sábado, 5 de maio de 2018



ACERVO DE SETEMBRINO DE CARVALHO (VI)
Continuamos, e já encerramos hoje com essa publicação de indicações para a pesquisa sobre a Sedição de Juazeiro (1913-1914) através da consulta ao acervo do Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, constante dos arquivos do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.


DOCUMENTÁRIO DA SEDIÇÃO DE JUAZEIRO, 1913-1914.

ARQUIVO PESSOAL DE FERNANDO SETEMBRINO DE CARVALHO (FORTALEZA, CE), NO PERÍODO DE SUA INTERVENTORIA NO ESTADO DO CEARÁ. (ARQUIVO: CPDOC/FGV, Rio de Janeiro, RJ)
PARTE: 06
JULHO, 1914 (FINAL)
1914.07.03: Telegrama de Ernesto Ramos (Fortaleza, CE) a FSC cumprimentando-o em nome do contingente da 3ª bateria. 

1914.07.04: Documentos de (?) (Fortaleza, CE; Salvador, BA) a FSC pedindo sua interferência nas nomeações de José Cesário Andrade, José Fernandes Leite de Castro e Paulo Campos da Paz. 

1914.07.06: Telegramas de (?) (Fortaleza, CE) a Vespasiano de Albuquerque (Rio de Janeiro, DF) e FSC sobre a sublevação da 2ª Companhia Isolada, sob o comando do tenente Correia Lima. 

1914.07.08: Telegrama de Antônio Matias Albuquerque Melo (Fortaleza, CE) a FSC pedindo sua interferência junto ao ministro da Guerra a fim de ficar à disposição do inspetor da V Região. 

1914.07.08: Telegrama de Fênix Caixeiral (Fortaleza, CE) a FSC felicitando-o pela sua viagem, e pedindo sua interferência junto a Pinheiro Machado com respeito a venda do prédio dos telégrafos.

1914.07.20: Telegrama de Hermínio Barroso (Fortaleza, CE) a Setembrino de Carvalho sobre uma colocação para Pantaleão. 

1914.07.20: Telegrama de Floro Bartolomeu da Costa (Fortaleza, CE) a FSC congratulando-se pela aprovação do projeto de intervenção no Ceará para o estabelecimento da ordem. 

1914.07.21: Carta patente de Hermes da Fonseca (Rio de Janeiro, DF) promovendo FSC a general de Brigada. 

1914.07.21: Telegrama de João Brígido dos Santos (Fortaleza, CE) a FSC pedindo sua proteção para o Tenente Borba e para que continue o prolongamento da Estrada de Baturité, e informando que empresários estão negociando um grande empréstimo na Europa. 

Documentos Sem Datas Completas:

1914.00.00: Telegrama (fragmento) de FSC (Fortaleza, CE) a (?) (?,?) dando instruções. 

1914.00.00: Ofício de FSC (Fortaleza, CE) a Franco Rabelo justificando a sua ação na pacificação do Ceará.

1914.00.00: Texto original de FSC sobre a intervenção militar para pacificação do Ceará. 

1914.00.00: Cartas anônimas a FSC contendo insultos e ameaças. 

1914.00.00: Correspondência a FSC (Niterói, RJ) cumprimentando-o pelo seu trabalho no Ceará. 

1914.00.00: Telegrama de Pamplona (Rio de Janeiro, DF) a FSC informando que os telegrafistas que não inspiram confiança devem ser indicados para remoção imediata. 

1914.00.00: Telegrama de (?) (?, ?) a FSC informando que o Capitão Penha danificou Estrada de Ferro e linhas telegráficas entre Miguel Calmon e Afonso Pena.

1914.00.00: Carta de Hermínio Barroso (Fortaleza, CE) a FSC pedindo providências para a guarda de sua residência. 

1914.00.00: Carta anônima a FSC fazendo considerações sobre o exército e criticando a participação deste na política nacional.

1914.00.00: Carta de João Brígido dos Santos (Fortaleza, CE) a FSC pedindo o cargo de direção do Teatro de Fortaleza para Lindolfo Barbosa Lima. 

1914.00.00: Telegrama do Padre Rodolfo e Soror Tomás (Fortaleza, CE) a FSC pedindo proteção federal contra a ameaça de jagunços de saquear asilo e dar liberdade aos loucos. 

1914.00.00: Carta de Luciano Verás (Fortaleza, CE) a FSC informando aviso do Superintendente da Companhia de que todos os presos em Senador Pompeu são de nacionalidade inglesa sendo necessário pedir providências ao Consul da Inglaterra. 

1914.00.00: Telegrama (fragmento) de (?) (Rio de Janeiro, DF) a FSC informando que o telegrama que receberá do Presidente Hermes da Fonseca deverá ser mostrado a Franco Rabelo, sem deixar que este fique com uma cópia. 

1914.00.00: Telegrama de Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva (Rio de Janeiro, DF) a FSC pedindo que tenha confiança, pois seus receios não se realizarão.

1914.00.00: Cartão de João Brígido dos Santos (Rio de Janeiro, DF) a Setembrino de Carvalho enviando uma carta de Álvaro Medeiros que pede proteção para sua residência e de Aurélio Lavor.

1914.00.00:Carta (fragmento) de Hipólito Navarro (Fortaleza, CE) a FSC expondo as perseguições que sofreu e pedindo a colocação de guarda da mesa de rendas estadual.

1914.00.00: Cartão de João Brígido dos Santos (Fortaleza, CE) sobre a retirada de Franco Rabelo do Governo do Ceará, e a nomeação de FSC como Interventor Federal. 

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI
SESSÃO CURUMIM(JUAZEIRO DO NORTE)
A Sessão Curumim, do projeto Arte Retirante também ocorre no próximo dia 7, segunda feira, às 14 horas, no Orfanato Jesus Maria José (Rua Cel. Antonio Pereira, 64, Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, o filme JIMMY E NEUTRON – O MENINO GÊNIO (Jimmy Neutro: Boys genius, EUA, 2001, 90 min). Direção de John A. Davis. Sinopse: Jimmy Neutron é um garoto muito inteligente e criativo, mas que possui dificuldades em se relacionar com outros jovens da sua idade. A situação muda quando todos os pais da cidade são seqüestrados por alienígenas yokianos a mando do Rei Goboot. Isso faz com que Jimmy tenha que liderar uma expedição de crianças ao espaço sideral a fim de salvarem seus pais, que correm o risco de serem vítimas de um sacrifício. Uma aventura emocionante, divertida e cheia de perigos!
CINE GOURMET (FJN, JUAZEIRO DO NORTE)
A Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) agora também está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri. As sessões são programadas para as terças feiras, de 13:30 às 15:30h, no Laboratório de Informática do Bloco I, na Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, dentro do seu Projeto de Extensão denominado Cine Gourmet, sob a curadoria de Renato Casimiro. Informações pelo telefone: 99794.1113. No próximo dia 08, estará em cartaz, o filme PEGANDO FOGO (Burnt, EUA, 2015, 102 min). Direção de John Wells. Sinopse: O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe na quintas feira, dia 10, às 19:30 horas, dentro da Sessão CINEMA NOIR, o filme O SEGREDO DAS JOIAS (The Asphalt Jungle, EUA, 1950, 112 min). Direção de John Huston. Sinopse: Recém-saído da prisão, Doc Riedenschneider (Sam Jaffe), um mulherengo gênio do crime, já planeja o próximo assalto milionário. Ele recruta seus homens de confiança: Louis (Anthony Caruso), Gus (James Whitmore), Emmerich (Louis Calhern) e Dix Handley (Sterling Hayden), mas pequenas falhas em todos os setores comprometem o sucesso do roubo.
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe na sexta feira, dia 11, às 19:30 horas, dentro da Sessão CINEMA NACIONAL, o filme MALASARTES (Brasil, 2017, 110 min). Direção de Paulo Morelli. Sinopse: Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro que, por mais que seja apaixonado por Áurea (Ísis Valverde), não resiste a um rabo de saia. Devendo muito dinheiro a Próspero (Milhem Cortaz), irmão de sua amada, Malasartes precisa escapar dele ao mesmo tempo em que prega peças, sempre usando a inteligência, de forma a conseguir alguns trocados. Só que seu padrinho, a Morte (Julio Andrade) em pessoa, tem outros planos para ele.
CINE CAFÉ (CCBNB, JUAZEIRO DO NORTE)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no dia 12, sábado, às 17:30 horas, o filme O SALÁRIO DO MEDO (Le Salaire de la peur, França, 1953, 131 min). Direção de Henri-Georges Clouzot. Sinopse: Las Piedras é um vilarejo controlado pela Southern Oil Company (S.O.C.) que está tomado pela pobreza. Quando um incêndio é iniciado num poço de petróleo perto do lugar, o presidente da S.O.C emprega um grupo de homens para ir ao local de caminhão e prevenir novos acidentes. O verdadeiro problema surge quando obstáculos começam a aparecer, sendo o primeiro uma íngreme montanha. 
IMAGENS ESQUECIDAS (XXIX)
É sempre muito bom e prazeroso retornar à Praça Padre Cícero para rever imagens perdidas no tempo, como essa que, sem precisão de data e evento, nos leva para o velho recanto desta cidade, ora em reforma, ansiosamente aguardada, tal a sua degradação por falta de manutenção da PMJN. Pelo aspecto, estamos vendo um fragmento da praça, pelos anos 40, ainda com os velhos bancos de madeira e ferro fundido. O ângulo de visão é a partir do pedestal da estátua do Patriarca, na direção da confluência das ruas Pe. Cícero e Cruzeiro, onde se podia ainda contemplar o velho sobrado que serviu de sede da municipalidade, da prefeitura. Nessa época se vê a iluminação pública com um poste de ferro e luminárias muito simples com lâmpada de pequena potência, exposta. Tudo faz crer que era uma cerimônia religiosa, talvez uma missa campal, pela postura de uma devota, de joelhos, na cena da imagem, coisa que era muito comum em certas datas, como o dia do município, por exemplo. Sombras pelo chão indicam o período da manhã, já com sol bem levantado, talvez pelas 9 da manhã, quando alguém já impunha seu guarda chuva para o sombreamento de si. Povo bem vestido, com hábito de roupas brancas, especialmente os homens, de ternos. Enfim, algo mais se pode dizer dessas observações, mesmo faltando o motivo a data e a identificação de alguns circunstantes, pela tomada da foto pelas costas dos presentes. 
IMAGENS ESQUECIDAS (XXX)
Reunião do Rotary Clube de Juazeiro do Norte, nos anos 60, provavelmente, 1968, reconhecido por mim, por algumas indicações. Eram reuniões noturnas, com serviço de jantar para os presentes. O local é o velho Clube dos Doze, na rua da Conceição, restaurado e em funcionamento, até com serviço de bar e restaurante. Reconheço nesta foto algumas pessoas, da esquerda para a direita: meus pais, Luiz Gonçalves Casimiro (ele sócio efetivo, ocupando nessa época uma diretoria, e também a editoria do jornal do Clube) e Doralice Soares Casimiro (integrando a Casa da Amizade, congregando as damas rotárias, esposas dos associados), o casal associado do Socorro e Raimundo Macedo Pinto, o casal associado, Romana e Francisco Moreira de Oliveira, o casal associado Rosalva e Francisco Romeiro, o casal associado, sra. e sr. Júlio Gondim Lóssio, e dois outros casais associados, não identificados. A mesa do evento está montada pela composição de pequenas mesas do clube, na área do dancing do clube, trazidas da parte lateral e de cima, vista ao fundo, como se vêem as cadeiras perfiladas. Não se vê, à direita, o velho palco do clube, desde a sua fundação, mantido sem qualquer alteração, desde a restauração do clube para funcionamento regular, até que foi encerrado e negociado para ali funcionar a sede do Banco do Estado do Ceará (BEC), depois transferido para sede de outro banco comercial. A restauração deste clube se deu por iniciativa de diversos casais da sociedade, filiados aos clubes sociais de então, como Treze, AABB, Rotary e Lions, liderados pelo casal Zuila e Alberto Morais, e muitos outros como Stela Nóbrega e José Pereira, Edenir e Adail Mendonça, etc.
    
IMAGENS ESQUECIDAS (XXXI)
Encontra-se na internet a notícia de que um certo boneco denominado “Mug”, tido e havido como o “boneco da sorte de Wilson Simonal e de Chico Buarque”, surgiu de uma brincadeira entre amigos em um bar da cidade de Paris em 1965 e se tornou uma das maiores febres do Brasil em 1966. Esse boneco feito de pano, tecidos coloridos, com padrões quadriculados de xadrez em vermelho e preto, também chegou como modismo em Juazeiro do Norte no carnaval de 1967. Aliás, na mesma nota encontrável na web, lê-se: “Em Juazeiro do Norte, município no sul do Ceará, o carnaval do ano de 1967, um bloco chamado Bloco Folia do Mug exibiu suas fantasias estampadas de xadrez no carnaval do clube Treze Atlético Juazeirense.” É o que se pode ver nesta imagem, quando Fantinha Menezes e Miriam Calado, da sociedade local, integraram o chamado Bloco Folia do Mug que abrilhantou o carnaval no Treze e pela cidade, com diversos outros figurantes, entre rapazes e moças. Na cena elas estão cercando Gualter Matos Cardoso Alencar, nessa época, meu colega de estudos em Fortaleza, no mesmo colégio Cearense (veja-se a sua camiseta). Na memória fotográfica da vida social de Juazeiro do Norte há outras imagens desse bloco em clubes e ambientes públicos.
IMAGENS ESQUECIDAS (XXXII)

O memorialista Senhorzinho Ribeiro (Vicente Ribeiro Sobrinho) numa de suas crônicas sobre os primeiros cinemas da cidade registra a inauguração do Cine Roulien, o terceiro cinema da cidade, em 1935 com a exibição do filme Naná. Reproduzo aqui algumas breves informações sobre ele: NANÁ (Naná, França, 1926, 150min). Direção de Jean Renoir. Elenco Catherine Hessling, Pierre Lestringuez e Jaqueline Forzanemais. SINOPSE: O filme mudo conta a história de Nana (Catherine Hessling), uma estrela de teatro, que atua em peças leves, vistas sobretudo pelos burgueses parisienses durante o Segundo Império, na França. Ela se torna uma cortesã rica e adorada graças ao sucesso com os homens e então decide sair do ramo artístico e dedicar-se ao seu próprio entretenimento. Um jovem rapaz, o conde Muffat (Werner Krauss), faz de tudo para realizar os desejos da artista e se sacrifica para entretê-la e satisfazer suas grandes necessidades. No entanto, Nana o engana e esbanja seu próprio dinheiro durante as suntuosas festas que organiza. Um belo dia, tomada novamente pela vontade de atuar, ela sobe aos palcos. O filme causou muito espanto aos moralistas da época, face o perfil da estrela principal, exatamente porque muitos desconheciam a origem do roteiro, baseado na obra clássica de Émile Zola. O diretor era Jean Renoir, filho do famosíssimo artista plástico francês, `Pierre-Auguste Renoir. Essa repercussão não cessou com o tempo, pois muitos anos depois, em 1955, uma refilmagem americana com a atriz francesa Martine Carol voltou a escandalizar pelo sensualismo e cenas de nudismo. A inauguração do Roulien se fez naquela época com um filme contemporâneo, não obstante o afastamento do interior cearense dos grandes centros exibidores do país. Os jornais do sul, deste ano, 1935, ainda dão conta da exibição de Naná, estando em cartaz para reapresentações, nove anos depois da sua produção. Nessa época, o diretor artístico do Roulien, na Rua São Pedro, era quem se tornaria ainda muito famoso, Lourival Marques de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário