENINHO (SESC, CRATO)
O CineNINHO (Casa Ninho, do Grupo Ninho de Teatro, em frente a RFFSA, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 09.08, terça feira, às 19 horas, o filme MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (Stranger than Fiction, EUA, 2016, 113min). Direção de Marc Forster. Sinopse: Certa manhã Harold Crick (Will Ferrell), um funcionário da Receita Federal, passa a ouvir seus pensamentos como se fossem narrados por uma voz feminina. A voz narra não apenas suas idéias, mas também seus sentimentos e atos com grande precisão. Apenas Harold consegue ouvir esta voz, o que o faz ficar agoniado. Esta sensação aumenta ainda mais quando descobre pela voz que está prestes a morrer, o que o faz desesperadamente tentar descobrir quem está falando em sua cabeça e como impedir sua própria morte.
CINE SESC (SESC, JN)
No Teatro Patativa do Assaré, Unidade SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 10, quarta feira, às 19 horas, o filme AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO (It Came from Outer Space, EUA, 1953, 80min). Direção de Jack Arnold. (Para informações, veja a programação do SESC, Crato, acima) 

CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (Auditório do Centro Social Urbano, CSU), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 11.08, quinta feira, às 19 horas, o filme AS VIRGENS SUICIDAS (The Virgin Suicides, EUA, 2000, 97min). Direção de Sofia Coppola. Sinopse: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.
CINE CAFÉ VOLANTE (BARBALHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Barbalha (Auditório do Centro de Esportes e Artes Unificados Mestre Juca Mulato, Parque da Cidade, Parque da Cidade), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 12.08, sexta feira, às 19 horas, o filme HARRY & SALLY: FEITOS UM PARA O OUTRO (When Harry Met Sally, EUA, 1989, 95min). Direção de Bob Reiner. Sinopse: No fim de sua formatura na Universidade de Chicago, Harry Burns (Billy Crystal) dá a Sally Albright (Meg Ryan), formanda amiga de sua namorada, uma carona até Nova York. Os anos passam e eles continuam a se encontrar esporadicamente, mas a grande amizade que desenvolveram é abalada ao perceberem que na verdade estão apaixonados um pelo outro.
CINE ELDORADO (JN)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 12.08, sexta feira, às 20 horas, dentro do Festival Mazzaropi, o filme JECA TATU (Brasil, 1959, 95min). Direção de Milton Andrade. Sinopse: O roteiro é baseado no personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, mais especificamente no texto propagandístico com Jeca Tatuzinho cujos direitos pertencentes na época ao Instituto de Medicamentos Fontoura S.A. São apresentados os seguintes números musicais: "Ave Maria" (de Vicente Paiva e J. Redondo), cantada por Lana Bittencourt; "Tempo para amar" (de Fred Jorge e Mário Genari Filho) com os irmãos Tony e Cely Campelo; "Estrada do Sol" (de Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran) com Agnaldo Rayol; "Fogo no rancho" (de Elpídio dos Santos e Anacleto Rosa) e "Pra mim o azar é festa" (de João Izidoro Pereira e Ado Benatti) ambos cantados por Mazzaropi. As filmagens foram em Pindamonhamgaba. Jeca é um roceiro preguiçoso de dar dó, mas esta preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora ele vai usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. Um clássico da filmografia de Mazzaropi. Às vezes engraçado, em outros momentos, de uma beleza tocante, ele trata com muita singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária neste filme que é uma declarada homenagem do Mazzaropi ao conterrâneo Monteiro Lobato

CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 13.08, sábado, às 17:30 horas, o filme FARGO – UMA COMÉDIA DE ERROS (Fargo, EUA/Inglaterra, 1996, 98min). Direção de Joel e Ethan Coen. Sinopse: Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa (Kristin Rudrud) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes. 


ANUÁRIO OLÍMPICO
Já está circulando o Anuário Olímpico e Científico do Colégio Paraiso, para divulgar as atividades educativas da instituição, nos seus 45 anos de existência. Uma excelente revista, fartamente ilustrada contendo resultados de grandes conquistas, regionais, nacionais e até internacionalmente. O que mais impressiona é a abundância dessas conquistas, nas mais distintas áreas e em diversas olimpíadas bem como em feiras científicas. Congratulamo-nos com sua direção, todos os professores e o alunado brilhante que o Colégio vem formando. 


CARIRI REVISTA
Saiu mais uma edição da Cariri Revista, a de número 26 que traz em sua capa a menção de ótima matéria sobre a xilogravura juazeirense, centrada na excelência e na genialidade de um dos seus artesãos, o artista José Lourenço Gonzaga. A revista elegeu também a família de xilógrafos e poetas de literatura de Cordel Abraão Batista, o filho Hamurabi e a neta Jarid. Vale a pena ler estas matérias.




REVISTA SÉTIMA, 34
A cada começo de mês o prazer que se renova é o lançamento de mais uma edição da Revista Sétima de Cinema, em noite movimentadíssima na Teatro Patativa de Assaré, no SESC de Juazeiro do Norte, numa promoção da instituição e do Grupo de Estudos de Cinema, coordenado por Elvis Pinheiro. Assim, na última terça feira conhecemos a edição 34, no terceiro ano de atividade. Nesta edição da Coluna estamos, como sempre fazemos, damos maior realce à programação do Cinema Alternativo no Cariri, um dos frutos maravilhosos de toda a equipe que tem sempre se esmerado para editar uma ótima revista, instrumento forte para animar e dinamizar as atividades de todos aqueles que apreciam a sétima arte. No presente número, Elvis Pinheiro escreve o editorial, secundado por ótimos artigos a cargo de Emerson do Nascimento, Camila Prado, Virginia Macedo, David Oliveira 

RECONHECIMENTO
Pela LEI Nº 4640, de 21.07.2016, o município de Juazeiro do Norte Reconhece como de utilidade pública a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PRODUTORES RURAIS DO SÍTIO MOLEQUE, fundada em 10 de dezembro de 1987, com sede no Sítio Moleque, sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, regendo-se por seu estatuto social, bem como pelas Leis, usos e costumes nacionais. AUTORIA: Vereador Danty Bezerra Silva; COAUTORIA: Vereador José Nivaldo Cabral de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário