domingo, 12 de agosto de 2012

VIAGEM DE ESTUDOS

A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), dentre os seus cursos de Pós-Graduação, oferece o de Mestrado em Ciências da Religião. Segundo dados de seu site na web, “As Ciências da Religião estudam o fenômeno religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade. A criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da UNICAP, surge como um espaço ímpar, dando sustentação a esse campo de pesquisa no Norte e Nordeste do país. O Mestrado em Ciências da Religião pretende atender profissionais da Teologia, Sociologia, Antropologia, História, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com as Ciências da Religião, desde que apresentem projetos de pesquisa relacionados às linhas que estão sendo oferecidas, incrementando o desenvolvimento da pesquisa nessa área. O Mestrado tem como objetivos: 1. Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas dentro das características do Programa, de forma a atender a demanda da Região para profissionais qualificados; 2. Preparar profissionais de Ciências da Religião e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional; 3. Preparar professores, pesquisadores bem como profissionais interessados com o fenômeno religioso na sociedade contemporânea.
Suas Áreas de concentração são: Religião, Cultura e Sociedade
Duas são as Linhas de pesquisa: 1. Campo religioso brasileiro, cultura e sociedade: O campo religioso, em suas múltiplas interfaces com a cultura e a sociedade, apresenta-se como uma rica e complexa manifestação do fenômeno religioso no Brasil. A linha de pesquisa baseia-se no pressuposto epistemológico de que a prática coletiva da religião ou sua negação constitui-se em um fenômeno social cujo estudo crítico e sistemático, com o aporte multidisciplinar das diversas ciências, especialmente, em relação aos pesquisadores atuais envolvidos na linha, da história, antropologia, psicologia e teologia, é essencial para a compreensão do campo religioso no Brasil. Buscando produzir estudos socialmente significativos, diante da amplidão do campo religioso no Brasil, a linha definiu para os próximos anos, a partir das pesquisas desenvolvidas atualmente, três blocos nos quais ela se concentra atualmente: Religião e Práticas Políticas e Sociais; Identidade e Religião e Identidade e Sincretismos Religiosos. Os projetos dos docentes e discentes, engajados nesta linha de pesquisa, estão articulados em um destes três blocos.
2. Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade: Essa linha de pesquisa pretende estabelecer, através de princípios metodológicos hermenêuticos, uma relação dialogal entre os desafios antropológico-sociais da atualidade e os conteúdos simbólicos da tradição judaico-cristã, tal como consignada nos textos sagrados do Antigo e Novo Testamentos, nos escritos dos Padres da Igreja e da história do cristianismo. Entre as matrizes da religiosidade brasileira e continental, a tradição cristã ocupa um lugar histórico de grande influência. Coube à teologia, em centros de formação eclesiais, desenvolver um discurso racional e, o mais das vezes, apologético, dessa tradição. No mundo acadêmico da nossa cultura pluralista, e ligada ao campo epistemológico das ciências da religião, cabe à teologia se redefinir como hermenêutica das tradições de fé – entre elas, da tradição judaico-cristã. A teologia pode aprofundar criticamente a finalidade das ciências, mas deve examinar a cientificidade do seu próprio método, precisa investigar o sagrado – também o cristão – com maiores pretensões de objetividade. De modo que essa linha de pesquisa articula-se em torno dos seguintes temas: Textos Sagrados Judaico-cristãos, Patrologia e Apologética, Diálogo inter-religioso, Cristianismo e Modernidade. Através das pesquisas geradas pela recuperação dessas temáticas da tradição cristã, em sintonia com os desafios lançados pela nossa sociedade atual, pretendemos colaborar para uma redefinição da teologia enquanto ciência que desenvolve a interpretação de mitos, ritos e símbolos das tradições de fé – o que implica tanto a caracterização dos conceitos teológicos como símbolos, quanto a redescoberta de conteúdos racionais em narrativas míticas. Pretendemos colaborar, igualmente, para uma nova hermenêutica dos símbolos da tradição cristã, pelo realismo que se impõe em um campo transdisciplinarmente aberto à história comparada das religiões e à crítica psico-social do fenômeno religioso.
No período de 7 a 9 de setembro próximo, exatamente durante mais uma romaria da festa da Padroeira, um grupo de alunos do Mestrado em Ciências da Religião, da UNICAP, estará visitando Juazeiro do Norte, para tomar um primeiro contato com a  realidade da mais típica romaria na religiosidade do povo sertanejo nordestino.
A UNICAP tem uma parceria com o INSTITUTO HUMANITAS (IHU) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS. Conforme divulgação veiculada na internet, “O IHU nasce agora em terras nordestinas. A UNICAP, uma universidade igualmente jesuíta, fortalecendo laços de “parcerias operacionais” com a universidade irmã, cria o INSTITUTO HUMANITAS UNICAP (IHU).”

RAPIDEX
Finalmente, será no próximo dia 22, em Fortaleza, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceara, com entrada pela Rua Barbosa de Freitas, Bairro Dionísio Torres, a avant première do filme Sedição de Juazeiro. Este filme e uma produção da Faculdade Grande Fortaleza, com apoio da Associação e Pesquisas Tecnico-Cientificas (APEC), com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Governo do Ceara e da COELCE, 

Marconi Landimpublicou em postou no Facebook: Brevemente estará funcionando um ESPAÇO CULTURAL, localizado a rua Pe. Cicero, nº 158, idealizado pelo nosso amigo Dr. Humberto Meneses, local aonde residia o seu avô. Funcionará uma cinemateca (Cine Eldorado, nova versão), com seções semanais; contará também com uma extensa discoteca composta por antigos discos de LPs, que vai da musicas clássicas, passando por musicas brasileiras antigas, jovem guarda, MPB e Rock (do bom); uma biblioteca e outras manifestações culturais. Os organizadores estão abertos a sugestões e doações de matériais.

O Baile Preto e Branco, festa que acontece há 24 anos, com tradição e glamour, pois é o maior evento social do Cariri, promovido pela Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos Nº 85, está para acontecer conforme manda dizer Jucimar Leite, no Face. O evento está marcado para o dia 29.09, no Verdes Vales Lazer Hotel, depois das 22:30. E ele acrescenta que o Baile Preto e Branco oferece a oportunidade de reunir toda sociedade caririense em uma noite inesquecível, além de angariar fundos, cujo objetivo é manter as ações sociais e filantrópicas, em consonância com os princípios fraternais que nos induzem a prática da solidariedade, conforme nos ensina a máxima cristã: "Ama o teu próximo".

Sávio Leite Pereira comunica que no dia 20 de setembro próximo ocorrerá a abertura de uma exposição do artista plástico Luciano Figueiredo na galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas, Aldeota). Luciano é fortalezense e filho da juazeirense Nazinha (Nazaré Pereira, tia de Sávio, pois irmã de Expedito Pereira). Será a primeira exposição dele no Ceará. Virão delegações de parentes que moram em Salvador e Juazeiro do Norte. Estamos já divulgando com a colônia juazeirense aqui na capital para se fazer presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário