domingo, 26 de fevereiro de 2012

26.02.2012
QUE RUA É ESSA (III)

Se esta brincadeirinha está boa, vamos em frente. Continuamos provocando sua curiosidade para saber até onde sua memória está identificando velhos e conhecidos lugares deste centro mais tradicional de Juazeiro do Norte. De algum tempo atrás em que falávamos da Rua do Brejo, da Rua Nova, da Rua Santo Antonio, da Rua São Sebastião, etc. Para facilitar um pouco a tarefa, assinale a opção que melhor lhe parece com a imagem apresentada. Estou propenso a premiar o leitor(a) que maior número de pontos fizer com as identificações corretas. Ainda faremos mais três colunas para computar o total de pontos. No final, mandem suas respostas para cá, por e-mail. Cada foto está numerada de 1 em diante. A sua resposta será para cada foto uma opção (abc ou d).




25.02.2012
AEROPORTO...
Com a publicação em seu site, a Infraero está mostrando os números do desempenho dos aeroportos brasileiros em Janeiro passado. Aconteceu com Juazeiro do Norte o que já se esperava: um crescimento espantoso, da ordem de 97%, entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2012. Nos anos 2009 a 2011, o mês de janeiro, mesmo estando ainda na fase de alta estação para turismo não apresentava nenhuma variação significativa, ficando na casa dos 23 mil passageiros (embarcados+desembarcados). Agora isto se revela como outro grande passo para a consolidação do Aeroporto Regional do Cariri para continuar sendo um dos mais movimentados do interior do país. Veja que tudo isto se faz – diria, não à margem apenas da má vontade de políticos e administradores, mas também pela miséria da burocracia que emperra até a finalização de grandes ações. Mas, chegaremos lá, nem que seja para o novo centenário da cidade, em 2014. Tenham fé.
SALGUEIRO...
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (RJ) quase chega lá, mas ficou com o troféu de vice-campeã do Carnaval Carioca, abaixo apenas dois décimos da primeira, numa contagem de quase 300 pontos. Vi o desfile pela Tv e achei ótima. A temática do cordel e seus personagens foi muito bem explorada nas diversas alas em desfile. Na batalha dos votos apurados na tarde da quarta feira, todos os critérios do belo desfile da Acadêmicos deu passagem à oportuna e grande homenagem a Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos reis do Nordeste, pelos seus 100 anos de nascimento. Na moral da história, a riqueza da cultura do Nordeste levantou a Sapucai e mostrou como nos faz bem esta íntima vivência com os valores mais expressivos de nossa nacionalidade. Para mim, as duas chegaram empatadas ao gosto de jurados e admiradores. 
ARTUR MENEZES...
Fui pela primeira vez ao Festival Jazz&Blues de Guaramiranga, com a curiosidade maior de conhecer Artur Menezes, por recomendação expressa de sua tia, minha colega aqui de casa, Tereza Neuma. Não sendo possível a audiência do show programado, fui ao ensaio dos dois: Atiba Taylor (renomado cantor e saxofonista americano) e Artur Menezes (guitarrista) que ganhou rasgados elogios do americano, empolgando a platéia que enchia o auditório principal do Festival. Nós temos uma certa dificuldade em reconhecer o grande valor de nossos músicos. Mas, quando alguém de fora testemunha a excepcional performance do instrumentista, então a coisa é outra. À moite, a dose se repetiu e a platéia delirou até quase meia noite em quase madrugada de 14 graus, porque ambos fizeram um show primoroso, misturando o que a galera esperava: música regional, soul, funk e country.  Mais informações com http://www.arturmenezes.com.br

RAPIDEX...
Suyane Moreira foi protagonista do episódio da série "As Brasileiras", no último dia 16 na Globo.
Ela encarnou a Araí em "A Selvagem de Santarém". Para isto, ela conheceu tribos indígenas, reencontrando raízes de sua própria origem indígena.

As irmãs da Congregação de Nossa Senhora, Ana Teresa Annette Dumoulin, responsáveis pela Pastoral de Romaria em Juazeiro do Norte, deverão produzir e apresentar um programa radiofônico, semanal, através da Rádio Educativa Padre Cícero (FM 104,9). Entra no ar nos próximos dias.

Lamento não poder conhecer a exposição Foto Silva, no Centro Cultural BNB, que homenageia uma figura que representa o derradeiro lambe-lambe da cidade, Francisco Pereira da Silva, seu Chico Alagoano, 80 anos, 54 de profissão, ainda hoje trabalhando na Praça da Prefeitura.

Felizmente, ao resgatar a literatura de cordel como enredo da Escola Unidos da Tijuca, veio à tona a memória de velhos e grandes contribuintes desta cultura, propalados pela imprensa nestes dias: João Martins de Ataíde e José Bernardo da Silva e seus herdeiros, em Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário