quarta-feira, 31 de julho de 2013

LIRA E UFCA NO MULTIUSO

Quando foi concebido, era o Centro de Apoio ao Romeiro, uma estrutura capaz de oferecer melhores condições para o atendimento a necessidades básicas da permanência de peregrinos em Juazeiro do Norte. Houve tempo em que aí também comportaria uma cidade cenográfica, um grande teatro a céu aberto para a encenação de espetáculos que revisitassem historicamente a vida juazeirense. Agora ele é tratado como Centro Multifuncional Urbano, que abrigará propósitos similares ao inicial, e também alguns organismos das esferas municipal, estadual e federal. Deste modo, esta é designação mais atual do seu edifício central, cujo complexo é integrado também pelo centro de negócios e a arena para espetáculos. Na semana passada chegou aos meus ouvidos algumas revelações de duas reitoras: 1) a profa. Otonite Cortez me informou pessoalmente que a Lira Nordestina deverá deixar o seu endereço no campus do Pirajá (URCA) para ocupar um espaço de cerca de 200 metros quadrados no Multifuncional; 2) a profa. Suely Chacon teria dito à imprensa que a Reitoria da UFCA deverá ocupar provisoriamente um espaço no Multifuncional, até que suas instalações na Cidade Universitária sejam concluídas.
LIVROS
O escritor Sidney Rocha nasceu em Juazeiro do Norte, mas vive entre Recife, São Paulo e Brasília. Já escreveu os seguintes livros: "Sofia, uma ventania para dentro" (romance, Ateliê Editorial, 2006), "Matriuska" (contos, Iluminuras, 2009), venceu o Premio Jabuti com o livro “O destino das metáforas”, publicado pela editora Iluminuras (2011). Organizou e participou da antologia "Tempo bom," (contos, Iluminuras, 2010) e integra "Geração Zero Zero", reunião dos 21 contistas mais representativos nos últimos dez anos na opinião de Nelson de Oliveira, que foi publicado pela Língua Geral no primeiro semestre de 2011. Estamos registrando na coluna um dos seus últimos livros e que até hoje não tem, assim verifico, a devida publicidade, “O homem que levaria o primeiro tiro (romance, Iluminuras, 2011). 
Já recebi pelo correio e logo vou ler Com Dom Bosco e com os tempos, do meu antigo professor no Ginásio Salesiano de Juazeiro do Norte, o Pe. Manuel Isaú de Souza Ponciano dos Santos. Trata-se de uma pesquisa histórico-bibliográfica contemplando os 50 anos da Escola Salesiana São José (Campinas, SP), na qual discorre sobre o serviço prestado à educação, à luz da preventividade, do trabalho e da busca do conhecimento como princípios pedagógicos: memória e profecia. O livro é em coautoria com Edson Donizetti Castilho. Pe. Isaú é doutor em educação pela Faculdade de Educação pela Universidade de São Paulo e professor de história da educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Faz pesquisas na área de história da educação, especialmente, dos Salesianos no Brasil, tendo publicado vários trabalhos como Liceu Sagrado Coração de Jesus: uma escola numa cidade em contínua transformação (Editora Dom Bosco, 1965, Luz e Sombras: internatos no Brasil (Editora Dom Bosco, 2000), etc., artigos em anais de congressos internacionais e em períodos nacionais, e crônicas em jornais. A última vez que estive com o Pe. Isaú foi durante o III Simpósio Internacional sobre Juazeiro, no Memorial Padre Cícero. Naquela oportunidade ele autografou e me presenteou com o seu livro sobre os internatos. Espero que esteja ainda bem vivo e atuante.
Estando fora da capital, não pude participar do lançamento de mais esta pérola de Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho – “A Lira do Poeta Expedito” (Fortaleza: Coleção Juazeiro, 2013, 176p). A festa foi no Sesc Senac da Praia de Iracema, oportunidade em que o xilógrafo e cordelista João Pedro Carvalho Neto (João Pedro do Juazeiro) abria nova exposição (veja dados em outra matéria nesta coluna). Este novo título da Coleção Juazeiro, é dedicado ao poeta Expedito Sebastião da Silva, figura emblemática da velha Tipografia São Francisco, da Rua Santa Luzia, “instituição” que conheci muito bem por ter residido por vários anos à sua frente. A velha folheteria de José Bernardo da Silva congregava o que melhor se poderia reunir entre a xilogravura e os poetas do cordel. Gilmar já foi conhecer isto no final dos anos 70 e desde então a sua produção intelectual ETA intimamente ligada a fatos e personagens, como este extraordinário Expedito Sebastião da Silva. Parabéns ao Gilmar por mais este lançamento. Aliás, antes disto, o nosso melhor agradecimento pela sua extrema dedicação com esta memória.
Eu imaginava que já tinha lido a bibliografia de Iris Tavares. Mas, fui surpreendido com este À Sombra dos Quintais (Fortaleza: Tecnograf, 124p, 2008). Carlos Gildemar Pontes ao apresentar seus poemas, nos diz que “eles são desprovidos de bandeiras ideológicas, sectárias, ainda bem!” Realmente, para nós que conhecemos Iris Tavares como a pessoa que escolheu essencialmente a política, e partidária, para manifestar suas paixões e indignações, bem não imaginaríamos que ela, poetisa, ainda pudesse realizar algo que não sofresse profunda influência sobre este fazer intelectual. Mas, assim parece, e a poetisa se deixa ficar fiel a “grandes musas” do existir, desarmada, para nos dizer, dentre outras coisas, que “tudo seria mais fácil se não andássemos com medo.” Belo trabalho que leio com grande atraso.
A PROVINCIA é uma revista pela qual tenho muita estima. Ela, dentre outras coisas, parece cumprir um itinerário paralelo a Itaytera, mas com jeito e feição próprios de uma grande publicação que nos dá conta da ambiência cultural do Cariri, particularmente de Crato. Nos últimos tempos eu me perdi de acompanhá-la. Mas bastou chegar lá para receber uma mão cheia. É assim, sempre que volto do Cariri, volto com as mãos cheias de livros para momentos de grande enlevo pela leitura. Não dispenso nem os livrinho das igrejas. (risos) 

ICVC
Segundo o desejo da presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense, Maria do Rosário Lustosa da Cruz, a instituição necessita elaborar e implementar o seu Regimento Interno, instrumento pelo qual a instituição deverá comportar solução para diversos procedimentos de rotina dentro de suas atividades, com o objetivo de normatizar e agilizar estas ações. Uma destas vertentes diz respeito a ampliação do seu número de sócios titulares. Constitucionalmente são 40 os sócios que integram o seu diretório, com os respectivos patronos, desde a sua fundação pelo prof. Joaryvar Macedo. Agora se pensa em ampliar este número e para tanto, deverá ser feita uma modificação no seu Estatuto criando novas cadeiras que poderão ser distribuídas em diversas seções: Letras, Artes, Folclore, Ciências, etc. As novas cadeiras a serem criadas deverão ter como patronos alguns dos sócios do ICVC já falecidos, bem como outros de grande expressão na vida social e cultural do Cariri. Em setembro próximo, por ocasião de mais um aniversário do ICVC este assunto deverá ser tratado.

JOÃO PEDRO DO JUAZEIRO
Ele é nascido em Ipaumirim, mas se tornou profissional bem reconhecido como João Pedro do Juazeiro. Exatamente porque se iniciou na xilogravura ao redor da Lira Nordestina, onde os xilogravos costumavam repetir, bem humorados, aí o João se iniciou, lá pelos idos de 1997, “pinicando pau” para fazer as primeiras e desajeitadas xilogravuras. Por estes dias, quem vier a Fortaleza poderá incluir no seu roteiro uma passadinha no SESC SENAC, no entorno do Dragão do Mar, para verificar de perto a sua exposição "Tipogravando". O endereço é Rua Boris, 90 - Praia de Iracema, de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 16h às 21h, com acesso gratuito. Informações: (85) 3452.1242). João Pedro hoje pode ser considerado um mestre desta mais nova geração de gravadores cearenses, exatamente porque o seu aprendizado o tornou um exímio entalhador de miniaturas e muito pródigo para ilustrar seus cordéis com farta presença da xilo, casando uma coisa com a outra para se configurar no xilocordel. Vale a pena vê-lo, revê-lo e reverenciá-lo. (Foto: Rodrigo de Carvalho, 2011)

MEMÓRIA (1)
Pedro Silvino de Alencar, diz-nos Hugo Vitor Guimarães que ele era “Chefe político de Araripe, de cujo município foi Intendente em 1898 e Prefeito de 1916 a 1920, tendo sido, no começo da República, agente do correio. Foi uma das principais figuras do movimento revolucionário de Juazeiro contra o governo Franco Rabelo. As forças que o acompanharam desde o Cariri passaram a constituir o 3º Batalhão da Força Pública, entrando, pouco depois, em conflito com elementos do Exército, e transformando Fortaleza, em teatro de cenas pouco compatíveis com o seu adiantamento. Assumindo o governo o Coronel Benjamim Barroso, chamou o cel. Pedro Silvino de Alencar ao telefone e o demitiu sem mais preâmbulo, provocando essa original maneira de transmitir ordens certa celeuma na cidade. Mas, foi mantida a demissão do comandante e dissolvido o batalhão. Mesmo antes daquele movimento, já dispunha de grande prestigio em toda a região caririense. Era homem destemido.” Nos anos 20 residiu em Juazeiro, na rua São José,  (residência que mais tarde pertenceria ao empresário Manoel Francisco Germano, e hoje é Pousada pertencente ao ex-vereador José de Benedito). Nesta foto, ele dirige pelas ruas de Juazeiro o seu Ford.

MEMÓRIA (2)
Uma boa identificação de uma fotografia como esta acima se faz quando se responde satisfatoriamente as seguintes indagações: O que é? Onde foi?, Quando foi? E Quem está? Nesta foto, só temos resposta e parcial para a última: estão presentes o Pe. Cícero Romão Baptista e Joana Tertulina de Jesus (beata Mocinha). Quem são os demais? Pode ser alguma família de Juazeiro, ou uma outra visitantes, já que o fato poderia acontecer facilmente em qualquer época. Pode ter sido na casa do Padre, ou na casa desta família, ou em outro lugar. Provavelmente se trata de uma visita, do Pe. À família, ou desta ao Pe. Em sua residência. Quanto a data, nada se sabe. Portanto, este é um registro que, se bem restaurado, será uma bela imagem deste tempo, mas sem o devidos esclarecimentos sobre a origem deste instante.  
  
MEMÓRIA (3)
De modo semelhante à foto anterior, esta foto, cujo personagem central é o deputado Floro Bartholomeu da Costa, não tem nenhuma identificação dentro dos critérios já mencionados. Sempe que publicamos lguma coisa neste estado, desejaríamos muito receber a colaboração dos nossos leitores no sentido de oferecer alguma informação com respeito a este momento registrado. A foto sugere a visita do deputado a uma família, que nem parece residir no Juazeiro, salvo melhor juízo. De fato, Floro era um homem que circulava bem no Cariri e fora dele. Ficam as interrogações. Informações para esta coluna, com nossos agradecimentos antecipados. 

NOVAS RUAS NO AEROPORTO
Com a publicação no Diário Oficial do Município de Juazeiro do Norte, a LEI Nº 4231, de 5 de Julho de 2013 dá denominação a 20 (vinte) novas artérias na cidade, particularmente no Bairro Aeroporto, zona urbana deste Município:
I – RUA FRANCISCO BRANDÃO DE ARAÚJO, a rua projetada 01, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Professora Valdelice Menezes Figueiredo e término na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
II – RUA FRANCISCA FERREIRA DOS SANTOS, a rua projetada 02, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
III – RUA JOSÉ DE MELO SOBREIRA, a rua projetada 03, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
IV – RUA FRANKLIN VALENÇA DA SILVA, a rua projetada 04, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
V – RUA FRANCISCO JOAQUIM JERÔNIMO, a rua projetada 05, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
VI – RUA MARIA DE LOURDES FARIAS FEITOSA, a rua projetada 06, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
VII – RUA RAIMUNDA PEREIRA DE ALENCAR, a rua projetada 06, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua projetada 10, e término na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
VIII – RUA ANTÔNIO LUCINDO FILHO, a rua projetada 08, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Professora Valdelice Menezes Figueiredo e término na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
IX – AVENIDA EDGAR ALVINO LEITE, a avenida projetada 01, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Professora Valdelice Menezes Figueiredo e termino na Avenida Quitéria Oliveira Lima, sentido norte/sul;
X – RUA MARIA GUIOMAR DA SILVA, a rua projetada 10, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho (projetada 08), oeste/leste;
XI – RUA ANTÔNIA OLIVEIRA GADELHA, a rua projetada 11, do Loteamento Conviver Life, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho e término na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XII – RUA JOSÉ FURTADO DE OLIVEIRA, a rua projetada 12, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho e término na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XIII – RUA MARIA DO Ó DO ESPIRITO SANTO (TIA FLOR), a rua projetada 13, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho e término n Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XIV – RUA VAGNER VALENÇA, a rua projetada 14, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho e término na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XV – RUA JOSÉ JOAQUIM DE SANTANA (ZÉ MULATO), a rua projetada 15, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Antônio Lucindo Filho e término na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XVI – RUA RADIALISTA HUGO GOUVEIA, a rua projetada 16, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na rua Francisca Ferreira dos Santos e término na Franklin Valença da Silva, sentido leste/oeste; 
XVII – RUA JOSÉ ELIOMAR ARAÚJO, a rua projetada 17, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XVIII – RUA PEDRO VITORINO SOBRINHO, a rua projetada 18, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XIX – RUA JOSÉ MARINHO DA CONCEIÇÃO FALCÃO, a rua projetada 19, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste;
XX – RUA JOSÉ ALVES RIBEIRO, a rua projetada 20, do Loteamento Conviver Life II, desta cidade, com início na Avenida Edgar Alvino Leite, sentido leste/oeste. (Todas ewstas homenagens foram propostas pelos vereadores Glêdson Lima Bezerra (autoria) e José Tarso Magno Teixeira da Silva (coautoria).
(Obs.: Gostaríamos de ter ilustrado esta matéria com algumas fotografias dos homenageados neste gesto meritório do nosso parlamento. Contudo, não foi possível encontrar nenhuma para este propósito.). Como se pode verificar, a Câmara Municipal tratou de logo estabelecer a nomenclatura em área do Loteamento Conviver Life II, cujos flagrantes estão nas fotos ilustrativas. Segundo sua publicidade, o empreendimento é “sucesso de vendas, o loteamento é um sucesso de vendas e oferece tudo que você e sua família desejam. Em excelente localização, o empreendimento dispõe de uma infraestrutura privilegiada com rede elétrica, avenida com canteiro, asfalto, praça, playground, drenagem superficial e subterrânea, rotatória pista de caminhada e aparelhos de alongamento. Os lotes nesta área são de 200 metgros quadrados, facilitados em até 96 parcelas.

PIERCING
Por indicação de Daniel Walker, assisti, e recomendo, um vídeo (parte de um então programa de Tv, com Hebe Camargo) que trata da questão da implantação de piercings. A presença deste médico, hoje professor da Universidade de São Paulo, Dr. Perboyre Lacerda, é extremamente esclarecedor quanto aos riscos deste modismo tão comum entre os jovens de hoje. Quem desejar ver, pode acessar o link no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=AfP5SWIGFLw. O Dr. Perboyre teve a sua educação fundamental pelos anos 50-60 em Juazeiro do Norte. Ele é natural de Recife e formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, em 1973. Tem Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP(1974-1975). É Preceptor da Residência Médica da Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina–USP. Tem título de Especialista em Otorrinolaringologia, pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia(1999).

REFORMA DO MEMORIAL
O presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, prof. Antônio Chessman, declarou recentemente à imprensa local que o edifício do Memorial passará por uma reforma brevemente. Com isto, ele deverá atualizar o equipamento museologicamente, provendo melhores expositores para o seu acervo, bem como realizando uma melhor adequação de suas instalações para melhor preservação e disponibilidade do acervo. Deverá também acontecer a mudança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que está ocupando o pavimento superior para outro local. Com isto, o Memorial terá mais espaço para suas atividades e bem melhores instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, etc. O acervo deverá ser, segundo seu presidente, digitalizado para evitar perdas e danos nas peças, especialmente em sua biblioteca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário