sábado, 19 de novembro de 2016


BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que eventualmente estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.

241: (18.11.2016) Boa Tarde para Você, Dr. José Arnon Cruz Bezerra de Menezes
Meu caro prefeito, antes mesmo de sua diplomação, já tive a oportunidade de cumprimentar lhe por sua recente eleição, pois findo o embate político, proclamado o resultado, o povo de Juazeiro do Norte agora aguarda o instante de vê-lo firme e determinado ao comando de nossa municipalidade.
Esse povo, como de há muito se apresenta, maltrapilho e maltratado, aguarda o instante solene desta investidura, sabedor da herança maldita que lhe aguarda como herdeiro, para sentir uma vez mais o bafejo longamente ansiado dos melhores dias de sua autoestima. Triste fim, esse último aqui vivido, quando se experimenta melancólica transição, do que até gostaríamos de ver prenunciado, pois deveria se tratar, na essência, de uma rotina na vida da cidade, à véspera de uma grande satisfação por se desenhar um novo estilo, uma nova e refletida pauta. Ledo engano esse, o da esperança longamente desejada, o que não nos retira da velha e malfadada questiúncula entre vitoriosos e perdedores, pois a rigor – ou somos todos vitoriosos, ou seremos cada um de nós a imagem única de uma grande derrota. Quero crer, nesse caso, que o povo do Juazeiro agiu com sabedoria para lhe atribuir a grave missão que se avizinha, pois já passamos do tempo sensato para nos atirarmos à reconstrução de tudo aquilo que mãos indevidas nos usurparam em aparentes e legítimos mandatos.
Tenho lido nas letras da imprensa parte da sua convicção de que nada é fácil nessa arte de gerir destinos de povo e terra, e mais que isso, nada lhe arrefece diante da oportunidade impar de realizar uma grande missão, pois dessa generosidade concedida, nasce o privilégio para o trabalho. Felizmente, esse privilégio que o coloca à frente de seus destinos não mais comporta uma simples experiência, pois nosso município tem-se agigantado extraordinariamente no tempo e no espaço, a ponto de dispensar o concurso de gestores incompetentes e de gente não longamente experimentada.
De qualquer modo, na boa fé, somos frequentemente enganados por projetos equivocados de governos que privilegiam visões enviesadas de demandas candentes para oportunizar a gastança intempestiva nos caminhos da corrupção desbragada dos gulosos e irresponsáveis parasitas. Em tempos obscuros como esses que nossa nacionalidade vive, bem se vê como essa sua administração encontrará o cofre público, mais ainda encolhido entre a desesperança e a sonegação. O grande desafio será viabilizar todos os projetos dessa reconstrução através dos endereços certos das parcerias intransferíveis de Estado e União, desde que não nos falte a posição firme da eleição de prioridades e do compromisso e zelo com horizontes e o peso de cada moedinha granjeada. O que queremos do seu governo, Dr. José Arnon, não é nada que se possa escrever com uma nova palavra do dicionário, com um novo conceito sobre nossas necessidades, mas o resgate de velhas e adiadas missões, como o zeloso e desprendido trabalho pela educação, pela cultura, pela saúde, pela segurança, pelo emprego e pela infraestrutura dessa cidade, e talvez isso só nos baste. A cidade que o senhor herdará em breves dias, para o gesto concreto em torno de seu desenvolvimento é orgulhosa com suas heranças, surpreendente em seus parâmetros, é mágica em seus resultados, é generosa em suas atenções, mas também é enigmática em seus julgamentos. O nosso julgamento antecipado será sempre desonesto porque, a rigor e infelizmente, ele frequentemente é orientado por sentimentos que não se afinam com uma avaliação sincera entre objetivos, metas, estratégias e resultados. Nessa tão breve saudação, lhe falo de umas tantas coisas, inspiradas nesses sentimentos comuns que me fazem reunido ao meu povo, como vida, arte, oportunidade, experiência e julgamento, palavras chaves que se antecipam até à nossa própria disposição para refazer esses caminhos da história. Por isso, meu caro Doutor José Arnon, prudente é concluir essas poucas e mal traçadas trazendo à nossa reflexão a frase emblemática, uma das poucas que se conhecem atribuídas ao seu velho colega de medicina, Hipócrates da Tessália, na Grécia, segundo o qual "A vida é curta, a arte é longa, a oportunidade é fugaz, a experiência é enganosa, e o julgamento é difícil." Desejo-lhe muitas felicidades para sua administração, pois não quero apenas contemplá-la à distância, como a dizer irresponsavelmente, “toma que o problema é teu”, quando a mim, cidadão comum desta cena, ainda me cabe algum esforço para o futuro sucesso dessa sua nova empreitada.

(Essa Crônica deveria ter sido lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 18.11.2016)
O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI
BIBLIOCINE 2016 (FAP, JN)
A Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE) está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri, embora seja restrito aos alunos desta Faculdade. As sessões são programadas para a terça (22.11) e quinta feira (24.11), nos horários de 12:00 às 14:00h e das 17:00 às 18:30h, na Sala de Vídeo da Biblioteca, na Rua da Conceição, 1228, Bairro São Miguel. Informações pelo telefone: 3512.3299. Neste mês de Novembro, nos próximos dias 8 e 10, estará em cartaz, o filme OLHOS DA JUSTIÇA (Secret in their eyes, EUA, 2015, 112min). Direção de Billy Ray. Sinopse: A vida dos investigadores do FBI Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) e da procuradora Claire (Nicole Kidman) é severamente abalada pelo assassinato da filha adolescente de Jess. Treze anos após o crime, Ray continua buscando pistas e finalmente parece ter encontrado um caminho para solucionar o caso. A verdade é chocante e os limites entre justiça e
CINEMA NORDESTE (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema, com entrada gratuita, apresenta uma grande mostra do Cinema nordestino, e exibe no próximo dia 23, quarta feira, às 18:00 horas, com a presença do diretor Rosemberg Cariry, o filme CORISCO E DADÁ (Brasil, 1996, 96min). Direção de Rosemberg Cariry. Sinopse: Para se vingar de um homem que ele pensa tê-lo traído, o cangaceiro Corisco (Chico Díaz), conhecido como "Diabo Loiro", se vinga raptando a filha dele, Dadá (Dira Paes), de 12 anos. Com o tempo, ela se integra ao bando de Corisco e se afeiçoando a ele, tornando-se sua mulher. O grupo vai percorrendo os sertões, tentando se livrar das armadilhas de Zé Rufino, chefe da polícia.
CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (Auditório do Centro Social Urbano, CSU), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 24, quinta feira, às 19 horas, o filme CAPOTE (Capote, EUA/Canadá, 2005, 114min). Direção de Bennett Miller. Sinopse: Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama sua atenção já que ele acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não--convencionais. Logo, o escritor ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois, os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.
CINE CAFÉ VOLANTE (BARBALHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Barbalha (Auditório do Centro de Esportes e Artes Unificados Mestre Juca Mulato, Parque da Cidade, Parque da Cidade), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 25, sexta feira, às 19 horas, o filme KINSEY: VAMOS FALAR DE SEXO (Kinsey, EUA / Alemanha, 2004, 118min). Direção de Bill Condon. Sinopse: Em 1948 Albert Kinsey (Liam Neeson) abalou a conservadora sociedade americana ao lançar seu novo livro, "Sexual Behavior in the Human Male". O livro trazia uma ampla pesquisa, na qual Kinsey levantou dados sobre o comportamento sexual de milhares de pessoas. O assunto, até então pouquíssimo abordado, passa a ser tema de debates e provoca polêmica na sociedade. 
CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 25, sexta feira, às 19 horas, o filme MACHUCA (Machucca, França/Reino Unido/Chile, 2004, 120min). Direção de Andrés Wood. Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.
CINE CAFÉ – ALTERNATIVO (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 26, sábado, às 14:00 horas, o filme OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM (Dead man walking, Reino Unido/EUA, 1995, 122min). Direção de Tim Robbins. Sinopse: Em Louisiana, a freira católica Helen Prejean (Susan Sarandon) passa a ser guia espiritual do condenado Matthew Poncelet (Sean Penn). Ela luta pela vida do homem, que espera ser executado a qualquer momento pelo assassinato de dois adolescentes. Quando a data se aproxima, os verdadeiros eventos do crime são revelados e Matthew luta com as suas emoções.
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 26, sábado, às 17:30 horas, o filme SE (If, Reino Unido, 1968, 111min). Direção de Lindsay Anderson. Sinopse: Em uma escola pública inglesa estuda o jovem Mick Travis (Malcolm McDowell). Ele lidera um grupo de alunos rebeldes, os Crusaders. Insatisfeitos com o opressor sistema educacional, eles planejam uma grande vingança.
PADRE CÍCERO: LIVRO
Diversos livros sobre Padre Cícero, novos títulos ou reedições, tem sido publicados em várias cidades brasileiras, mas nem sempre eles estão disponíveis no mercado livreiro local. Essa questão de distribuição de livros no território nacional é um problema sério. Veja só o caso que fizemos referência na semana que passou onde mencionamos o lançamento de 4 livros da lavra do Pe. Antenor Andrade, salesiano de D. Bosco. Casualmente o Pe. Antenor estava entre nós, a Rádio FM Pe. Cícero fez a divulgação em sua página, como ainda está, mas nem no Museu (dos Salesianos), nem na lojinha da Paróquia (dos Salesianos), nem na secretaria do Colégio (dos Salesianos) se poderia adquirir tais livros. Uma lástima. E bem assim vários outros títulos, como esse que menciono novamente aqui, depois de termos feito menção no ano passado, quando de seu lançamento. O livro, “Os Sons do Adeus – Da origem aos últimos dias do Padre Cícero, de Gouveia de Helias, nas suas 264 páginas, segundo informações do editor, trás um relato completo sobre o padre nordestino e foi fruto de uma paixão que o acometeu ao recolher da tradição oral informações interessantes, a maioria delas dentro de sua própria família, sobre a vida do sacerdote e sobre os grandes eventos acontecidos no Cariri. O Autor é cearense de Redenção, foi aluno do Seminário da Prainha, onde o Pe. Cícero também se ordenou, mas o autor deixou o Seminário, mudou-se para o sul do pais onde reside, já tendo publicado um outro livro sobre cangaço. 

RECONHECIMENTO PÚBLICO
Através da LEI Nº 4688, de 07.11.2016, o Governo Municipal de Juazeiro do Norte, por iniciativa da Câmara Municipal e com a sanção da Prefeitura, determinou o reconhecimento de utilidade pública para a ASSOCIAÇÃO INSTITUTO MONSENHOR MURILO - IMM., fundada em 24 de março de 2009, com sede e foro no município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, à rua Padre Cícero, nº 147, como Associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, filantrópico, organizacional, promocional, recreativo, educacional, social e de comunicação, sem vinculação político-partidária nem distinção de credo, raça, etnia, classe, orientação sexual e gênero, regendo-se por seus estatutos sociais, bem como pelas leis, usos e costumes nacionais. Autoria do projeto: Vereador João Alberto Morais Borges e Coautoria do vereador Gledson Lima Bezerra.

(Na foto: Francisco Murilo, no dia da sua primeira comunhão)


NOVAS VIAS: NOMENCLATURA
Novas ruas vão guardar diversas homenagens, algumas das quais se tem repetido. Não sabemos exatamente os motivos pelos quais o nome de uma pessoa é aplicado a até 4 logradouros diferentes. Ignorância, esperteza, ou o que será isso? Reproduzimos abaixo as mais novas homenagens pelos seus respectivos atos legislativos. LEI Nº 4689, de 08.11.2016: Art. 1º – Fica denominada de RUA LENITA PEREIRA TRIBUTINO, Rua Projetada 01, com início ao sul com a rua Luiz José de Araújo e término ao norte, com a rua de mesma denominação, ao oeste, com a rua Luiz José de Araújo e ao leste, com a Rua Projetada 02 do Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta cidade. Art. 2.º - Fica denominada de RUA MANOEL NINO, Rua Projetada 02, com início ao sul com a Rua Projetada 08 e término ao norte, com a Rua Projetada 07, ao oeste, com a Rua Projetada 01 e ao leste, com a Rua Projetada 03 do Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta cidade. Art. 3.º - Fica denominada de RUA ANTÔNIO VIEIRA SOBRINHO, Rua Projetada 08, com início ao oeste com a Rua Projetada 01 e término ao leste, ao norte, com a Rua Projetada 07, ao sul, com a rua Luiz José de Araújo, do Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta cidade. Art. 4.º - Fica denominada de RUA ÂNGELO DE ALMEIDA, a Rua Projetada 07, com início ao oeste com a Rua Projetada 01 e término ao leste, ao norte, com a rua José Luiz de Araújo e ao sul, com a Rua Projetada 08, do Residencial São Sebastião I, no bairro Brejo Seco, nesta cidade. AUTORIA: Vereador Antônio Vieira Neto.
(Na foto: o português Angelo de Almeida)

PE. CÍCERO EM HOLLYWOOD

Dias atrás foi anunciado em um evento em Hollywood os vencedores do Clio Key Art 2016. E entre as 4 peças da Globo indicadas ao prêmio, duas conquistaram medalha de bronze: a campanha “Tudo está conectado”, da GloboNews e a “Padim Ciço”, feita para o Fantástico. A peça Padim Ciço, feita para uma chamada especial do Fantástico, conta trechos da história de reconciliação entre Padre Cícero e a Igreja por meio de uma simulação de escultura em madeira. O resultado é visualmente impressionante e muito criativo. O resultado é um reconhecimento à maneira como a divulgação dos produtos e mensagens da Globo têm mudado nos últimos anos, trazendo frescor para a marca através do lançamento dos nossos produtos e de campanhas institucionais”, afirma Mariana Sá, diretora de Criação da Globo. O premio criado em 1971 é um reconhecimento sobre a excelência na reformulação da criação e produção de trabalhos de marketing e entretenimento, seja para a TV, cinema ou games por meio da tecnologia e integração de novas especialidades. Veja a peça em http://geekpublicitario.com.br/16015/globo-clio-key-art/

Nenhum comentário:

Postar um comentário