quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI: 
DESEMPENHO JULHO, 2012

A Infraero, como sempre faz, por volta do dia 20 do mês subseqüente, publicou oficialmente a sua estatística de movimentos de aeronaves, passageiros, e carga aérea e mala postal. Os resultados de Julho/2012 podem ser encontrados em "http://www.infraero.gov.br/" http://www.infraero.gov.br/ . E novamente fomos buscar nestes números o posicionamento do Aeroporto Regional do Cariri, para daí avaliar a sua performance e a tendência que experimenta no conjunto dos aeroportos brasileiros. De forma bem objetiva, perdemos a quinta posição de onde estávamos em Junho e passamos à seguinte, graças ao melhor desempenho do Aeroporto de Santarém(PA). Contudo, os valores acumulados até julho mostram que praticamente há um empate técnico entre Petrolina, Santarém e Juazeiro do Norte, pois a variação entre eles é de menos que 1,2%. O fato novo é, portanto, a ascensão de Santarém. Este aeroporto já vinha merecendo as atenções da Infraero em melhorias em sua pista, torre de controle e outras providências. Só bem recentemente, conforme nota oficial em 24.07, A Infraero emitiu a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e estacionamento do Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA). Os investimentos para os trabalhos, que têm prazo estimado de execução de 300 dias, serão de R$ 6,3 milhões. O documento foi assinado na última quinta-feira (19/7) e o começo das obras está previsto para o mês de agosto. O contrato prevê a ampliação da sala de desembarque e do saguão do terminal, assim como a construção de nova sala de embarque e adaptações para aperfeiçoar a acessibilidade do espaço para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O estacionamento, por sua vez, terá sua área aumentada em 4,8 mil m².
Em Santarém operam as empresas TAM (7 vôos diários), GOL (4 vôos diários), TRIP (4 vôos diários) e META Linhas Aéreas (2 vôos diários), que opera rotas nacionais (Belém, Altamira, Boa Vista, Itaituba, Monte Dourado, Oriximiná, Santarém e Macapá) e rotas internacionais (Georgetown, Paramaribo).  
Bom, mas deixando de lado a situação de Santarém, este mês tivemos a lamentar a notícia de que: 
A empresa responsável pelas obras de ampliação no Aeroporto do Cariri abandonou o serviço, e a ampliação da infraestrutura do local está suspensa. A Infraero informou que vai abrir edital para contratar uma nova empresa, que dê continuidades às obras. A empresa era responsável pela construção de um novo módulo de embarque e desembarque, serviço avaliado em R$ 3 milhões. Em cinco meses de trabalho, tempo previsto para conclusão da ampliação, a empresa conclui 20% do total previsto em contrato. Até à data em que a Infraero confirmou o abandono da obra, apenas uma estrutura metálica e o piso estavam construídas no local. "A Infraero tentou de todas as formas retomar a obra, inclusive na semana passada fomos a Espírito Santo, onde fica a sede desta empresa e conversamos com o dono da empresa", disse o superintendente da Infraero em Juazeiro do Norte, Roberto Germano. A Infraero não informou o motivo alegado pela empresa para abandonar a obra. Com o rompimento do contrato, a Infraero diz que a empresa será multada. "Também incluímos a empresa no Sicaf, um sistema da Receita Federal, proibindo ele de licitar por dois anos", diz o superintendente. De acordo com a Infraero, a nova licitação será aberta ainda em agosto. Não há data prevista para que a obra seja retomada. Atualmente o aeroporto de Juazeiro do Norte recebe cerca de 100 mil passageiros por ano (???grifo nosso). Com a ampliação, a capacidade será dobrada, segundo a Infraero. Segundo o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, a previsão é de que o Aeroporto do Cariri recebe neste ano cerca de 430 mil passageiros. Mais de quatro vezes a capacidade para qual a infraestrutura do local está preparada para receber. "Você não tem essa situação em nenhum aeroporto do Brasil", diz Celestino. (Fonte: globo.com).
Veja abaixo os mais recentes números do desempenho do nosso aeroporto que conseguiu, apesar da redução de vôos, decorrentes das obras no Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza), crescer 53% entre Janeiro e Julho, quando comparado ao idêntico período de 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário